Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ponte H com defeito


felipefpt

Posts recomendados

Olá.

 

 

Eu fiz uma ponte-H para controlar um motor de 2.5A e ela apresentou um defeito que não consegui encontrar o motivo. O circuito que fiz está em anexo.

 

A primeira coisa que eu fiz foi acionar o motor sem o PWM, só pra saber se a rotação funcionava e estava perfeito. Deixei o pau comer lá com a corrente máxima por uns 20min e continuava bom. Depois fui testar com o PWM do arduino e aí petecou, o sinal no motor dava um pico de 12v depois descia para 5v.

 

A ponte estava alimentada com 12v e o arduino com 5v e os GNDs obviamente conectados. Mas qual será a explicação para o problema?

post-499032-0-61291800-1418771406_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Ocorre aquecimento dos transistores? Caso sim, pode ser que eles não estão "saturando" no momento do pulso e por isso, estão trabalhando na região "ativa".

 

Até onde sei, o mais recomendado é usar transistores complementares.

 

Verifique a tensão na base dos transistores com duty de 100% e verifique também a tensão entre coletor e emissor tem que ser bem baixa quando em saturação, da ordem de 0,7V.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

esquenta mesmo...

tentando traduzir e complementar as letras do amigo @Fervolt , vejamos uma primeira tentativa de "explicação para o problema"...(espero que seja única.rs.)

 

-os transistores de baixo você até consegue ligar (saturar) com nivel ttl mas o de cima não. você deve por um driver ou combinação npn/pnp's. Do jeito eles vão esquentar e vai dar 5V mesmo pois a tensão no emissor não vai passar da que estiver na base (nível ttl?) portanto vce=~7v (e não 0,7) portanto sob corrente alta do motor, o transistor aquece.

-tip122 já é darlington portanto creio não serem necessários Q5,6,7,8

-sugiro uma proteção no hw pra evitar o acionamento simultâneo de Q1 e Q2 p.ex.

-o bom mesmo é usar mosfets. Se de alta tensão, com pwm modulado por onda senoidal você pode até controlar motor ac e expandir o horizonte de seu conhecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Não estavam passando mesmo da tensão da base. O erro desse projeto então é não usar transistor complementar... Desenhei um outro aqui com relé, já que não vou precisar de comutação rápida. O que acha?

 

O TIP122 faz o chaveamento e o bc lá em baixo comuta o relé, mas não usei o complemento aí. Vai dar o mesmo problema né?

post-499032-0-09202200-1418783909_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Quando se diz complementar, significa PNP "puxando" e NPN "empurrando" ou vice versa.

Para usar MOSFETS, se forem todos de mesmo canal, P por ex, você precisará de uma tensão de pelo menos 16 volts para disparar os de cima, pois eles são disparados por tensão, caso contrário, o problema vai continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!