Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LED comum x LED SMD


Posts recomendados

Boa noite, estou montando um pré amplificador para ter recursos como bass booster, 3D e aquelas equalizações presets meio chutadas comuns a MP3 players, rock, classic, pop e jazz, usando o chip PT2389. Esse chip tem saída para 8 LEDs, um para o bass booster, um para o 3D, um para cada preset e um para o preset "flat" (nenhuma equalização preset). Quando ponho LEDs comuns, desses de 3mm na cor amarela, nessas saídas eles funcionam direitinho. Mas como eu quero fazer um painel pequeno, com indicações de tamanho mínimo, comprei uns LEDs SMD da marca Dialight, 598 series, 0805.

 

No datasheet diz que a tensão ideal para esses LEDs é algo entre 1,7v e 2,4v. Mas encontrei também (só não lembro exatamente onde mas acho que foi num desses sites europeus, de Portugal, acho - Alibaba - de venda de eletrônicos), a seguinte tabela:

 

Supply voltage     Resistor value
5V     150 Ohm
9V     330 Ohm
12V     560 Ohm
13,8V (Car)     620 Ohm

 

Tentei fazer o microled acender usando a mesma saída do chip que funciona para os LEDs comuns mas o SMD não acendeu, mesmo colocando os tais 330ohms entre o chip e o LED. O gozado é que com aproximadamente 3v (que é a tensão do multímetro no "ohms x 1") ele acende, mas com 9v (que é a tensão medida tanto do chip quanto do multímetro em "ohms x 10k") não acende mas também não queima. Por outro lado, encontrei pela Net que o LED comum amarelo, esse de 3mm mesmo, também usa entre 2,2v e 2,8v. E ambos, o SMD e o comum, dizem "@20 mA".

 

- "Como o comum acende mas o SMD não?", me pergunto.

 

Será que alguém tem alguma ideia de como abaixar a tensão que o chip fornece, de 9v para 2v? Ou isso, de abaixar tensão, não é o que tem que ser feito já que prá LED não importa tensão mas sim corrente? Na verdade nem sei se é isso mesmo... confesso que não entendo muito bem essa questão de corrente, LED... mas gostaria de usar os SMD no painel.

 

 

 

 

Tô anexando os datasheets, tabela e um site que usei prá calcular resistor para LED comum, que diz que para 9v de entrada, 2v de "dropdown" (não sei o que é isso) e 20mA o resistor ideal é de 360ohms.

 

Calculadora:

http://ledcalculator.net/

 

Tabela:

post-720377-0-86828700-1398808244_thumb.

 

Datasheets:

Dialight-5988110107F-datasheet.pdf

pt2389.pdf

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Amigo, como ninguém respondeu, vou me atrever a tentar lhe ajudar...

Olha, mês passado um amigo meu me pediu para que eu instale-se para ele o c.s 1.6 pois eu tinha no meu HD externo.
Como o HD é grande, ele precisa de uma fonte externa, e na hora de ligar-lo na rede de 220V, o som dele parou. Ele, com raiva, teve a brilhante ideia de dar um soco no som, na qual o mesmo veio a se desmontar. Mais tarde, percebemos que o problema era na rede de 220V.kkkkkk Enfim, aproveitamos a ocasião para fazer um upgrade na caixinha de som dele, e é justamente nessa parte que entra o assunto do seu tópico. Eu mais ele, decidimos trocar a fonte dele que era um trafo de 220V /12V por uma fonte de computador, pois assim poderíamos escolher entre 110V ou 220V e também adicionar uns led's rítmos.

 

Utilizando os leds de uma lampada queimada, percebi que elas estavam ligadas em série (positivo de um led ligado ao negativo do outro), sendo assim, utilizei 5 led .
 Aqui explicarei o motivo:

como cada led são aproximadamente 2 a 3V, e minha fonte são 12 V e como os led estão ligados em série, cada led que for adicionado você deverá somar as tensões de consumo. Por exemplo:

 

Led 1 = 3V 
Led 2 = 3V

Led 3 = 3V
Led 4 = 3V

Led 5 = 3V

-----------------------

Led Total : 15V

 

Então, eu precisaria de aproximadamente 15 V pala ligar 5 led (Que consome 3 V), ligados em série. Se a ligação fosse em paralelo (Negativo de um com negativo do outro e a mesma coisa com os positivos), eu deveria somar as corrente, ou seja, 20mA X 5 = 100 mA.

Para calcular o led, o que eu fiz.... eu dividir 12V por 0,02A (20mA), e descobri que precisaria de uma resistência de  de aproximadamente 600 ohms. Na prática, você vai encontrar um resistência de 620 a 680 ohms para comprar, entretanto eu usei uma de 1K (1000ohms) pois os leds consome entre 10 a 15 V (2 a 3V *5), e a ideia é que a resistência do led seja sempre com o valor para mais do que para menos. Essa resistência é fundamental, pois ela limita a corrente que o led drenará para que o mesmo não seja danificado ou queimado.

 

O cálculo de um led comum se dá:

Tensão de Entrada - tensão do led / pela corrente do led

No seu caso, se os 8 led estão em paralelo, supondo que esteja trabalhando com 12V:
 12V - 2 V /  0,02 * 8 = 62,5 ohm... eu colocaria um de 100 ohm, mas você podeira diminuir caso o led ficasse com pouco brilho.


Mas caso o led esteja em série você precisaria de no mínimo 16V ou mais para funcionar, ai é só usar o calculo ai que vai dar certo. Qualquer coisa tem vários vídeos na net ensinando a calcular a resistência de um led.

LEMBRANDO QUE TEM FITAS DE LED QUE PRECISA DE UM TENSÃO ESPECÍFICA, GERALMENTE 12v PARA FUNCIONAR, POIS ELA JÁ VEM LIGADA EM PARALELO COM OS RESPECTIVOS RESISTORES PARA CADA LED FUNCIONAR COM A TENSÃO DE TRABALHO.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa série de leds utiliza lente transparente e a cor vista é a cor gerada. Isso significa emprego de materiais diferentes na construção do led e consequente diferentes tensões de trabalho. Pelo relato acima tudo indica que os leds empregados são de 3,2V. Por favor indique qual o tipo de led comprado para melhor orientação. A imagem abaixo foi extraida do manual postado pelo autor.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada, ainda estou penando nesse vale de lágrimas aqui, cara @Isadora Ferraz, rs... Mas é sempre bom saber-se querido, hehe...

(Pode deixar que, quando eu estiver lá, venho te avisar aqui, dar um cutuco à noite no seu pé.)

 

Quanto aos LEDs, eles não acendiam porque eu tinha entendido errado a marca - um micro-ponto azul - que indica cátodo, achei que essa marca indicava ânodo. Mas no final a vitrolinha ficou bacana. :) Grato, @Igor Henrique Moreira Lusq

 

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!