Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa é a versão longa:

Leia. Ria da desgraça alheia.

Então...

Eu tenho um i7 2600K. Nunca fiz OC, nunca sequer mexi nele, tanto fisicamente quanto nas configurações. Recentemente, o meu PC vem sobreaquecendo muito, chegando a 80 ºC em idle; fiz uma pesquisa, e cheguei à conclusão de que meu problema era a pasta térmica, provavelmente ressecada (após quase quatro anos sem trocar) e o cooler de fábrica, que, pelo que eu lí, é medíocre pra ruim.

Cheguei na minha loja de informática local e comprei os dois itens, mas não quis pagar mais R$65 pra que o técnico desparafusasse meu PC, repassasse a pasta e colocasse o novo cooler no lugar, coisas que eu poderia muito bem fazer por conta própria, né...?

O processador ainda tava com a pasta por cima dele, e tava ruim de sair de dentro do encaixe dele; consegui, enfim, tirá-lo, mas meus dedos melecados de pasta encostaram na parte de baixo do i7 (aquela com os pinos de ouro). Eu não sabia até que ponto eu tinha me f*dido, aí usei um cotonete pra tirar o excesso da c*gada que tinha feito. Olha, ficou até ok, mas ainda restou um pouco da pasta: dá pra ver bem a mancha quando posta contra a luz.

Coloquei o bicho de volta, e liguei meu PC com os dedos cruzados e um terço na mão. Funciona. Ainda. Mas eu ainda não rodei nenhum programa pesado, que elevasse a temperatura do meu PC pros 90 ºC. O meu medo é: nessas temperaturas altas, corre o risco de a pasta derreter e cagar meu processador inteiro?

Essa é a versão curta:

Você quem sabe...

- Tenho um i7 2600K

- Sujei a parte de baixo (que tem os pinos de ouro) dele com pasta térmica

- Me desesperei

- Tirei o excesso com cotonete

- Tá funcionando ainda

- Por quanto tempo?

Agradeço desde já!

Postado

Considerando que eu estou com um PC cujo processador está cheio de pasta térmica embaixo... eu diria que não tem problema nenhum.

Essas coisas funcionam assim: ou funciona ou não funciona. Se a pasta térmica tá lá e o PC funciona, então não mexa. A pasta é isolante mesmo.

Postado

Considerando que eu estou com um PC cujo processador está cheio de pasta térmica embaixo... eu diria que não tem problema nenhum.

Essas coisas funcionam assim: ou funciona ou não funciona. Se a pasta térmica tá lá e o PC funciona, então não mexa. A pasta é isolante mesmo.

quase isso, mas você devia passa era álcool isopropílico com o cotonete .-. outro dia acoteçeu algo pareçedo quando fui remover meu WC+cpu é q eu tinha posto muita pasta térmica dae passei um cotonete+álcool isopropílico é saiu de boa funfando de boa até hj..pois tem algumas pastas térmicas de prata por exemplo essa sim  conduz eletricidade que pode causa problemas na sua mobo/cpu.

Postado

Essa é a versão longa:

Leia. Ria da desgraça alheia.

Cheguei na minha loja de informática local e comprei os dois itens, mas não quis pagar mais R$65 pra que o técnico desparafusasse meu PC, repassasse a pasta e colocasse o novo cooler no lugar, coisas que eu poderia muito bem fazer por conta própria, né...?

Pelo susto que você tomou, acho que teria sido uma boa decisão pagar os R$65,00 para o técnico né?

Sobre o processador é o seguinte, se ficou só a marca e funcionou, "toca ficha", mas atente para o seguinte:

Se você colocou muita pasta térmica no processador aí sim pode dar problema quando ele aquecer.

Agora é só monitorar as temperaturas e ver no que dá

Postado

Então, eu li por aí que as pastas mais caras usam prata e, por causa disso, seriam condutoras de corrente. Mas eu paguei R$5 na minha, duvido que haja qualquer metal na composição. O seu PC já foi aquecido bastante, mesmo com a pasta embaixo, e não deu nada?

quase isso, mas você devia passa era álcool isopropílico com o cotonete .-. outro dia acoteçeu algo pareçedo quando fui remover meu WC+cpu é q eu tinha posto muita pasta térmica dae passei um cotonete+álcool isopropílico é saiu de boa funfando de boa até hj..pois tem algumas pastas térmicas de prata por exemplo essa sim  conduz eletricidade que pode causa problemas na sua mobo/cpu.

Ah, sim. Mas paguei R$5 na pasta térmica, duvido que tenha prata.

Pode passar álcool isopropilico na parte de baixo?

Pelo susto que você tomou, acho que teria sido uma boa decisão pagar os R$65,00 para o técnico né?

Sobre o processador é o seguinte, se ficou só a marca e funcionou, "toca ficha", mas atente para o seguinte:

Se você colocou muita pasta térmica no processador aí sim pode dar problema quando ele aquecer.

Agora é só monitorar as temperaturas e ver no que dá

De fato, teria sido uma boa decisão mesmo!

Então, a quantidade foi certa: aproximadamente um grão de arroz. A temperatura diminuiu 5 ºC só por conta da troca da pasta.

Postado

E com o novo Cooler como ficou?

Tens como postar um print das temperaturas?

Pode usar o SpeedFan  B)

Então, o cooler não serviu, então logo em breve vou lá trocar. Mas eu não sei direito por onde me basear: o Speedfan, bem como o Hmonitor, acusam 86 ºC na CPU1 em idle logo nos primeiros 3 minutos que eu ligo meu PC, por isso acho que é meio mentiroso. Daí tem o Aida64, que fala que meu processador tá normal, a 35 ºC em idle. Por fim, tem o que a própria BIOS diz: 70 ºC (eu venho me baseado nesse). Se você puder me dar alguma luz no assunto, eu agradeço.

Postado

@Igor Bastos Sim, já inclusive cheguei a 90C por fazer overclock com o cooler cheio de poeira e nada aconteceu  :D

É melhor nem limpar mesmo, o processador é até fácil de limpar porque não tem pinos nele, mas o soquete tem vários pinos bem pequenininhos que são muito fáceis de quebrar.

Postado

isso não foi nada meu i5 2500 já pingo até acido dos capacitores da fonte chego a criar oxidação limpei com álcool comum e bombril já ta a mais de anos funcionando perfeito .

coloca um cooler de 100 ou 150 reais já era o problema 

Postado

@Igor Bastos Sim, já inclusive cheguei a 90C por fazer overclock com o cooler cheio de poeira e nada aconteceu  :D

É melhor nem limpar mesmo, o processador é até fácil de limpar porque não tem pinos nele, mas o soquete tem vários pinos bem pequenininhos que são muito fáceis de quebrar.

Mas então, caiu pasta justamente na parte do soquete!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!