Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comportamento estranho de HD Western Digital, 500GB


kharllos

Posts recomendados

Pessoal, estou com um HD WD 500GB com comportamento estranho. É um HD que uso como reserva [com windows XP instalado], mas contém vários becapes. É o seguinte: se o conecto no PC com windows 7, ele em geral não é lido, reconhecido mas não lido. Quando muito surgem no Explorer as partições [2]. Não importa em que tomada USB eu o conecte. Hoje o conectei a um PC com Win XP e ele foi reconhecido e lido.

 

Poderia ser problema do Win 7, ou será que o HD está na hora da morte? De qualquer forma, o plano é passar tudo que interessa para outro HD, reformatá-lo, com direito a checkdisc e tudo.

 

Alguma sugestão ou opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se funciona em um PC e outro não é alguma incompatibilidade com a placa mãe ou uma configuração ruim da BIOS.

Me conta uma coisa: tu usa o mesmo cabo SATA nos dois ou é um diferente? Tentou conectar com um diferente? E no computador que não funciona, proponho um experimento:

Baixa e grava um CD do Ubuntu ou outro linux que inicie direto do CD pra ver se com um outro sistema que não o windows já instalado ele reconhece sem problemas.

 

Não parece estar dando problema, provavelmente é software ou BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu já testei com vários cabos sata. Inclusive usei um case externo. Neste momento ele está conectado em um note com win 8.1 e inicialmente até apareceu no explorer e no EASEUS. Mas parou tudo. Estou querendo unificar todas as partições [2] e mandar formatar, depois de passar todos os verificadores que puder. Mas está difícil acessar. Vou tentar outro PC com XP, que é o que está instalado nele.

 

Já tentei o recurso do Live CD, mas não adiantou.

 

Eu desconfiava que as tomadas USB do PC com win 7 estavam com problemas, mas creio agora que não estão. Vou brigar com ele até resolver... ou estragar de vez!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo kharllos,

 

Pode ser algum problema com a placa lógica.

Tente ver se ele aparece no Gerenciador de Disco. Clique com o botão direito no Meu Computador > Gerenciar >  Repositório > e Gerenciador de Disco e veja se o HD é mostrado lá, mesmo que seja como ‘Não Alocado’.

Se aparecer, volte o HD pro PC em que ele foi reconhecido e rode o Data Lifeguard, o teste de diagnóstico da WD disponível no site oficial, e veja se ele não apresenta nenhum bad sector. Faça backup dos seus arquivos mais importantes e ai sim pode formata-lo tranquilamente.

Se ele não voltar a funcionar normalmente depois disso e a garantia ainda estiver válida, sugiro que contate o suporte técnico.

 

Espero ter ajudado.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bossanova, interessante é que no PC com Win 7 o disco às vezes chega a aparecer no Explorer, mas não abre nada, pelo contrário, tranca o SO e tenho de desligar para conseguir retirá-lo. No note com Win 8.1 ele não apareceu.

 

Nos dois outros PC com Win XP ele aparece normalmente, estando agora instalado em um deles e funcionando o sistema normalmente. Vou fazer mais alguns testes, mas só no início da semana, pois já encheu o saco de ficar fuçando pra ver se descubro o que causa esse problema.

 

Grato pelas dicas! Vou seguí-las e depois comento.  Abração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde.

 

Estou "caçando" na net posts como este. Tenho um hd, como o mencionado acima, e venho lendo bastante, porém estou chegando a conclusão q é defeito de fabricação.

 

Ex: Tenho o win 8.1 instalado em outro hd e o SO roda normal, há vários post que contam que o win 8 trava o pc. discordo.

 

Quando instalo o win 8 no WD 500gb ele não roda, trava como o colega Falou acima e tranca tudo. Já fiz uma análise no hd e mostra três blocos de erros, porém acho que isso não é suficiente para travar total.

 

Para concluir: os colegas acreditam que, se atualizar o drive do hd, resolveria os travamentos?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlad, creio que se possível atualizar drives seja uma boa.

 

No meu caso, penso que o problema está no PC que uso normalmente: Corel I3, 6 GB memoria, Hd 500 GB, Win 7 e Ubuntu 14.10. Andei observando que as tomadas USB frontais parecem estar dando mau contato, pois já coloquei outros HD externos e não foram lidos direto, só depois que mexo na tomada USB.

 

Agora, quanto ao HD WD 500 GB, ele está funcionando em outro PC com Win XP. Já fiz todas as verificações e não mostraram problemas com ele. Sei lá... coisas da Informática...

 

Já desisti de fazer um format radical nele. Vou continuar usando no PC antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edgar, no meu caso, no HD só tem o win xp. Como eu disse na outra postagem, não vou mexer nele mais, pois está funcionando normalmente. Navego, funciono vários programas, ouço música, assisto filmes, tudo numa boa. Então vou deixar como está.

 

Agradeço a todos os amigos que me passaram dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma coisa que eu noto também é q o hd esquenta muito...mas muito mesmo! o d vocês também faz isso?

Nesse find instalei o wind server 2012 r2, para ver se rodava e tal, mas nada. a coisa esquenta e começa a travar. comecei a usar como backup de arquivos, mas mesmo assim é um saco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vlad Moraes,

Não é normal o HD esquentar tanto assim não, amigo.

Melhor ficar de olho nesse HD e manter um backup do que tiver de importante armazenado nele para evitar qualquer dor de cabeça futura.

 

@kharllos,

Bom saber que seu HD voltou a funcionar normalmente, mas como já apresentou problemas é bom também ficar de olho e não deixar nenhum dado muito importante nele. Se voltar a se comportar de modo estranho, e a garantia ainda estiver valendo, não pense duas vezes e entre em contato com o suporte para efetuar a troca.

Abraço, amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlad, é isso mesmo que o Bossanova falou. Esquentar, esquenta, mas não exageradamente. Fique mesmo de olho nele! Se tiver jeito, coloque um cooler refrigerando o HD. Geralmente os gabinetes tem lugar na frente para instalar um cooler. Pode ajudar um pouco.

 

No meu caso, Bossanova, esse PC onde está o HD é deixado como "emergência", caso o principal dê problema. E uso também para "limpar" algumas páginas que baixo, com tutoriais. Mas todos os arquivos vão para becapes em HDs externos.

 

Quanto a garantia, ele já passou da "3ª idade"... hehehe... é bem antigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kharllos,

Então está tranquilo, amigo. Os discos são confiáveis, mas todo equipamento eletrônico está sujeito a falhas, por isso é sempre importante manter backups.

 

Ah, e boa dica do cooler, ajudaria bastante o colega. Melhorando a refrigeração com mais coolers (principalmente um só pro HD, se quiser), tudo funciona muito melhor. Equipamento superaquecido não funciona direito e certamente apresenta defeito mais rápido.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlad, uma outra "gambiarra" que você pode fazer para refrescar um pouco esse HD é colocá-lo externamente, fora do gabinete. Em geral os cabos de força e lógico são compridos o suficiente para colocar o HD de fora. Faço isso constantemente, visto que tenho alguns HD para becapes, que não são do tipo externo.

 

Só para terem uma ideia, tenho 6 HD externos e 6 comuns, para os meus becapes. Eu baixo muitas figuras e fotos e tutoriais que me ajudam na minha atividade de hobby, que é cutelaria [fabricação de facas]. Tenho arquivos de mais de 10 anos atrás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma alternativa. Como informei anteriormente, o system que passei a usar é o win server 2012 r2. Nisso fui em:

 

Meu PC > config avançada do sistema > Desempenho > Efeitos Visuais:

                                          * Ajustar para Melhor Desempenho;

                         

                               e Avançado > Memória VIrtual:

                                                        Tamanho personalizado p/ (C:): 1024 - 2048.

 

Obs: Claro q ele vai continuar esquentando, porém trabalha sem muitos travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!