Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando e só voltar a ligar depois de um tempo.


Posts recomendados

Fala galera, suave? bom, meu pc vem desligando após um tempo de uso, principalmente quando tem algum programa ou jogo meio "pesado" sendo utilizado (apesar de algumas raras vezes desligar só usando o browser), e quando ele desliga só depois de algum tempo (2 horas para frente, já fiquei até esperando o dia inteiro) ele volta a ligar. As vezes também acontece de ele ser desligado normalmente e ele não voltar a ligar por algumas horas. O problema teve inicio após algum problema de energia, ligaram vários eletrônicos juntos e que utilizam muita energia (ferro de passar roupar, ar condicionado, chuveiro e etc).
Por ele ser um pc recente ele não está sujo, os cooler's estão limpos, pasta térmica trocada e fiz a limpeza do contato da memoria. Estou sem ideia de qual pode ser o problema, alguém tem alguma ideia do que pode se tratar o problema? :)

Config.: 

Intel Core i3 3240

4gb de memoria ddr3

Placa Mãe P8H61-M LX3

HD 500GB 7200RPM

Placa de vídeo GT 640 2GB 128Bit

Fonte CX430

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar vários eletrônicos juntos, principalmente grande consumidor como o ar condicionado, chuveiro e ferro de passar, poderia explicar um desligamento, mas sem essa carga adicional e continuar ocorrendo elimina apenas essa hipótese, então existe um problema em outro local. Se ocorre com uso do pc em situações que necessitam de maior potência, pode ser problema de solda ou na fonte ou na placa mãe.

Cheque desde a tomada na parede (por dentro, verificando se tem fios frouxos), já aconteceu comigo; verifique se os plugs de estabilizador, etc, estejam bem conectados; se for solda fica mais difícil, mas pode começar testando com outra fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandrordnael

Cara, eu testei a temperatura é o máximo que ela chegava era em 40ºc e 70ºc, sem utilizar e em uso respectivamente, já até tentei colocar outro cooler mais forte no pc mas não resolveu =/

 

GK Giovanni

Não usava nada quando aconteceu o problema, era ligado direto.

misterjohn

Tomadas são novas e  o pc tem menos de 1 ano de uso, acha que poderia ser solda? seila. to começando a desconfiar da fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha isso então é a fonte, eu tenho uma fonte igual a essa e passei por um problema parecido (a não ser por esperar 2 horas), mas nem sempre o problema está relacionado ao defeito da fonte, eu por exemplo era um mal contato entre s peças que quando o pc esquenta ou aumentava os W (que era exatamente quando abria um programa mais pesado) ele desligava, só resolvi depois de tirar tudo do gabinete e remontar, ele desligar pode ser também um curto em algum componente e a fonte para proteger o seu computador ela desarma, impedindo o curto, mas devo ressaltar que há varios tipos de curto, porém o mal contato é identificado como curto pelo pc, então recomendo que retire "todas as peças do seu gabinete e se certifique que não tem nenhum mal contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandrordnael 

Pode ocorrer de ter esse mau contado "naturalmente"? tipo, eu usei ele por alguns meses sem problema nenhum, rodando jogos bem pesados por horas e nada disso ocorreu. Você sabe alguma forma de testar a fonte sem testar outra? pois as outras fontes que tenho aqui não são de 400w ou + =/ Eu queria uma maneira de ter uma certeza  de que o problema e na fonte para trocar logo de uma vez c=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandrordnael

Pode ocorrer de ter esse mau contado "naturalmente"? tipo, eu usei ele por alguns meses sem problema nenhum, rodando jogos bem pesados por horas e nada disso ocorreu. Você sabe alguma forma de testar a fonte sem testar outra? pois as outras fontes que tenho aqui não são de 400w ou + =/ Eu queria uma maneira de ter uma certeza  de que o problema e na fonte para trocar logo de uma vez c=

Esse mal contato acontece sim naturalmente, um exemplo simples é um curto de uma casa, repare que muitos curtos não contecem de uma hora para outra e sim depois de um tempo, isso acontece pois o calor pode empenar o ferro (acredite acontece) mas não é algo notório pois leva muitos anos para se tonar notorio, é igual a portão velho, em dia de sol agarra e fica pesado, em dias frios fica solto.

 

Ja sobre testar a fonte Tem sim, mas tem que usar um multimetro, veja este video:

 

Em caso de duvidas pergunte, mas recomendo que desmonte o seu pc inteiro, depois monte-o de novo , repare se a placa não estar encostando em nada e se certifique que os contatos estejam todos limpos (memória e placa de video) e limpe o pc caso esteja sujo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, desmontei o PC e montei ele novamente e dei uma limpeza no cooler da placa de video, do processador, troquei a pasta térmica e tudo mais :v depois eu testei o cabo da fonte e tudo OK. O problema que encontrei foi na hora de usar o jumper, a fonte n ligava de jeito nenhum ( o PC tinha desligado ). Pensei estar fazendo algo errado porém eu testei em outra fonte antiga que eu achei aqui em casa e ela ligou fscilmente . Posso concluir que o problema é na fonte mesmo ou pode ser em outro componente? Se sim poderiam me recomendar fontes com bom custo X beneficio para fazer a troca? ;) obrigado desde já ;D

update: hoje pela manha ele nã tava dando boot, e depois que eu troquei a memoria de slot o pc ligou normalmente D: isso muda alguma coisa no "diagnostico"? Dx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, desmontei o PC e montei ele novamente e dei uma limpeza no cooler da placa de video, do processador, troquei a pasta térmica e tudo mais :v depois eu testei o cabo da fonte e tudo OK. O problema que encontrei foi na hora de usar o jumper, a fonte n ligava de jeito nenhum ( o PC tinha desligado ). Pensei estar fazendo algo errado porém eu testei em outra fonte antiga que eu achei aqui em casa e ela ligou fscilmente . Posso concluir que o problema é na fonte mesmo ou pode ser em outro componente? Se sim poderiam me recomendar fontes com bom custo X beneficio para fazer a troca? ;) obrigado desde já ;D

update: hoje pela manha ele nã tava dando boot, e depois que eu troquei a memoria de slot o pc ligou normalmente D: isso muda alguma coisa no "diagnostico"? Dx

 

Olá amigo, sobre a memória posso te dizer que pode ser sujeira, use uma borracha branca e passe dos dentes da placa de video e na memoria (não recomendo borracha verde pois ela pode grudar um pouco), sobre a questão da fonte pode ser ela a culpada, recomendo 

que faça o seguinte teste:

6_4.jpg

Pinagem_Fonte_ATX.jpg

 

Ligue o fio preto e verde indicados na foto com um clip ou um pedaço de fio, depois ligue o DVD-ROM e o HD, e deixe ligado por ums 3 horas, veja se não va desarmar, se desarmar, é a fonte se não pode ser a fonte (pois não pode descartar a fonte), mas tenho algumas perguntas para você:

Teve alguma queda de luz quando aconteceu o problema, ou tem quedas de luz frequente no local onde mora?

O PC foi desligado inesperadamente pela tomada?

Há alguma sobrecarga de tomadas onde o liga?

A fonte esquenta muito quando desarma?

 

Me responda essas perguntas, assim vai dar para saber o que foi que aconteceu com o seu PC, ja te aviso pode ser a fonte, mas se tratando dessa fonte, recomendaria levar para algum lugar "confiável" para consertar, pois ela é uma excelente fonte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, sobre a memória posso te dizer que pode ser sujeira, use uma borracha branca e passe dos dentes da placa de video e na memoria (não recomendo borracha verde pois ela pode grudar um pouco), sobre a questão da fonte pode ser ela a culpada, recomendo 

que faça o seguinte teste:

6_4.jpg

Pinagem_Fonte_ATX.jpg

 

Ligue o fio preto e verde indicados na foto com um clip ou um pedaço de fio, depois ligue o DVD-ROM e o HD, e deixe ligado por ums 3 horas, veja se não va desarmar, se desarmar, é a fonte se não pode ser a fonte (pois não pode descartar a fonte), mas tenho algumas perguntas para você:

Teve alguma queda de luz quando aconteceu o problema, ou tem quedas de luz frequente no local onde mora?

O PC foi desligado inesperadamente pela tomada?

Há alguma sobrecarga de tomadas onde o liga?

A fonte esquenta muito quando desarma?

 

Me responda essas perguntas, assim vai dar para saber o que foi que aconteceu com o seu PC, ja te aviso pode ser a fonte, mas se tratando dessa fonte, recomendaria levar para algum lugar "confiável" para consertar, pois ela é uma excelente fonte!

Chegando em casa eu vou fazer o teste.

O problema começou quando ligaram diversos aparelhos eletronicos ao mesmo tempo na minha casa (ar, ferro de passar e etc). Em casa tava um problema de energia que quando ligava algum eletrônico que puxa mt energia ele desligava, porém desligava sem nenhum deles estarem ligados também (quando usava algum programa ou jogo mais pesado). Arrumei aqui a energia pois onde o eu pc fica plugado era fim da linha então eu coloquei outra linha passando para essa tomada.

Aqui não occore muitos problemas de queda de energia, Raramente ocorre.  Nunca desliguei ele direto na tomada. Ela esquentava sim um pouco quando o pc desliga.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegando em casa eu vou fazer o teste.

O problema começou quando ligaram diversos aparelhos eletronicos ao mesmo tempo na minha casa (ar, ferro de passar e etc). Em casa tava um problema de energia que quando ligava algum eletrônico que puxa mt energia ele desligava, porém desligava sem nenhum deles estarem ligados também (quando usava algum programa ou jogo mais pesado). Arrumei aqui a energia pois onde o eu pc fica plugado era fim da linha então eu coloquei outra linha passando para essa tomada.

Aqui não occore muitos problemas de queda de energia, Raramente ocorre.  Nunca desliguei ele direto na tomada. Ela esquentava sim um pouco quando o pc desliga.

Então o problema pode ser a fonte, mais uma pergunta, quantos dinjuntores possui sua casa, qual é a potencia deles (se não souber o que é do que estou falando são os numeros que aparecem nos botões) e qual é ligado o computador e se é ligado no mesmo dijuntor o ferro de passar, ar condicionado e outros aparelhos que consome?

 

Sei que pode parecer chato, mas quero que se certifique disso tudo para que não passe por isso de novo, pois aminha teoria é o seguinte:

 

 Você ligou aparelhos que gastam muita energia no mesmo dijuntor e isso acarretou num problema elétrico na fonte, pode ter sido desgaste dos capacitores de tensão, pois ele são responsáveis por gerenciar a energia da tomada, caso eles estejam com problemas, acontecem os desligamentos devido a eles não estarem conseguindo gerenciar a energia corretamente no PC, fazedo com que placa mãe por segurança desarme a fonte, ou seja o problema é que a fonte talvez não esteja conseguindo gerenciar muita energia e quando o processador e placa de video faz algum processo mais exigente, a fonte não consegue alimentar direito e desliga, e se ela estar esquentando muito, pois tem o calor normal da fonte que ela gera, mas se ela estiver esquentando mais do que deve (sem ter nada no pc puxando energia demais) é a questão dos capacitores que ja citei.

 

Então sem muitas mais duvidas deve ser a fonte, mas recomendo que troque por uma boa, ou a conserte (se valer a pena), mas lhe recomendo para ver sua instalação de luz para que não aconteça com a nova fonte esses problemas, pois uma instalação de luz problemática é um dos maiores problemas para os pcs de medio e alto consumo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o problema pode ser a fonte, mais uma pergunta, quantos dinjuntores possui sua casa, qual é a potencia deles (se não souber o que é do que estou falando são os numeros que aparecem nos botões) e qual é ligado o computador e se é ligado no mesmo dijuntor o ferro de passar, ar condicionado e outros aparelhos que consome?

 

Sei que pode parecer chato, mas quero que se certifique disso tudo para que não passe por isso de novo, pois aminha teoria é o seguinte:

 

 Você ligou aparelhos que gastam muita energia no mesmo dijuntor e isso acarretou num problema elétrico na fonte, pode ter sido desgaste dos capacitores de tensão, pois ele são responsáveis por gerenciar a energia da tomada, caso eles estejam com problemas, acontecem os desligamentos devido a eles não estarem conseguindo gerenciar a energia corretamente no PC, fazedo com que placa mãe por segurança desarme a fonte, ou seja o problema é que a fonte talvez não esteja conseguindo gerenciar muita energia e quando o processador e placa de video faz algum processo mais exigente, a fonte não consegue alimentar direito e desliga, e se ela estar esquentando muito, pois tem o calor normal da fonte que ela gera, mas se ela estiver esquentando mais do que deve (sem ter nada no pc puxando energia demais) é a questão dos capacitores que ja citei.

 

Então sem muitas mais duvidas deve ser a fonte, mas recomendo que troque por uma boa, ou a conserte (se valer a pena), mas lhe recomendo para ver sua instalação de luz para que não aconteça com a nova fonte esses problemas, pois uma instalação de luz problemática é um dos maiores problemas para os pcs de medio e alto consumo!

São dois dijuntores, os dois de "20". Aqui provavelmente deve ser um para o chuveiro e o resto para casa. (o ar não está mais ligado, quando ele estava ele tinha um dijuntor proprio). Então eu posso trocar a fonte sem medo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São dois dijuntores, os dois de "20". Aqui provavelmente deve ser um para o chuveiro e o resto para casa. (o ar não está mais ligado, quando ele estava ele tinha um dijuntor proprio). Então eu posso trocar a fonte sem medo?

sim, porém tenha as seguintes precauções:

Não deixe o computador ligado quando aparelhos que gastam muita energia estejam ligados, mas isso vale apenas se for ligar esses aparelhos no mesmo disjuntor.

compre um filtro de linha por precaução, para evitar que em casos de sobrecarga o seu pc venha ser danificado.

Quando faltar luz, deligue ele da tomada e só o religue quando voltar, para evitar a sobrecarga, pois o filtro de linha é apenas no caso que não esteja em casa e venha faltar luz.

Caso possa, coloque um disjuntor de 30 ou 40 para o que usas para o resto da casa ou coloque mas um disjuntor de 20 e faça uma divisão, pois assim evita de ficar preocupado de ligar ferro de passar ou outro tipo de aparelhos eletronicos que consomem muita energia.

 

Se fizer isso não terás mais problemas com seu pc ou até com outros aparelhos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, porém tenha as seguintes precauções:

Não deixe o computador ligado quando aparelhos que gastam muita energia estejam ligados, mas isso vale apenas se for ligar esses aparelhos no mesmo disjuntor.

compre um filtro de linha por precaução, para evitar que em casos de sobrecarga o seu pc venha ser danificado.

Quando faltar luz, deligue ele da tomada e só o religue quando voltar, para evitar a sobrecarga, pois o filtro de linha é apenas no caso que não esteja em casa e venha faltar luz.

Caso possa, coloque um disjuntor de 30 ou 40 para o que usas para o resto da casa ou coloque mas um disjuntor de 20 e faça uma divisão, pois assim evita de ficar preocupado de ligar ferro de passar ou outro tipo de aparelhos eletronicos que consomem muita energia.

 

Se fizer isso não terás mais problemas com seu pc ou até com outros aparelhos.

Beleza, vou tentar trocar a fonte hoje e tomar mais precaução com isso xD Bom, muito obrigado galera \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!