Ir ao conteúdo

Ajuda com driver zvs

matheussg

Posts recomendados

Postado

Tenho 4 mosfets irfp260n. E a placa fenolite perfurada ja com os outros componentes do driver soldado nela.

Queria saber se existe algum jeito de ligar dois mosfets em pararelo (dois de cada lado) e se tiver como fazer isso ,isso vai aumentar a corrente do driver?

Pois originalmente o mosfet 260 suporta 50A se ligar dois em paralelo eles suportariam 100A?

Obrigado pela ajuda.

Postado

Na teoria funciona sim, más esse 2º mosfet tem que ser colocado também no dissipador de calor não muito perto do 1º

Se o dissipador não tiver espaço, você terá que trocar o disspador para caber dois mosfets.

Postado

A parte de dissipacao n e problema tirei um exautor de amplificador que e bem grande. Mas o problema mesmo e o esquema ja pesquisei e nao achei. você sabe me dizer como ligar corretamente?. Se eu tenho que alterar os resistores ou valor do indutor?

Postado

No caso de ser um ZVS driver não vá botar o resistor de 10k em cada base, só  eles em série mesmo com o circuito todo original, qualquer duvida poste aqui, tenho bastante experiencia com drivers zvs..

Felipe Z.

Postado

valeu pessoal. Vou comprar mais alguns mosfets amanha. E que sem querer dei curto nos mosfets. Acontece ne... ja to com dois quando tiver td pronto coloco umas fotos.

Mais uma coisa.

Tenho dois núcleos de ferrite de dois flybacks que estourei uns tempos atras. Que invencoes me indicariam fazer com eles?

Postado

O melhor que você pode fazer e juntar os dois para dar um mais forte, enrolar o primário normalmente e fazer um secundário simples de umas 5 espiras de fio grosso, assim você vai poder usar o zvs em transformadores que não sejam flybacks ou que não tenham center tape, você conecta o secundário desse "transformador" caseiro diretamente no primário de outros e assim vai...

Felipe Z.

Postado

Não aquece rsrsrsrs. Quer dizer: Fica morno. Só aqueceria se fosse ferro. Mas você deve usar núcleo de ferrite que possui resistência elétrica elevada.

O aquecimento se dá por correntes induzidas parasitas e só ocorre quando o núcleo é bom condutor.

Isso não ocorre com ferrite, pois ele é mau condutor.

Veja: 

http://www.eduardomoreira.eng.br/metalurgia/inducao_2/inducao.html

Postado

Ate pensei em fazer esse mas esse ficaria mt caro. Pensei em algo menor como o zvs.

Claro que nunca vai oferecer 20kva de pptencia mas qualquer valor acima dos 100w padroes ja ta bom. E ee legal pra brinca cm flybacks também kk mas o circuito acima funciona com mais potencia ou e a mesma coisa que eu liga en serie mesmo?

Postado

Qual freqüência você que o circuito opere?

Tem como medir indutância?

Tem como gerar sinais de até 150Khz senoidais?

Você conseguirá extrair mais potência se fizer um oscilador fixo e utilizar drivers de mosfets adequados, tais como IR2110.

Deve ajustar a freqüência do oscilador para que fique com a mesma freqüência de ressonância do circuito LC.

Por isso que esta calculadora é importante: http://www.deephaven.co.uk/lc.html

Para encontrar o valor de indutância precisa de indutímetro.

Se não tiver indutímetro, um gerador de sinais de até 150Khz vai servir para medir a indutância, usando a técnica da ponte de indutância. 

Caso não tenha nem um nem outro, aí vai ficar difícil você fazer um circuito eficiente que consiga extrair mais de 100 watts com elevada eficiência.

Postado

Caramba kkkk e ben difícil achar um desses na loja aqui .mais difícil ainda deve ser o preco de um amperimetro custa de 100 pra cima e um capacinetro quase 200 imagina um aparelho que mede indutancia.kk

vou ter de ficar com o esquema basico mesmo kkk

Mas voltando pro esquema. Basta apenas ligar em serie ou tenho que aulmentar o valor de algum resistor ou zener?

Postado

O IRS2153 parece já ter tando o oscilador, quanto o driver adequado para acionar os mosfets. Tudo em um só invólucro.

No terminal RT dele você usa um potenciômetro. Assim pode ajustar a freqüência.

Eu tenho um aqui. Vou tentar alguma coisa neste sentido, pois é um CI muito simples de fazer funcionar.

Também já possuo o indutor de 120uH e também um núcleo magnético toroidal de ferrite com circunferência de 6 centímetros para trafo, Acho que posso tirar até uns 1000 watts dele rsrsrs.

Por exemplo: 

Posso bobinar o trafo para ter 1mH e usar um capacitor de 10nF.

Vai oscilar a 50Khz, confira aí na calculadora: http://www.deephaven.co.uk/lc.html

Basta eu fazer o oscilador com o IR2153 e antes de de ligar os mosfets na bobina eu ajusto a freqüência do IR2153 para 50Khz com o potenciômetro e logo depois conecto os mosfets na bobina.

Já lhe garanto no mínimo 500 watts rsrsrs.

Meu interesse é até outro. Não quero gerar alta tensão. Quero tentar aquecer alguma coisa. Metal sei lá.

Veja como funciona os fogões de indução:

http://www.imajeenyus.com/electronics/20060908_induction_cooker/index.shtml

Postado

Meu objetivo e esse mesmo. Tipo queria fazer um fogao de inducao porque todos sabemos que sao estupidamente caros.então pensei vou fazer o meu!

Mas tenho encontrado problemas. O primeiro e o circuito porque o driver zvs original usa 2mosfet 250 que suportam 30A se n me engano e eu ja queimei alguns. então repensei pera... os fet 260 suportam 50A então se usasse quatro "dois de cada lado" teria um sistema que suportasse os 40A do meu trafo. E n queimaria cm facilidade.mas fiquei com mais dois problemas .peimeiro a duvida do esquema n quero montar e quabdo ligar tudo ser perdido. E segundo e a frequencia. porque pra aquecimento a frequencia boa (de acordo co. Uns sites ai a fora gira emtre 20 e 50khz ai teria de ysar enormes bancos de capacitores pra abaixar essa frequencia. Mas a ideia do CI e boa. Poderia me dizer como funciona? E se eu iria presisa de um banco de capacitor enorme?

Postado

Qual a tensão que está alimentando? 

Este mosfet IRFP260N suporta 50A por uns micro segundos. Não imagine que vai suportar 50A continuamente.

Na prática vai suportar no máximo uns 30A contínuo e com um bom dissipador, sendo acionado por um bom driver de mosfet com tempo de subida e descida de uns 120 nano segundos.

O ponto forte dele é a tensão de trabalho. É isso que faz dele um mosft mais potente.

Se fizer ele conduzir 10A em 160V já dá 1600 watts.

O truque está aí.

Para aumentar a potência deve aumentar a tensão de trabalho.

Se é algo mais potente que você quer terá que fazer estes  mosfets funcionarem em 160V.

No momento estou com um circuito na bancada que tem potência de 170 watts. Uso este mosfet. São 4 em ponte full bridge alimentado em 160V. Eu nem uso dissipadores nos mosfts, só para você ter uma ideia. Eles trabalham mornos rsrsrs. Isso com 170 watts em 160V. O circuito é uma fonte chaveada e converte para 14,2V por 12A.

Esqueça este driver driver zvs. Ele é de baixa potência e nunca alcançará potências altas.

Trabalhe com o ir2153 

Postado

Obrigado pela explicacao. Poderia me dar um circuito pra esse driver de inducao? .parece n ser mt difícil faze-lo. .

Fiquei com uma duvida. Eu posso usar os mosfets 260 ou vou ter de comprar IGBTs?

Eu escrevi circuito mas quis dizer esquena. você poderia me pasar um esquema usando esse CI ir2153?

Postado

Obrigado pela explicacao. Poderia me dar um circuito pra esse driver de inducao? .parece n ser mt difícil faze-lo. .

Fiquei com uma duvida. Eu posso usar os mosfets 260 ou vou ter de comprar IGBTs?

Eu escrevi circuito mas quis dizer esquena. você poderia me pasar um esquema usando esse CI ir2153?

Não é difícil. Muito pelo contrário. É muito fácil. 

A questão do IGBT é que em 310Vcc você consegue mais eficiência e mais potência.

Em tensões menores é mais indicado mosfets mesmo.

Segue o esquema no anexo.

post-533544-0-73431400-1402675770_thumb.

Postado

Fiquei com duas duvidas. Ta escrito que n posso ligar os mosfets enquanto a frequencia nao cair para 29khz porque?

E ta escrito no maximo 70v na linha positiva. Porque tem que ser no maximo 70? Achava que eu deveria usar 160v

Postado

Fiquei com duas duvidas. Ta escrito que n posso ligar os mosfets enquanto a frequencia nao cair para 29khz porque?

E ta escrito no maximo 70v na linha positiva. Porque tem que ser no maximo 70? Achava que eu deveria usar 160v

A questão da freqüência é por causa que o circuito LC é um circuito sintonizado. A indutância de 3mH com a capacitância de 10nF faz a sintonia cair em 29Khz. É como sintonizar um rádio. Na verdade igual a um rádio, pois lá nos circuitos do rádio a sintonia também é feita por circuitos LC.

Qualquer freqüência diferente de 29Khz vai fazer circular uma corrente muito alta na bobina, como se estivesse em curto circuito. Na verdade quanto mais a freqüência do oscilador se afastar da freqüência de sintonia do circuito LC, mais alta será a corrente circulante nos mosfets.

No circuito ZVS você não precisa sintonizar a freqüência, pois como ele é auto-oscilante ele mesmo se auto-sintoniza-se, digamos assim. Em contra partida ainda não vi deste tipo de circuito com potências maiores que 500 watts. Na verdade nem mesmo 500W vi.

A questão da tensão ser limitada em no máximo 72V, é que imaginei que você fosse alimentar por meio de baterias. Daí fiz o esquema do transformador em Push pull. Neste tipo de transformador os mosfets ficam submetidos ao dobro da tensão. Se entra 72V, os mosfets serão submetidos a 144V, pois as bobinas que fazem o esquema Push pull acabam multiplicando a tensão por 2.

Acredito que poderíamos ir até uns 82V com segurança neste esquema Push pull.

Já se você for querer alimentar através da rede de 220Vac, eu faço um esquema Half bridge para você.

Em 220Vac, teremos a tensão retificada e filtrada de 308Vcc, mas na topologia Half bridge os mosfets ficam submetidos a metade da tensão total. O esquema usa dois capacitores para dividir a tensão, daí os mosfets irão ficar submetidos a 154V cada um.

Esta topologia permite potência de até uns 1000 watts.

Acima disso os capacitores que dividem a tensão por dois podem ficar um pouco mais caros que na outra topologia chamada Full bridge com 4 mosfets, que passa a ser a melhor topologia a ser usada. 

Na topologia full bridge é necessário que cada mosfet suporte tensão de pelo menos 400V, pois aquela tensão de 308V irá alimentar eles. 

Acredito que suas dúvidas sobre o circuito é devido ao fato de você nunca ter parado para estudar como estes circuitos ZVS funcionam. Você apenas os monta e ponto final. Estou certo? 

Postado

minha casa tem rede de 110v 

os mosfet de 400 sao bem caros por aqui e algumas lojas de eletronica nem tem .

se eu usa-se a rede de 110v e o esquema full-bridge com os fets de 200v x 50 a n teria eficiencia?

poderia me dar uma base de quanto ficaria +/-,  todos os componentes de um full-bridge?  n presisa ser exato so pra ter uma base mesmo

Acredito que suas dúvidas sobre o circuito é devido ao fato de você nunca ter parado para estudar como estes circuitos ZVS funcionam. Você apenas os monta e ponto final. Estou certo?

na vdd n. eu dei sim uma lida no funcionamento dos drivers zvs. porém nunca me aprofundei nos modos half-bridge,full-bridge e push-pull

sei como cada um funciona mas so tenho uma base mesmo, n conseguiria desenvolver um ckt, ou comprar os componentes sozinho, eletronica e um hobby meu. procuro cada dia aprender mais todos os dias leio bastante mas ee mt coisa para aprender kkk

por ex. eu poderia usar como base as fontes atx.  com capacitores eletroliticos eu dobraria a tensão para os 220 ou mais.. essa tensão seria dividida entre os mosfets no modo full-bridge . me dando potencia aproximada do que o ckt ofereceria em 220v estou certo?

Postado

Certo.

O esquema FULL BRIDGE que você quer, vai ser este mesmo esquema a seguir, acrecido de mais um CI driver IRS21844 e mais dois chaveadores que no caso da tensão de 110Vac, poderão ser 4 IRFP260 que você tem aí.

porém sem aqueles capacitores ligados em série L1 não serão mais necessários. Eles são para bloqueio DC. Só deixam passar tensão AC, pois no sistema half bridge, como está lá no esquema, as vezes o semi-ciclo positivo da rede AC 110v fica menor que o semi-ciclo negativo. Do contrário também acontece. Não fosse aqueles capacitores bloqueadores DC, iria circular no trafo pulsos DC que faz saturar o trafo.

Mas no esquema full bridge este desbalanceamento da tensão não ocorre, pois o circuito é alimentado por um só capacitor, por isso não precisa de capacitor de bloqueio de corrente DC.

Veja o esquema:

http://www.eduardomoreira.eng.br/metalurgia/inducao_2/imagens/Circuito_INVERSOR_1.2.pdf

Ao acrescentar mais um CI driver de mosfet e mais dois msfets, você fará um esquema muito semelhante a este:

Observe apenas os dois Drivers de mosfet IR2110 e os 4 mosfets:

schematic_full.png

Este esquema usa oscilador e drivers separados:

http://www.eduardomoreira.eng.br/metalurgia/inducao_2/imagens/Circuito_INVERSOR_1.2.pdf

O oscilador é o ci tl949

O CI driver de mosfet é o IRS21844.

Aquele CI que eu havia lhe indigado, o IR2153 já possui tanto o oscilador, quando o driver dentro dele.

Seu único defeito é não fazer controle da potência através do PWM. Ele trabalha sempre no máximo 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!