Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tipo de Núcleo para fonte chaveada


SoundShock

Posts recomendados

Quando mais você colocar, pior fica a qualidade em termos de Fator de potrncia ou a retificacao nos diodos...

Por mais que seu relogio nao conta potencia reativa, um retificador com capacitores de valor muito alto vai fazer buraco na onda da rede, vai ter mais Perdas nos fios da sua residencia, no final sua conta de luz vai vir com alguma diferenca a mais, como se tiver contando a potencia reativa. Nao na mesma proporcao, mas tecnicamente vai vir uma diferenca na sua conta de luz devido a perda de rendimento..

2° coisa:

Com capacitores de valor alto, a corrente de pico para a carga aumenta, ai ja deve comrcar a tomar cuidado com a ponte de diodos...

Enfim, nao exagere, calcule o filtro deixando um ripple bom, mas incapaz de alterar o funcionamento da fonte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando mais você colocar, pior fica a qualidade em termos de Fator de potrncia ou a retificacao nos diodos...

Isso já não creio. Os condensadores e indutores só alteram o fator de potencia em corrente alternada! A partir do momento que passa da ponte de diodos e torna corrente continua passa a não haver factor de potencia por não haver o desfasamento corrente/tensão. Penso que não afetará. 

 

 

 

 

Enfim, nao exagere, calcule o filtro deixando um ripple bom, mas incapaz de alterar o funcionamento da fonte!

Não vou meter tipo 10000uF não XD vou meter o essencial mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já não creio. Os condensadores e indutores só alteram o fator de potencia em corrente alternada! A partir do momento que passa da ponte de diodos e torna corrente continua passa a não haver factor de potencia por não haver o desfasamento corrente/tensão. Penso que não afetará. 

 

 

O fator de uma fonte destas, com apenas retificador e filtro capacitivo, é de uns 0.5.

Tem haver com o que o colega falou.

 

No caso da ponte retificadora + filtro capacitivo, o reativo advém das componentes harmônicas da corrente, que irão compor a forma de onda desta configuração.

 

É possível demonstrar através de Análise com séries de Fourier o aparecimento da potência reativa, advindo das componentes harmônicas (3a, 5a, 7a,...) que tal retificador apresenta.

Assim como no caso da energia armazenada em um período e devolvida no outro em circuitos indutivos ou capacitivos ligados em AC, para o caso da potência reativa das componentes harmônicas na entrada do retificador, também ocorre o mesmo princípio.

Com mais capacitores você diminui o tempo que você tem para receber toda a potrncia da rede... Imagina tirar 1000W em um tempo de apenas 2ms? Detona a senoide e ainda mais perdas nos fios da sua casa!

Alguns no-breaks usam um simples indutor antes dos capacitores eletrolíticos. 

Funciona. Faz o no-break ficar com fator de potência de uns 0.90. Mas só é eficiente quando o no-break está a plena carga hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso para mim já é bom xD

Não sei qual circuito escolher:

Se uso o IR210 para acionar o trafo driver, ou se uso o meu circuito para este serviço.

 

Acabei de fazer a medição.

A saída do trafo driver impulsionado pelo meu circuito, levanta de zero V até 6V em 120 nano segundos, e o restante de 6 até 11V em 650 nano segundos.

 

Já o IR levanta de zero V até os aproximadamente 6V em 80 nano segundos e o restante em 1,64 micro segundos.

 

Bom... Talvez eu leve em conta o preço rsrsrs. Os transistores custam 28 centavos. Os resistores 3 centavos os diodos menos de 30 centavos.

O IR custa no mínimo uns 5 reais kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olha a potência que consegui em full bridge:

Está dando uns 1600 watts

 

A onda mostrada aí é no gate.

A onda na carga está perfeita.

Usa trafo driver.

Esta aí eu já posso montar a placa que fica perfeita.

 

 

Mas na topologia half bridge eu tive problemas com trafo driver.

Sempre aparecem oscilações no tempo morto da onda, que fazem acionamentos erráticos nos mosfets. Não queima, mas diminui a eficiência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizei os componentes certos na parte do driver e Primário. Só no secundário adaptei para ser 12v e mete um tl431 ao invés dos doidos zener.

 

Não tenho osciloscópio não.... pena...

Veja:

 

10401454_551435971651047_303632129172171

 

O multímetro mostrava esta tensão como sendo 14V estabilizada. Isso com carga.

Multímetros só mostram médias.

Depois que eu resolvi:

10419532_550768818384429_384396713999816

 

Ainda assim não estava completamente boa 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Sem carga, mas vi que tinha trocado um valor da resistência que sai do driver e entra na base dos mosfet. Era de 4.7ohms e eu pensei que era 4.7K..... experimentei com 10ohms (era o mais proximo que tinha).... PTCHAAUUUU!!!!.... 1 mosfet rachou a meio! Vou trocar e ver se faz o mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se continuar montando assim, vai queimar um saco de mosfets kkkk

 

Como eu já te alertei, e você não deu atenção... nesta fonte existem uns ajustes que tem que fazer para eliminar ruídos de histerese da regulação.

 

Daí este driver IR2110 é muito sensível a estes ruídos, e explode mesmo.

 

Vou te recomendar um driver muito menos sensível a ruídos:

 

O driver eu copiei desta fonte de 200A usada para soldar metais:

Nem é preciso se esforçar muito para saber porque que instalaram este driver insensível a ruídos nesta máquina né? 

049249_01.JPG

 

 

 

Segue o driver:

10358697_667941703333806_234644775212289

 

 

O funcionamento:

 

10991423_668481319946511_682733130795916

 

 

 

 

Minha versão que sai mais barato:

10978663_669551283172848_594267979407930

 

Resultados práticos, com a fonte em 20A na saída de 14V:

 

10980711_670430663084910_616585854706164

 

Exitador para o trafo driver:

10653838_601721636622480_503828048315390


Muito provável que nem precise destes diodos 1N4148 e nem dos resistores de 330R.

Eu tinha feito este exitador antes de encontrar o driver desta máquina de solda.

Fiz assim para garantir a máxima qualidade no sinal de saída do trafo driver, mas este novo driver que encontrei não exige muito do trafo driver rsrsrs. 

 

Na última onda dos testes práticos, se você medir diretamente na saída do trafo driver, verá uma onda terrível, cheia de ruídos, mas aquele circuito de saída filtra tudo.

 

Neste blog tem todas as dicas para você fazer seu trafo driver:

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2014/04/transformador-de-pulsos-gdt.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!