Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clear CMOS o que pode ser?


Posts recomendados

Bom galera, sai de casa dia 31/12/2014, para a virada do ano. Voltei somente hoje 01/01/2015. Ao chegar em casa, meu tio me disse que o pc dele queimou. Desinstalei e abri o gabinete, constatei que a fonte dele é que tinha ido pro brejo. Porém, não dei muita importância, pois o pc dele é "daqueles das casas bahia" a placa mãe cabe na palma da mão praticamente... O processador então, no indicador... Mas tudo isso "não importa".... É aqui que começa meu filme de terror... Ao entrar no quarto eu fui ligar meu pc, ele ligou normal, mas antes mesmo de aparecer a tela da placa mãe e tal, ele reiniciou, e repetiu isso mais 2 vezes, até eu desligar tudo. Tentei ligar novamente, pois não senti nenhum cheiro de queimado... E foi ai que percebi um botãozinho na parte de trás da placa-mãe, escrito CRL(de clear não de cara*** kkk') CMOS estava com a led ligada, uma led vermelha, porém, nunca tinha notado que ela ligava, logo deduzi que aquela era a primeira vez que acontecia algo do gênero. Pelo sintoma apresentado, (reinicialização) achei que poderia ser algo haver com a energia, ou até mesmo parte da fiação da casa danificada, sei lá... Desinstalei a fonte, uma corsair CS750, e instalei novamente, mas dessa vez liguei o pc lá no outro lado da casa, na cozinha, porém, sem nada. Somente o CPU. Esperei por 1 minuto, e nada do pc reiniciar. Então desliguei e levei para o meu quarto, onde liguei o monitor e as outras coisas. Após ligar o pc com tudo instalado, ele entrou em um menu que nunca tinha visto, apertei f11 para ele "iniciar normalmente" depois disso, ele voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido. Então fui pesquisar o que é esse tal de CRL CMOS. E li que é um jumper para resetar as configurações da BIOS. Porém, eu fiquei preocupado, pois não faço a menor ideia do porque isso ocorreu, e é isso que me preocupa, pois se deu uma vez, pode dar outra, e outra, até dar algo pior... Alguém ai pode me dizer com certeza, ou pelo menos uma teoria do que ocorreu, para ser preciso reiniciar a BIOS? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clear CMOS significar apagar dados da bios, como hora e alterações feitas, fazendo como se ela estivesse vindo de fabrica, esse botão serve para isso, ja o led ligado, acho que tu confundiu, ele é o led da placa mãe que indica se ela está ligada ou não, pelo fato dele não ligar sem os componentes, é normal alguns computadores só ligarem com o teclado e monitor conectado, a tela que relatou pode ser a propria tela da bios, mas não se preocupe, se ele ligou normal, significa que não é defeito e sim algum erro na bios que deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

Chegou a fazer o Clear CMOS?

Sim

Clear CMOS significar apagar dados da bios, como hora e alterações feitas, fazendo como se ela estivesse vindo de fabrica, esse botão serve para isso, ja o led ligado, acho que tu confundiu, ele é o led da placa mãe que indica se ela está ligada ou não, pelo fato dele não ligar sem os componentes, é normal alguns computadores só ligarem com o teclado e monitor conectado, a tela que relatou pode ser a propria tela da bios, mas não se preocupe, se ele ligou normal, significa que não é defeito e sim algum erro na bios que deu.

A led é do próprio botão, é como se a placa-mãe pedisse para fazer o clear CMOS entende? A tela não era da bios, era toda preta, parecida com a tela que aparece quando o computador desliga de forma inesperada e você tem que dar enter para fazer o boot do widowns normalmente... A minha preocupação é o que ocorreu para dar esse erro. Se tem algo relacionado com a queima do pc do meu tio, ou se foi só uma eventualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim

A led é do próprio botão, é como se a placa-mãe pedisse para fazer o clear CMOS entende? A tela não era da bios, era toda preta, parecida com a tela que aparece quando o computador desliga de forma inesperada e você tem que dar enter para fazer o boot do widowns normalmente... A minha preocupação é o que ocorreu para dar esse erro. Se tem algo relacionado com a queima do pc do meu tio, ou se foi só uma eventualidade...

Nâo é algo grave, ja disse erro na bios, nem todas as bios reagem da mesma forma, ja sobre o led do CMOS, constate se ela fica ligado ainda, se ficar o led nada mais é para afirmar o funcionamento da placa, mas se não o led apenas indicou que houve um erro na bios devido a queda de luz, não é nada para se preocupar garanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!