Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
fdsmello

Ajuda nessa agregração com SUM

Recommended Posts

Sou novo em banco de dados estou com problema nessa sum.

Ela não mostra nada.

create table livro(	isbn integer ,	nome_livro  varchar(30) ,	cod_editora	integer,	qtdlivros integer ,	cod_assunto	integer);create table editora(	cod_editora integer ,	nome_editora varchar(30) );create table assunto(	cod_assunto	integer,	nome varchar (30)		);--criaçao de chave primariaalter table assunto add constraint "pkAssunto" primary key ("cod_assunto");alter table livro add constraint "pklivro" primary key ("isbn");alter table editora add constraint "pkeditora" primary key ("cod_editora");--criaçao de chave estrangeiraalter table livro add constraint "fkEditoraLivro"	foreign key ("cod_editora") REFERENCES editora ("cod_editora");alter table livro add constraint "fkAssuntoLivro"	foreign key ("cod_assunto") REFERENCES assunto ("cod_assunto");--insetinsert into editora (cod_editora,nome_editora) values (1,'Abril');insert into editora (cod_editora,nome_editora) values (2,'Globo');insert into editora (cod_editora,nome_editora) values (3,'Saraiva');insert into assunto (cod_assunto,nome) values (1,'infantil');insert into assunto (cod_assunto,nome) values (2,'tecnologia');insert into assunto (cod_assunto,nome) values (3,'adulto');insert into assunto (cod_assunto,nome) values (4,'teen');insert into assunto (cod_assunto,nome) values (5,'gerais');insert into assunto (cod_assunto,nome) values (6,'Humor');insert into livro(isbn,nome_livro,cod_editora,cod_assunto,qtdlivros) values (1,'branca de neve',1,1,20);insert into livro(isbn,nome_livro,cod_editora,cod_assunto,qtdlivros) values (2,'Harry potter',1,4,30);insert into livro(isbn,nome_livro,cod_editora,cod_assunto,qtdlivros) values (3,'tecmundo',1,2,100);insert into livro(isbn,nome_livro,cod_editora,cod_assunto,qtdlivros) values (4,'playboy',2,3,10);insert into livro(isbn,nome_livro,cod_editora,cod_assunto,qtdlivros) values (5,'exame',3,5,40);insert into livro(isbn,nome_livro,cod_editora,cod_assunto,qtdlivros) values (6,'arte de guerra',2,5,20);insert into livro(isbn,nome_livro,cod_editora,cod_assunto,qtdlivros) values (7,'Harry potter',1,4,30);--Quantidade de livro por editora fazer dpsSELECT nome_editora, sum(qtdlivros)-- conta o valor total From Editora E,Livro LWhere nome_editora = cod_editoraGroup By nome_editora

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso ninguém responda depois eu vejo com mais tempo e respondo....

Só sei que esse FROM com várias tabelas, eu daria um soco em quem fizesse isso aqui na empresa ^^

Use LEFT JOIN, INNER JOIN, etc... ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Só sei que esse FROM com várias tabelas, eu daria um soco em quem fizesse isso aqui na empresa ^^

Use LEFT JOIN, INNER JOIN, etc... ^^

Não é bem assim. Não há nada de errado em utilizar mais de uma tabela no FROM. eu mesmo.. no meu TCC fui obrigado a utilizar mais de uma tabela no FROM para evitar dados repetidos na consulta.

Um detalhe: o inner join só funciona SE e somente SE o engine da tabela for do tipo  innoDB.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo DIF, não há nada de errado, só não acho "legal" por assim dizer, bem como alguns colocam condições secundárias no JOIN, e outros preferem fazer isso no where... frescuras a parte.

E quanto ao INNER JOIN, ele funciona perfeitamente em MYISAM também. (só conheço innodb e myisam, então quanto a outros engines não posso afirmar)

Compartilhar este post

Link para o post

Não deve esquecer que o MyISAM não tem controle. por isso se for usar  ele... não precisa perder tempo utilizando chaves estrangeiras.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo,

O problema é porque você esta comparando Nome da Editora com o Código da Editora, então o join não retorna nenhum registro.

Where nome_editora = cod_editora

O amigo Erciley Junior montou o join corretamente.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto @smarthome como, @Erciley Junior estão corretos.

Mas no schema do @fdsmello  está com erro grotesco, o que é normal em iniciantes.

veja estas linhas:

--criaçao de chave primariaalter table assunto add constraint "pkAssunto" primary key ("cod_assunto");alter table livro add constraint "pklivro" primary key ("isbn");alter table editora add constraint "pkeditora" primary key ("cod_editora");--criaçao de chave estrangeiraalter table livro add constraint "fkEditoraLivro"	foreign key ("cod_editora") REFERENCES editora ("cod_editora");alter table livro add constraint "fkAssuntoLivro"	foreign key ("cod_assunto") REFERENCES assunto ("cod_assunto");

Como pode ver,  você está colocando entre aspas, os campos.  faça desta maneira:

alter table assunto add constraint pkAssunto primary key (cod_assunto);alter table livro add constraint pklivro primary key (isbn);alter table editora add constraint pkeditora primary key (cod_editora);alter table livro add constraint fkEditoraLivroforeign key (cod_editora) REFERENCES editora (cod_editora);alter table livro add constraint fkAssuntoLivroforeign key (cod_assunto) REFERENCES assunto (cod_assunto);

Agora teste a instrução SQL passada por @Erciley Junior

Veja o exemplo funcionando:  http://sqlfiddle.com/#!2/ce2ca/1

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo,

O problema é porque você esta comparando Nome da Editora com o Código da Editora, então o join não retorna nenhum registro.

Where nome_editora = cod_editora

O amigo Erciley Junior montou o join corretamente.

Abs.

Também acho que este é o erro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais