Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

O teclado do meu notebook está com várias teclas sem funcionar, devido a um rompimento nas trilhas de seu conector.

Preciso de sugestões de como reparar essas trilhas, já tentei emendar algumas com grafite de lápis e algumas teclas voltaram a funcionar, mas onde o rompimento é mais profundo não funciona.

Como o espaçamento das trilhas é muito pequeno (menos de 1mm), não acredito que eu conseguiria conectar as trilhas com uma solda.

Seguem fotos da trilha rompida e com uma trena para ter noção do tamanho.

20140806_220917.jpg

20140806_224148.jpg

Qualquer sugestão é bem vinda, não estou com vontade de gastar quase 100 reais em um teclado novo  :mellow:

Postado

1 - Fixe a fita sobre uma base.

2 - Limpe a parte onde há interrupção da trilha.

3 - Use aquelas lentes fixas à testa.

4 - Fixe uma agulha em um lápis, formando um ângulo entre eles de aprox. 120º.

5 - Unte apenas a ponta da agulha na tinta condutiva com prata. Não é cara. Já usei em um controle remoto com sucesso. Use o mínimo para não borrar.

6 - Entre em um estado de relaxamento e paciência e  tente unir as partes interrompidas.

7 - Depois de uni-las, deixe secar por 24 horas.

Deve dar certo.

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

Opa, não conhecia essas tintas condutivas, parece ser bastante apropriada para esse tipo de reparo. Vou ver se encontro em minha cidade, caso contrário comprar na Internet.

Obrigado pela dica, quando estiver com a tinta em mãos posto o resultado aqui  :)

• 9 meses depois...
Postado

Bem, em um teclado comum, mas parecido, não é possível encostar o ferro, pois a liga é de plástico.

Com o grafite, devido ao espaço não deu certo mesmo.

Então descasquei um fio bem fino, com a ajuda de uma pinça o entortei para ficar no formato exato da trilha.

Em seguida o colei com um durex de qualidade e então fiz pressão, forçando-o a estabelecer contato.

Deu certo, tive que refazer 5 trilhas uma ao lado da outra como o do colega.

Obs: Não teria feito isso se tivesse uma caneta própria para isso, mas o problema nos aguça a criatividade.

• 1 ano depois...
Postado

Opa, recentemente tentei realizar um conserto de teclado usando as dicas do youtube. Uma mistura de grafite em pó com base de unhas e não funcionou. Primeiro precisei explicar para a vendedora na farmácia que a base de unhas era para consertar um notebook e não para uso próprio. kkkkkkkk. Logo depois levei um dia inteiro desmontando o teclado e usando a mistura em algumas trilhas rompidas. Depois testando com o multímetro, descobri que passa corrente nas emendas, porém é tão fraca que o multímetro nem chega a bipar medindo a continuidade. Perdi meu tempo e comprei um teclado novo. Talvez eu tente a tinta condutiva numa próxima experiência.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!