Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Hyper Threading vale mesmo apena?


Posts recomendados

Estou montando um pc gamer e estou prestes a comprar um novo processador, eu queria um i7, mas todo mundo fala que o i5 é melhor para jogos

Pelo que eu li a diferença do i7 pro i5 é o hyper threading, eu queria saber se vale a pena pagar 400 reais a mais só para ter o HT

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não vale a pena. A maioria dos jogos só usa até quatro núcleos, então, o HT às vezes até atrapalha, pois ele ocupa uma parte do núcleo que poderia estar dedicado só ao jogo. Quem costuma comprar i7 para jogos é porque vai fazer SLI pesado, pois ele é um pouco mais forte em single thread e tem mais cache do que o i5. Mas é pouca coisa.

 

O meu conselho é você comprar o i5 e usar os 400 reais para inteirar por uma VGA melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o i7 tem la suas particularidades em relação ao i5 (entre elas a tecnologia Hyper Threading) . Ou seja ela tem 4 núcleos físicos e 4 virtuais e para quem quer poder de processamento o melhor seria ele pois bate e muito o desempenho do i5 mas se o pc é para jogos então não é um investimento válido desde que você não vá usar mais que 1 VGA Top de linha porque dai o i5 vai dar um leve gargalo na configuração..... :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrando com pergunta meio-estúpida. Irei usar o i5-4670k e i7-4770k como referência.

As diferenças entre o i5 e o i7 é apenas o hyper-threading (desconsiderem o preço :P ) ou tem algo a mais como desempenho single-core melhor no i7? (se houver outras diferenças me digam)

Não teria como desabilitar o hyper-threading e com isso evitar "sobre-cargas" no CPU? Ou até mesmo fazendo com que o CPU trabalhe em uma temperatura menor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i7-4770K é uns 6% mais forte em single thread do que o i5-4670k, o que é quase um empate técnico. Nos benchmarks de jogos eles estão sempre juntos. Às vezes um está à frente e vice versa.

 

Ou seja:

 

1) Digamos que você vai comprar uma GTX 780 Ti de qualquer jeito (ou até SLI de 780 Ti) e o dinheiro está sobrando e a carteira está coçando -- i7-4770K com water cooler H100i rodando a 4.8Ghz só para colocar a cereja no bolo.

2) Digamos que você pensava em comprar uma GTX 760 para colocar com o i7 -- compre o i5-4670K e use o resto da grana para comprar uma GTX 770 ou R9 280X. Nem precisa ser da série K.

3) Se a grana estiver mais apertada, aí já pode partir para um i5-4430 e mobo H81 com a melhor VGA possível. A série R9 da AMD está com um bom custo benefício.

 

Pode ser até um i5-4430 e R9 290. Ou até um i5 Ivy Bridge. Eu acho isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu medo mesmo é o i5 não guentar os novos jogos da nova geração, a compra que pretendo fazer é para ficar por anos sem o menor problema em rodar jogos, fico pensando que se for pra eu comprar um i5 compro um fx 8350 com um outro cooler, que é outra coisa que cada um diz uma coisa, tem pessoa que fala que a serie FX é uma *****, tem pessoa que fala que a serie FX rala i5, i7. são tantas perguntas e tão poucas certezas  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi fica assim ( posso estar falando besteira ).

No single-core (1 núcleo) o core i5/i7 ganha.

Em aplicações multi-cores (2 ou mais núcleos, não vale os virtuais como o da intel) a amd é melhor.

Hoje você encontrar um jogo que usa 2 núcleo é difícil, devido a grande dificuldade de programação. Por isso que o pessoal fala para investir em VGA topo de linha.

@Contiusa

Então compensa mais em pegar um CPU mediano para usar por 5 anos e uma VGA topo de linha e ir trocando ela de tempo em tempo? Isso no caso de um computador que é usado apenas para jogos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente a proposta é de que cada vez menos o processador influa no desempenho dos jogos então pode ir de core i5 que vai ter um bom conjunto por alguns anos.

Sobre os AMD FX é só olhar os testes na internet que acredito que entenderá melhor, apesar dos AMD ter mais núcleos e tal eles tem desempenho levemente inferior quando se trata de jogos 3d

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu medo mesmo é o i5 não guentar os novos jogos da nova geração, a compra que pretendo fazer é para ficar por anos sem o menor problema em rodar jogos, fico pensando que se for pra eu comprar um i5 compro um fx 8350 com um outro cooler, que é outra coisa que cada um diz uma coisa, tem pessoa que fala que a serie FX é uma *****, tem pessoa que fala que a serie FX rala i5, i7. são tantas perguntas e tão poucas certezas  :(

esse negocio de comprar uma maquina hoje para daqui a 10 anos não existe hoje a diferença de preço das cpus é de 500 reais da qui a 5 anos sera de 100 reais . o i5 é o melhor processador custo/benefício para jogos o i7 já começa a ser uma opção só para entusiasta 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um comparativo do i5-4670 e i7-4770 http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i7-4770-vs-Intel-Core-i5-4670

Agora sim fiquei com um pé atrås em relação ao i7.

@Contiusa

o HT pode atrapalhar tanto assim as vezes?

 

Do que as pessoas comentavam, o HT pode dar stutter, que são aquelas travadinhas chatas em alguns trechos do jogo. Ou então perder alguns frames. Mas eu acho que também era questão de bug dos jogos, e vários deles lançaram patches para consertar o problema. Mas quem compra i7 não está muito preocupado com isso. Se houver alguma incompatibilidade com algum jogo, a pessoa vai e desabilita o HT no BIOS. Mas eu não tenho ouvido mais falar desses problemas, então, pode ser que isso seja coisa do passado, quando os jogos ainda estavam se adaptando à nova tecnologia.

 

Talvez alguém tenha algo a comentar, mas é o tal do troço, se o pessoal parou de reclamar é porque o problema não é mais tão frequente assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu medo mesmo é o i5 não guentar os novos jogos da nova geração, a compra que pretendo fazer é para ficar por anos sem o menor problema em rodar jogos, fico pensando que se for pra eu comprar um i5 compro um fx 8350 com um outro cooler, que é outra coisa que cada um diz uma coisa, tem pessoa que fala que a serie FX é uma *****, tem pessoa que fala que a serie FX rala i5, i7. são tantas perguntas e tão poucas certezas  :(

 

E como te disseram ali em cima, para jogos o i5 é mais recomendado se você for utilizar ate 1 vga high-end, se você for partir para 2-way sli de high-end você precisará de um i7 para que não de gargalo, porém um i5 4670k aguenta um 2-way sli de mid-end tranquilo. Quem fala que a serie FX rala i5,i7 possivelmente e fanboy da AMD. Vou te explicar o que acontece, tomarei como exemplo o FX-8350, este em suas especificações diz ter 8 núcleos, porém se você pesquisar a arquitetura que a AMD utiliza nesses processadores verá que na verdade eles não possuem 8 núcleos fisicamente, pois esta arquitetura trabalha com módulos, sendo que esses módulos possuem 2 "núcleos" e compartilham algumas coisas. "E como se fosse a tecnologia HT da Intel". Então podemos dizer que 1 Modulo da AMD e equivalente a 1 núcleo Intel. Por conta dessa arquitetura adotada pela AMD na verdade o FX-8350 tem 4 "Núcleos", que na verdade não são núcleos e sim módulos. Por esse motivo que o FX-8350 chega a perder para um i5 4670k e fica muito atras do i7 4770k. 

 

Atualmente a proposta é de que cada vez menos o processador influa no desempenho dos jogos então pode ir de core i5 que vai ter um bom conjunto por alguns anos.

Sobre os AMD FX é só olhar os testes na internet que acredito que entenderá melhor, apesar dos AMD ter mais núcleos e tal eles tem desempenho levemente inferior quando se trata de jogos 3d

 

Alex referente a sua frase sobre "AMD ter mais núcleos e tal", e o que eu expliquei ali em cima, na verdade a AMD não tem mais núcleos, eles usam isso como um marketing. Pois sejamos sinceros, ao comparar as especificações de um i5 4670 com um FX-8350, nos da a impressão de que o AMD é muito melhor.   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E como te disseram ali em cima, para jogos o i5 é mais recomendado se você for utilizar ate 1 vga high-end, se você for partir para 2-way sli de high-end você precisará de um i7 para que não de gargalo, porém um i5 4670k aguenta um 2-way sli de mid-end tranquilo. Quem fala que a serie FX rala i5,i7 possivelmente e fanboy da AMD. Vou te explicar o que acontece, tomarei como exemplo o FX-8350, este em suas especificações diz ter 8 núcleos, porém se você pesquisar a arquitetura que a AMD utiliza nesses processadores verá que na verdade eles não possuem 8 núcleos fisicamente, pois esta arquitetura trabalha com módulos, sendo que esses módulos possuem 2 "núcleos" e compartilham algumas coisas. "E como se fosse a tecnologia HT da Intel". Então podemos dizer que 1 Modulo da AMD e equivalente a 1 núcleo Intel. Por conta dessa arquitetura adotada pela AMD na verdade o FX-8350 tem 4 "Núcleos", que na verdade não são núcleos e sim módulos. Por esse motivo que o FX-8350 chega a perder para um i5 4670k e fica muito atras do i7 4770k. 

 

 

Alex referente a sua frase sobre "AMD ter mais núcleos e tal", e o que eu expliquei ali em cima, na verdade a AMD não tem mais núcleos, eles usam isso como um marketing. Pois sejamos sinceros, ao comparar as especificações de um i5 4670 com um FX-8350, nos da a impressão de que o AMD é muito melhor.   

 

Não é bem por causa dos módulos, cuidado ao simplificar demais suas explicações que você pode passar a mensagem errada. ;)

 

O problema todo é no COMO cada um trabalha internamente, comparações por especificação já caducou faz uns 15 anos.

Tem aplicações onde o FX é uma boa compra ante um i5 ou até i7, mas elas não são muitas e não incluem jogos.

Comparando aqui os i5 e i7 citados:

http://www.intel.com/content/www/us/en/processor-comparison/comparison-chart.html

A única diferença mesmo é o HT, e o que falaram é verdade, pro seu caso, é melhor investir a diferença de preço numa VGA melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem por causa dos módulos, cuidado ao simplificar demais suas explicações que você pode passar a mensagem errada. ;)

 

O problema todo é no COMO cada um trabalha internamente, comparações por especificação já caducou faz uns 15 anos.

Tem aplicações onde o FX é uma boa compra ante um i5 ou até i7, mas elas não são muitas e não incluem jogos.

Comparando aqui os i5 e i7 citados:

http://www.intel.com/content/www/us/en/processor-comparison/comparison-chart.html

A única diferença mesmo é o HT, e o que falaram é verdade, pro seu caso, é melhor investir a diferença de preço numa VGA melhor.

 

valeu pela dica, ao exemplificar tentarei ser mais especifico. 

 

Quanto ao que você falou, sim de fato em algumas aplicações o FX é melhor que alguns modelos da Intel. Mas é como você disse são poucas, então acaba que fica sendo para um usuário muito especifico. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Alex referente a sua frase sobre "AMD ter mais núcleos e tal", e o que eu expliquei ali em cima, na verdade a AMD não tem mais núcleos, eles usam isso como um marketing. Pois sejamos sinceros, ao comparar as especificações de um i5 4670 com um FX-8350, nos da a impressão de que o AMD é muito melhor.   

Sim entendo, se for comparar as especificações entre i5, i7 e os FX realmente você fica com um pé atrás mas não é bem por ai que funciona, quando a aplicação exige e suporta o multicore os FX se dão bem mas em jogos não é muito importante. Ate por isso que o i7 tem leve superioridade sobre o i5 na maioria dos casos....Eu tenho uma opinião que se você quer um pc para jogos e nâo vai usar mais que uma VGA top.... vai de i5, mas se você quer um pc entusiasta e ta afim de gastar vá de i7. E se você tem pouca grana e nâo vai ter uma VGA muito parruda o FX6300 é uma boa escolha

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim entendo, se for comparar as especificações entre i5, i7 e os FX realmente você fica com um pé atrás mas não é bem por ai que funciona, quando a aplicação exige e suporta o multicore os FX se dão bem mas em jogos não é muito importante. Ate por isso que o i7 tem leve superioridade sobre o i5 na maioria dos casos....Eu tenho uma opinião que se você quer um pc para jogos e nâo vai usar mais que uma VGA top.... vai de i5, mas se você quer um pc entusiasta e ta afim de gastar vá de i7. E se você tem pouca grana e nâo vai ter uma VGA muito parruda o FX6300 é uma boa escolha

 

 

Concordo contigo, i7 é para entusiasta ou para quem vai trabalhar com 2 ou + VGA's High-End. i5 para quem vai ter ate uma VGA High-End ou duas mid-end ( dependendo do i5 ) já é o suficiente, e como você disse pra quem vai usar apenas uma VGA FX6300 aguenta de boa, agora 2 VGA"s pra cima os FX começam a da gargalo...Agora tem uma coisa que eu percebi, que tipo as pessoas que necessitam de pc para trabalhar com aplicações multicore, geralmente tem um orçamento alto para tal coisa, então muitas vezes investem em um six core da intel, mas quando tem orçamento baixo realmente a melhor opção são os FX. Nada contra AMD, muito pelo contrario torço por ela, creio que ela deveria investir mais na parte de arquitetura, pois assim teria uma competição maior com a Intel, o que nos traria benefícios em termos de preço. Pois quando se trata de um computador High-End para Benchmarks ou entusiastas ficamos meio que sem opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo, i7 é para entusiasta ou para quem vai trabalhar com 2 ou + VGA's High-End. i5 para quem vai ter ate uma VGA High-End ou duas mid-end ( dependendo do i5 ) já é o suficiente, e como você disse pra quem vai usar apenas uma VGA FX6300 aguenta de boa, agora 2 VGA"s pra cima os FX começam a da gargalo...Agora tem uma coisa que eu percebi, que tipo as pessoas que necessitam de pc para trabalhar com aplicações multicore, geralmente tem um orçamento alto para tal coisa, então muitas vezes investem em um six core da intel, mas quando tem orçamento baixo realmente a melhor opção são os FX. Nada contra AMD, muito pelo contrario torço por ela, creio que ela deveria investir mais na parte de arquitetura, pois assim teria uma competição maior com a Intel, o que nos traria benefícios em termos de preço. Pois quando se trata de um computador High-End para Benchmarks ou entusiastas ficamos meio que sem opção.

Então, se para 2 VGA top é melhor i7, então acho que sanou minha duvida, porque é exatamente o que estou pensando, comprar uma R9 280X, e depois comprar outra pra CrosFire quando a primeira ja não der conta mais dos novos jogos, um i5 não iria aguentar 2 R9 280X sem gargalo, iria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, se para 2 VGA top é melhor i7, então acho que sanou minha duvida, porque é exatamente o que estou pensando, comprar uma R9 280X, e depois comprar outra pra CrosFire quando a primeira ja não der conta mais dos novos jogos, um i5 não iria aguentar 2 R9 280X sem gargalo, iria?

 

um i5 4670k Aguenta esse CrossFire tranquilo, i7 e só pra tipo 2+ way GTX 780/780TI, Titan, CF R9 290/290x. Para CF de R9 280x o 4670k e suficiente e caso precise você pode fazer um over pequeno nele. Nao vale a pena pra ti pegar um i7 pra esse CF, a não ser que você esteja com orçamento pra tal coisa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um i5 4670k Aguenta esse CrossFire tranquilo, i7 e só pra tipo 2+ way GTX 780/780TI, Titan, CF R9 290/290x. Para CF de R9 280x o 4670k e suficiente e caso precise você pode fazer um over pequeno nele. Nao vale a pena pra ti pegar um i7 pra esse CF, a não ser que você esteja com orçamento pra tal coisa.

tem certeza cara :( ? acho que você esta subestimando um pouco a R9280X, ela tem um desempenho a de uma gtx 770, que ja é uma high end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, só uma dúvida..

 

Pra que isso tudo, você vai jogar com monitor 4K ?

Ah mano, se pensar que o watch dogs vai exigir uma R9 280X pra rodar no maximo, e estamos no comecinho da nova geração, creio que daqui uns 3 anos se precisará no minimo de 2, e por isso preciso de um processador que esteja preparado para todos os proximos upgrades, por isso da duvida entre u i5 e um i7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daqui 3 anos vai ser bem mais negócio você vender sua placa e comprar uma cavalona de nova geração.

 

SLI/CF tem um custo/benefício beeem duvidoso na grande maioria dos casos.

 

E outra, isso é um jogo, tem outros 300 jogos animais que você pode jogar com gráfico embasbacante com este sistema. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem certeza cara :( ? acho que você esta subestimando um pouco a R9280X, ela tem um desempenho a de uma gtx 770, que ja é uma high end.

 

Camarada só duas coisas que você tem que considerar...

 

Se o que você procura é Benchmarcks o Core i7 é sem duvida a sua melhor opção e quanto mais Threads melhor, tipo i7 4930K...

 

Agora se o seu objetivo for apenas jogos, cara esse i5 4670K é um monstro... a diferença de valor entre ele e um i7 4770K não vale a pena em questão de desempenho por $ Reais... isso mesmo que você colocar 3 R9 280X a diferença de preço não vale a pena...infelizmente ainda são muito poucos os programadores que fazem jogos que se beneficiem da tecnologia Hyper Threading,  é por esse motivo que o i5 é o melhor CPU custo beneficio para PC Games, veja bem PC Games...agora i5 vs i7 em Benchmarck o buraco é mais embaixo, i7 é muito melhor...

 

Aqui um comparativo de CPU do site AnandTech em alguns títulos de jogos com 1 HD7970, 2 HD7970 e 3 HD7970...e também 1 GTX580 e 2 GTX580...

 

46704770.png

 

Veja na integra do teste se preferir é mais detalhado...http://www.anandtech.com/show/7189/choosing-a-gaming-cpu-september-2013

 

Lembrando que para SLI ou Cross pegue uma MOBO boa, nada de exagero tipo MOBO de 1300 reais, tem muita MOBO boa na casa dos 700 a 900 reais...

 

E o que o camarada Evandro levantou é uma boa pergunta...também queria saber pra que tanto poder de fogo assim??? :D  Por que se for para FullHD vai estar jogar dinheiro no lixo, para mim 2 opções validas para esse tipo de configuração, Monitores de Ultra Resolução ou 3 monitores...ou BenchMarcks...

Ah mano, se pensar que o watch dogs vai exigir uma R9 280X pra rodar no maximo, e estamos no comecinho da nova geração, creio que daqui uns 3 anos se precisará no minimo de 2, e por isso preciso de um processador que esteja preparado para todos os proximos upgrades, por isso da duvida entre u i5 e um i7

 

Esse negocio de jogo no máximo você tem que tomar muito cuidado camarada...tem muita coisa nesses jogos que são feitos apenas para você achar que seu hardware não roda mais ele no máximo e fazer você gastar dinheiro à toa com VGA...

 

As mais notórias e descaradas são os filtros...Anisotropic e Anti Aliasing...no talo tem que ser 16X né? mas e se isso não faz nenhuma diferença e sou bem direto mesmo nenhuma diferença...a diferença de Anisotropc 2X ou Trilinear para 8X ou 16X é impossuível de se notar no calor de um jogo ou seja com o jogo em movimento...apenas em imagens congeladas e olha que tem que ser um bom observador para notar a diferença de 2X ou trilinear para 8X e 16X...agora de Anisotropic em OFF para 2X ou Trilinear se nota a diferença mesmo em movimento do jogo...por isso recomendo Anisotropic 2X ou Trilinear...

 

Anti Aliasing a mesma coisa...melhor regulagem FXAA o resto a unica coisa que se nota e a queda drástica de FPS...em OFF não aconselho pois também se nota uma diferença mesmo no calor do jogo em qualidade...

 

O melhor jeito de regular os gráficos de um jogo e deixando ele com a melhor qualidade gráfica o possível sem ter que sacrificar os FPS e de uma forma que você tenha beneficio gráfico notório...para mim esse negocio de jogar tem que ser tudo com os gráficos e filtros no talo é besteira pois tem muita coisa ali que não vale nada...Anisotropic e Anti Aliasing são os destruidores das VGA, e pior que tem muita gente que pra jogar tem que ser com tudo no talo ai vai la e compra uma VGA mais forte sem nenhum beneficio notório...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada!

 

Aí, Rodrigo...literalmente assino em baixo o que disse! 

 

A única coisa que acrescentaria é que quanto maior a resolução, menor a necessidade de Anti-aliasing. Nunca vi jogos rodando em 4K ao vivo (um monitor desse é tão caro que nem depois de morto verei, uaehuehaeuh!!), mas provavelmente esse recurso se torna totalmente dispensável nessas condições.

 

Abraço a todos!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!