Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que É Preciso Para Migrar Windows Para Linux?


misterjohn

Posts recomendados

Sempre utilizei os sistemas operacionas da Microsoft, mas atualmente estou desanimando como os problemas que no tempo do XP não aconteciam ou eram em menor escala. Para não dizer que nunca vi, inicializei uma distribuição que não lembro o nome, a partir do cd, não instalei, dei umas "brincadas" e deixei quieto.

O que "esfria" um pouco é que além de ter várias distribuições, vejo muito falar em linha de comando, scripts, por usuários desse sistema, quem está acostumado com o Windows não irá querer ter trabalhos para utilizar o sistema, por isso decidi criar esse tópico tipo "iniciar no Linux" para saber o básico necessário e qual a versão melhor, no caso a similar ao Windows Seven 64 bits, Ultimate. 

Dai vem as questões mais problemáticas, é fácil encontrar drivers, programas semelhantes ao que já usamos e o modo de instalação é o mesmo ou na tal linha de comando?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn, viva!

A beleza do Linux começa precisamente pela variedade. Tem distros para todo o utilizador. Se não quiser ser muito técnico e funcionar apenas com User Interface aconselho a experimentar Mint ou Ubuntu. Pelo menos para começar.

Mas depois o essencial é experimentar várias distribuições até perceber qual a que se encaixa com seu perfil de utilizador.

 

Eu aposto que você vai adorar descobrir o Linux!

 

;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma distribuição relativamente nova bastante interessante chamada elementary OS, ela é bem fácil de utilizar e tem um visual bem legal!

 

Somente não se esqueça: Linux não é baseado no Windows e não roda programas do Windows (até que roda com o wine, mas exige um conhecimento avançado para funcionar legal). Geralmente quase todo o software que você instala é proveniente do repositório oficial da distribuição, a instalação nesse caso é mais fácil que no windows (e não tem nenhum tipo de malware).

 

Sobre a compatibilidade isso depende muito do seu hardware. Geralmente tudo funciona sem qualquer intervenção sua (não precisa ficar instalando os drivers, eles já vem junto com o kernel). De preferência evite placas de vídeo da AMD (o driver proprietário não funciona, apesar do driver de código aberto funcionar bem se você não se importar com a perda de performace).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, eu achei que iria odiar o Terminal, mas depois acabei gostando. Você tem um controle maior sobre seu computador e o que ele faz, sabe exatamente o que está acontecendo e como corrigir (pois quem faz cagadas é você hehehe), e com a prática você decora facilmente os comandos talvez até prefira fazer assim.

 

Mas o Mint pode ser administrado completamente sem o Terminal, pode ser que ele seja um ótimo começo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa de vídeo é off nvidia, agora quanto aos programas, eles são encontrados em que local? Claro que deve ter para tudo como nas plataformas windows e ios, mas eles funcionam no mesmo jeito ou seja, voce insere um video um audio e escolhe os parâmetros adequados a sua finalidade ou é na base do tal script ou linha de comando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa de vídeo é off nvidia, agora quanto aos programas, eles são encontrados em que local? Claro que deve ter para tudo como nas plataformas windows e ios, mas eles funcionam no mesmo jeito ou seja, voce insere um video um audio e escolhe os parâmetros adequados a sua finalidade ou é na base do tal script ou linha de comando?

 

Basicamente, se voce usar uma distro que tenha gerenciador de pacotes grafico, como o ubunto e derivados, por exemplo, a instalação de programas é quase igual a uma Play store do android, voce digita o nome do programa, ou alguma funcionalidade do mesmo, e a "loja" busca...

 

Os programas graficos funcionam praticamente igual o windos, um particularidade mais "marcante" eu creio que seria a forma como o sistema organiza os arquivos, por exemplo, no windows o sistema base é separado em unidades de armazenamento, tipo, Disco/partição C: , D: ... No linux, todo o sistema de arquivos

 começa a partir de um unico diretorio raiz, ou root, representodo pela barra "/"e as unidades de armazenamento precisam ser associadas (montadas) com pastas (pontos de montagem), que ficam na pasta /mnt,  depois de montadas, o conteudo dessas unidades fica dentro dessas pastas.

 

Como por exemplo, a primeira partição do primeiro HD SATA geralmente é montado na pasta /mnt/sda1;  caso o HD tenha outra partição ela sera montada em /mnt/sda2... um segundo HD seria montado em /mnt/sdb1...

 

Hoje a maioria dos gerenciadores de arquivos montam unidade automaticamente, e ainda colocam links para elas na area de trabalho e no canto do gerenciador... mas se porventura precisar configurar algum plugin,  digitando o caminho para o arquivo, ou mesmo formatar algum disco/pendrive, é bom saber pelo menos o basico de como o sistema organiza os arquivos para não ficar "perdido"...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você vai ter q ter antes de qualquer programa, aplicativo e etc, 2 coisas basicas:

 

 

paciencia e vontade de usar o linux

 

 

porque se ficar sempre se baseando no que tem o windows e querer q seja igual, vai desistir logo. há muitas distros q facilitam a vida do usuario recem chegado mas se você nao tiver o real interesse em migrar vai ficar no meio do caminho.

 

 

eu recomendaria que você instalasse o linux em dual boot e fosse usando ele até se ambientar, saber se é isso q você quer mesmo, etc.. para quem nunca usou, é a melhor maneira de conhecer sem criar um impacto q faca-o desistir do uso e ter a consequente volta pro windows

 

 

 

eu quando comecei a usar o linux há uns 8 anos, foi no ubuntu.. usei ele dual boot no meu pc por 6 meses.. nao gostei muito, tentei outras distros como a linux mint e ai ja me adaptei melhor.. e como buscava conhecimento acabei migrando pro debian puro... ainda uso, mas esporadicamente. pra mim linux foi só um aprendizado de algo novo que tinha curiosidade. mas nunca tive interesse em fazer dele meu sistema operacional padrão apesar de ter aprendido muita coisa e de ter gostado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma distribuição relativamente nova bastante interessante chamada elementary OS, ela é bem fácil de utilizar e tem um visual bem legal!

 

Somente não se esqueça: Linux não é baseado no Windows e não roda programas do Windows (até que roda com o wine, mas exige um conhecimento avançado para funcionar legal). Geralmente quase todo o software que você instala é proveniente do repositório oficial da distribuição, a instalação nesse caso é mais fácil que no windows (e não tem nenhum tipo de malware).

 

Sobre a compatibilidade isso depende muito do seu hardware. Geralmente tudo funciona sem qualquer intervenção sua (não precisa ficar instalando os drivers, eles já vem junto com o kernel). De preferência evite placas de vídeo da AMD (o driver proprietário não funciona, apesar do driver de código aberto funcionar bem se você não se importar com a perda de performace).

Esse link me levou a algo chamado Luna e seja o que for é pago, o Linux não é um sistema grátis?

Tem uma distribuição relativamente nova bastante interessante chamada elementary OS, ela é bem fácil de utilizar e tem um visual bem legal!

 

Somente não se esqueça: Linux não é baseado no Windows e não roda programas do Windows (até que roda com o wine, mas exige um conhecimento avançado para funcionar legal). Geralmente quase todo o software que você instala é proveniente do repositório oficial da distribuição, a instalação nesse caso é mais fácil que no windows (e não tem nenhum tipo de malware).

 

Sobre a compatibilidade isso depende muito do seu hardware. Geralmente tudo funciona sem qualquer intervenção sua (não precisa ficar instalando os drivers, eles já vem junto com o kernel). De preferência evite placas de vídeo da AMD (o driver proprietário não funciona, apesar do driver de código aberto funcionar bem se você não se importar com a perda de performace).

Esse link me levou a algo chamado Luna e seja o que for é pago, o Linux não é um sistema grátis?

Esse link me levou a algo chamado Luna e seja o que for é pago, o Linux não é um sistema grátis?

 

 

Tem uma distribuição relativamente nova bastante interessante chamada elementary OS, ela é bem fácil de utilizar e tem um visual bem legal!

 

Somente não se esqueça: Linux não é baseado no Windows e não roda programas do Windows (até que roda com o wine, mas exige um conhecimento avançado para funcionar legal). Geralmente quase todo o software que você instala é proveniente do repositório oficial da distribuição, a instalação nesse caso é mais fácil que no windows (e não tem nenhum tipo de malware).

 

Sobre a compatibilidade isso depende muito do seu hardware. Geralmente tudo funciona sem qualquer intervenção sua (não precisa ficar instalando os drivers, eles já vem junto com o kernel). De preferência evite placas de vídeo da AMD (o driver proprietário não funciona, apesar do driver de código aberto funcionar bem se você não se importar com a perda de performace).

Não é que quero mudar do windows é que só está me dando dor de cabeça, no tempo do XP isso não acontecia, relutei para aderir ao 7 e só fiz por força maior, já que não estava mas sendo atualizado os programas para ele, depois disso nenhuma versão do windows tem se sustentado muito tempo, o próprio seven que é o que mais se assemelha ao XP já está marginalizado pelo seu criador, tanto é que lançou o 8 e já está lançando o 9; depois fica som os SPs e atualizações constantes, pelo tempo que está no mercado, o windows já era para sair da microsoft sem necessidade de tantas atualizações.

Eu até havia esquecido, tenho dois cd que roda uma versão do linux sem necessidade de instalação, gravei em 2011 o Kurumin e no incio de 2013 o Kurumin, gravei nem foi para testar e sim para tentar acesso a um hd, mas não tive muito sucesso porque não conheço nenhum dos dois, agora farei um teste com mais interesse para ver se me agrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn o mais parecido com windows é ubuntu... mas... o linux é diferente.... se tu lembras do windows 95, um windows sobre DOS, é quase isso....

 

eu explico.

 

O ambiente grafico é um a parte.. vocÊ tem como baixar driveres sem ambiente gráfico...

 

a primeira coisa é... porque tu queres linux? para tentar? sim... para ter um windows no linux, tasta fora... esquece... windows é diferente

 

vou voltar para o win95... você baixou um programa, executou, instalou, reboot.. não voltou..... no windows 95 você abria o win.ini, e alterava alguma coisa lá, ignorava o programa, e volta tudo... linux é quase isso.... tu tens a chance de trocar o ambiente gráfico se teu driver não se adaptar a ele, e tem a chance de derrubar o ambiente grafico, desinstalar ele, e voltar ao antigo, via linha de comando, para ter de volta teu sistema...

 

mas... primeira coisa... windows não é linux, portanto word, photoshop, winamp,.... esquece... terás de pensar como linux....

 

difícil? não... mas.. seria mais ou menos tu seres acostumado com um santana CD (no tempo dele) e trocar de súbito para um...er....onyx 2.0 high tech...

 

a base é a mesma, mas a forma de pensar é diferente

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste driver com o cd do ubutun, escolhi português BR deu erro, troquei para PT-PT mas entrou inglês, tudo é questão de costume, mas acho que será difícil mesmo acostumar com ele, no caso eu voltaria ao zero em termos de computador, teria que aprender tudo de novo; já o cd do kurumin deu erro e não abriu nada.

Vou dar mais umas experimentadas no que funcionou já que tem opção de rodar no cd ou instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa de vídeo é off nvidia, agora quanto aos programas, eles são encontrados em que local? Claro que deve ter para tudo como nas plataformas windows e ios, mas eles funcionam no mesmo jeito ou seja, voce insere um video um audio e escolhe os parâmetros adequados a sua finalidade ou é na base do tal script ou linha de comando?

Todas as distros possuem seus programas em repositórios próprios. Algumas distros são baseadas em outras e usam os repositórios dessas outras as vezes, mas todas são seguras de usar.

Você abre o gerenciador de software, digita o programa que deseja buscar e clica em instalar. Pronto, programa instalado, seguro, livre de malware ou adware (o terror dos usuários de Windows), e sem precisar fazer uma Quest em sites desconhecidos em busca de programas.

 

Dessas muitas versões que vocês chamam de distribuição, qual seria a que mais se assemelha ao windows tanto na aparência como no modo de operação?

Nenhuma. Linux é completamente diferente de Windows quando se trata de organização, são dois mundos completamente diferentes.

 

Agora, há certas DE's (Desktop Environment, ou "Ambiente Gráfico) que se assemelham muito com o Windows, como é o caso da Distribuição ZorinOS que é exatamente "mirada" para usuários que estão vindo do Windows.

 

A maior vantagem é que, diferentemente do Windows, você pode alterar a DE para qualquer uma que você quiser, instalar novos temas, e até mesmo criar a sua própria DE.

Minha DE preferida é o KDE. Depois Cinnamon, depois XFCE.

 

Eu até havia esquecido, tenho dois cd que roda uma versão do linux sem necessidade de instalação, gravei em 2011 o Kurumin e no incio de 2013 o Kurumin, gravei nem foi para testar e sim para tentar acesso a um hd, mas não tive muito sucesso porque não conheço nenhum dos dois, agora farei um teste com mais interesse para ver se me agrada.

O Kurumin era ótimo, talvez a melhor distro Brazuka. Tenho até saudades hehehehe.

 

Se você quiser saber as principais diferenças entre Linux e Windows:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1062631-usar-um-sistema-operacional-totalmente-desconhecido%C3%A9-garantia-de-n%C3%A3o-pegar-v%C3%ADrus/

 

EDIT: as citações apareceram sem nome, não sei o que houve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste driver com o cd do ubutun, escolhi português BR deu erro, troquei para PT-PT mas entrou inglês, tudo é questão de costume, mas acho que será difícil mesmo acostumar com ele, no caso eu voltaria ao zero em termos de computador, teria que aprender tudo de novo; já o cd do kurumin deu erro e não abriu nada.

Vou dar mais umas experimentadas no que funcionou já que tem opção de rodar no cd ou instalar.

Pode usar um pendrive também. Procuro gravar o CD em velocidade baixa pra não ter problemas. Realmente é uma questão de costume, mas os ambientes gráficos são ótimos e fáceis de usar. Depende mesmo do uso que faz do PC e de ter aplicativos similares ao que necessita no Linux. Eu diria que é uma migração tranquila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amarildo, grato pela resposta aqui e lá no outro post, se voce me auxiliar, posso até tentar usar, mas penso nas restrições que poderam surgir ou conflitos conforme escrevi lá.

 

ilkyest eu sempre pautei, desde que começei a gravar com o computador, já de instinto, gravar sempre em velocidades baixas, salvo o programa ou a midia não permitir, por exemplo uso DVD Sony onde só é possível em 8 ou 16, sei que tem como alterar o driver mas não quero mexer nisso porque as vezes desanda o que está bom, isso é bom fazer quando o driver está quase "abrindo o bico" para ver o que acontece, então se não leu não foi esse motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!