Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
felipefpt

Ponte H com defeito

Recommended Posts

Olá.

Eu fiz uma ponte-H para controlar um motor de 2.5A e ela apresentou um defeito que não consegui encontrar o motivo. O circuito que fiz está em anexo.

A primeira coisa que eu fiz foi acionar o motor sem o PWM, só pra saber se a rotação funcionava e estava perfeito. Deixei o pau comer lá com a corrente máxima por uns 20min e continuava bom. Depois fui testar com o PWM do arduino e aí petecou, o sinal no motor dava um pico de 12v depois descia para 5v.

A ponte estava alimentada com 12v e o arduino com 5v e os GNDs obviamente conectados. Mas qual será a explicação para o problema?

post-499032-0-61291800-1418771406_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Ocorre aquecimento dos transistores? Caso sim, pode ser que eles não estão "saturando" no momento do pulso e por isso, estão trabalhando na região "ativa".

Até onde sei, o mais recomendado é usar transistores complementares.

Verifique a tensão na base dos transistores com duty de 100% e verifique também a tensão entre coletor e emissor tem que ser bem baixa quando em saturação, da ordem de 0,7V.

Att,

Compartilhar este post

Link para o post

Então... Só está esquentando o transistor que está conectado ao VCC. Também acho que não estavam saturando, mas não estou entendendo porque. A corrente na base era pra ser suficiente para saturar...

Compartilhar este post

Link para o post

esquenta mesmo...

tentando traduzir e complementar as letras do amigo @Fervolt , vejamos uma primeira tentativa de "explicação para o problema"...(espero que seja única.rs.)

-os transistores de baixo você até consegue ligar (saturar) com nivel ttl mas o de cima não. você deve por um driver ou combinação npn/pnp's. Do jeito eles vão esquentar e vai dar 5V mesmo pois a tensão no emissor não vai passar da que estiver na base (nível ttl?) portanto vce=~7v (e não 0,7) portanto sob corrente alta do motor, o transistor aquece.

-tip122 já é darlington portanto creio não serem necessários Q5,6,7,8

-sugiro uma proteção no hw pra evitar o acionamento simultâneo de Q1 e Q2 p.ex.

-o bom mesmo é usar mosfets. Se de alta tensão, com pwm modulado por onda senoidal você pode até controlar motor ac e expandir o horizonte de seu conhecimento

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é.. Não estavam passando mesmo da tensão da base. O erro desse projeto então é não usar transistor complementar... Desenhei um outro aqui com relé, já que não vou precisar de comutação rápida. O que acha?

O TIP122 faz o chaveamento e o bc lá em baixo comuta o relé, mas não usei o complemento aí. Vai dar o mesmo problema né?

post-499032-0-09202200-1418783909_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi,

Quando se diz complementar, significa PNP "puxando" e NPN "empurrando" ou vice versa.

Para usar MOSFETS, se forem todos de mesmo canal, P por ex, você precisará de uma tensão de pelo menos 16 volts para disparar os de cima, pois eles são disparados por tensão, caso contrário, o problema vai continuar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou montar a placa assim então:

Amanhã ponho o resultado... Não precisa do driver para o arduino?  O resistor na base de 200R tá ok?

5-0.7/200=21.5mA

post-499032-0-82722200-1418784792_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais