Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Dell Inspiron 15 Série 5000 [5547 Brasil]


Miller Rangel

Posts recomendados

Não concordo com tu. Maioria dos note vem com esse HD da Seagate. Esse modelo da Dell e incrivel, gostei demais dele, não chega perto do XPS mais na faixa de preço você não consegue. Asus tem otimos note mais nenhum full hd por R$3000.  Os outros não levo em consideração pois são ruim. Acer, HP.

 

A Avell e power não sei o que, tem note full hd mais me diz que aqueles note com acabamento feio e note mais pesado do que da Dell. Note da Dell ja e pesado imagina da Avell e power.

 

Me fala alguma marca que envia a midia do windows pelo pendrive para você formatar ? 

Qual marca que tem garantia 1 dia uteis na sua casa para consertar ?

 

 

minha opinião cara você concordando comigo ou nao nao vai mudar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei direto o instalador do site da AMD e funcionou (Windows 8.1)

 

Halyson no meu foi tranquilo cara!!! Estava dando erro, porque eu deixei baixando o driver da placa de vídeo.. Ai por ser um pouco pesado, e minha net horrível, n baixou tudo e na hora de instalar ficou dando erro, ai depois eu vi q não tinha baixado tudo...

 

Hj navegando na net e pesquisando mais sobre a nossa placa de video.. eu achei esse driver mais atualizado do que o disponível no site da dell e vou instalar ele:

 

http://support.amd.com/pt-br/download/mobile?os=Windows%208.1%20-%2064

 

Tenta lá e me diz o que achou.. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou postando aqui pela primeira vez para agradecer ao Miller Rangel e a todos os que postaram aqui as suas percepções e experiências com este note.

Eu acabei de receber o meu e espero não ter problemas com ele. Apesar que o track pad não está tão bem alinhado ao notebook no lado direito mas não sei se é motivo para acionar a garantia porque é coisa mínima, ainda assim é meio chato.

 

Oura coisa que eu achei diferente é a bios, pois não não faço ideia de como colocar para iniciar um S.O (linux) pela USB. Se alguém souber me dê um help aqui.

 

Agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Halyson no meu foi tranquilo cara!!! Estava dando erro, porque eu deixei baixando o driver da placa de vídeo.. Ai por ser um pouco pesado, e minha net horrível, n baixou tudo e na hora de instalar ficou dando erro, ai depois eu vi q não tinha baixado tudo...

 

Hj navegando na net e pesquisando mais sobre a nossa placa de video.. eu achei esse driver mais atualizado do que o disponível no site da dell e vou instalar ele:

 

http://support.amd.com/pt-br/download/mobile?os=Windows%208.1%20-%2064

 

Tenta lá e me diz o que achou.. Abraço

Essa semana a AMD lançou os drives novos (versão 14.12). Eu já baixei e instalei mas não senti melhoria nenhuma. Tudo rodando bem do mesmo jeito.

Tem o link do driver compativel meu caro Halyson?

http://www2.ati.com/drivers/auto/autodetectutility.exe

 

Execute e ele identificará o drive correto. Muito provavelmente será a versão mais nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou postando aqui pela primeira vez para agradecer ao Miller Rangel e a todos os que postaram aqui as suas percepções e experiências com este note.

Eu acabei de receber o meu e espero não ter problemas com ele. Apesar que o track pad não está tão bem alinhado ao notebook no lado direito mas não sei se é motivo para acionar a garantia porque é coisa mínima, ainda assim é meio chato.

 

Oura coisa que eu achei diferente é a bios, pois não não faço ideia de como colocar para iniciar um S.O (linux) pela USB. Se alguém souber me dê um help aqui.

 

Agradeço a todos.

 

Quando você ligar o note ficar apertando a tecla F12, lá vai aparecer as opção de boot. E so escolher a opção do USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou postando aqui pela primeira vez para agradecer ao Miller Rangel e a todos os que postaram aqui as suas percepções e experiências com este note.

Eu acabei de receber o meu e espero não ter problemas com ele. Apesar que o track pad não está tão bem alinhado ao notebook no lado direito mas não sei se é motivo para acionar a garantia porque é coisa mínima, ainda assim é meio chato.

 

Oura coisa que eu achei diferente é a bios, pois não não faço ideia de como colocar para iniciar um S.O (linux) pela USB. Se alguém souber me dê um help aqui.

 

Agradeço a todos.

A primeira coisa que você tem que fazer é desabilitar o boot seguro, se isso estiver habilitado não vai conseguir dar boot em nada alem do HD, assim depois se o linux que você tem disponivel der para ser executado em modo UEFI vai aparecer em listas de boot UEFI, se não, vai ter que ir embaixo e ativar la para mostrar boot UEFI e legacy, depois de ativado, só selecionar no legacy o USB e dar o boot no pendrive.

 

Essa semana a AMD lançou os drives novos (versão 14.12). Eu já baixei e instalei mas não senti melhoria nenhuma. Tudo rodando bem do mesmo jeito.

http://www2.ati.com/drivers/auto/autodetectutility.exe

 

Execute e ele identificará o drive correto. Muito provavelmente será a versão mais nova.

Miller, no seu notebook, quando atualizou os drivers de video, lá no gerenciador de dispositivos o nome da placa de video mudou para r7 m260? Aqui no meu testei todos os driver lançados e apenas o da DELL funcionou 100%, todos os outros da AMD quando atualizava, mudava para a r7 m260 e quando eu abria um jogo como o League of Legends, o jogo ficava todo bugado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que você tem que fazer é desabilitar o boot seguro, se isso estiver habilitado não vai conseguir dar boot em nada alem do HD, assim depois se o linux que você tem disponivel der para ser executado em modo UEFI vai aparecer em listas de boot UEFI, se não, vai ter que ir embaixo e ativar la para mostrar boot UEFI e legacy, depois de ativado, só selecionar no legacy o USB e dar o boot no pendrive.

 

Miller, no seu notebook, quando atualizou os drivers de video, lá no gerenciador de dispositivos o nome da placa de video mudou para r7 m260? Aqui no meu testei todos os driver lançados e apenas o da DELL funcionou 100%, todos os outros da AMD quando atualizava, mudava para a r7 m260 e quando eu abria um jogo como o League of Legends, o jogo ficava todo bugado.

Sim. R7 M260. Mão o "M260" é apenas pra indicar a família que pertence a placa. Atualizei para os drives novos e não senti melhora alguma. Eles mesmos anunciaram que em jogos específicos iríamos ter até 15% de melhoria no gameplay. Um desses jogos era Batman Arkhan Origins, que eu terminei de jogar essa semana, e não notei melhoria. Está bem flúido como sempre esteve! O FPS continua a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, boa noite.

 

Eu adquiri esta máquina e notei alguns "detalhes " nela. Antes disso, eu quero informar que instalei o Windows 8.1 Pro x64 pois possuo uma lincença da dream spark.

 

1. Eu observei, tanto nesse sistema quanto nas telas da Dell ( setup e diganóstico) que a tela mostra os pixels. Em cores claras com azul, você consegue ver os pixels. É importante considerar que é a primeira tela que vejo isso. Resolução da tela: 1366 x 768

 

2- O Windows mostrava um tempo de carga de quase 6 horas da primeira vez e agora, nas mesmas condições só mostra 4 horas 

 

3- Toda a vez que tiro da tomada, ela já aparece em 95%, mesmo eu tendo carregado totalmente( segundo o próprio indicador do Windows) 

 

Obrigado pelas respostas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, boa noite.

 

Eu adquiri esta máquina e notei alguns "detalhes " nela. Antes disso, eu quero informar que instalei o Windows 8.1 Pro x64 pois possuo uma lincença da dream spark.

 

1. Eu observei, tanto nesse sistema quanto nas telas da Dell ( setup e diganóstico) que a tela mostra os pixels. Em cores claras com azul, você consegue ver os pixels. É importante considerar que é a primeira tela que vejo isso. Resolução da tela: 1366 x 768

 

2- O Windows mostrava um tempo de carga de quase 6 horas da primeira vez e agora, nas mesmas condições só mostra 4 horas 

 

3- Toda a vez que tiro da tomada, ela já aparece em 95%, mesmo eu tendo carregado totalmente( segundo o próprio indicador do Windows) 

 

Obrigado pelas respostas. 

Entrei em contato com a Dell, sobre a questão do tempo de duração da bateria, e eles me informaram que o tempo é de 4 horas realmente, não é de até 7, segundo eles não tem nenhuma bateria da dell que dure esse tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei em contato com a Dell, sobre a questão do tempo de duração da bateria, e eles me informaram que o tempo é de 4 horas realmente, não é de até 7, segundo eles não tem nenhuma bateria da dell que dure esse tempo.

Dura até 8 h em condição ideal, eu sei disso pois usei o pc em uma prova onde eu só o utilizei para consulta, assim fiquei 2h com o pc ligado em tabelas, pdfs etc. De 100%, ficou 75% quando terminei o uso, e ainda indicava 6h de bateria. O computador estava no modo de economia com o wireless ligado e brilho em 30% por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse marcador do windows é todo bugado, fica oscilando muito, usa outro software como o Battery care, ele mostra com precisão maior.


Veja tambem se está no modo de economia de energia ou alto desempenho. No alto desempenho o processador só trabalha em frequência alta e consome muito, se colocar em economia, o pc força a redução mas nada de alarmante, da para navegar de boa e fazer trabalhos, e no modo equilibrado ou dell, é o mix, nesse dura no máximo 3h enquanto no alto desempenho deve durar 2h a 3h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

 

o meu chegou esta semana e achei uma máquina muito boa. Procurava um notebook com resolução Full HD e bom preço. Tem um Asus que até tinha preço melhor, mas acabei escolhendo o Dell pela minha boa experiência com essa linha. Nos últimos anos vários notebooks foram pro saco e o único que ainda funcionava aqui em casa era um Inspiron 1525 comprado há 6 anos e que já sofreu bastante.

 

Do que o pessoal tem comentado, gostei muito do teclado e da tela também. O som até que é bom para um notebook. O encaixe do touchpad parece feito com pouco capricho, como o pessoal já colocou fotos ali acima, mas não incomoda.

 

O teclado é bem silencioso e confortável e ganha mais pontos por ter os dois ctrls e as teclas dedicadas de PgUp, Home,...

Testei pouco a bateria, mas não espero mais de 3 horas. São só 43 Wh e a tela tem 15,6 polegadas...

 

Única coisa que tem me incomodado é o desempenho do wifi. Vinha percebendo uma queda na qualidade da conexão quando ia pro andar de cima (o roteador está em baixo).

Hoje quando estava copiando arquivos através da rede pude fazer um teste mais concreto:

post-337096-0-15133000-1419077723_thumb.
Apesar de outro andar, a distância é bem pequena, uns 5 metros na horizontal. No andar de cima, a indicação de sinal fica em 3 barrinhas, o que não justificaria essa queda na velocidade.
Com outros notebooks e com os celulares não se percebe qualquer diferença na conexão em qualquer ponto da casa.
 
Alguém percebe isso também? Já resolveram?
Acredito que seja problema de driver do wireless. Vou dar uma pesquisada se há uma solução para isso e se descobrir alguma coisa trago aqui.

 

Abraços

post-337096-0-15133000-1419077723_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é a versão com full HD, então não sei lhe dizer. Mas te falo que computadores em resolucão HD e com telas grandes, você vê os pixels normalmente. Não acho que seja algum problema.

 

É, eu sei que dá para ver, mas não a uma distância de 50 cm. Eu comparei esta tela com notebooks ordinários, com a mesma resolução e neles não vejo a "malha" da imagem a uma distância de 50 cm. Já o da Dell vejo. E fica pior quando a cor é uma cor clara. Chega a ser uma tela ridícula.

 

Entrei em contato com eles mas o cara disse que era do sistema operacional( eu acho que ele queria me enrolar ou vai ver que ele achava isso mesmo).

 

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, segui as dicas do Igor Furquim lá na página 9 do tópico sobre o Inspiron 5447:

 

 

 

...

 

Problema ainda persistia, mas, acho que consegui encontrar a solução.

 

Bom, para mim resolveu o problema, espero que alguém teste e poste aqui.

 

Após atualizar o driver, fui na configuração de energia.

 

Vá no perfil Dell, e tem a opção do wireless, por padrão vem como “economia de energia”

 

Alterei para “melhor desempenho” (acho que está assim, não estou com o note)


 

 

Não resolveu completamente, mas parece que ajudou. Repeti o teste:

post-337096-0-68934700-1419091643_thumb.

(o patamar de velocidade no segundo andar agora é 13 Mbps, no teste anterior foi 5 Mbps.)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, estou pensando em aposentar meu notebook Hp que esquenta mais que uma torradeira  :mad: e adquirir esse modelo da Dell (Inspiron 15 5000). Porém dois pontos estão me preocupando e gostaria da opinião daqueles que o adquiriu. O 1º é a questão do Wifi desse modelo. No meu caso irei utiliza-lo majoritariamente em casa e o roteador deve ficar a mais ou menos 2 metros de distância. Será que terei problemas em utiliza-lo nessas condições?

O 2º ponto é a questão das temperaturas. Aplicações pesadas podem causar o superaquecimento dele, ou posso ficar tranquilo quanto a isso? Costumo utilizar aplicações um pouco pesados como Autocad, Revit, [...], e de jogos apenas LoL.

 

Desde já agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, estou pensando em aposentar meu notebook Hp que esquenta mais que uma torradeira  :mad: e adquirir esse modelo da Dell (Inspiron 15 5000). Porém dois pontos estão me preocupando e gostaria da opinião daqueles que o adquiriu. O 1º é a questão do Wifi desse modelo. No meu caso irei utiliza-lo majoritariamente em casa e o roteador deve ficar a mais ou menos 2 metros de distância. Será que terei problemas em utiliza-lo nessas condições?

O 2º ponto é a questão das temperaturas. Aplicações pesadas podem causar o superaquecimento dele, ou posso ficar tranquilo quanto a isso? Costumo utilizar aplicações um pouco pesados como Autocad, Revit, [...], e de jogos apenas LoL.

 

Desde já agradeço a todos.

 

Amigo, se puder encolher outra marca, eu creio que seja uma boa. A Dell( segundo meus padrões) está muito aquém do que eu julgo satisfatório. Eu falo com atendentes, eles não respondem direito, eu mandei email para o supervisor, ele disse que estava com muito emails e não pode responder, etc. 

 

Falhas que eu encontrei no meu.

 

 

1. A rede wireless é uma negação. É incrível como eu, a menos de 2 metro do roteador, o Wifi não consegue atingir os 15 Mbps da minha internet. Outros notebooks conseguem tranquilamente.

 

2. A tela do meu ( 1366 x 768 ) é uma negação. Eu consigo ver os pixels a 50 cm de distância ( para cores claras). Primeiro notebook que vejo isso e olhe que tinha antes um Acer daqueles baratinhos, tem um samsung barato aqui em casa;  nunca vi disso. Ambas em mesma resolução e mesmo tamanho de tela.

 

 

3. Quanto ao aquecimento, para mim ão me incomodou, mas sinto um pouco quente na parte do teclado numérico e no canto direito, logo abaixo do teclado numérico. Fica morno com uso normal. Não estressei ele por horas pra ver o que acontece.

 

 

Conclusão geral sobre a máquina: É uma máquina bonita, razoavelmente bem acabada, mas se puder achar um outro notebook de outra marca eu acho uma melhor ideia. Não espere muito dessa máquina. Embora seu valor seja alto, não poderá esperar alguns detalhes como esse. Se tiver paciência para pagar um valor desses numa máquina destas e ter que ficar correndo atrás pra arrumar wireless, e ter problemas em distâncias maiores e não se preocupar com a questão da tela, compre esta. Caso contrário, fuja desta máquina.

 

O grande problema desses tipos de produto é a frustração do consumidor, pois você, devido à marca e ao valor, esperava no mínimo um produto que você compra e não se preocupa com nada.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima

 

Obrigado, funcionou.

 

@Daniel Souto

 

A falta de opções, variedade e preço no brasil é complicado.

Me parecia a melhor opção dentro do meu orçamento e características como tamanho de tela, fullhd, memória, espessura do do aparelho e assim por diante.

Eu nem procuro mais na net porque eu sou meio azarado e é capar de eu encontrar um cluster por $1500 em 10x no boleto :P

E sim, o atendimento da dell está displicente.

 

@ursoouindio

 

O meu trackpad está por alguns microns desalinhado no lado direito. por pouco eles não encaixam com perfeição, mas vou deixar assim sem reclamar.

 

 

Só queria saber dos outros usuários se com o google chrome fica com as letras e tudo pequeno? Navegando com o IE e o resto do note está tudo normal. É só no chrome mesmo.

 

Editando p/ incluir outra pergunta:

 

No note de vocês veio com dois pentes de 4gb? pois é o que dá para entender no gerenciador de tarefas do meu, mas na documentação está como sendo 1  de 8gb lá no documentos de remessa no site da dell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o mercado brasileiro de notebook ta carente de notebooks de qualidade, durabilidade, e com preços justos. Até uns dois anos atras, ainda era possível encontrar algo com custo beneficio bom.  Hoje, para encontrar o notebook "ideal" para suas necessidades é preciso abrir mão de alguns itens essenciais e optar por um "semi completo" com downgrade de processador, tela, hd, [...].

A unica marca que tenho um pouco de confiança é a Dell. Essa confiança se deve a uma pulga atras da orelha do meu primeiro notebook que veio com apenas 1 ano de garantia. Era um Hp que por incrível coincidência do destino morreu 3 dias depois da garantia se expirar. Reclamar com a Hp? Não teve jeito... Com meu irmão aconteceu algo parecido só que a marca era um acer que morreu 1 mês depois da garantia expirar. E ainda há quem não acredite na obsolescência programada. Por isso aconselho a todos a estender suas garantias quando estiver próximo de expirar, pois a economia pode custar caro depois.  

 

Enfim, acho que irei nesse Dell mesmo pois é a unica opção que atende aos meus anseios, mesmo com esses problemas, qualquer coisa procom neles e obrigo que troque a peça por uma de qualidade...    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

 

Meu Dell chegou no sábado e só hoje estou conseguindo testá-lo com calma.

 

Pra variar também estou enfrentando problemas no wireless, atualizei o driver e notei uma pequena melhora no sinal. Por enquanto está dando de utilizar, mas caso note que o problema esteja prejudicando demais a navegabilidade vou solicitar a troca da placa também. Por enquanto esse foi o único problema que eu notei nos pequenos testes que fiz, aqui ainda não apareceu o problema dos quadradinhos na tela, vamos vê daqui pra frente. 

 

Agora tenho uma dúvida: estava analisando o desempenho da CPU no gerenciador de tarefas e notei que facilmente a CPU atinge picos de 100% de utilização, mesmo abrindo programas leves, a questão é, isso é normal? Não chega a impactar no desempenho da máquina, pelo menos ainda que testei apenas com programas relativamente não tão pesados, como o Netbeans por exemplo. Fiquei encucado com isso porque não acontece com meu note antigo que é bem inferior. Se alguém souber me responder agredeço.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera!!

 

Vocês sabem me dizer se este notebook roda o jogo Call of Duty: Advanced Warfare ??? Acho que enrosca na placa de vídeo... valeu

 

MINIMUM:



OS: Windows 7 64-Bit / Windows 8 64-Bit / Windows 8.1 64-Bit

Processor: Intel® Core™ i3-530 @ 2.93 GHz / AMD Phenom™ II X4 810 @ 2.60 GHz

Memory: 6 GB RAM

Graphics: NVIDIA® GeForce® GTS 450 @ 1GB / ATI® Radeon™ HD 5870 @ 1GB

DirectX: Version 11

Network: Broadband Internet connection

Hard Drive: 55 GB available space

Sound Card: DirectX Compatible

Additional Notes: Field of View ranges from 65°-90°.



RECOMMENDED:



OS: Windows 7 64-Bit / Windows 8 64-Bit / Windows 8.1 64-Bit

Processor: Intel Core i5-2500K @ 3.30GHz

Memory: 8 GB RAM

Graphics: NVIDIA® GeForce® GTX 760 @ 4GB

DirectX: Version 11

Network: Broadband Internet connection

Hard Drive: 55 GB available space

Sound Card: 100% DirectX 9.0c Compatible 16-bit

Additional Notes: Field of View ranges from 65°-90°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o mercado brasileiro de notebook ta carente de notebooks de qualidade, durabilidade, e com preços justos. Até uns dois anos atras, ainda era possível encontrar algo com custo beneficio bom.  Hoje, para encontrar o notebook "ideal" para suas necessidades é preciso abrir mão de alguns itens essenciais e optar por um "semi completo" com downgrade de processador, tela, hd, [...].

A unica marca que tenho um pouco de confiança é a Dell. Essa confiança se deve a uma pulga atras da orelha do meu primeiro notebook que veio com apenas 1 ano de garantia. Era um Hp que por incrível coincidência do destino morreu 3 dias depois da garantia se expirar. Reclamar com a Hp? Não teve jeito... Com meu irmão aconteceu algo parecido só que a marca era um acer que morreu 1 mês depois da garantia expirar. E ainda há quem não acredite na obsolescência programada. Por isso aconselho a todos a estender suas garantias quando estiver próximo de expirar, pois a economia pode custar caro depois.  

 

Enfim, acho que irei nesse Dell mesmo pois é a unica opção que atende aos meus anseios, mesmo com esses problemas, qualquer coisa procom neles e obrigo que troque a peça por uma de qualidade...    

 

Exatamente minha experiência, se você quer com o minimo de qualidade no br tem que ser dell, só a garantia vale a pena. Todos os meus Dell duraram anos depois que a garantia expirou o que nao aconteceu com outros notes, simplesmente não consigo confiar em outra marca mais. Sobre a qualidade das peças no mercado br eu diria que somos categoria C pra eles, sendo america do norte e japao categoria A, tanto que o mesmo note la tem garantia de 3 anos vs 1 ano daqui.

Boa tarde galera!!

 

Vocês sabem me dizer se este notebook roda o jogo Call of Duty: Advanced Warfare ??? Acho que enrosca na placa de vídeo... valeu

 

MINIMUM:

OS: Windows 7 64-Bit / Windows 8 64-Bit / Windows 8.1 64-Bit

Processor: Intel® Core™ i3-530 @ 2.93 GHz / AMD Phenom™ II X4 810 @ 2.60 GHz

Memory: 6 GB RAM

Graphics: NVIDIA® GeForce® GTS 450 @ 1GB / ATI® Radeon™ HD 5870 @ 1GB

DirectX: Version 11

Network: Broadband Internet connection

Hard Drive: 55 GB available space

Sound Card: DirectX Compatible

Additional Notes: Field of View ranges from 65°-90°.

RECOMMENDED:

OS: Windows 7 64-Bit / Windows 8 64-Bit / Windows 8.1 64-Bit

Processor: Intel Core i5-2500K @ 3.30GHz

Memory: 8 GB RAM

Graphics: NVIDIA® GeForce® GTX 760 @ 4GB

DirectX: Version 11

Network: Broadband Internet connection

Hard Drive: 55 GB available space

Sound Card: 100% DirectX 9.0c Compatible 16-bit

Additional Notes: Field of View ranges from 65°-90°.

 

youtube é o melhor lugar pra ver se um jogo roda na vga https://www.youtube.com/watch?v=j7aghUjY0P4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!