Ir ao conteúdo

Fonte para a minha nova config

bimbim

Posts recomendados

Postado

Olá, dei um Upgrade no meu pc e ficou assim:

Placa Mãe Asus Z87-pro

Processador Core i7 4770k

Memoria Ram Corsair 8gb Vengeance

Placa de Vídeo Radeon x1950pro (da config antiga)

Fonte Corsair Cx500 (da config antiga)

HD Samsung 500gb 7200rpm

Nobreak SMS Net4+ 700va

A cfg é essa... então, dps de 2 semanas com essa cfg, deu problema na fonte. O pc desligou e ligou, e poucos minutos com ele liado novamente, desligou e nao ligou mais. Fiz o teste com a fonte, com o clips para ver se ela tinha queimado e ela nao deu sinal de vida. Ai levei para o conserto e ficou dois dias la ate mexerem. quando mexeram na fonte ela estava funcionando normalmente. Cheguei em casa, coloquei ela e apos uns 40min com o pc ligado, ela desligou novamente e nao liga mais... Esta ligada no nobreak. Mas esse meu nobreak possui filtro de linha, então nao tem problema, certo?

De qualquer maneira irei precisar de uma fonte nova. Pois pretendo por 2 placas de video. Uma 750v da conta? Ql comprar?

Algumas q vi:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562580798-fonte-atx-thermaltake-750-w-reais-pfc-ativo-80-plus-bronze-_JMhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553853263-fonte-ocz-750-w-real-fatal1ty-ocz750ftynp-750w-pfc-ativo-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559408048-fonte-corsair-750w-reais-modular-cx-series-cx750m-750-w-_JM

Ql a melhor? Ou outra q seria boa..

então, faz mal ligar o pc nesse nobreak?

E o que pode ser o problema da minha fonte atual? Muito obrigado pela ajuda!

Postado

É, acho que foi isso mesmo... É possível ligar o PC em um filtro de linha, e o filho de linhar ligar no nobreak? Ou sei lá, qualquer modo.
Pois é extremamente importante que o PC não desligue com quedas de energia... Minha cidade é uma *****, e não é raro a energia cair por 1 segundo.
E eu jogo poker online... E MUITA informação gravada durante horas de jogo se perdem dessa maneira... Por isso é essencial que o PC não desligue, que pelo menos dê tempo para mim desliga-lo...

E quanto as placas, ainda não sei... Mas penso que mais ou menos uma Radeon R9 280X ou 290X

• Membro VIP
Postado

A escolha do tipo de no-break e o dimensionamento do mesmo, estão ambos mal pensados ai na sua config..

A começar pelo tipo de no-break (se você desconhece os três principais tipos leia isso dai: Entenda os diferentes tipos de no-break )  Em lendo isso dai vais notar que para usar em fontes com PFC ativo o no-break deve ser do tipo que gera forma de onda senoidal pura, que não é o caso desse seu ai, que gera forma de onda retangular, que o depto de marketing das empresas que os fabricam costumam chamar de semi-senoidal, pseudo senoidal ou senoidal por aproximação... Pura enrolação para evitar dizer que não é senoidal puro..

O tipo de no-break que deverias ter ai, como ideal, deveria ser um de dupla conversão, que sempre gera forma de onda senoidal pura. ou alternativamente até poderia ser um interativo, com geração senoidal pura, mas nunca um interativo com geração de forma de onda retangular como esse seu dai, matador de fontes..

Em seguida a questão do dimensionamento do mesmo.. Tens uma fonte com PFC ativo de 500 Watts e provavelmente um monitor, ambos ligados ao no-break. Para bem calcular a mínima potência que um no-break deveria poder entregar para uma config assim se calcula desse modo: Pmin = 500/0,82 + 40 = 650 Watts como mínima potência que o no-break deveria poder entregar..

Seu no-break, visto desde seu manual de especificações mostra as seguintes descrições:

Potência máxima: 700 VA

Fator de potência: 0,7

Isso dai define qua a máxima potência, em Watts, que o mesmo pode entregar é de 600 VA x 0,7 = 490 Watts, muito abaixo dos 650 Watts por nós calculados. Na verdade 490/650 = 25% abaixo do que de veria ser..

Se aumentares a fonte para 750 Watts a coisa vai piorar e muito...  Pela escolha errado do tipo de no-break e pelo dimensionamento extremamente fraco do mesmo..

Postado

Muito bom o topico explicandom...

Hmm... é, posso me livrar dele então.

Nunca havia usado nobreak, ai sem precisar comprei qualquer um. é, vou vender o nobreak e comprar um filtro de linha... quando ganhar na megasena compro o nobreak certo.

Mas e a fonte, tem conserto?

Postado

Muito bom o topico explicandom...

Hmm... é, posso me livrar dele então.

Nunca havia usado nobreak, ai sem precisar comprei qualquer um. é, vou vender o nobreak e comprar um filtro de linha... quando ganhar na megasena compro o nobreak certo.

Mas e a fonte, tem conserto?

A Corsair dá garantia de 3 anos, se não me falhe a memória.. Vale entrar em contato com eles..

Postado

Garantia se foi a algum tempo.. com o lacre estragado acidentalmente..

Mas então, acho q vou comprar uma 750v e plugar direto na tomada. Seria boa para uma R9 290x? Ql o modelo mais indicado?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!