Ir ao conteúdo

4790k ou Skylake-S? Dúvida mortal!

Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do Clube do Hardware, hoje dando uma passada pela internet me deparei com a notícia do surgimento dos processadores Skylake-S para o segundo quarto de 2015, e ai entrei em parafuso no mesmo instante, eu estava totalmente decidido a comprar um i7 4790k, porém, ainda não tenho fundos o suficiente para isso... (Estou indo para a faculdade e vou ter que deixar meu desktop para meu irmão, então, vou ter que trampar pra comprar outro pra mim. :/) Então, já surgiu na minha cabeça a ideia de esperar a chegada dos processadores Skylake-S, como vou montar um computador novo do zero e vou usar ele tanto para programação, rendering, edição de vídeos, streams, e games, pensei em um combo com SLI de GTX 970 e um i7, vou gastar uma nota... Não me importo muito com o preço, mas, como pretendo comprar tudo junto não vou ter o dinheiro até mais ou menos o meio do ano, segundo a opinião de vocês, eu deveria esperar? Como a Intel segue aquele esquema de tick-tock, pensei que sendo os Broadwell's o tick, os Skylake-S sendo o tock valeria a pena... O que acham?

• Solução
Postado

O Skylake pode até sair em 2015, mas serão as CPUs de notes e ultrabooks. Muito provavelmente as CPUs de desktop só vão sair no início de 2016. Isso se o Skylake não atrasar.

Outra coisa é que o mercado desktop foi meio que abandonado, com exceção do i7-4790K, que foi um jabá da Intel. O Broadwell veio com ganho de 4% para note. Pode ser que a versão desktop seja um pouco mais forte, pois não tem tanta preocupação com energia, mas já sentiu que eles estão tirando o pé do IPC.

Por exemplo, se eles não lançarem versões Devil's Canyon do Broadwell e do Skylake, está arriscado do i7-4790K se manter na liderança do mercado desktop mesmo em 2016, porque ele é uma versão overclocada de fábrica. E não vale a pena esperar até 2016 para comprar uma CPU 5% mais rápida, se for mais rápida.

Na minha opinião, a única vantagem do Skylake será a memória DDR4 e algumas funções de placa-mãe novas que podem surgir, como as Z97 que vieram com SATA-express. Mas pouca gente liga para essas coisas.

Se quiser memória DDR4, considere um hexacore i7-5820K no soquete LGA 2011-v3, que está um pouco mais caro do que o i7-4790K e que é melhor para renderização e vídeo. Ou até um Broadwell-E se eles lançarem este ano. As placas-mãe são mais caras, mas é uma plataforma profissional.

• Curtir 1
Postado

Só para lembrar que os preços de DDR4 estão uma piada e a diferença é nula em relação a DDR3 na maioria dos aplicativos. DDR4 só deve começar a ter algum valor daqui a alguns anos, quando você estiver na hora de trocar de micro de novo. Ou seja, um i7-4790K ou um Broadwell Devil's Canyon parecem ser a melhor pedida para desktop em 2015.

Postado

Depende do quão rápido você conseguir juntar dinheiro, hehe. Skylake não atrasou (claro, o problema era o processo de 14nm) e agora você tem duas opções se você esperar até o Q2, que é quando eles vão começar a chegar:

1. Broadwell-K (destravado). A vantagem não é tão grande assim em relação ao Haswell Refresh (claro), mas a grande mudança é o vídeo integrado. Sem falar que ele esquenta menos, o que parece ser mais relevante no seu caso...
  2. Skylake-S (não destravado). Não vai ter Broadwell-S para desktop.

Outro problema é que eles são totalmente incompatíveis (Broadwell LGA1150 com DDR3 e Skylake LGA1151 com DDR4), então só piora a situação pro seu lado  :P (Não me lembro se o Skylake suporta DDR3, o que permitiria tanto placas-mãe com DDR3 quanto com DDR4)

Postado

Skylake não atrasou (claro, o problema era o processo de 14nm) e agora você tem duas opções se você esperar até o Q2, que é quando eles vão começar a chegar:

Você deve estar confundindo com o Broadwell, porque o Skylake ainda não lançou. Dizem que virá no segundo semestre, mas sempre atrasa alguns meses e sempre lança primeiro as versões note. Eu acredito que desktop mesmo só no final do ano ou em 2016.

BRoder, você falou do Skylake-S, agora que eu vi que será a versão entusiasta. Aí só mesmo em 2016. Então eu acho melhor esperar pelo Broadwell-K (por que eles ficam brincando com as siglas...?) no segundo semestre.

Postado

Só estou repetindo o que o roadmap da Intel mostra. Skylake desktop Q2 2015, e mobile algum tempo depois.

Considerando que a Intel tem trabalhado em drivers para suportar o Skylake nesse meio tempo, eles devem ter hardware de pré-produção funcional, até mesmo porque o processo de 14 nm funciona agora. Então é bem provável que o Skylake esteja "on schedule". Considerando que o propósito do Broadwell (tick) é intruduzir o processo novo para o "tock", faz sentido.

Skylake-S, agora que eu vi que será a versão entusiasta.

Não. Skylake-S não é destravado, logo não é "entusiasta".

Postado

Então é bem provável que o Skylake esteja "on schedule". Considerando que o propósito do Broadwell (tick) é intruduzir o processo novo para o "tock", faz sentido.

Correto, você falou "provável". Como dizer que o Skylake não atrasou se ele ainda nem foi lançado? Não faz sentido. As versões desktop só devem sair mesmo no Natal ou em 2016. Mas nunca se sabe, mas não acredito que um Skylake padrão seja mais forte do que o i7-4790K.

Confusão minha com o Skylake-S. Essas siglas são uma bagunça. Eu estava me referindo ao LGA 2011 / 2011v3. Sei lá como vai se chamar o Skylake-"E".

Postado

Enquanto sua argumentação é baseada em especulação, a minha é baseada em fatos:

skl_vrz_large.png

E o fato é que até agora a Intel não anunciou nenhum atraso no Skylake, e ao que tudo parece, ele está "on schedule" para Q2 2015. Especialmente considando que o Haswell Refresh destravado mostrado aí lançou bem antecipado, claro, e que o Broadwell de 15W e 28W foram lançados no Q1 2015, como previsto.

Postado

Quem não quer admitir o erro é você. Mostrei o roadmap, os fatos (a Intel está cumprindo, e até superando, com o prazos prometidos no roadmap) e você insiste em especular que o Skylake vai atrasar até 2016. Você está ignorando tudo em favor do que está dentro da sua cabeça.

Postado

Galera quero agradeçer os comentários de vocês, acredito que vou ficar com o Haswell-K mesmo, um i7 4790k, agora eu não tenho muita vontade de montar um computador com Haswell-E porque não tô afim de gastar rios de dinheiro com DDR4, caso lá na frente o ganho seja muito bom e saiam as Skylake-K ou até as E talvez eu faça um update, eu acho que vou começar a comprar as peças do PC antes que mude de ideia de novo kkkkkkkkkk, vou dar o tópico como resolvido, quando eu terminar de montar meu PC lá por abril/maio, eu posto umas fotos pra vocês verem! valeu galera ^^

• 5 semanas depois...
Postado

a discussao é boa! tenho uma duvida q ainda nao consigo compreende-la

voltei a usar intel ha pouco tempo e nao sei bem ao certo como funciona o periodo de atualizacoes entre processadores e sockets... 

a unica coisa q sei é que atualmente usamos os processadores da 4.a geração, haswell e em breve virá esses skylake.. o socket continuará a ser o 1150 mas nao consigo visualizar qts anos demorou para se sair do socket 1155 para o 1150.. tem alguma média de tempo nisso ou depende unicamente da intel?

os da linha extreme sao um caso à parte?

pelo q li e me corrijam se estiver falando alguma besteira o socket 2011 foi lancado no fim de 2011 e o 2011v3, agora em setembro de 2014.. então o prazo em media seria isso, 3 anos? qual foi o socket q antecipou o 2011 e qt tempo ele demorou para ser substituido?

Postado

O que eu tenho visto é a troca de duas em duas gerações. Não adianta ver por ano, pois eles sempre atrasam. O 1155 durou duas gerações e o 1150 vai durar duas gerações, até o Broadwell. O Skylake já será outro soquete, LGA 1151. A mesma coisa com o 2011v3. Deve durar até o Broadwell-E e depois trocar no Skylake-E.

Como o Broadwell atrasou, pode ser que alguns modelos não sejam lançados e entre logo com o Skylake a partir do segundo semestre de 2015 (mobile). Isso se o Skylake não atrasar. Acredito que CPU desktop só no natal ou em 2016.

• Curtir 1
Postado

então investir numa plataforma intel extreme x99 hj é negocio? a pergunta é do meu amigo q quer montar um novo pc para trabalhos gráficos pesados e ele veio me perguntar a respeito, alguma coisa eu sabia mas isso nao soube informar! ele ja sabe da questao do ddr4 e do preco q atualmente é bem elevado mas segundo ele isso nao é problema. a unica duvida recai unicamente a respeito do tempo entre um upgrade e outro

Postado

Bom, nesse caso o upgrade fica limitado, porque se ele compra um hexacore i7-5820K, por exemplo, que está um pouco mais caro do que o i7-4790K, ele só teria opção de upgrade para um octacore, que vai custar três vezes o preço. No Brasil as pessoas querem vender CPU usada mais caro do que a nova, então, eu não compraria pensando já em upgrade. Hipoteticamente, se ele fosse comprar um Pentium G ou i3 agora, daria para pensar em upgrade, porque a diferença para um i5 ou até i7 não é muito grande, mas no caso do 2011v3, o i7-5820K custa R$ 1350,00 (Boa Dica) e o i7-5960X (octacore) custa 4 mil. Ou ele tem grana para comprar logo o i7-5960X ou ele nunca vai comprar. E também não vale a pena fazer upgrade do i7-5820K para outro hexacore. É melhor fazer um over e ir levando até a CPU entrar em desuso.

O que ele pode fazer é comprar o i7-5820K e daqui a uns dois anos fazer um overclock estável, ganhar uns 20% de potência e levar por mais alguns anos. No Boa Dica tem o i7-5930K por 1600,00 (pechincha). Ele é 20% mais forte do que o i7-4790K e é um hexacore. Eu que tive um 1090T, núcleos reais, sei qual é a sensação. O que pega são as memórias.

Mas eu só recomendaria uma plataforma assim se ele realmente tivesse dinheiro sobrando e fosse do tipo que só compra do melhor ou se o trabalho dele fosse pagar a máquina. Aí eu sou da opinião de que um minuto a menos de render para o cliente esperar sentado vale cada centavo gasto. Mas depende do cliente, né.

Mas o i7-5820K fica em uma saia justa, porque a configuração sai muito mais cara do que um i7-4790K e não faz tanta diferença assim (14%). Se torna um luxo muito caro. Isso quando os doze / dezesseis threads são usados nesses processadores 2011v3. Ou seja, está arricado do i7-4790K ganhar em muitos casos.

• Curtir 1
Postado

Bom, nesse caso o upgrade fica limitado, porque se ele compra um hexacore i7-5820K, por exemplo, que está um pouco mais caro do que o i7-4790K, ele só teria opção de upgrade para um octacore, que vai custar três vezes o preço. No Brasil as pessoas querem vender CPU usada mais caro do que a nova, então, eu não compraria pensando já em upgrade. Hipoteticamente, se ele fosse comprar um Pentium G ou i3 agora, daria para pensar em upgrade, porque a diferença para um i5 ou até i7 não é muito grande, mas no caso do 2011v3, o i7-5820K custa R$ 1350,00 (Boa Dica) e o i7-5960X (octacore) custa 4 mil. Ou ele tem grana para comprar logo o i7-5960X ou ele nunca vai comprar. E também não vale a pena fazer upgrade do i7-5820K para outro hexacore. É melhor fazer um over e ir levando até a CPU entrar em desuso.

O que ele pode fazer é comprar o i7-5820K e daqui a uns dois anos fazer um overclock estável, ganhar uns 20% de potência e levar por mais alguns anos. No Boa Dica tem o i7-5930K por 1600,00 (pechincha). Ele é 20% mais forte do que o i7-4790K e é um hexacore. Eu que tive um 1090T, núcleos reais, sei qual é a sensação. O que pega são as memórias.

Mas eu só recomendaria uma plataforma assim se ele realmente tivesse dinheiro sobrando e fosse do tipo que só compra do melhor ou se o trabalho dele fosse pagar a máquina. Aí eu sou da opinião de que um minuto a menos de render para o cliente esperar sentado vale cada centavo gasto. Mas depende do cliente, né.

Mas o i7-5820K fica em uma saia justa, porque a configuração sai muito mais cara do que um i7-4790K e não faz tanta diferença assim (14%). Se torna um luxo muito caro. Isso quando os doze / dezesseis threads são usados nesses processadores 2011v3. Ou seja, está arricado do i7-4790K ganhar em muitos casos.

eu bem pensei assim, mas como nao tinha certeza preferi perguntar pra nao falar besteira.. é, de fato ele tá afim de investir na nova plataforma e o trabalho dele é em cima disso, logo dinheiro nao é problema.. a questao ficaria somente na relação do tempo q essas maquinas possam ser usadas sem precisar de novos upgrades mas pelo q vejo inclusive em videos no youtube é que até os de primeira geração dessa linha extreme até hj dão um caldo razoável em um monte de coisas.. acho q uma config baseada no x99 hj possa durar com certa folga uns 4 anos, a depender da escala de exigencia por hardware q venha a existir

Postado

É, nesse caso eu acho que sim. Especialmente porque os programas que se aproveitam de vários núcleos são exatamente os de edição de vídeo e de imagem. De vez em quando eu renderizo com o Nero, e no meu FX-6300 ele usa todos os seis núcleos acima de 70% (excelente aproveitamento). Photoshop dizem que é a mesma coisa, assim como programas de compactação de arquivo, de conversão, etc. Está na praia dele.

O lance é ele ter um amigo voltando lá dos EUA, porque chega a ser ridículo. Pente de 8GB de Mushkin DDR4 de 2400Mhz por U$ 130 (mais barato do que uma DDR3 de 2400Mhz aqui no Brasil).

• Curtir 1
Postado

É, nesse caso eu acho que sim. Especialmente porque os programas que se aproveitam de vários núcleos são exatamente os de edição de vídeo e de imagem. De vez em quando eu renderizo com o Nero, e no meu FX-6300 ele usa todos os seis núcleos acima de 70% (excelente aproveitamento). Photoshop dizem que é a mesma coisa, assim como programas de compactação de arquivo, de conversão, etc. Está na praia dele.

O lance é ele ter um amigo voltando lá dos EUA, porque chega a ser ridículo. Pente de 8GB de Mushkin DDR4 de 2400Mhz por U$ 130 (mais barato do que uma DDR3 de 2400Mhz aqui no Brasil).

verdade, por curiosidade fui dar umas pesquisas na amazon e nessas outras lojas la fora e a diferenca é muito gritante.. vi kits de 16gb ddr4 da crucial custando o mesmo q as de 8gb ddr3 aqui.. e mesmo q o cara fosse taxado, ainda seria vantagem.. alias é a unica coisa q vale a pena importar porque placa-mãe e processador ficam praticamente pelo mesmo preco das q sao vendidas aqui considerando a taxacao que é provavel em 99% dos casos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...