Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor elétrico perde potência com uso de fonte.


felixev
Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

  Tenho uma parafusadeira que originalmente funcionava com 4 pilhas AA, incentivado por um outro tópico deste forum, decidi instalar uma fonte elétrica em substituição as pilhas seguindo o esquema aqui ensinado. Após a conversão o motor funcionou mas perdeu quase toda a potência. E não entendo o por quê.

  A fonte usada originalmente era um carregador de celular, possui 6 V e 0.4 ampere e é alimentada por corrente 110Vts.

  Eu acreditava que a performance iria melhorar e não piorar, já que uma pilha AA possui apenas 1,5V e 2200mah.

  Estou esquecendo algo nesta conversão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a pilha fornece 1,5v mas a corrente que é a potencia fornecida ao equipamento é determinado por ele proprio.

a pilha tem capacidade de fornecer 2,2A por hora, mas quanto efetivamente de A ela vai fornecer é o equipamento que define e daí a duração diferente da pilha em cada equipamento.

assim, possivelmente a parafusadeira consome mais que o 0,4A que a fonte que voce está usando.

As pilhas fornece 6V também = 4 x 1,5v

corrijam-me se estiver errado, sou leigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

  Eu acreditava que a performance iria melhorar e não piorar, já que uma pilha AA possui apenas 1,5V e 2200mah.

  Estou esquecendo algo nesta conversão?

 

Estas pilhas não eram recarregáveis?

A fonte original era de 400mA, mas quem alimentava era a pilha (bateria) recarregável.

Significa que a fonte era só pra carregar as baterias de 1,5V e isso levava algumas horas pra que essas baterias alcançassem carga máxima.

Experimente usar uma fonte de 6Vx2A e verá que o torque será +/- o original.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

... já que uma pilha AA possui apenas 1,5V e 2200mah.

As medidas em mAh são medidas de capacidade e não de corrente máxima.. Veja se entende.. Uma pilha AA que tiver a capacidade de entregar 2.200 mAh significa que ela pode ficar por uma hora entregando aqueles 2.200 mA, ou 4.400 ma por meia hora, ou quem sabe 8.800 mA por 15 minutos. É só isso que significa o dado de capacidade..

Então esse seu motor ai bem pode pedir alguns Amperes, mas sua fonte limitou entregar somente 400 mA, por isso perdeu o torque..

Como já te foi dito, coloque uma fonte com maior capacidade de entregar corrente e tudo voltara ao normal..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Gente, sou leigo em eletrônica e somente comecei a ler a respeito agora. Dito isto vamos lá!

  Não consegui encontrar a corrente que meu motor usa, mas fiz alguns cálculos para ter uma ideia. O motor usa 4 unidades de 1,5v e 2700mAh (SONY CYBER ENERGY RECARREGÁVEL ORIGINAL). Deixei o motor funcionando ininterruptamente com uma resistência mecânica de 0,9 Nm. Com isto as carga das pilhas duraram 75 minutos. Porém a velocidade que inicialmente era de 180 rpm e o torque de 1Nm foi gradativamente reduzindo até perder a utilidade depois de 60 minutos. Estão estarei desconsiderando os últimos 15 min. 

 Sei que a tensão deve ser multiplicado pelo número de baterias, mas não sei se a corrente também dever ser multiplicada. (CARA, TUDO ISTO EU APRENDI AQUI NO FORUM EM 60 MIN, ISTO AQUI ENSINA MAIS E MELHOR QUE A ESCOLA). Voltando ao assunto...

  Caso a corrente seja multiplicável pelo número de pilhas:

  4 X 1,5v e 4 X 2700 mAh = Fonte correta deveria atender a 6 V e 10800 mHa ou 6V e 11 A.

  Caso a corrente não seja multiplicável:

  4 X 1,5v e 1 X 2700 mAh = Fonte correta deveria atender a 6 V e 2700 mHa ou 6V e 3 A.

  

 Então meus novos amigos, qual das duas contas é a correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@felixev

Com as baterias em série, a tensão resultante é a soma das tensões de cada bateria.

4x1,5=6V

A corrente permanece a mesma.

--------------------------------------------------------

Caso as baterias estivessem em paralelo, a corrente seria a soma delas

4x2700mA=10800ma => 10,8A

A tensão permanece a mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A coisa toda é muito mais simples:

Você tem multímetro?

Coloque ele na escala de corrente.

 

1º - Alimente a parafusadeira com suas próprias pilhas recarregáveis em série com as ponteiras do multímetro.

 

2º - Simule um uso normal e observe do display do multímetro qual a corrente máxima que atinge.

 

3º - Consiga uma fonte com capacidade suficiente para fornecer esta corrente máxima.

 

4º - Seja feliz rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 xykote

 Obrigado pela explicação!

 A ligação é em série, então a alimentação básica do motor será 6V e 2700mAh.

 Para finalmente finalizar este tópico, mais uma pergunta:

 Encontrei apenas fontes com saída de 7,5V e 4 A. Com estas especificações o motor seria danificado? Queimaria?

 

PS: Ainda não tenho multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi dito, a pilha tem capacidade para fornecer 2700mA por uma hora. Por isso tem o basifixo H no final: 2700mAh.

 

Isso não significa que seu motor consuma apenas 2700mA.

Pode até consumir mais, pois a pilha mesmo tendo 2700mAh, ela pode fornecer corrente muito maior.

 

Veja um exemplo:

Aqui eu trabalho com baterias de 12V por 7000mAh, do tipo chumbo ácidas seladas para nobreaks.

Embora elas tenham capacidade em hora de 7000mAh, os no-breaks solicitam delas 20000mA ou mais.

 

Tem gente que usam estas mesmas baterias para dar partida nas motos.

Daí o motor de arranque solicita uns 50000mA da bateria que tem capacidade de 7000mAh. A pesar da alta corrente, a bateria dura mais de 2 anos. 

 

 

Por isso é importante mensurar:

1º - Alimente a parafusadeira com suas próprias pilhas recarregáveis em série com as ponteiras do multímetro.

 

2º - Simule um uso normal e observe do display do multímetro qual a corrente máxima que atinge.

 

 

3º - Consiga uma fonte com capacidade suficiente para fornecer esta corrente máxima.


E respondendo a sua pergunta... Uma tensão de 1,5V a mais, não vai danificar um motor elétrico que é de 6V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

E respondendo a sua pergunta... Uma tensão de 1,5V a mais, não vai danificar um motor elétrico que é de 6V.

Só pra descontrair...

O risco aí, com esta tensão a mais e esta corrente de sobra é espanar o parafuso, se conseguir segurar a máquina.. :P:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!