Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
misterjohn

RESOLVIDO Situação Real ou Só em Filmes de Ação?

Recommended Posts

Muitas vezes estamos vendo filmes de ação onde um grupo analisa uma imagem ou vídeo, em um determinado momento alguém fala: Para, volta um pouco, mais um pouco, ai, agora amplia tal coisa em tal lugar; e com isso eles conseguem aumentar parte da imagem, deixando nítida e com isso obtendo pistas para solução do caso.

Mas isso é possível mesmo ou é coisa de cinema, porque com o equipamento rudimentar que temos em casa, qualquer tentativa de aumento acarreta distorção total.

Agora quando o material é concebido para esse fim, ai qualquer um pode fazer que funciona como abaixo:

Clicando abaixo, após o carregamento da figura, de um zoom na multidão ou em qualquer local para ampliar e aguarde imagem se auto definir.

http://www.gigapixel.com/image/gigapan-canucks-g7.html

Das duas uma, ou é filme ou é algo feito para funcionar assim, do contrário não funciona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coisa de filme. O site que você linkou usa uma foto com uma resolução muito alta, por isso é possível dar tanto zoom sem perda de qualidade. Nem a pau que você vai conseguir reconhecer o rosto do suspeito, que está lá no cantinho da foto, a 1 km de distância, só dando zoom, em uma foto tirada por um celular lixo com resolução VGA  :rolleyes:

Parafraseando algo que eu falei em outro tópico: É muito difícil uma obra de ficção retratar algo de forma real  :rolleyes:

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende de n fatores, do que se busca enxergar, origem, etc.

 

Mas de modo geral o "zoom" é limitado pela qualidade da origem.

 

Alguns programas conseguem utilizar filtros que conseguem extrair informações de vídeos usando um sistema que analisa os quadros (fotos) e melhora a qualidade do zoom final.

 

Um exemplo claro do que se pode fazer com os filtros corretos pode ser visto aqui.

 

Como agora muito do conteúdo é digital e em HD é possível extrair melhores informações do que quando se era analógico (usando fitas k7) por exemplo, que o sistema de gravação por si só inseria uma série de ruídos que atrapalhavam a melhoria de imagem. Claro que hoje existe compactação, mas como ela usa um algoritmo ela pode ser mais facilmente "revertida".

 

 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×