Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
felipefpt

Ponte H com defeito

Recommended Posts

Olá.

 

 

Eu fiz uma ponte-H para controlar um motor de 2.5A e ela apresentou um defeito que não consegui encontrar o motivo. O circuito que fiz está em anexo.

 

A primeira coisa que eu fiz foi acionar o motor sem o PWM, só pra saber se a rotação funcionava e estava perfeito. Deixei o pau comer lá com a corrente máxima por uns 20min e continuava bom. Depois fui testar com o PWM do arduino e aí petecou, o sinal no motor dava um pico de 12v depois descia para 5v.

 

A ponte estava alimentada com 12v e o arduino com 5v e os GNDs obviamente conectados. Mas qual será a explicação para o problema?

post-499032-0-61291800-1418771406_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Ocorre aquecimento dos transistores? Caso sim, pode ser que eles não estão "saturando" no momento do pulso e por isso, estão trabalhando na região "ativa".

 

Até onde sei, o mais recomendado é usar transistores complementares.

 

Verifique a tensão na base dos transistores com duty de 100% e verifique também a tensão entre coletor e emissor tem que ser bem baixa quando em saturação, da ordem de 0,7V.

 

Att,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então... Só está esquentando o transistor que está conectado ao VCC. Também acho que não estavam saturando, mas não estou entendendo porque. A corrente na base era pra ser suficiente para saturar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esquenta mesmo...

tentando traduzir e complementar as letras do amigo @Fervolt , vejamos uma primeira tentativa de "explicação para o problema"...(espero que seja única.rs.)

 

-os transistores de baixo você até consegue ligar (saturar) com nivel ttl mas o de cima não. você deve por um driver ou combinação npn/pnp's. Do jeito eles vão esquentar e vai dar 5V mesmo pois a tensão no emissor não vai passar da que estiver na base (nível ttl?) portanto vce=~7v (e não 0,7) portanto sob corrente alta do motor, o transistor aquece.

-tip122 já é darlington portanto creio não serem necessários Q5,6,7,8

-sugiro uma proteção no hw pra evitar o acionamento simultâneo de Q1 e Q2 p.ex.

-o bom mesmo é usar mosfets. Se de alta tensão, com pwm modulado por onda senoidal você pode até controlar motor ac e expandir o horizonte de seu conhecimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Não estavam passando mesmo da tensão da base. O erro desse projeto então é não usar transistor complementar... Desenhei um outro aqui com relé, já que não vou precisar de comutação rápida. O que acha?

 

O TIP122 faz o chaveamento e o bc lá em baixo comuta o relé, mas não usei o complemento aí. Vai dar o mesmo problema né?

post-499032-0-09202200-1418783909_thumb.

Editado por felipefpt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi,

Quando se diz complementar, significa PNP "puxando" e NPN "empurrando" ou vice versa.

Para usar MOSFETS, se forem todos de mesmo canal, P por ex, você precisará de uma tensão de pelo menos 16 volts para disparar os de cima, pois eles são disparados por tensão, caso contrário, o problema vai continuar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, eu sei disso. Mas vou utilizar TIP122 mesmo... e se usar o PNP o TIP127

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou montar a placa assim então:

 

Amanhã ponho o resultado... Não precisa do driver para o arduino?  O resistor na base de 200R tá ok?

 

5-0.7/200=21.5mA

post-499032-0-82722200-1418784792_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×