Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rhuan RJ

Alunos pegando WIFI da ESCOLA

Recommended Posts

Olá, boa noite.

Estou com um mega problema em uma rede wifi escolar.

Essa rede, é exclusivamente usada apenas dentro de uma sala de Informática com 17 computadores todos ligados a esse roteador por um adaptador wireless TP-LINK.

Sendo que, quando os alunos entram em sala para terem aula de informática, eles vão no ícone de wifi ao lado do relógio do windows, e após aparecer o nome da rede, clicam em "Propriedades" e conseguem visualizar a senha da rede wifi.

Tentativa de solução: Instalei o programa "InterApp" que por sinal é bom, estou usando para bloquear sites de relacionamentos e usei também para "bloquear" ou melhor dizendo, dificultar, essa ação de visualização da senha. O programa nesse assunto funciona assim: Você digita uma parte do título do que estiver escrito na janela que você quer que ela feche quando a pessoa tentar abri-la. E é assim mesmo, após configurado, quando a pessoa tenta abrir tal janela, ela fecha depois de 1 segundo. MAS, esse é o problema!!! Esse 1 SEGUNDO que me prejudica. Eles, em 1 SEGUNDO, conseguem mover o mouse em "EXIBIR CARACTERES" e conseguem saber a senha, quando não conseguem, usam um celular gravando vídeo para depois pausar e ver a senha.

O que desejo: Eu gostaria de uma solução melhor para este problema. Tenho algumas sugestões em mente porém, não sei se realmente existem. Eu pensei em algum programa que bloqueie ou OCULTE de forma muito difícil esse processo de rede (o de ocultar ícone é muito "superficial").

Existe alguma medida bem severa para esse assunto? O que quero, é que eles não consigam visualizar essa senha.

Por favor, é urgente pois a situação está tensa. Eles pegam a senha e com esse acesso, prejudicam as outras aulas de outros professores.

Muito obrigado!  :confused:  :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vejo 3 jeitos de resolver isso , o primeiro seria você usar uma rede WPA2 Enterprise com certificado e com cada pessoa tendo o seu login e senha , assim na hora que você se conectar a rede wireless , precisa colocar seu nome de usuário e senha. Já a outra maneira seria você mexer na parte de contas do windows e deixar que apenas o administrador possa abrir esse tipo de tela com a senha wireless , digo , aqui na minha faculdade se eu tento ver o IP/Gateway etc pelo Windows , dá acesso negado , mas por CMD eu consigo. Já o mais fácil , colocar uma filtragem por MAC no roteador , assim apenas aqueles MAC dos PCs podem se conectar.

 

Deve ter mais jeitos ainda , mas não me lembro , MAC provavelmente é o mais fácil.

Editado por Ash Cation

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Gostei das ideias. 

    Como assim bloquear acesso pelo próprio roteador?

    Alguém mais? ...

    Houvendo esse caso se criar uma conta e restringir alguns processos, até sei mais ou menos... tem alguma forma mais objetiva?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Também tem o que o cara falou no seu outro tópico , colocar IP fixo nos PC mesmo e limitar pelo DHCP , agora cada opção tem vantagem/desvantagem.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Gostei das ideias. 

    Como assim bloquear acesso pelo próprio roteador?

    Alguém mais? ...

    Houvendo esse caso se criar uma conta e restringir alguns processos, até sei mais ou menos... tem alguma forma mais objetiva?

    Filtro mac address. No setup do roteador pode você ver todos os dispositivos que estão conectados a ele. A placa de rede tem uma id. Assim, você conecta todos os computadores e permite que somente elas tenham acesso à rede. Quando você quiser bloquear o acesso, é só bloquear essas ids.

    Editado por angelus911

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O mais simples seria utilizar o filtro MAC, mas o problema é que muitos firmwares originais são limitados. Como ele vai ter que cadastrar 17 MACS, alguns não permitem mais do que 10 por exemplo.

     

    Tem até um tópico de produtos Tp-Link onde o filtro MAC não funcionava... ou em conjunto com DHCP não funcionava ou algo similar.

     

    Agora, o filtro MAC ajuda mas não resolve. Se algum dos alunos for "sabido" consegue anotar o MAC e clonar em dispositivos e da mesma forma que consegue a senha, passaria a ter acesso a internet.

     

    Acesse a página da Tp-Link e baixe o manual que tem o procedimento de filtro MAC. No google e youtube tem alguns vídeos.

     

     

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×