Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte DC com ruido


mangekyo
Ir à solução Resolvido por mroberto98,

Posts recomendados

olá amigos.

 

tenho uma fonte DC aqui que uso a algum tempo e agora atentei para um problema. quando mexendo num circuito montado na proto, encostei num dissipador montado num 7805 e percebi uma leve fisgada. quando medi com o multiteste, para minha surpresa, tanto o positivo quanto o negativo da minha fonte marcavam 150VAC com o terra da tomada. logo pensei que talvez o transformador da fonte fosse um autotransformador, mas medindo, constatei que se trata realmente dum transformador, isolado eletricamente entre primário e secundário. tentei aterrar o núcleo do transformador mas não surtiu efeito. estou pensando em por um capacitor entre o negativo da fonte e o terra para eliminar este nível AC mas gostaria antes da opinião dos colegas do fórum. será que isto realmente vai adiantar para eliminar o problema ou há outra solução que posso usar para isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só uma capacitância parasita entre bobinas do primário e bobinas do secundário. 

Neste capacitor as duas bobinas são os eletrodos e a isolação entre elas o dielétrico. Em fim.... Um capacitor.

O que circula é uma pequena corrente elétrica derivada desta reatância capacitiva. Circula da fase ou das fazes, para terra.

 

Aterre o negativo da fonte e estará resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor entre o negativo do primário e negativo do secundário é instalado para reduzir ruído de alta frequência na saída, já que do ponto de vista da segurança é pior tê-lo, pois permite vazamento de corrente - apesar de normalmente ser usado um capacitor Y, que não falha em curto, e 99.9999999% das fontes chaveadas usam esse recurso e conseguem passar nos testes de segurança.

Eu nunca vi algo desse tipo em uma fonte linear, somente em fonte chaveada. Talvez porque não é possível determinar com certeza se o capacitor vai ser ligado ao neutro, pois, caso ele seja ligado ao fase, a corrente pode atravessar o capacitor e causar o aparecimento de uma tensão relativamente alta no secundário, enquanto que numa fonte chaveada, teoricamente só existe DC no primário, pois o negativo do primário vem de uma ponte retificadora, assim (teoricamente) não deveria ocorrer vazamento por esse capacitor.

Como o vazamento de corrente está ocorrendo pelo transformador, seria melhor aterrar o negativo do secundário ou trocar o transformador por um de construção que apresente maior isolação entre os enrolamentos, de modo que esse vazamento seja menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!