Ir ao conteúdo

Como alimentar um circuito 12v em 24v? (circuito simples)


cesardelta1

Posts recomendados

Postado

Circuito-de-Luz-de-Cortesia-para-Ve%C3%A

Este circuito é para temporizar a luz de cortesia de carros

As informações que tenho sobre ele são:

 

Para R3 foi usado 1 Ω com um funcionamento satisfatório dos transistores em Darlington.

 

A luz se acende quando a porta é aberta. Depois que a porta é fechada, ela continua a iluminar o interior do carro no brilho total por cerca de 30 segundos, após, ela escurece lentamente e apaga 1 minuto depois que a porta é fechada.

 

Pretendo substituir o BD240 por um Tip36 e o BD139 por Tip122 que tenho aqui na bagunça.

Qual é a maneira correta de calcular os resistores para que este circuito possa ser ligado em 24v?

Postado

Monte um divisor de tensão que para uma tensão de entrada igual a 24V forneça como resposta uma tensão de saída de 12V, que seria usada para alimentar o seu circuito eletrônico F5Rua4D.gif:

 

 

 

http://www.learningaboutelectronics.com/Articles/Voltage-divider-calculator.php

 

 

 

Com a ferramenta acima, pode-se determinar valores de resistores que façam a referida divisão de tensão.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Postado

Sim, eu já havia pensado nisso, o caso é que eu queria entender como funciona o circuito e mudar os resistores para funcionar com o dobro da tensão.

 

Eu imaginei assim:

 

Eu calculo quanto de queda de tensão dá cada resistor em seu respectivo lugar, então eu calculo a resistência necessária para dar a mesma queda de tensão em 24v.

Obrigado pela opnião @rjjj

  • mês depois...
Postado

Muda a Lâmpada e liga 24 V direto. 

essa resposta não é valida pois  a um circuito  em questão ! se eu for sair dando um monte de resposta sem nexo o fórum  fica  feio  seria  legal  ver  onde esta o problema partindo do circuito pois é um fórum de eletrônica o que nos  exige um mínimo de analise  do circuito

Postado

Não seria mais fácil então, colocar um 7812 na saída dos 24 cc com capacitores de 470 uf na entrada do regulador e um de 100uf na sua saída. Assim será possível alimentar o circuito de 12 com a fonte de 24 cc. Mais simples, o circuito original não será modificado.

Postado

Não seria mais fácil então, colocar um 7812 na saída dos 24 cc com capacitores de 470 uf na entrada do regulador e um de 100uf na sua saída. Assim será possível alimentar o circuito de 12 com a fonte de 24 cc. Mais simples, o circuito original não será modificado.

porque não seria 7812  não aguentaria  lâmpadas esquentaria etc...   teria que ter um transistor driver  e dosar a base  deste transistor  como esta sendo feito   no circuito  em cima

Postado

Circuit, não entendi muito bem o que esquentaria.

Caso fosse o regulador, um dissipador de calor resolveria esse problema. Ainda assim, na priore, pode ser feito um divisor de tensão antes do 78XX. Pura lei de OHM, simples e objetivo de como a pergunta do usuário.

Quanto ao circuito que você se referiu com transístores, por gentileza poste, assim poderemos eliminar dúvidas de outros usuários.

Postado

Gente, na verdade eu não preciso do circuito, só quero saber como seria a forma mais correta de fazer ele funcionar em outra tensão.

 

O que o @rjjj sugeriu seria o mais prático, más eu imagino que o certo seria calcular os resistores e substitui-los.

 

Simulando o circuito com 24v e uma lâmpada de 24v ele funciona normalmente, más o circuito sobreviveria aos 24V?

Postado

O circuito é meio porco para ser aplicado na vida real...

Mas você pode ligar ele em 24V direto sem nenhuma modificação, apenas trocando a lâmpada para 24V!

Não precisa de MODIFICAÇÕES NO CIRCUITO!!

Postado

O circuito é meio porco para ser aplicado na vida real...

 

É esse tipo de informação que eu busco, o porque ele é porco e quais as mudanças teriam que ser feita para esse circuito ficar elegante e correto. (sem o uso de um Timer)

Postado

É porco nos termos de detalhes como:

O cara nem se preocupou ou realmente nem sabe, colocar resistor entre base emissor do transistor, isso evita vários pepinos que pode ocorrer na prática!

Outro caso é que o jeito que esse circuito funciona, não é la daqueles bem feito...

Por exemplo, o desligamento da lampada vai depender da carga do capacitor, diminuindo a corrente de Coletor de T1 e consequentemente a de Base do T2, consequentemente variando a tensão de coletor de T2, assim variando a tensão na cara, pois o T3 esta em coletor comum.

Ou seja, isso tudo depende do ganho de corrente dos transistores, o que eu nunca faria um circuito que dependa dessa fator por nãoser estavel e ser variante.

o capacitor pode perder metade da carga e ainda a tensão na carga ser a max, quando deveria ser mais proxima da linear... Talvez a tensão na carga poderia começar a diminuir so depois que o capacitor perdesse uns 80% da carga....

Mas funcionar funciona!

Aguarde, vou desenhar um circuito de qualidade e postarei para você!

Postado

Por exemplo, o desligamento da lampada vai depender da carga do capacitor, diminuindo a corrente de Coletor de T1 e consequentemente a de Base do T2, consequentemente variando a tensão de coletor de T2, assim variando a tensão na cara, pois o T3 esta em coletor comum.

A Proposta desse circuito é quando abrir a porta do carro, a luz se acende, quando fecha a porta, a luz demora alguns segundos em intensidade total e começa a diminiur sua intensidade lentamente até se apagar por completo.

 

Não sei se foi isso o que você disse aí, só que funcionando de maneira incorreta.

o capacitor pode perder metade da carga e ainda a tensão na carga ser a max, quando deveria ser mais proxima da linear... Talvez a tensão na carga poderia começar a diminuir so depois que o capacitor perdesse uns 80% da carga....

Isso é o que realmente acontece no simulador!

Eu achei que era pra funcionar assim mesmo...hehehe

 

 

Aguarde, vou desenhar um circuito de qualidade e postarei para você!

Eu agradeceria muito, assim posso entender mais fácil o que você diz.

Não precisa ter pressa, quando tiver um tempo sobrando.

Postado

Então, ja que é para manter mesmo a intensidade total por alguns segundos e so depois ir se apagando, então esta certo!

Pode ligar ele em 24V, só alterando a lampada!

Obrigado garoto!

E de lambuja você detalhou o circuito pra mim lá em cima, isso ajuda pra caramba, tanto que, com sua explicação me levou a concluir que se aumentar o valor do capacitor, o tempo que a lampada ficaria em sua intensidade total também aumentaria. e aumentou mesmo.

Também aumentei o valor de isolação do de C1 para 35V

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!