Ir ao conteúdo

Nobreak ou estabilizador, quantos VA?

Fernando Gonçalves

Posts recomendados

Postado

Olá!

O modelo é bem exagerado pra sua configuração. Uma fonte CX500 Bronze, EVGA 500B, Seasonic 520W Bronze já serve com sobra para seu sistema.

Se fosse fazer um CrossfireX, uma fonte de 650W já seguraria com muita folga. Pense também que para ter um crossfirex ou sli bom, você precisa ter uma placa-mãe compatível, com 2 pci-e rodando a x16 (ou dual x8) e um processador bom. No seu caso feria um FX de 8 núcleos ou um Core i5 de 4ª geração equivalente.

No caso do No-break, verificando que a maioria deles possui fator de potência 0.5, você precisaria de um com VA = 2*W

Ou seja, para uma fonte de 650W, precisaria de um no-break de 1300VA ou mais.

Para uma fonte de 850W, precisaria de incríveis 1700VA, contando só a fonte de alimentação. Já é caro um short-break com essa potência, imagina o preço de um no-break de onda senoidal.

não use estabilizador.

Aproveite, leia esses tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/995981-10-boas-raz%C3%B5es-para-voc%C3%AA-evitar-superdimensionar-a-fonte-de-seu-pc/

Por último, recomendo você comprar uma boa placa de vídeo, com uma XFX 550 Core Edition e um bom filtro de linha, como o Clamper Multi Proteção.

absorvendo um pouco do conhecimento dos amigos da área de fontes e energia   ;)

Math. Pi muito obrigado, isso foi um impulso para eu tirar a ideia loca de gastar muito com algo que não utilizarei no máximo.

Eu li muito o fórum antes, mas fiquei com muitas dúvidas, por isso o post. 

Hoje eu tenho só um nobreak de 600VA, então será necessário comprar outro para aguentar a fonte de 500W, certo? no caso 01 de 1000VA já está bom ou não?

No meu de hoje tem a cpu, modem, roteador e monitor.

Abraço  ;)

Postado

Math. Pi muito obrigado, isso foi um impulso para eu tirar a ideia loca de gastar muito com algo que não utilizarei no máximo.

Eu li muito o fórum antes, mas fiquei com muitas dúvidas, por isso o post. 

Hoje eu tenho só um nobreak de 600VA, então será necessário comprar outro para aguentar a fonte de 500W, certo? no caso 01 de 1000VA já está bom ou não?

No meu de hoje tem a cpu, modem, roteador e monitor.

Abraço  ;)

Na verdade o ideal é não usar esses no-breaks baratos, que não passam de estabilizadores com baterias.

Postado

Você me indicaria algum? 

Para uma fonte de 500w que tenha, vamos supor, 80% de eficiência, você precisaria de um nobreak de 625w (isso só pro PC). Se for ligar nele outros periféricos, como Monitor, Modem e afins, vamos arredondar para 800w. Seria algo como este: http://www.atera.com.br/produto/EDX1500LB/-

Qualquer nobreak com preço muito inferior à esse não passa de um shortbreak, estabilizador com bateria, prejudicial aos seus equipamentos como já explicado nos links que o Math.PI já te passou.

Postado

Para uma fonte de 500w que tenha, vamos supor, 80% de eficiência, você precisaria de um nobreak de 625w (isso só pro PC). Se for ligar nele outros periféricos, como Monitor, Modem e afins, vamos arredondar para 800w. Seria algo como este: http://www.atera.com.br/produto/EDX1500LB/-

Qualquer nobreak com preço muito inferior à esse não passa de um shortbreak, estabilizador com bateria, prejudicial aos seus equipamentos como já explicado nos links que o Math.PI já te passou.

Obrigado pela sugestão, mas meu bolso não está com isso tudo infelizmente. 

Mas obrigado pela ajuda. 

;)

Postado

Obrigado pela sugestão, mas meu bolso não está com isso tudo infelizmente. 

Mas obrigado pela ajuda. 

;)

É o que estamos tentando lhe dizer. Se seu PC não for um servidor ou se você nao trabalha com modelagem, edição de videos e afins, você não precisa de nobreak.

Postado

Então estou meio confuso, poque li que estabilizador pode prejudicar fontes que já tem PFC ativo ou estou falando besteira? 

E caso de estabilizador qual poderia ser? 

Ou ligaria direto na rede elétrica?

Me da uma luz, rsrs. 

Neste momento preciso de custo beneficio =]

Postado

Então estou meio confuso, poque li que estabilizador pode prejudicar fontes que já tem PFC ativo ou estou falando besteira? 

E caso de estabilizador qual poderia ser? 

Ou ligaria direto na rede elétrica?

Me da uma luz, rsrs. 

Neste momento preciso de custo beneficio =]

Sim, estabilizador estraga a fonte. Não use estabilizador nenhum, mande para a reciclagem para que tenha um fim nobre e útil para o planeta. :)

Ligue direto na tomada, como qualquer eletrodoméstico, mas por ser um equipamento eletrônico é aconselhável usar um bom filtro de linha como esses daqui http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomendação-de-filtro-de-linha/?p=5953608

Postado

Sim, estabilizador estraga a fonte. Não use estabilizador nenhum, mande para a reciclagem para que tenha um fim nobre e útil para o planeta. :)

Ligue direto na tomada, como qualquer eletrodoméstico, mas por ser um equipamento eletrônico é aconselhável usar um bom filtro de linha como esses daqui http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomendação-de-filtro-de-linha/?p=5953608

KKKKKKKKKKK, pode crê...nobreak de 600VA vou mandar embora rs. 

Vou comprar então o filtro de linha e uma fonte. 

Testei meus outros componentes e graças a Deus não queimou nenhum, só a fonte que estufou o o indutor toroidal. 

Outra coisa,  eu tenho empresa e posso comprar por CNPJ que sai mais barato, porém lá só tem esses modelos abaixo:

FONTE ATX 600W REAL WISE WSNG 600W-1X12 PPB

Preço: 89,30

FONTE ATX 650W REAL EZCOOL PS-05-650W APFC

Preço: 188,15

FONTE ATX 700W REAL THERMALTAKE TR-700

Preço: 284,80

FONTE ATX 750W REAL THERMALTAKE SP-750P

Preço: 284,94

FONTE ATX 850W REAL THERMALTAKE SP-850M

Preço: 444,10

Você aconselharia algum ou procuraria mesmo uma fonte corsair 500W? 

Acredito que seja minhas ultimas duvidas, rs.

Postado

KKKKKKKKKKK, pode crê...nobreak de 600VA vou mandar embora rs. 

Vou comprar então o filtro de linha e uma fonte. 

Testei meus outros componentes e graças a Deus não queimou nenhum, só a fonte que estufou o o indutor toroidal. 

Outra coisa,  eu tenho empresa e posso comprar por CNPJ que sai mais barato, porém lá só tem esses modelos abaixo:

FONTE ATX 600W REAL WISE WSNG 600W-1X12 PPB

Preço: 89,30

FONTE ATX 650W REAL EZCOOL PS-05-650W APFC

Preço: 188,15

FONTE ATX 700W REAL THERMALTAKE TR-700

Preço: 284,80

FONTE ATX 750W REAL THERMALTAKE SP-750P

Preço: 284,94

FONTE ATX 850W REAL THERMALTAKE SP-850M

Preço: 444,10

Você aconselharia algum ou procuraria mesmo uma fonte corsair 500W? 

Acredito que seja minhas ultimas duvidas, rs.

Certamente a Corsair CX500 Bronze é muuuuito melhor do que essas ontes aí.

Postado

Poderia indicar um local de compra dessa fonte? 

Desde já agradeço a atenção de todos que me ajudaram. 

Obrigado!

Claro:

www.guerradigital.net

www.waz.com.brw

www.megamamute.com.br

www.pichau.com.br

www.londritech.com.br

www.terabyteshop.com.br

www.kabum.com.br

Veja se encontra a XFX 550w ou Seasonic 520. São fontes ainda melhores que a Corsair e, normalmente, não custam mais.

Abraços e boas compras!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!