Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
felipefpt

Ponte H com defeito

Recommended Posts

Olá.

 

 

Eu fiz uma ponte-H para controlar um motor de 2.5A e ela apresentou um defeito que não consegui encontrar o motivo. O circuito que fiz está em anexo.

 

A primeira coisa que eu fiz foi acionar o motor sem o PWM, só pra saber se a rotação funcionava e estava perfeito. Deixei o pau comer lá com a corrente máxima por uns 20min e continuava bom. Depois fui testar com o PWM do arduino e aí petecou, o sinal no motor dava um pico de 12v depois descia para 5v.

 

A ponte estava alimentada com 12v e o arduino com 5v e os GNDs obviamente conectados. Mas qual será a explicação para o problema?

post-499032-0-61291800-1418771406_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Ocorre aquecimento dos transistores? Caso sim, pode ser que eles não estão "saturando" no momento do pulso e por isso, estão trabalhando na região "ativa".

 

Até onde sei, o mais recomendado é usar transistores complementares.

 

Verifique a tensão na base dos transistores com duty de 100% e verifique também a tensão entre coletor e emissor tem que ser bem baixa quando em saturação, da ordem de 0,7V.

 

Att,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então... Só está esquentando o transistor que está conectado ao VCC. Também acho que não estavam saturando, mas não estou entendendo porque. A corrente na base era pra ser suficiente para saturar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esquenta mesmo...

tentando traduzir e complementar as letras do amigo @Fervolt , vejamos uma primeira tentativa de "explicação para o problema"...(espero que seja única.rs.)

 

-os transistores de baixo você até consegue ligar (saturar) com nivel ttl mas o de cima não. você deve por um driver ou combinação npn/pnp's. Do jeito eles vão esquentar e vai dar 5V mesmo pois a tensão no emissor não vai passar da que estiver na base (nível ttl?) portanto vce=~7v (e não 0,7) portanto sob corrente alta do motor, o transistor aquece.

-tip122 já é darlington portanto creio não serem necessários Q5,6,7,8

-sugiro uma proteção no hw pra evitar o acionamento simultâneo de Q1 e Q2 p.ex.

-o bom mesmo é usar mosfets. Se de alta tensão, com pwm modulado por onda senoidal você pode até controlar motor ac e expandir o horizonte de seu conhecimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Não estavam passando mesmo da tensão da base. O erro desse projeto então é não usar transistor complementar... Desenhei um outro aqui com relé, já que não vou precisar de comutação rápida. O que acha?

 

O TIP122 faz o chaveamento e o bc lá em baixo comuta o relé, mas não usei o complemento aí. Vai dar o mesmo problema né?

post-499032-0-09202200-1418783909_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi,

Quando se diz complementar, significa PNP "puxando" e NPN "empurrando" ou vice versa.

Para usar MOSFETS, se forem todos de mesmo canal, P por ex, você precisará de uma tensão de pelo menos 16 volts para disparar os de cima, pois eles são disparados por tensão, caso contrário, o problema vai continuar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou montar a placa assim então:

 

Amanhã ponho o resultado... Não precisa do driver para o arduino?  O resistor na base de 200R tá ok?

 

5-0.7/200=21.5mA

post-499032-0-82722200-1418784792_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×