Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente andei procurando na internet um certo circuito mas não encontrei nada a respeito, o que eu preciso é o seguinte:

Preciso que quando um tensão atinja um valor X ela aciona um rele, e quando essa mesma tensão atinja outro valor X ela desliga esse rele, alguém tem alguma ideia de como fazer isso ?

pelo que andei procurando na internet vi algumas informações de fazer isso com comparador de tensão e amplificador operacional.

Postado

dependendo para que você queira e qual a precisão pode se fazer com diodos zenes resistores transistores e tripot para ajuste,

"o que dá na mesma :P  "

certa vez eu fiz um para colocar em switch que travava sempre que tinha oscilação da energia

então com tensão abaixo do normal desligava. claro que como era pela carga do switc também tinha que ter um capacitor para retardar o religamento.

não lembro direito como é, mas não é difícil implementar e se fizer um bom ajuste acaba tendo uma boa precisão

Claro que dependendo das voltagens que você quer

Postado

o que você quer é um comparador janela. Algo assim...

figura_9_cinco_solucoes.jpg

Ta, mas como funciona isso ? quantos volts devo alimentar o vin ? para que server o +V ? e como eu coloco a referencia de tensão no caso aquela tensão X que eu citei no tópico ?

dependendo para que você queira e qual a precisão pode se fazer com diodos zenes resistores transistores e tripot para ajuste,

"o que dá na mesma :P  "

certa vez eu fiz um para colocar em switch que travava sempre que tinha oscilação da energia

então com tensão abaixo do normal desligava. claro que como era pela carga do switc também tinha que ter um capacitor para retardar o religamento.

não lembro direito como é, mas não é difícil implementar e se fizer um bom ajuste acaba tendo uma boa precisão

Claro que dependendo das voltagens que você quer

Opa amigo obrigado pela ajuda, mas acho que o circuito que a Isadora posto vai me server, vou aguardar as resposta dela e ver se realmente vai servir.

• Membro VIP
Postado

Gosto de fazer comparador de janela usando LM339, pois como ele é open colector, pode somar saída direto, além de poder ser alimentado de 2 a 36 Volts.... Pode drenar até 18 mA e desse modo conforme o relé ou carga, pode acionar de modo direto.. Simplifica a vida..

• Curtir 2
Postado

Gosto de fazer comparador de janela usando LM339, pois como ele é open colector, pode somar saída direto, além de poder ser alimentado de 2 a 36 Volts.... Pode drenar até 18 mA e desse modo conforme o relé ou carga, pode acionar de modo direto.. Simplifica a vida..

Eu queria tipo alguma coisa assim, quando chega tipo uns 10 volts ele desliga o rele, e quando chegar em 5 volts ele liga o rele novamente, vai da certo ? e como eu vou indicar para ele a tensão que eu quero ?

• Membro VIP
Postado

A qualquer momento o amigo @faller pode te desenhar. De fato fica mais simples. O que te passei é o que achei mais rápido na net. Achei que entenderias o conceito...

Mas vejamos o que passei...

Valores... você precisa de alguns. Quanto aos do circuito vejamos e vamos usar os que você precisa:
Seu X no VIN. Faz de conta que vai de 0 a 12
V+ faz de conta 15V
O relé vai atuar entre as tensões que ficam em (+) do ampop de cima e (-) do de baixo
Se +V=15V teremos 10 e 5V. Peço a gentileza de pelo menos estudar a fórmula de divisor resistivo a qual me dou o direito de não explicar ok?

Se X<5V D1=0V, D2=15V (chamemos assim) o que faz bloquear Q1 = rele desligado
Se X>5V D1=0V, D2=0V o que faz conduzir Q1 = rele acionado
Se X>10V D1=15V, D2=0V o que faz bloquear Q1 = rele desligado
Ou seja D1 e D2 formam um OU lógico. Se um OU outro tiver nível 1, bloqueia Q1

Algo semelhante deve ocorrer quando usares o 339: coletor aberto, saídas em contato -> mesmo se uma tentar subir, a outra não deixa

Informações melhores que esta envolve nível mais básico que no momento teria dificuldade em te explicar ok? Queira por favor de novo dar uma olhadela nos conceitos de comparador de tensão com ampop e divisor resistivo. É muito fácil. Caso persistam inquietações, não hesite em retornar ok?

Postado

O circuito é este aqui, basta apenas trocar o Led pelo relé, e calcular os resistores na entrada ( R7 , R8 e R9 ) para obter as tensões necessárias :

http://www.slottechforum.com/slotinfo/Techstuff/CD3%20Analog%20ICs/Voltage%20Comparators/LM339/LM339%20Window%20comparator.jpg

Ah, tirar o resistor do coletor do transistor, e colocar um diodo em anti-paralelo com o relé para proteger o circuito.

Mais que isso é dar o peixe já limpo e cozido ....

Paulo

Postado

O circuito é este aqui, basta apenas trocar o Led pelo relé, e calcular os resistores na entrada ( R7 , R8 e R9 ) para obter as tensões necessárias :

http://www.slottechforum.com/slotinfo/Techstuff/CD3%20Analog%20ICs/Voltage%20Comparators/LM339/LM339%20Window%20comparator.jpg

Ah, tirar o resistor do coletor do transistor, e colocar um diodo em anti-paralelo com o relé para proteger o circuito.

Mais que isso é dar o peixe já limpo e cozido ....

Paulo

post-598359-0-76279500-1420558189_thumb.

Com base nesse seu circuito acho que entendi, onde eu marquei de vermelho tem que fazer um divisor resistivo para dividir a tensão, os pontos marcados com o voltímetro é o limite máximo de tensão e o limite minimo o pino 5 vai ser a minha entrada seria isso, no led eu coloco o rele ?

Postado

@Matthwus,

Sim, isso mesmo, mas tem de tirar também o resistor que está em série com o Led, e colocar um diodo em anti-paralelo com a bobina do relé, ok ?

Paulo

@aphawk

Até ai tudo bem, mas aconteceu o seguinte exemplo coloquei a tensão máxima em 10V, quando a tensão cai para 9v ele já liga o rele novamente, eu queria que essa tensão fosse caindo e caindo e só acionar novamente quando ela chegasse em 5v e dai ela fosse subindo até os 10v e desligasse novamente.

• Membro VIP
Postado

@aphawk

Até ai tudo bem, mas aconteceu o seguinte exemplo coloquei a tensão máxima em 10V, quando a tensão cai para 9v ele já liga o rele novamente, eu queria que essa tensão fosse caindo e caindo e só acionar novamente quando ela chegasse em 5v e dai ela fosse subindo até os 10v e desligasse novamente.

Então você necessita de um comparador com histerese..

Procure isso dai com o Tio Google..

Postado

@Matthwus,

Salta mais um peixe no prato.... :

http://www.daycounter.com/Calculators/Comparator-Hystereses-Calculator.phtml

Se usar o LM339, lembre-se de que a saida dele é open-coletor, então neste caso tem de acrescentar um resistor de 2k2 entre a saida dele e a alimentação positiva, ok ?

Paulo

@aphawk

@faller

O circuito que estou usando é esse aqui, para fazer essa histerese eu devo adicionar mais dois resistores ? sendo um na entrada do pino 5 e um outro que vai do pino 5 para a saída ?

post-598359-0-24475800-1420631625_thumb.

• Membro VIP
Postado

Esse é um comparador de janela, que é diferente do comparador com histerese.. Se eu te mostrar ou te der o circuito já feito e calculado ai fica muito fácil e não vais aprender bulhufas..

Melhor botar essa cabeça a pensar..

O aphawk te deu uma calculadora de comparador com histerese. Exercite-a..

Postado

Esse é um comparador de janela, que é diferente do comparador com histerese.. Se eu te mostrar ou te der o circuito já feito e calculado ai fica muito fácil e não vais aprender bulhufas..

Melhor botar essa cabeça a pensar..

O aphawk te deu uma calculadora de comparador com histerese. Exercite-a..

A calculadora não funciona com tensão quebrada, vou dar mais um pesquisada aqui.

• Membro VIP
Postado

Pra você acionar algo apenas entre 5 e 10v creio que tem que ser janela mesmo. ou não...

De fato pro treco não ficar indeciso entre 4.999 e 5.000 creio que você deve mesclar o conceito de histerese também

talvez isso te ajude a entender o conceito de histerese

3799-prendedor-de-cabelo.jpg

ou não...

• Membro VIP
Postado

A calculadora não funciona com tensão quebrada, vou dar mais um pesquisada aqui.

Quem não funciona é a sua cabeça....

Em vez de entrar com a tensão por exemplo 5,34 experimente entrar com a tensão 5.34 (ponto ao invés de virgula), que tudo ficara em paz..

Para se tornar autodidata tem de tomar um comprimido de SEVIROL de  vez em quando..

Tome um e Vire-se.. 

Isso aqui seria o que eu preciso ? esse RH seria o resistor de histerese ?

attachicon.gifAplicacoes_08.jpg

Isso mesmo.. Note que a referencia para o chaveamento (que e a tensão que vai na entrada positiva nesse circuito por ti postado) varia nem função do estado de saída do CI)

A mudança de estado da saída do CI provoca a alteração (via resistor de histerese) da tensão para um novo valor, preparando para a  para a próxima comutação se dê num valor de tensão diferente e calculado..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

não sei se é o que precisa mas a histerese está aí sim. Perceba os dois estados possíveis da saída digamos gnd e v+. Se gnd, note RH em paralelo com R2. Se v+, note RH em paralelo com R1. Note que a saída 'puxa' a tensão pro lado em que ela está. Quando alterna, ela ajuda na decisão dando uma forcinha na entrada (+). Captaste?

Aí residem alguns conceitos essenciais de eletrônica básica: resistores em paralelo, divisor de tensão e comparador de tensão. Por acaso, não perdeste estas aulas não né? NÉ?? ah moleque!

As contas que deve fazer o site que o amigo @aphawk colocou no seu prato.

e perdoe o amigo @faller fazendo jus ao seu avatar. Coisas da idad.. ops experiência excessiva kk

• Curtir 1
Postado

não sei se é o que precisa mas a histerese está aí sim. Perceba os dois estados possíveis da saída digamos gnd e v+. Se gnd, note RH em paralelo com R2. Se v+, note RH em paralelo com R1. Note que a saída 'puxa' a tensão pro lado em que ela está. Quando alterna, ela ajuda na decisão dando uma forcinha na entrada (+). Captaste?

Aí residem alguns conceitos essenciais de eletrônica básica: resistores em paralelo, divisor de tensão e comparador de tensão. Por acaso, não perdeste estas aulas não né? NÉ?? ah moleque!

As contas que deve fazer o site que o amigo @aphawk colocou no seu prato.

e perdoe o amigo @faller fazendo jus ao seu avatar. Coisas da idad.. ops experiência excessiva kk

Aula kkk, mexo por que gosto, mas agora esse ano vou me matricular em mecatrônica um técnico mesmo só pra ver como é, até que da para aprender bastante coisas em fóruns ( participo de outros) e em grupos no Facebook.

• Membro VIP
Postado

pois vais fazer a coisa certa. Sugiro então que retorne/releia quando tiveres as primeiras aulas dos assuntos que mencionei. E confirme (ou não) aquelas letras.

e boa sorte

Postado

@Isadora Ferraz,

Off - Topic :

Kkkkkk o Faller é o aphawk amanhã !!!!!

Ele fala exatamente o que eu adoraria poder falar, mas fico inibido ( ainda... ) ! Mas devo chegar logo ao nível de "objetividade" do mestre Faller, porque a capacidade do meu estômago de digerir sapos está bem no limite....

Grande @faller, eu já ví muita coisa doida aqui, imagino o que voce deve ter visto... Essa do SEVIROL foi muito boa !!!!

Mas até hoje o máximo que eu ví de ousadia foi um cara que se cadastrou aqui, e logo no primeiro Post ele colocou qual era o tema do TCC dele e pediu para quem pudesse ajudar que fizesse o trabalho dele, e enviasse para o email dele, com todo o circuito eletrônico e o programa-fonte ..... E nunca mais voltou aqui !!!!

Voltando ao tópico :

@Matthwus,

Mude o esquema do simulador, coloque exatamente o circuito que está no site que te passei, e veja se o funcionamento te atende. Esqueça o circuito antigo com dois comparadores, porque esse é de janela, e não o de histerese.

Paulo

Postado

@Isadora Ferraz,

Off - Topic :

Kkkkkk o Faller é o aphawk amanhã !!!!!

Ele fala exatamente o que eu adoraria poder falar, mas fico inibido ( ainda... ) ! Mas devo chegar logo ao nível de "objetividade" do mestre Faller, porque a capacidade do meu estômago de digerir sapos está bem no limite....

Grande @faller, eu já ví muita coisa doida aqui, imagino o que voce deve ter visto... Essa do SEVIROL foi muito boa !!!!

Mas até hoje o máximo que eu ví de ousadia foi um cara que se cadastrou aqui, e logo no primeiro Post ele colocou qual era o tema do TCC dele e pediu para quem pudesse ajudar que fizesse o trabalho dele, e enviasse para o email dele, com todo o circuito eletrônico e o programa-fonte ..... E nunca mais voltou aqui !!!!

Voltando ao tópico :

@Matthwus,

Mude o esquema do simulador, coloque exatamente o circuito que está no site que te passei, e veja se o funcionamento te atende. Esqueça o circuito antigo com dois comparadores, porque esse é de janela, e não o de histerese.

Paulo

EU comecei a fazer ontem a noite, mas o que seria ''Rácio de Resistores'' ?

• Membro VIP
Postado

[oftopic on]

Numa micro análise psicológica, acho que ele 'se acha' protegido pela tênue carapaça de sua popularidade. kk o que não chega a ser totalmente bom. De fato, por muito menos já recebi advertência e formal... sério..  Mas enfim, creio que ele é um bom homem cheio de calos profissionais. Mas deve tomar cuidado com o coração. kk

E aí. Vamos abrir um tópico sobre análises psicológicas do velho e bom amigo @faller ? kk

[oftopic off]

@Matthwus já tentou o goggle? pois NUNCA ouvi falar nisso! e nem sei se quero perguntar pra ele. E nem sei se tem relação com teu momento. sei lá...Talvez não esteja no teu idioma.

Enfim, o bacana pra você é que vai tirar de letra quando esta matéria estiver em pauta nos teus estudos. Algo me diz que na ocasião lembrar-te-ás de nós kk

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!