Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Virtualização na prática com VirtualBox


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Virtualização na prática com VirtualBox


"Videotutorial mostrando como técnicos e usuários podem usar, na prática, a virtualização para ter vários sistemas operacionais rodando em uma mesma máquina."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Primeiramente agradecer pelo vídeo que foi de excelente ajuda pois preciso do Linux para algumas tarefas do dia-a-dia e não queria fazer dual boot. Então, gostaria de saber se quando crio uma máquina virtual(por exemplo, Linux Mint 16) e aloco os recursos, esses recursos estarão em uso sempre que eu utilizar o notebook ou apenas quando iniciar a máquina virtual? Sei que no HD tomará espaço definitivo, mas falo em relação a memória RAM e processador. Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar se meu notebook é viável o uso de uma máquina virtual.

 

Especificações:

Processador AMD E-300 APU 1.30GHz

2Gb RAM DDR3 667

SO Windows 8 32bits

HD 320Gb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Odilon Campelo, seu notebook é um modelo "de entrada" e não recomendado para esse tipo de aplicação. O processador é muito fraco e você só tem 2 GiB de memória. Embora vá funcionar, pode ser que o seu computador e as máquinas virtuais fiquem muito lentos. Porém, como você diz que vai rodar Linux, que é um S.O. muito mais leve que o Windows, você não deverá ter problema, embora a gente recomende você aumentar sua memória para 4 GiB.

 

Quanto à alocação de recursos, como RAM, será alocado só quando a máquina virtual estiver em funcionamento, é claro. No caso do disco, uma boa notícia. O valor configurado é o valor máximo total. Então se você configurar uma máquina virtual com um disco virtual de 10 GB, na realidade o arquivo no seu HD ocupará somente o espaço realmente usado no disco virtual da máquina. Por exemplo, se você instalou o Linux e ocupou apenas 1 GB, então o arquivo terá apenas 1 GB e não 10 GB. 10 GB é o limite máximo que o arquivo pode ter.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

No caso do disco, uma boa notícia. O valor configurado é o valor máximo total. Então se você configurar uma máquina virtual com um disco virtual de 10 GB, na realidade o arquivo no seu HD ocupará somente o espaço realmente usado no disco virtual da máquina. Por exemplo, se você instalou o Linux e ocupou apenas 1 GB, então o arquivo terá apenas 1 GB e não 10 GB. 10 GB é o limite máximo que o arquivo pode ter.

Gabriel Torres, acredito que você tenha se enganado, me desculpe se eu estiver errado.

Dependendo da opção escolhida, o espaço alocado pode ser TOTAL ou PARCIAL. No VirtualBox existem essas duas opções na criação do disco (não sei se os outros programas de virtualização têm essa opção).

6bim.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, parabéns pelo vídeo, estás mostrando em uma linguagem bastante intuitiva uma pequena parte do que é este imenso mundo da virtualização.

É impressionante ver a otimização de tempo e recursos que uma virtualização bem aplicada nos fornece, como uma gestão avançada do hardware, sem falar na liberdade para a criação de snapshots, possibilitando rápida recuperação, e duplicação de um sistema para validações e homologações fora de produção. 

Uma função muito legal também, que integra o pacote VMWare, é a virtualização de uma máquina física, facilitando muito o processo de upgrade de hardware obsoleto.

Por fim, se o CDH for fazer algum vídeo de virtualização mais avançada, sugiro que explorem algumas ferramentas freeware para virtualização direto no hardware, como o ProxMox, que é grátis, leve, intuitivo e muito estável.

abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou muito leigo com este programa. Mas surgiu uma curiosidade, essas maquinas virtuais para os clientes funcionam de que forma. Caso eu crie 10 maquinas, eu preciso instalar 10 computadores todos usando o hardware do servidor? Como procede isso?

Quais os equipamentos são utilizados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@agnaldoreis opa, obrigado por complementar minha explicação. É exatamente isso. A configuração padrão é "alocação dinâmica" mas no vídeo eu escolhi uma alocação fixa só para mostrar. Você está certo! :)

 

@Chico Borges obrigado pela sugestão desse programa, vou dar uma olhada.

 

@Gig4Hertz não entendi muito bem a sua dúvida. Se você criar 10 máquinas virtuais, elas serão acessadas como se fossem 10 máquinas completamente independentes. Como eu mostrei no videotutorial, você configura em cada máquina virtual o hardware da máquina, e nós não damos todos os recursos da máquina para cada máquina virtual. Veja novamente o vídeo e você verá que quando eu criei a máquina virtual do WIndows XP, eu aloquei somente um núcleo de processamento para ela e algo como 192 MiB de memória (a máquina que eu estava usando tinha um processador de quatro núcleos e 4 GiB de RAM). É por esse motivo que eu consigo ter várias máquinas virtuais rodando ao mesmo tempo sem queda perceptível no desempenho. Agora, se você tiver 4 GiB de RAM e rodar 10 máquinas virtuais cada uma configurada com 4 GiB de RAM, obviamente vai ficar tudo lento, pois o processador vai ter que fazer memória virtual (swap file).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa boa do virtualbox é que você pode colocar o hd de forma dinâmica (como dito pelo @agnaldoreis) e assim exonomizar um bom espaço no HD físico, esse valor é o único que eu evito alterar.

Agora a quantidade de núcleos do processador e a quantidade de memória ram que eu posso dedicar a máquina virtual eu sempre vou alterando só para ver como ela se comporta. E essa é uma das melhores coisas possíveis no virtualbox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 Casos Muito importantes:

 

1 - Alguns bancos você não consegue acessar se não for pelos produtos MS. Assim eu configurei para o cliente o Vmware Fusion no Mac para rodar o W7 e acessar os programas de banco.

 

2 - Tablets Android. O vmware permite você criar um acesso por vnc nativamante apenas marcando lá.

Ele roda em um computador em background (sem interferir em quem esta trabalhando no pc) e instala e roda o vnc no android.

É bem interessante um tablete de 300 reais rodando o windows 7 "virtualmente".

 

3 - Tenho um cliente que coloquei o vmware  porque ele precisava usar um excelente scanner antigo que funciona no xp. Ao mesmo tempo já deixei a maquina virtual do 7 para quando "aquele parente" precisa acessar algo com urgência e tem um mau histórico. O interessante é a função snapshot (volta das alterações rapidamente nos pontos definidos).

 

4 - Por ultimo uso para gerar as imagens universais apos usar o sysprep.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Welington Tutoriais

 

Feche a máquina virtual em questão e vai nas opções dela:

 

post-543152-0-39378700-1401030713_thumb.

 

Veja a opção marcada. O seu está habilitado também.

 

No entanto, você precisa ir na BIOS do seu notebook e ver se ele possui essa tecnologia e se está habilitada.

 

Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtualiza%C3%A7%C3%A3o_x86#Tecnologia_de_Virtualiza.C3.A7.C3.A3o_da_Intel_para_o_x86_.28Intel_VT-x.29

 

D acordo com minha pesquisa, seu notebook, o SIM 5060m possui um i3-2330m. O que de acordo com o site da intel, possui a tecnologia VT-X (Tecnologia de virtualização Intel®)

 

Vai na BIOS e habilita.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas placas simplesmente tem as funções bloqueadas na bios sem nenhuma justificativa principalmente notebooks.

É interessante dar uma olhada no fórum da bios mod para liberar essas funcionalidades.

 

Em um notebook que eu tenho por exemplo, a opção de habilitar ACPI para o melhor funcionamento de um ssd não existia "visivelmente", com a bios modificada eu pude aciona-la. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

   Olá à todos. Estou com uma enorme dúvida a respeito dessa Tecnologia de virtualização Intel® (VT-x). Segundo o site da Intel, meu processador (Intel® Pentium® D 945) não suporta essa Tecnologia de virtualização Intel® (VT-x). Mas curiosamente eu instalei o software de virtualização da Oracle e criei uma máquina virtual com Windows XP 32 bits (uso o Windows 7 64 bits) e funcionou normalmente  :o  mas houve queda perceptível de desempenho pois minha máquina é fraca, havendo apenas 3GiB de memória DDR2 e como citado a cima, um Intel Pentium D de modelo 945, cujo a Intel diz ser incompatível com essa Tecnologia de virtualização Intel® (VT-x).

   Gostaria que alguém me respondesse o porque eu consigo usufruir dessa tecnologia mesmo meu processador sendo incompatível com a mesma! Obrigado pela atenção. valeu Falou!  :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@D3KO

 

A tecnologia de virtualização funciona em qualquer processador. Porém, nos processadores com suporte à tecnologia de virtualização por hardware, o processador tem instruções adicionais que aceleram a virtualização (desde que o software de virtualização suporte as mesmas, sendo que todos suportam, é claro). 

 

Dessa forma, sendo bem suscinto: vai rodar no seu processador, mas se você rodar em um processador que tenha suporte nativo à tecnologia de virtualização roda mais rápido/melhor. Como você mesmo já percebeu.

 

Mais informações: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-a-Tecnologia-de-Virtualizacao-da-Intel/1144

 

Abraços e seja bem-vindo ao nosso fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inconvenientes/Problemas que a virtualização causa: 

USB e REDE

 

Ocorrem devido ao fato da virtualização criar drivers virtuais de rede, 

e controladoras USB onde ele mapeia seus dispositivos.

 

Você pode experimentar erros ao adicionar novos dispositivos usb 

(mesmo com o software fechado) e de conectividade em novas redes.

 

O forum da vmware indica que uma solução para as redes é desativar o firewall. (O do windows que é quase psicológico).

A solução do USB é ativar ou desativar o mapeamento em cada maquina virtual.

 

ou 

Realizar a remoção e reinstalação que são rápidas e você não perde o trabalho da maquina virtual se não a excluir.


Acho que sobre virtualização só falta explorar as técnicas de:

 

Transformar uma maquina física em máquina virtual. 

Transformar uma maquina virtual em máquina  física. 

 

Com alguns ajustes é possível rodar vmwares de Mac OS mais antigos em Pcs

(sempre instável e com bugs, mas vale como aprendizado).

É possivel baixar maquinas prontas. (vmware images)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@D3KO

 

A tecnologia de virtualização funciona em qualquer processador. Porém, nos processadores com suporte à tecnologia de virtualização por hardware, o processador tem instruções adicionais que aceleram a virtualização (desde que o software de virtualização suporte as mesmas, sendo que todos suportam, é claro). 

 

Dessa forma, sendo bem suscinto: vai rodar no seu processador, mas se você rodar em um processador que tenha suporte nativo à tecnologia de virtualização roda mais rápido/melhor. Como você mesmo já percebeu.

 

Mais informações: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-a-Tecnologia-de-Virtualizacao-da-Intel/1144

 

Abraços e seja bem-vindo ao nosso fórum.

@Gabriel Torres

 

Agora sim entendi... Muito obrigado. Li seu artigo sobre Virtualização e agora entendi perfeitamente como ela funciona. E estou lendo seu livro Hardware Atualizado e Revisado. To gostando muito. Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...