Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador quente demais (i7 3770k Ivy Bridge)


Maurolpr
Ir à solução Resolvido por oldnoob,

Posts recomendados

Olá,

 

Meu i7 3770k está aquecendo demais...

Utilizava o cooler padrão da intel e a temperatura em modo ocioso mantinha-se entre 45~40° e em full load 70°~75°. (A temp. máxima descrita no site da Intel é 68°).

 

Os componentes encontram-se todos bem limpos e sem poeira, troquei a pasta térmica e até o cooler (coloquei um Hyper TX3 EVO da CoolerMaster) e nada.

 

Isso é normal? O problema é o próprio processador? (o componente 1 ano de uso).

 

Segue minha config:

 

Gigabyte Technology Co., Ltd. H61M-DS2H (Intel Core i7-3770 CPU @ 3.40GHz)

Intel Core i7 3770 @ 3.40GHz 46 °C

8GB ram DD3 Crosshair (2x 4gb)

1023MB NVIDIA GeForce GTX 650 (Gigabyte)

465GB SAMSUNG HD502HJ ATA Device (SAT)

Fonte: 400W CoolerMaster (não sei exatamente o modelo)

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfeitoestranho 

Obrigado cara, está bem mais claro agora.

O meu medo é que isso cause a queima de algum componente a curto prazo, será que devo trocar "urgentemente" a minha placa mãe?

Podem me indicar algumas placas que segurem bem essa configuração e que não são tão caras?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MaurolprQualquer uma soquete 1155.

http://www.kabum.com.br/produto/30380/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-b75m-d3h-lga1155-box

R$ 260,00 é a mais barata que achei.Mas o melhor é uma z77;

http://www.kabum.com.br/produto/28068/msi-mb-p-intel-z77a-gd65-lga-1155-box

R$ 800,00.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pesquisando alguns modelos não tão caros e achei os seguintes:

 

ASUS P8Z77 V-LK

ASUS P8Z77 V-LX

GA-G77x H3H LGA 1155

ASROCK FALATALITY Z77 PERFORMACE

INTEL P8Z77-M PRO FAN EXPERT

 

Qual dessas vocês indicam? posso comprar qualquer uma sem medo de não ser compatível com meus componentes?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Maurolpr,

 

estou usando um i7 3770 (sem o K) e ele é muito quente. Tenho praticamente as mesmas temps que você. Idle - 42º / full: 70 - 77º; Já fiz de tudo, desmontei o watercooler 3x (H100i), troquei pasta térmica, testei várias. Tá tudo bem instalado, gabinete refrigerado, placa mãe e fonte de qualidade. Me parece que esses ivy bridge são mesmo quentes. Uma coisa que me intriga é que as temps marcadas pelo HWMonitor são muito mais altas do que as dos sensores térmicos que eu "colei" no cpu. rs

 

Não conheço todas as placas que você mencionou, mas uso uma ASRock e não tenho do que reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfeitoestranho

Obrigado cara, está bem mais claro agora.

O meu medo é que isso cause a queima de algum componente a curto prazo, será que devo trocar "urgentemente" a minha placa mãe?

Podem me indicar algumas placas que segurem bem essa configuração e que não são tão caras?

 

Obrigado.

 

Fica calmo. Não precisa trocar nada urgentemente, mas troque assim que puder. A temperatura que a intel dá de 72°C é a temperatura máxima de uso contínuo, mas o processador aguenta sem travar nem nada temperaturas maiores do que 90ºC. Eu mesmo já joguei um tempo com o meu processador i5 2400 com 98°C sem nenhuma engasgadinha, mas também não recomendo fazer isso. Mas, pode trocar com calma e ir usando o PC sem medo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um i7 3770 + Corsair h100i. Instalei os fans do WC como recomendou o manual: modo de exaustão, dentro do monitor. Não me satisfez, pois jogando a carga máxima o processador chegava a 80º. Resolvi "inventar". Mudei a posição das ventoinhas, usando eles pra soprar, instalados no teto do gabinete, trazendo o ar de fora pra dentro. Resultado: média de 62º em carga máxima. O efeito colateral disso é que tô fritando as gpus... rsrs Mas vamos inventar mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostei desse teste não. Nem o processador foi o mesmo, muito estranho.

Acho que voce não percebeu o porquê da mudança de processador.

Um I5 demanda mais energia do VRM da placa mãe que um I3,pois tem mais núcleos do que ele.Como os dois processadores são da Intel,têm a mesma arquitetura,a comparação serve para demonstrar a robustez das placas com chipset mais adequado aos jogos.

Se a placa de entrada com I3 esquenta até 71 graus e a placa com i5 só vai até 38graus,temos então uma pergunta:Quantos graus a placa mais simples atingiria se usasse um I5?

Não poderia ser menos,é claro!!Mas quanto a mais?

Também outra pergunta: E se a placa Z77 usasse um I3?

Não poderia ser mais quente,é claro!!

E sem falar na diferença de 31 graus já existente entre os processadores! Que sendo o mesmo,seria bem maior! A razão do I5 na segunda placa é ressaltar a qualidade dela usando um processador mais forte,demonstrando assim o valor de um esquema elétrico apropriado para alto desempenho.

Uma tremenda aula prática!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob, esse cara é meio sensacionalista / tempestade em copo d'água. Nunca vi muita coisa dele que valesse a pena ver mais do que dois minutos. Realmente não vejo nada dele. Quando sou obrigado a ver, pulo o vídeo, porque não dá para ver tudo. 

 

Alguém já perguntou como estão as TMPIN desse i7? E essa fonte Cooler Master que é suspeita? O cara está usando estabilizador? Como está instalado esse TX3? Tem que ver, porque lembre que na época do Sandy Bridge, o kit padrão era H61 com i5-2400. O pessoal comprava esse kit a dar com pau, e, nos anos que eu convivo aqui no fórum, eu nunca vi ninguém aparecer reclamando de nada sobre a H61. Se formos fazer uma comparação, quase toda semana vem alguém com problemas com o chipset 78, que é realmente um problema comprovado, com placas-mãe que queimaram, mosfets que estufaram, etc.

 

Não é esse o padrão das H61, e nunca foi. Ou seja, pode ser uma anomalia isolada da placa-mãe do TO. E porque esse cara do vídeo não testou com um i5 ou um i7? Tem muita gente mesmo rodando essa configuração por aí. Por que nunca niguém veio aqui com problemas? Eu acho estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa,bem vamos por partes! hahah

Pelo que ue peguei dos Sandy,todo mundo dizia que eles eram mais quentes que os bridge,mas depois alguns disseram que os bridge são tão quentes quanto eles.Então,os dois parecem ser do mesmo barco.

Mas o que se está examinando não é o processador e sim a placa mãe em seu circuito elétrico.O processador é o diferencial que mostra o desempenho do VRM.Pra isso o processador é trocado,um i3 por um I5,para mostrar que a placa suporta um processador mais forte e mesmo assim ela fica mais fria!!

Isto está bem evidente,não há o que discutir.A não ser que voce possa de fato,mostrar alguma mudança a favor de uma placa em detrimento de outra.

E olha que ele nem usou os FX como exemplo,inclusive com as chipset 78,o que seria bem mais fácil,não acha?

O que foi mostrado é a temperatura das placas,mas uma H61 com um I7,de qualquer jeito,e um disparate,mesmo com coole,etc.Porque o circuito da placa vai esquentar do mesmo jeito,vai ser forçado do mesmo jeito e vai pifar do mesmo jeito.

No final do vídeo ele diz que dá pra jogar,mas não é apropriado para tal uso.

A falta de grana da moçada é que determina o nosso PC rabo-de-galo,mas é a realidade!Mesmo assim,ele está certo em tudo que mostrou,penso eu.O cara é gabaritado,mesmo sendo um pouco virado para a Corsair/Intel/Nvídia.

Como eu disse,uma ótima aula prática!

Aquele abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa,nada,cara!!Eu uso Intel também e minha placa É H61,sacou?

Acontece que voce sim,parece um limão :lol:!

Então estes anos todos o pessoal instaluo I7 em H61 sem quebrar? Veja que a questão é o fluxo de energia acima do normal da placa e isso é evidente no vídeo! Ou não? :) 

É o mesmo caso da fonte IceAge! Só porque tem gente que nunca queimou nada com ela,isso quer dizer que ela é boa e não oferece risco??

Todo mundo sabe que não! E no começo foi uma dureza convencer quem tinha ela,mas a razão acabou prevalecendo e hoje só desinformado pega a bombAge!

hahahah 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!