Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar a saída de fonte chaveada


Matthwus

Posts recomendados

Tenho em casa um fonte chaveada dessas de cftv de 12v e 50A porém na regulagem da mesma vai de 8v a 11,6v não chega nem em 12v como eu posso aumentar essa faixa de regulagem eu queria deixar em torno de 13,8v para carregar bateria de carro.

 

quando ligado em:

127v --> saída de 8v a 11,6v

220v --> saída de 8 a 12,8v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha ai um mod que eu fiz em uma dessas fontes: Modificação em fonte industrial de 12V x 10A para 18V 6A    

 

Estou com o link errado dai, perdi a referência da postagem mas tô procurando, logo logo encontro..

Acabei encontrando a postagem que fiz documentando a alteração nesse tipo de fonte que tinha em mãos. Vê se ajuda: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5573693&postcount=20
 

 

É a postagem de número 20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha ai um mod que eu fiz em uma dessas fontes: Modificação em fonte industrial de 12V x 10A para 18V 6A    

 

Estou com o link errado dai, perdi a referência da postagem mas tô procurando, logo logo encontro..

Então eu andei pesquisando e vi a respeito de trocar um resistor que vai no trimpot da fonte é isso mesmo que deve ser feito ?

 

foi aqui que encontrei a modificação

http://autoforum.com.br/topic/193468-clube-da-fonte-cftv-2933a/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É exatamente isso dai, fiz uma modificação dessas e documentei a manobra bem como os testes finais. No meu caso ela ia até 18 Volts...

Se achares por ai, me avisa.. Não era um tópico e sim uma postagem de um tópico que sequer sei o nome. Perdi a referência em um copiar colar e acabei colando um endereço errado..

É alterar o valor de um dos resistores que estão em série com o trimpot..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente isso dai, fiz uma modificação dessas e documentei a manobra bem como os testes finais. No meu caso ela ia até 18 Volts...

Se achares por ai, me avisa.. Não era um tópico e sim uma postagem de um tópico que sequer sei o nome. Perdi a referência em um copiar colar e acabei colando um endereço errado..

É alterar o valor de um dos resistores que estão em série com o trimpot..

Como posso localizar esse resistor ? pois vi na net que nessas fontes de cftv ele fica meio longe do trimpot se eu for seguindo a trilha de solda ele vai ser o primeiro que eu encontrar ? o ci que tem na minha fonte é o mesmo utilizado em fonte de pc ( LT494) então o pino 1 dele é onde é feito a regulagem da tensão, então esses resistor vai ta entre o potenciômetro e o pino 1 do CI ?

 

 

@faller

Em cima no canto direito deve ter seu nome, clique lá e vai em meu conteúdo, na tabela do lado esquerdo tem umas opções de visualizações se vocês marcar apenas os posts acho que você consegue encontrar e post perdido.

 

SAM_0161.JPG

 

Aqui tem uma foto marcando o trimpot, o suposto resistor e o LT494, acha que é esse o resistor mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observe se tem um TL493 conforme esquema abaixo:

VIPER%20ZENER%209v.png

Se tiver, pode fazer igual. O cara retirou o resistor e colocou um trimpot no lugar 

o meu tem o trimpot porém com o trimpot no máximo a tensão é de 11,6v eu queria elevar ela para 13,8v vi na net para trocar um resisto que tem com o trimpot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o meu tem o trimpot porém com o trimpot no máximo a tensão é de 11,6v eu queria elevar ela para 13,8v vi na net para trocar um resisto que tem com o trimpot.

Siga as trilhas do trimpot. Geralmente essas fontes que tem um ajuste fino de tensão vão ter um resistor de um extremo do trimpor a massa e outro resistor do outro extremo do trimpot para algum lugar. Esse deve ter seu valor pouco maior. Troque o mesmo por algum com 20 a 30% maior..  Maos a massa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siga as trilhas do trimpot. Geralmente essas fontes que tem um ajuste fino de tensão vão ter um resistor de um extremo do trimpor a massa e outro resistor do outro extremo do trimpot para algum lugar. Esse deve ter seu valor pouco maior. Troque o mesmo por algum com 20 a 30% maior..  Maos a massa..

Bem o que esta na fonte é resistor de 1k5, coloquei um de 3k9 que tinha aqui para ver como ia funcionar e a tensão de saída ficou perto dos 5~6v, o que acha que devo fazer sugere algum valor de resistor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então de duas uma:

- Pegastes o resistor do lado errado do trimpot;

- Nesse caso terás de dimininuir o valor do mesmo. Tente colocar no lugar de 1k5 um resistor de 1k2 ou até mesmo 1k

Irei comprar esses resistores vou colocar de 1k ai no proximo final de semana eu posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentalmente coloque o de 3k9 em paralelo como de 1k5 e terás quase 1100 ohms, para teste serve, só ponteie o de 3k9, de leve, por baixo do impresso mesmo..

Ok, estou arrumando alguns computadores aqui e quando tiver mais livre eu testo e posto os resultados.

 

Obrigado faller, eu abri umas fontes de pc velha aqui e consegui um resistor de 1k, coloquei o mesmo e ela está variando de 10,3v até 18,4v, coloquei a mesma em 13,85v e ficou super estável.

 

Uma duvida são duas placas de 50A ai eu regulei as duas separadamente em 13,85v e coloquei elas em paralelo, a alimentação da tomada também coloquei em paralelo sera que eu tenho 100A ou bem próximo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é muito simples colocar fonte chaveada em paralelo e dividir a corrente de forma igual pras duas!

você pode ajustar as duas pra 13.8V... Mas se uma tiver 13.9 por exemplo, a outra n estará mandando praticamente nada de corrente, o peso da carga estaria todo na que estiver com tensão maior! Ou seja, passou de 50A ou queima ou desliga por proteção, e se desligar ai a outra é que alimentaria a partir daqui.

Se a fonte fosse só limitada em corrente, ou seja, chegou no limite apenas abaixar a tensão para manter a corrente ai daria certo... O problema é que essas fontes a proteção age diretamente no desligamento permanente da fonte!

Teoricamente so daria certo se as duas tivessem exatamente a mesmo tensão se o ganho do erro da realimentação fosse infinito!

Nas fontes Push Pull, tem um controle de ganho da realimentação, o ideal é que esse ganho seja o maior possivel, mas no seu caso que você quer colocar duas fontes em paralelo, esse ganho deve ser mais baixo. Assim, para a fonte aumentar a potencia que será transferida ao secundário, a tensão na saida tem que cair propositalmente! Um exemplo: no seu caso, o ideal é que a queda entre o consumo 0 ao consumo max de 50A fique em pelo menos na faixa dos 5% ( de 13.8V para 13.11V)

Se for o mais proximo do ideal, ou seja, sem variação da tensão com consumo 0 para o consumo máximo, é complicado dividir a corrente entre elas de forma igual.

Isso deve ser feito nas duas fontes, e o ajuste das duas deve ser feito o mais igual possivel.

Obs. se você conseguir um ajuste o mais fino possivel, para ajustar as duas com a mesma tensão, você pode diminuir os 5%. Mas as fontes tem que ser identicas!

Ja vi projetos por ai que não tinha ganho da realimentação definido, o ganho era o maximo possivel... Nessas você teria que fazer mais do que so uma troca de resistor, teria que fazer uma gambiarra no layout da placa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é muito simples colocar fonte chaveada em paralelo e dividir a corrente de forma igual pras duas!

você pode ajustar as duas pra 13.8V... Mas se uma tiver 13.9 por exemplo, a outra n estará mandando praticamente nada de corrente, o peso da carga estaria todo na que estiver com tensão maior! Ou seja, passou de 50A ou queima ou desliga por proteção, e se desligar ai a outra é que alimentaria a partir daqui.

Se a fonte fosse só limitada em corrente, ou seja, chegou no limite apenas abaixar a tensão para manter a corrente ai daria certo... O problema é que essas fontes a proteção age diretamente no desligamento permanente da fonte!

Teoricamente so daria certo se as duas tivessem exatamente a mesmo tensão se o ganho do erro da realimentação fosse infinito!

Nas fontes Push Pull, tem um controle de ganho da realimentação, o ideal é que esse ganho seja o maior possivel, mas no seu caso que você quer colocar duas fontes em paralelo, esse ganho deve ser mais baixo. Assim, para a fonte aumentar a potencia que será transferida ao secundário, a tensão na saida tem que cair propositalmente! Um exemplo: no seu caso, o ideal é que a queda entre o consumo 0 ao consumo max de 50A fique em pelo menos na faixa dos 5% ( de 13.8V para 13.11V)

Se for o mais proximo do ideal, ou seja, sem variação da tensão com consumo 0 para o consumo máximo, é complicado dividir a corrente entre elas de forma igual.

Isso deve ser feito nas duas fontes, e o ajuste das duas deve ser feito o mais igual possivel.

Obs. se você conseguir um ajuste o mais fino possivel, para ajustar as duas com a mesma tensão, você pode diminuir os 5%. Mas as fontes tem que ser identicas!

Ja vi projetos por ai que não tinha ganho da realimentação definido, o ganho era o maximo possivel... Nessas você teria que fazer mais do que so uma troca de resistor, teria que fazer uma gambiarra no layout da placa!

Então eu consegui deixar as duas em 13,85v ai coloquei elas em paralelo, ainda não fiz um teste de carga mas pretendo fazer, o que eu sei é que meu som consome 60A nominal e uns 80A de pico e elas estão segurando numa boa. Ainda não fiz o teste de carga pois meu amperímetro suporta apenas 50A estou esperando o outro shunt chegar para ve como vai reagir as fontes, se não ficar bom eu vendo uma fonte e coloco uma bateria de carro junto e fico com apenas uma fonte carregando a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!