Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 430W CX é suficiente para isso


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá á todos, gostaria de saber a uma FONTE 430W Corsair 80 plus bronze será suficiente para esta configuração minha:

 

 

Gabinete PcYes Rhino C/5 Cooler's

Placa Mãe Asus B85m-e

Processador Core i5 4460

HD 1TB Western Digital

4 GB Memória Corsair Vengeance (Sendo que vou fazer upgrade mais tarde)

Placa de Video GTX 650Ti 1gb Ddr5 128 bits

Gravador DVD Asus

Fita Led

Monitor Samsung de 19

 

 

A FONTE 430W Corsair 80 Plus Bronze AGUENTA TRANQUILO ESTÁ CONFIGURAÇÃO?

 

Detalhe da Placa de video está escrito isso na descrição >>>  Requisitos Minimos do Sistema: Fonte de Alimentação de 550W Reais

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-581429167-placa-video-geforce-gtx-650ti-1gb-ddr5-128-bits-gtx650ti-pov-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu!

 

Lembra, Rixer, daquele tópico você estava querendo uma fonte de 600W (a GS...) e sugeri uma fonte de 500W porque talvez quisesse por um VGA de duas entradas PCIex da fonte ( a placa de vídeo estava indefinida até então) . Pois bem, já que planeja por uma GTX650 Ti, uma CX430 (CP-9020046-WW) suportará tranquilamente seu possante.

 

Calculando o consumo máximo de seu micro, já cogitando o SSD (da outra conversa), 2 módulos DDR3, caixa de som USB e um catodo (para substituir a fita LED), deu 280W. Logo, a CX430 terá mais de 1/3 de sua potência ociosa, terá muita folga para o que vier colocar no micro.

 

 

 

 Requisitos Minimos do Sistema: Fonte de Alimentação de 550W Reais

 

Aí, caro Rixer, há fontes e FONTES. Quando o fabricante pede tanta potência em uma VGA que mal consome 115W de pico, é que não sabe em que config ela fará parte e menos ainda o modelo de fonte que alimentará. 

 

Um exemplo de fonte "reaus" de 600W (tá escrito na descrição do vendedor):

 

hugePhoto_6.jpg

(Se o rótulo diz a verdade, ainda tem essa, 36A disponíveis para linha de 12V jamais tornará uma fonte de 600W. Com muito boa vontade pode se considerar uma fonte de 480W, isso se ela conseguir entregar essa potência sem queimar...)

 

Agora uma fonte decente (sem "real" ou "fenomenal"), pegando como exemplo a CX430:

file_149_38.jpg

Repare que uma fonte de "míseros" 430W entrega quase toda sua potência declarada apenas considerando a demanda da linha de 12V. São apenas 4A a menos que a fonte acima diz ter, com a vantagem de ser mais eficiente, tarimbada por vários testes provando sua qualidade, além de ter barramento único na tensão 12V (o que é importante).

 

Querendo mais motivos das quias os fabricantes de VGA pedem uma enormidade de potência na fonte, saca só essa aula do "Fallercurso 2000": http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/968149-10-raz%C3%B5es-para-o-fabricante-da-placa-de-v%C3%ADdeo-pedir-fonte-de-exagerada-pot%C3%AAncia/

 

Valeu, Rixer! 

 

Boa leitura!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu!

 

Lembra, Rixer, daquele tópico você estava querendo uma fonte de 600W (a GS...) e sugeri uma fonte de 500W porque talvez quisesse por um VGA de duas entradas PCIex da fonte ( a placa de vídeo estava indefinida até então) . Pois bem, já que planeja por uma GTX650 Ti, uma CX430 (CP-9020046-WW) suportará tranquilamente seu possante.

@Cabelo75 Tu é o cara kkkk :)

Então, eu fico com um pé atras com fonte de 430w , me parece muito pouco, parece que não é suficiente nem que a vaca tussa...

E tipo, neste site http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine   System Type:  1  physical cpu 1, 2, 4 Attention: A single Dual or Quad CORE CPU is still 1 physical CPU!  isso não seria o core i5 que é QUAD CORE? 4 núcleos? coloquei com o numero 4, e ao total deu em torno de 450W á 480W..

 

Fonte vou comprar a Corsair sem dúvida, resto é *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

 A single Dual or Quad CORE CPU is still 1 physical CPU!  isso não seria o core i5 que é QUAD CORE? 4 núcleos? coloquei com o numero 4, e ao total deu em torno de 450W á 480W..

Traduzindo: "Um CPU com um, dois ou quatro núcleos, ainda é um CPU físico"

 

Essa frase se refere a quantos processadores sua placa-mãe suporta. Ao colocar 4, você disse a calculadora, que sua placa-mãe suporta 4 processadores Core i5 4460.. Acho (só acho mesmo), que ela não suporta...

 

Outra coisa pra você desencanar é o gráfico abaixo com o consumo máximo de um PC TOP de linha (Core i7 com OC, 16GB de RAM, o diabo no corpo, etc..), com algumas placas de vídeo modernas..

 

55863.png

 

Olha o consumo com a GTX 760, que consome 60 Watts a mais que a sua 650Ti...

 

Resolveu, não?? :joia:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na madruga!

 

 

 

O que faz precisar muito de W da fonte é 50% é da placa de video né? Processador, Placa mãe o restante não puxa quase nada né?

 

Aí....

 

Depende, caro Rixer. Os processadores costumam a "morder" também uma boa parte de energia da fonte. O seu i5 trabalhando a 100% deve consumir uns 75W, sendo que esta potência é capaz de tocar qualquer placa de vídeo que não necessite de cabo de alimentação extra (como a GTX650, por exemplo). A VGA que está pretendendo, a GTX650 Ti, já necessita de uma demanda maior, mas não é "aquela" diferença toda.

 

Quanto ao restante do PC (placamãe, memórias, HDDs, DVD-ROM, acessórios e adereços) vai depender da quantidade instalada. Um drive de DVD a pleno vapor, gravando um DVD, chega a consumir 30W. Um não faz tanta diferença, mas se for uma regravadora com 5 DVDs funcionando freneticamente...são cerca de 150W, mais que a GTX 650 Ti. Tudo depende da configuração, Rixer, por isso que frequentemente, nós do fórum, pedimos ao usuário suas configs pra fazer uma recomendação sem "surpresas".

 

A CX430 toca seu sistema todo e ainda terá mais de 130W de lambuja, isso é certo.

 

Abraço a todos!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na madruga!

 

 

Aí....

 

Depende, caro Rixer. Os processadores costumam a "morder" também uma boa parte de energia da fonte. O seu i5 trabalhando a 100% deve consumir uns 75W, sendo que esta potência é capaz de tocar qualquer placa de vídeo que não necessite de cabo de alimentação extra (como a GTX650, por exemplo). A VGA que está pretendendo, a GTX650 Ti, já necessita de uma demanda maior, mas não é "aquela" diferença toda.

 

Quanto ao restante do PC (placamãe, memórias, HDDs, DVD-ROM, acessórios e adereços) vai depender da quantidade instalada. Um drive de DVD a pleno vapor, gravando um DVD, chega a consumir 30W. Um não faz tanta diferença, mas se for uma regravadora com 5 DVDs funcionando freneticamente...são cerca de 150W, mais que a GTX 650 Ti. Tudo depende da configuração, Rixer, por isso que frequentemente, nós do fórum, pedimos ao usuário suas configs pra fazer uma recomendação sem "surpresas".

 

A CX430 toca seu sistema todo e ainda terá mais de 130W de lambuja, isso é certo.

 

Abraço a todos!!

 

Hum entendi @Cabelo75 e tipo, pretendo colocar controladora , esta... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583532281-controlador-cooler-nzxt-sentry-lx-lcd-sen-001lx-dual-baia-_JM

está escrito na descrição  alimentação 6W, só isso? kkkk e tipo, sabe me dizer como funciona para instalar os 5 Fans? Se ai no caso tem 1 fio do controlador de 3 Pinos que emcaixa na placa mãe, sendo que este 1 pino de 3 comanda os 5 fans, ou seja sem necessidade de ligar os 3 pinos dos coolers na placa mãe ou na fonte, pois liga direto na controladora, é assim que funciona sabe me dizer?? Eu me amarro em desing do pc e qualidade claro, mais um Desing só pra tirar onda é top hein UHAEUAHEUHE

Abraço mano!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanheceu...

 

Um NZXT Sentry, Rixer? Eta, a brincadeira tá séria! O consumo do controlador declarado já inclui o consumo máximo de todas as fans que pode suportar (5W por canal) + o consumo próprio, fechando em cerca de 30W no total. Na verdade, o Sentry representaria apenas 5W a mais para a CX430, tranquilo.

 

O funcionamento dela independe da placamãe, necessitará de apenas um conector molex da fonte. As fans, exceto a fan (ou fans) da CPU, podem ser ligadas nela, sempre respeitando o limite dos canais. Uma fan com LED padrão mal chega a 3W e já que quer por 5 fans, a conta deu certo.

 

Porém, contudo, todavia, não vale a pena ligar fans não tem sensor de velocidade (principalmente as que só oferecem conexão molex), pois "cortaria o barato" em acompanhar a velocidade dela pela tela do controlador. Há também o problema de comprimento dos cabos (principalmente daquelas que ficarão pela traseira do gabinete), que exigiria uma extensão (difícil de se encontrar), ou mesmo uma emenda para aumentar o alcance (aí já foge do contexto...)

 

Rixer, encontrei um cabo extensor, branco infelizmente: http://www.kabum.com.br/produto/11949/nzxt-cabo-de-forca-p-alimentacao-de-coolers-3-pinos-cb-3f-branco

239879_800.jpg

 

Abraço!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porém, contudo, todavia, não vale a pena ligar fans não tem sensor de velocidade (principalmente as que só oferecem conexão molex), pois "cortaria o barato" em acompanhar a velocidade dela pela tela do controlador. Há também o problema de comprimento dos cabos (principalmente daquelas que ficarão pela traseira do gabinete), que exigiria uma extensão (difícil de se encontrar), ou mesmo uma emenda para aumentar o alcance (aí já foge do contexto...)

Abraço!!

Valeu @Cabelo75 :D

 

 

Então tipo, esse sensor de velocidade seria o gerenciamento da velocidade da rotação RPM de cada Cooler , não tendo como aumentar ou diminuir ligando ele em Amolex (4 Pinos)? Pois só funciona com 3 Pinos? Entendi certo? :X

A diferença de 3 pinos para o 4 amolex não sei exatamente qual é...

O Controlador vem entradas para 3 e 4 pinos ou não? pois eu queria mesmo comprar pra extrair tudo e ficar ligado direitinho sem ter nenhum problema, e funcionando perfeitamente que nem eu vejo nos videos no youtube.

 

Quanto a extensão de cabo, pensei nisso na mesma hora que postei o post, que realmente seria um problema quanto essa parte ja que o fio que ja vem em cada cooler não é tão grande para chegar na parte superior da baia.

 

Abraço Brother, e muito obrigado!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente!

 

 

 

Então tipo, esse sensor de velocidade seria o gerenciamento da velocidade da rotação RPM de cada Cooler , não tendo como aumentar ou diminuir ligando ele em Amolex (4 Pinos)? Pois só funciona com 3 Pinos? Entendi certo? :X

 

"Maizomeno", Rixer. O controlador até regula a fan, já que ela modifica a tensão oferecida para fan, influenciando-a diretamente. A parada é que não terá nenhuma leitura de RPM, já que não há suporte da fan "molex". A regulagem sera feita às cegas, meio que tira a razão de um controlador tão vistoso quanto o Sentry.

 

 

 

A diferença de 3 pinos para o 4 amolex não sei exatamente qual é...

 

Simples:

 

O "molex", aparentemente tem 4 pinos, mas na verdade apenas dois são relevantes: o negativo e o positivo 12V (amarelo). O restante seria a saída 5V e outro negativo, normalmente não usadas por ventoinhas tradicionais:

3CA1B0D5-345F-4EA8-92065EEB9B5665A5.jpg

(mesmo sendo fio vermelho, na verdade, é alimentado pelo cabo amarelo da conexão da fonte, dá uma confusão dos diabos...)

 

As conexões 3 e 4 pins já estão aptas para instalação em placamães e possuem o sensor RPM. O que as diferenciam é a presença do sensor PWM da ventoinha, que permite que a placamãe a controle automaticamente (normalmente essas fans se encontram em CPU Coolers). A disposição dos cabos é a seguinte:

 

Negativo - Positivo - Sensor RPM - Sensor PWM (apenas para 4 pins):

 

Z1f9OCE.jpg

 

 

O Controlador vem entradas para 3 e 4 pinos ou não? pois eu queria mesmo comprar pra extrair tudo e ficar ligado direitinho sem ter nenhum problema, e funcionando perfeitamente que nem eu vejo nos videos no youtube.

 

Achei uma foto mais nítida sobre isso:

 

sentrylx_fan_power_connections.jpg

 

Até pelo tipo de conexão, é mais prudente adquirir apenas fans de 3 pins, porque a conexão de fans PWM (4 pins) não caberá por lá.

 

 

 

Quanto a extensão de cabo, pensei nisso na mesma hora que postei o post, que realmente seria um problema quanto essa parte ja que o fio que ja vem em cada cooler não é tão grande para chegar na parte superior da baia.

 

São coisas que a gente só nota quando o PC está quase pronto...Eu que o diga, HAUHAUHAUAHUAHAUHAU!!

 

Abraço Rixer!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabelo75 Tu é o cara kkkk :)

Então, eu fico com um pé atras com fonte de 430w , me parece muito pouco, parece que não é suficiente nem que a vaca tussa...

E tipo, neste site http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine   System Type:  1  physical cpu 1, 2, 4 Attention: A single Dual or Quad CORE CPU is still 1 physical CPU!  isso não seria o core i5 que é QUAD CORE? 4 núcleos? coloquei com o numero 4, e ao total deu em torno de 450W á 480W..

 

Fonte vou comprar a Corsair sem dúvida, resto é *****.

Sobre o cabelo75 assino embaixo :)

e a fonte leva tranquilim... hehehe!

essa fonte da CX já virou padrão de todo usuario de PC.

Kabum deveria dar um credito pelo tanto de recomendação que recomendamos a essa fonte -.-'

até!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!