Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Energia] Desempenho


Posts recomendados

Não sei se é impressão minha, mais liguei meu pc direto na tomada e ele tava normal, agora com a compra de um filtro de linha me parece que demorou a inicializar um pouco. Tem algo haver? Pode acontecer?


Mesmo o filtro não sendo tão bom, pode trazer algum problema a máquina? Aconselham a desligar o filtro sempre que desligar o pc?


Minha fonte de alimentação é uma corsair cx430.


 


Abraços..


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não sei se é impressão minha, mais liguei meu pc direto na tomada e ele tava normal, agora com a compra de um filtro de linha me parece que demorou a inicializar um pouco. Tem algo haver? Pode acontecer?

Mesmo o filtro não sendo tão bom, pode trazer algum problema a máquina? Aconselham a desligar o filtro sempre que desligar o pc?

Minha fonte de alimentação é uma corsair cx430.

 

Abraços..

 

Não acho que tenha algo a ver uma coisa com outra. Com relação à desligar o filtro de linha, não vejo nenhuma necessidade. Pense: se você deixasse ele ligado direto na tomada, como é comum, não teria como "desligar a tomada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a desligar o filtro, digo pois caso o pc esteja desligado e o filtro não, vai continuar passando energia pra fonte que pode correr riscos.

A maioria das fontes atuais, as de ponta e as meia-boca também, tem um botão próprio de Liga \ Desliga.. Só desligar a fonte nesse caso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você fica preocupado em desligar ou não a chave do filtro de linha. Saiba que ela desliga a energia se e somente se sua tomada for tripolar e estiver 100% de acordo com a distribuição de fase, neutro e terra em seus terminais, mesmo se por acaso ai não tiver aterramento..

Suas tomadas são tripolares??

Os plugs são tripolares??

Usas alguma espécie de adaptador no plug AC???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As tomadas de minha casa não são tripolares por fim os plugs então também não, ou seja, não tem aterramento certo?

Se eu desligar o pc, e deixar o filtro ligado a fonte continua recebendo energia e depositando-a na placa?

Pois e, te preocupas com tantas baboseiras mas essa questão, das mais importantes, manter as tomadas e plugs tripolares que garantirão que sempre o fios fase (que é aquele que apresenta potencial elétrico) esteja no lugar certo, para que passe no fusível, para que seja interrompido pelas chaves, seja da fonte seja do estabilizador (maldito) seja do filtro de linha, isso nem o preocupa..

 

Te informe mais rapaz.. Faça a coisa certa uma vez pelo menos..  Mesmo que não tenhas aterramento use o sistema de 3 vias na alimentação, pois ele impede de ligares de modo errado, invertido...

Te informe como deve ser a distribuição dos fios em uma tomada tripolar, tenha ou não aterramento...

 

Quanto ao filtro de linha, veja ai as vantagens de seu uso: As 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois e, te preocupas com tantas baboseiras mas essa questão, das mais importantes, manter as tomadas e plugs tripolares que garantirão que sempre o fios fase (que é aquele que apresenta potencial elétrico) esteja no lugar certo, para que passe no fusível, para que seja interrompido pelas chaves, seja da fonte seja do estabilizador (maldito) seja do filtro de linha, isso nem o preocupa..

 

Te informe mais rapaz.. Faça a coisa certa uma vez pelo menos..  Mesmo que não tenhas aterramento use o sistema de 3 vias na alimentação, pois ele impede de ligares de modo errado, invertido...

Te informe como deve ser a distribuição dos fios em uma tomada tripolar, tenha ou não aterramento...

 

Quanto ao filtro de linha, veja ai as vantagens de seu uso: As 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha      

Não entendi muito bem o que disse, mais pelo o que entendi teria que trocar todas as tomadas da casa por tripolares? Como usar os de 3vias se minha tomada são somente duas? A tomada do filtro é tripolar, sendo assim ligo ela em um ''T'' e ligo na tomada que tem somente duas vias.

 

Enquanto ao uso do filtro, vou dar uma lida sim, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi muito bem o que disse, mais pelo o que entendi teria que trocar todas as tomadas da casa por tripolares? Como usar os de 3vias se minha tomada são somente duas? A tomada do filtro é tripolar, sendo assim ligo ela em um ''T'' e ligo na tomada que tem somente duas vias.

 

Enquanto ao uso do filtro, vou dar uma lida sim, obrigado!

Desse modo, com plugue de duas vias, podes inserir o mesmo de um modo ou de outro, girando ele 180 graus. Só uma delas estará correta. O plugue de 3 vias, polarizado que é, impede de inserir do modo errado.

Note como deve ser a distribuição em uma tomada de 3 vias:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

 

Note que todo o cabeamento de um PC tem determinado onde deve estar o L (linha ou fase) , N (neutro) e G (terra)

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

 

Os plugues também tem a polaridade definida e pasme, todos eles convergem para deixar o fio fase no correto lugar.

Plugnacional01_zps98816880.jpg

 

Ao usares um plugue de duas vias, um T ou um adaptador, botas fora todas essas convenções e corres o risco de fazer a coisa errada em 50% dos modos de inserir o plugue..

 

Isso é mais importante do que saber se deves ou não desligar o filtro de linha... Com o fio fase fora de seu lugar de nada adianta desligar nem a chave da fonte nem a chave do filtro de linha, pois a energia (o fio fase) não será interrompida..

 

Quanto a trocar todas as tomadas de sua casa, evidentemente que não necessita.. Somente troque as tomadas aonde se vai ligar esses plugues tripolares, de seu PC, eventualmente de uma impressora, ou quem sabe de um Televisor, sei lá, você vê ai.,.

 

Equipamentos e dispositivos que não necessitam ser alimentados com o fase no local correto não possuem pinos tripolares (refrigerador, batedeira, televisor algumas vezes, equipamento de áudio etc... ) Ai deixe as tomadas bipolares...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O adaptador que estou ligando o filtro é identico ao NEMA 5, porém um pouco mais aberto possibilitando o terra da tomada se encaixar bem, devido a isso creio eu que estou ligando de forma correta pois o terra não fica pra fora.

Não consegui entender o que citastes ai acima.. Fotos ajudariam.. ou links de fotos na internet.. Do adaptador, do que queres dizer..

 

A pergunta e... Consegues inserir o conjunto plug + adaptador na tomada de dois distintos modos, um 180 graus defasado de outro??  Se sim tens ai um problema...

 

Acho que ainda não entendeste o real problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Disse que o fio fase não pode ficar fora do lugar certo?

O giro de 180° correto é o que todos os 3 plugs se encaixem no adaptador certo? Que nenhum fique pra fora!

Acho que estou falando russo...

Imagine uma tomada e imagine que seu fio fase esteja ligado em seu buraco da direita..

Se colocares um plug de dois pinos de modo correto o fio fase vai entrar no fio correto. Se tirares o plug e deres um giro nele, de 180 graus, como se fosse das 12 horas para as seis horas, e novamente plugares na tomada,m se antes estava correto agora não vai estar.. Simples..

Você sempre terá 50% de chances de fazer a coisa certa, Será que vou ter de desenhar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que estou falando russo...

Imagine uma tomada e imagine que seu fio fase esteja ligado em seu buraco da direita..

Se colocares um plug de dois pinos de modo correto o fio fase vai entrar no fio correto. Se tirares o plug e deres um giro nele, de 180 graus, como se fosse das 12 horas para as seis horas, e novamente plugares na tomada,m se antes estava correto agora não vai estar.. Simples..

Você sempre terá 50% de chances de fazer a coisa certa, Será que vou ter de desenhar????

Correto, acho que agora entendi, obrigado.

Enquanto ao tópico cara, tenha paciência, não é qualquer um que possui o seu entendimento ou consegue absorve-lo com facilidade! Como você mesmo disse, o fórum ta ai pra isso mesmo, caso se sinta desconfortável ou impaciente em responder, por favor, não responda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Correto, acho que agora entendi, obrigado.

Enquanto ao tópico cara, tenha paciência, não é qualquer um que possui o seu entendimento ou consegue absorve-lo com facilidade! Como você mesmo disse, o fórum ta ai pra isso mesmo, caso se sinta desconfortável ou impaciente em responder, por favor, não responda.

Nem e uma questão de desconforto ou impaciência mas sim a necessidade de um esforço maior de parte do demandante para tentar entender..

Não lhe parece simples... Fio fase, aquele que carrega o potencial elétrico, só tem um entrando em seu PC e ele deve entrar somente em um dos fios, não no outro. A tomada e o plug de dois polos permite dois diferentes modos de inserir o plug na tomada. Um será o correto e o outro não..

Agora tente fazer o mesmo com uma tomada de 3 vias e verás que é impossível e que o fio fase sempre entrará em seus equipamentos aonde o seu fabricante assim previu e aonde ele colocou fusível, indutores, filtros, chaves etc..

É simples e uma tomada de 3 vias tem sua função mesmo que não tenhas aterramento ai na mesma. Ela polariza de modo correto a entrada de energia em seus equipamentos..

Se não colocas isso de acordo aumentas a probabilidade de se tomar choque (aqueles ao tocar o gabinete) aumenta a chance de se ter faísca na conexão de cabos entre periféricos tais como impressoras, scanners, equipamento de áudio, introduz ruído nesse áudio etc..

Além do que, ao desligares a fonte ou o filtro, pela suas chaves, bem podes continuar com a alimentação do fio fase adentrando o PC.. Chave desliga o fio fase, se ele não estiver onde deve estar, não desliga.   Em situações de anormalidade é bom, é necessário que isso dai esteja corrigido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem e uma questão de desconforto ou impaciência mas sim a necessidade de um esforço maior de parte do demandante para tentar entender..

Não lhe parece simples... Fio fase, aquele que carrega o potencial elétrico, só tem um entrando em seu PC e ele deve entrar somente em um dos fios, não no outro. A tomada e o plug de dois polos permite dois diferentes modos de inserir o plug na tomada. Um será o correto e o outro não..

Agora tente fazer o mesmo com uma tomada de 3 vias e verás que é impossível e que o fio fase sempre entrará em seus equipamentos aonde o seu fabricante assim previu e aonde ele colocou fusível, indutores, filtros, chaves etc..

É simples e uma tomada de 3 vias tem sua função mesmo que não tenhas aterramento ai na mesma. Ela polariza de modo correto a entrada de energia em seus equipamentos..

Se não colocas isso de acordo aumentas a probabilidade de se tomar choque (aqueles ao tocar o gabinete) aumenta a chance de se ter faísca na conexão de cabos entre periféricos tais como impressoras, scanners, equipamento de áudio, introduz ruído nesse áudio etc..

Além do que, ao desligares a fonte ou o filtro, pela suas chaves, bem podes continuar com a alimentação do fio fase adentrando o PC.. Chave desliga o fio fase, se ele não estiver onde deve estar, não desliga.   Em situações de anormalidade é bom, é necessário que isso dai esteja corrigido..

Correto Obrigado, to estranhando é a inicialização do pc. Não sei se foi por que coloquei uma placa de video ou por que liguei ele no filtro, mais ele ta meio que demorando a inicializar (aparecer os ícones do desktop etc..), depois que inicializa, ele trabalha normal ....

Estranho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fácil.. Retorne para como ligavas ele antes e verifique o que acontece, mas cronometre e não fique no achismo..

 

Você tem a faca e o queijo ai.  Só você, mais ninguém, seria capaz de fazer isso, essa experiência. Desse modo nem adianta muito perguntar..

 

Mas se quiseres uma resposta apostaria 100 contra um que placa de vídeo, e/ou o driver dessa placa de vídeo são muito mais capazes de atrasar a inicialização do que a ligação via filtro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fácil.. Retorne para como ligavas ele antes e verifique o que acontece, mas cronometre e não fique no achismo..

 

Você tem a faca e o queijo ai.  Só você, mais ninguém, seria capaz de fazer isso, essa experiência. Desse modo nem adianta muito perguntar..

 

Mas se quiseres uma resposta apostaria 100 contra um que placa de vídeo, e/ou o driver dessa placa de vídeo são muito mais capazes de atrasar a inicialização do que a ligação via filtro...

Irei testar e postar aqui, o filtro creio que não é mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...