Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de bateria


Posts recomendados

Fala galera eu preciso de ajuda estou pensando em montara um carregador de bateria 

achei essa placa pronta no mercado livre 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-554226880-placa-para-carregador-de-bateria-12-volts-1015-amp-autom-_JM

agora minha duvida na parte de alimentação posso colocar uma fonte ATX no lugar do transformador pois o custo cairia bastante

para fazer um carregador de 10A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada no anuncio do mercado livre para esta placa, o vendedor afirma que você tem que fornecer 12v retificados de um transformador para funcionar, se ela for realmente alimentada por 12v você pode conectar a atx direto na placa, no caso de precisar de uma tensão superior a 12v ( o que é o lógico) você vai precisar modificar essa atx.

Eu sugiro que você pergunte ao vendedor se ela é alimentada por 12v ou necessita de algo superior a isto, no caso de precisar modificar a fonte poste aqui que nos o ajudaremos.

 

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém conhece algum meio de fazer um carregador de bateria com uma fonte atx

como controlar ela para não desarmar quando se liga numa bateria descarregada

 

Amigo para transformar uma fonte atx você precisa modifica-la, o jeito mais fácil é com fontes que utilizam o micro controlador 494(tl494, db494, 7500, etc...) Você modifica-a colocando um resistor de 10k ligado em serie com um potenciômetro de 10k no pino 1 do chip no negativo da fonte, pronto você agora controlar pelo potenciômetro a tensão da saída 12 volts da fonte. Deixe entre 13,80 e 14,20 volts.

 

Para ligar sem desarmar você tem duas opções: colocar um diodo na saída(menos recomendado), ou então deixe-a do jeito que esta, apenas ligue ela na energia antes de ligar na bateria que ela não ira desarmar.

 

Espero ter ajudado qualquer duvida pergunte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo para transformar uma fonte atx você precisa modifica-la, o jeito mais fácil é com fontes que utilizam o micro controlador 494(tl494, db494, 7500, etc...) Você modifica-a colocando um resistor de 10k ligado em serie com um potenciômetro de 10k no pino 1 do chip no negativo da fonte, pronto você agora controlar pelo potenciômetro a tensão da saída 12 volts da fonte. Deixe entre 13,80 e 14,20 volts.

Para ligar sem desarmar você tem duas opções: colocar um diodo na saída(menos recomendado), ou então deixe-a do jeito que esta, apenas ligue ela na energia antes de ligar na bateria que ela não ira desarmar.

Espero ter ajudado qualquer duvida pergunte.

Me diz uma coisa, regulando a fonte pra 13.8V, e ligar diretamente numa bateria descarregada com uns 10v por exemplo... Se ligar ela em 13.8V direto a corrente não sera a max? A fonte n ira desarmar por corrente excessiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ue mas 20A? De qual modelo você esta tendo base?

O certo é um regulador de corrente e n de tensão, aquele carregador no mercado livre deve fazer assim.. Controla a corrente ate chevar em 13.8V, chegou nisso ela para e mantem na flutuação..

A fonte atx modificada pra 13.8V é tensão fixa, se a bateria tiver 10V por exemplo, sobra 3.8V, se a bateria for das bem grandes vai puxar uma corrente enorme...

A fonte atx deveria ser limitada em corrente, ter a mesmo tensão q a bateria se encontra no momento e ir mandando corrente ate chegar em 13.8V...

E se n me engano a proteçao da fonte n controla a corrente, ela simplesmente desliga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ue mas 20A? De qual modelo você esta tendo base?

O certo é um regulador de corrente e n de tensão, aquele carregador no mercado livre deve fazer assim.. Controla a corrente ate chevar em 13.8V, chegou nisso ela para e mantem na flutuação..

A fonte atx modificada pra 13.8V é tensão fixa, se a bateria tiver 10V por exemplo, sobra 3.8V, se a bateria for das bem grandes vai puxar uma corrente enorme...

A fonte atx deveria ser limitada em corrente, ter a mesmo tensão q a bateria se encontra no momento e ir mandando corrente ate chegar em 13.8V...

E se n me engano a proteçao da fonte n controla a corrente, ela simplesmente desliga!

 

   Quando você liga a fonte a bateria ela se estabiliza com a energia da bateria e vai subindo a tensão conforme vai carregando não tem erro. Quanto mais carga você colocar mais a tensão da fonte ira baixar. Quando a bateria completar sua carga de 13,90 volts a fonte para de mandar corrente.

 

   Claro que se essa carga passar a disponível pela fonte ela ira desarmar. Mas as maiorias das fontes 494 de 250w, 300w, ou mais mandam cerca de 20 amperes na saída 12 volts ou mais.  e eu já carreguei aqui amigo bateria de 150 amperes completamente descarregada o máximo que ela exigiu da fonte foi 10 amperes.

 

    O que exige mais da fonte é amplificadores de potencia em sons automotivos. Esses dependendo do tamanho ira exigir um pouco mais da fonte. mas desde que não ultrapasse os 20 amperes ela funcionara de boa. Dica( Se você tem intenção de usar a fonte em sons automotivos, os quais dão muita variação de pico é indicado você ligar um resistor 10R 2 a 5w, da saída de 5 volts da fonte ao negativo. Isso manterá ela sempre armada.)

 

   Lembrando se você utilizar uma fonte que indica por exemplo 20 amperes na saída e ela desarmar com menos de 18 amperes é por que a fonte ta com defeito ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na pior das hipóteses você coloca um resistor de 0,47 ohms x 50 Watts na saída da fonte do PC ajustada para oferecer 13,8 Volts.

Nesse caso, se por acaso a bateria estiver arriada mesmo, com 10 Volts no início da carga, a corrente será limitada em ( 13,8 - 10 ) / 0,47 = 3,8/0,47 = 8 Amperes (vai dissipar 30 Watts no resistor nessa hora.  Faça você mesmo o resistor com fio de chuveiro)..

Ai, quando sua bateria estiver quase carregada, digamos apresentando 13,7 Volts a corrente de carga ainda estará em (13,8-13,7)/0,47 = 0,1/0,47 = 200 mA, praticamente corrente de flutuação...

 

Na verdade a escolha do valor correto para os resistores, de acordo com a capacidade da bateria, seria um ótimo procedimento. Você não pode carregar com a mesma corrente uma bateria de 150 Ah, de caminhão e uma de 7 Ah de moto..  Se desejares podes até mesmo chavear alguns resistores de diferentes valores, conforme a capacidade da bateria..

Uma carga ideal, quando se dispõe de tempo, e de 0,1 C ou seja, de 10% do valor da capacidade da bateria. Variantes dessa corrente são permitidas, mas nunca sem ônus..

Baterias carregadas com corrente de 30% ou mais não se carregam ou não mantém a mesma energia armazenada que se carregadas a 10% de sua capacidade..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é, os caras não colocam resistor, colocam direto, como uma bateria descarregada de 10V, não vai desarmar a fonte? Imagina 13.8V - 10V, 3.8V / 0ohms?

A corrente so seria limitada pela resistência interna da bateria. E a tensão da fonte chaveada não cai ate chegar no limite de corrente, e se chegar no limite de corrente ela desarma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A questão é, os caras não colocam resistor, colocam direto, como uma bateria descarregada de 10V, não vai desarmar a fonte? Imagina 13.8V - 10V, 3.8V / 0ohms?

A corrente so seria limitada pela resistência interna da bateria. E a tensão da fonte chaveada não cai ate chegar no limite de corrente, e se chegar no limite de corrente ela desarma!

 

Justamente por isso, e para resolver o problema do cidadão, indiquei colocar um resistor... 

O resistor pode ate ser feito pelo demandante, com niquelina de resistência de chuveiro. O custo é zero.. Pode até usar parte de uma resistência já queimada..

 

Se não quiser fazer, tem a venda, vi na Milcomp por: R$ 18,10

5000577  -  RESISTOR 0R40 FX80 FIO 80W 10% - Marca OHMITE    -   18,10 

 

http://www.milcomp.com.br/produtos.asp?PaginaAtual=12&codigo_categoria=17&nome_categoria=Resistores&tipo=&pra mim=

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é, os caras não colocam resistor, colocam direto, como uma bateria descarregada de 10V, não vai desarmar a fonte? Imagina 13.8V - 10V, 3.8V / 0ohms?

A corrente so seria limitada pela resistência interna da bateria. E a tensão da fonte chaveada não cai ate chegar no limite de corrente, e se chegar no limite de corrente ela desarma!

 

    Não amigo para com isso eu já testei muitas fontes aqui inclusive fazia para vender sempre deu certo a fonte de 10 amperes acima nunca desarma em uma bateria já carreguei varias baterias de 150 amperes que eu utilizava em som automotivo nunca deu problema.

    A única coisa e adicionar um resistor de 10r 5 w do 5 volts no negativo para manter a fonte armada e ela funcionara 100%.

   E outra muito difícil uma bateria descarregar para 10 volts,  a bateria no máximo ira para 11,80 volts. Se ela for para 10 volts muita chance de ele estar ruim.

   Mas carregador de fonte atx funciona sim pode fazer sem medo. Ja testei e aprovei varias vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Brunocparra, boa noite, eu fiz um carregador com uma fonte atx que manda 20 amperes, só que meu potenciometro esta ligado direto no ci sem o resistor porque não chegava a 13,8 ou 14 volts, fiz este carregador pra carregar uma bateria de 150ah estacionária para meu som, só que dizem que o certo é carregar  bateria com no maximo 10%, teria como eu a baixar a corrente desta fonte e ter algum esquema que avise  se esta carregada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo Quanto aos carregadores eu nao coloco led para avisar por que os carregadores de fonte atx não funiconam como os carregadores de trafo.  Eles não forçam carga para a bateria eles somente completam a carga da bateria.  Se voce tem um bateria descarregada e liga sua fonte atx para carregala como a bateria estara com uma tensão baixa por volta de 11,80 volts descarregada a fonte assumira a mema tensão da bateria e o sistema da fonte a fara mandar mais corrente. mas conforme a bateria vai carregando e se aproximando dos 13,80 ou 14 volts da fonte ela vai diminuindo a corrente ate nao mandar mais corrente para a bateria.

 

Ou seja se você tem uma fonte de 13,80 volts ai. Quando sua bateria estiver carregada e com 13,80 volts tambem, sua fonte continuara ligada mas nao mandara mais corrente para a bateria por que as duas estabilisaram na tensão certa ja. 

 

então voce pode deixar sua fonte ligada por dias na sua bateria que nao ira dar problema. E claro que nao recomendo ate por que e disperdicio de energia mas, voce poderá deixar carregando de um dia para o outro sem problemas amigo. Funciona perfeitamente. E sem forcar a bateria.

 

 

E Quanto aos 10% que eles falam amigo eu nao estou muito por dentro desse assunto nao mas tambem ja ouvi isso.  Mas se não estou enganado vi que era 10% da bateria. no caso bateria de 150 amperes seria 15 amperes de carga. Mas não tenho certesa se estiver errado alguem me corrige por favor.

 

Sua fonte suporta 20 amperes mas como sua bateria nunca esgotara totalmente ela sempre comecara carregar utilisando por volta de 10 amperes e ira diminuindo a corrente conforme a bateria ira completando a carga.

 

 

Dica:  Se estiver com medo ou duvida ainda de como funciona fonte arrume um amperimetro ou o propio mutimetro na escaala de corrente e ligue em serie entre a fonte e a bateria para voce ver em que corrente a fonte esta carregando. voce vera que com o tempo ela ira diminuindo a corrente ate quase zerar quando a bateria estiver carregada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!