Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos.

Para circuitos de baixa corrente costumo usar fontes capacitivas com o mesmo formato do esquema abaixo:

10pyh6h.jpg

O valor de C1(que é o capacitor em questão) varia de acordo com a tensão da rede(220VAC ou 110VAC)

Geralmente eu uso capacitores de poliester, por aguentar mais tensão. Porém vez em quando dá problema no capacitor, sem falar no barulho que ele faz.

Minha dúvida é a seguinte:
Existe algum tipo de capacitor específico para se usar em fontes capacitivas(em rede AC)? É errado usar capacitor de poliester?

Desde já, grato.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

bom, permita-me .... já é errado usar fonte ac 'rabo quente' como a sua. Você deve adorar chokito neah? O poliester não bem 'errado' só não é recomendado. Um tipo de capacitor que suporta mais corrente ac é o tipo polipropileno que é mais caro. Uma alternativa é você colocar vários cap p.m. em paralelo. tende a durar mais pois distribui a corrente. Mas de novo... este circuito me choca! rs

• Membro VIP
Postado

fonte 12V compacta no plug. simples assim. você não pôs em pauta o quesito custo. me dou o direito de não googlar pra você ok?

o 'absurdo' foi expressão sua hein. E tenho dificuldade em saber se isso passaria por uma norma qualquer do inmetro (claro não é seu caso).

Mas  vejamos...

Que tal complicar 1 pouco? fonte de 5V de carregador de gadgets você acha nos 1,99 da vida (desconsideremos certificação) a um preço bem acessível. Só que 5V não aciona relé 12V né? ... Então la vai a bicuda. 1 indutor, 1 transistor, 1 diodo, 1 capacitor, 1 pwm do proprio pino que aciona o relé e uma pequena leitura do conceito step-up regulator e... o resto é previsível.... doidera? também acho. Mas de toda forma, quem mandou perguntar? rs
E caso insista na fonte rabo quente não esqueça de isolar bem do usuário ou mencionar no corpo do produto e manual se houver.
boa sorte

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Boa!! Apesar de relé 5V x 15A p.ex. ser mais raro. Isso se for o caso do amigo. Mas de novo, você somou!! Outra alternativa: relé de estado sólido. a r r a z a m o s.! rs

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Uso destas sem problemas, mas antes confiro se é mesmo 5V fixo, porque como é usada como carregador a tensão pode variar com o aumento da carga.

post-387879-0-42082900-1412001697.jpg

Esta foi 1,49 e tem mais baratas ainda no ML.

• Curtir 1
Postado

Sinceramente, não sei o que é pior, a fonte capacitiva ou essas fontes de R$2...  :rolleyes: Tão leves que parecem que vão flutuar.

Tem umas fontes dessas aí que até é isolada, pelo menos na teoria rs  :P

Uma sugestão seria usar esses transformadores para montagem em placa de circuito, aqueles de 5VA, 15VA... 100000x melhor do que fonte capacitiva e fonte chaveada de 2 conto, mas mais cara.

• Curtir 1
Postado

Pessoal perdão por não entrar em maiores detalhes, mas é o seguinte:
Meu circuito inteiro(incluindo fonte), deve ser compacto e caber dentro de uma caixinha pequena que tenho aqui.

Por isso não considerei a ideia de usar essas fontezinhas externas prontas.

E usar um transformador seria inviável pelo custo. Não que seja totalmente inviável, mas sai muito mais barato fazer com fonte capacitiva.
Eis o por que de eu insistir tanto nela. Não tem isolação, porém é barata e é compacta.

E mesmo assim obrigado pelas respostas!

• 1 ano depois...
Postado
Em 29/09/2014 às 13:10, marceloveit disse:

Pessoal perdão por não entrar em maiores detalhes, mas é o seguinte:
Meu circuito inteiro(incluindo fonte), deve ser compacto e caber dentro de uma caixinha pequena que tenho aqui.

Por isso não considerei a ideia de usar essas fontezinhas externas prontas.

E usar um transformador seria inviável pelo custo. Não que seja totalmente inviável, mas sai muito mais barato fazer com fonte capacitiva.
Eis o por que de eu insistir tanto nela. Não tem isolação, porém é barata e é compacta.

E mesmo assim obrigado pelas respostas!

tny-286:

tiny4schematic.jpg

Fica menor que uma fonte capacitiva. 

• 10 meses depois...
Postado
Em 24/09/2014 às 10:55, marceloveit disse:

Bom dia amigos.

Para circuitos de baixa corrente costumo usar fontes capacitivas com o mesmo formato do esquema abaixo:

10pyh6h.jpg

O valor de C1(que é o capacitor em questão) varia de acordo com a tensão da rede(220VAC ou 110VAC)

Geralmente eu uso capacitores de poliester, por aguentar mais tensão. Porém vez em quando dá problema no capacitor, sem falar no barulho que ele faz.

Existe algum tipo de capacitor específico para se usar em fontes capacitivas(em rede AC)? É errado usar capacitor de poliester?

Desde já, grato.

Marcelo, estou com um projeto semelhante, qual email posso contatar você? [email protected] 

adicionado 39 minutos depois

Preciso de ajuda para finalizar minha fonte capacitiva.

Por favor entre em contato.

[email protected]

• 3 semanas depois...
Postado
Em 24/09/2014 às 10:55, marceloveit disse:

Bom dia amigos.

10pyh6h.jpg

Desde já, grato.

Pode usar capacitores MKT.

adicionado 0 minutos depois
Em 02/04/2017 às 20:21, Salvadorhmgomes disse:

Marcelo, estou com um projeto semelhante, qual email posso contatar você? [email protected] 

adicionado 39 minutos depois

Preciso de ajuda para finalizar minha fonte capacitiva.

Por favor entre em contato.

[email protected]

Se está com problema no projeto desse tipo de fonte, da uma olhada nesse vídeo:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!