Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão max. capacitor.


jott257

Posts recomendados

Galerinha e o seguinte, 

 

queria saber se aplicando a tensão maxima que um capacitor suporta, ele pode estourar ou coisa assim... sei que tem uma tolerancia  e tal porém, nao tenho opção ou reduzo a tensão ou coloco capacitores de 200v

 

estou montando uma fonte para um amplificador que vai usar 100vdc simetrico

 

vou por umas canecas de 10000uf x 100v

o propio desenvolvedor da placa diz que pode usar os 100v no capacitor de 100v...

 

então... gostaria de saber se posso correr o risco de perder eles... visto que sao muito caros.....

se por de 200v piora mais ainda pois sao mais caros... os de 160v nao achei...

 

Vou usar trafo de 70-70

retificando vai dar uma besteirinha de nada pra 100v

 

98,7v

 

sera que da certo sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu amigo, imagina que tenha uma caixa d'agua que suporte 1000 litros.

Eu , quando prof. de eletronica usava exemplos assim.

Tente colocar 2000 lit. numa cx de 1000.

Isto falando em tensão

 

Agora imagine uma rodovia onde só pode passar um carro por minuto e voce queira passar 10  ..... o que acontece?

Aqui já é corrente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jott257,

Olha, imagina que a tensão da sua rede elétrica suba 5% ( o que acontece na minha casa dezenas de vezes por dia ), seus capacitores vão trabalhar com quase 105 Volts.... Não é uma boa ideia, afinal um deles explodindo vai acordar os vizinhos também ! Corre sim o risco de perder eles, além de poder tomar um bom susto com a explosão kkkkkk

Um detalhe que pouca gente observa é que além da tensão se recomenda utilizar os modelos de 105 graus em vez dos de 85 que são padrão, justamente porque em um amplificador de grande potência a circulação de corrente de pico nos capacitores atinge uma intensidade absurda, fazendo com que ele esquente muito, e isso sim acaba com a vida dele bem rapidinho. Verifique isso nos capacitores de sua fonte, vai garantir uma sobrevida bem maior !

Não seria mais interessante voce utilizar mais alguns diodos em série e abaixar essa tensão de 98,7 para uns 95 Volts para ter uma pequena margem de segurança ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

cara... como nao fiz o trafo ainda, vou ver se mando fazer entre 65 e 68v então pra ter uma margem um pouco menor

porém, quando tiver em funcionamento acho que a tensão faz e cair um pouco...

 

diodo nao rola pois o trafo vai ter 3000w a corrente vai ser grande... imagine quantos diodos vou ter de por e eles esquentam muito

 

 

 

 

@

 

Pois é... mais a pergunta foi se poderia usar o capacitor aplicando a tensão maxima e nao acima dela...

 

 

EDIT: pesquisando no ML vi gente falando nas perguntas que usava 10000uf 100v p trafo de 70v e estourou...

 

então o jeito e por 2 em serie em cada linha, de 63v 15000uf  105°daria 126v 7500uf... 

 

ruim que vai 4 caps... 2 em cada linha...

 

achei a 18 reais cada... então vai 72 reais de capacitor... pra começar... ainda vai ser baixa a filtragem...

 

tem opção de por de 10000uf 80v 85° mais daria 5000uf a 160v e cada 1 custa 15 reais... sai mais caro  e o capacitor e 85°

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sugiro você abaixar a tensão do trafo... Vejamos.. Se você abaixar a tensão em 10%, você tem uma perda de apenas 0.9 db de potencia sonora! Esse numero de deixa mais tranquilo? Kkkkkk

0.9 em 120db nao é nada!

Esses capacitores sao caros, compre apenas o de 100V mesmo e abaixe a tensão do trafo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jott257,

 

Eu acho que a ideia do @mroberto98 é a melhor, abaixar um pouco o trafo e manter os de 100 Volts.

 

Mas não entendí o que voce quis dizer dos diodos..... 3 simples diodos de 100A já dão uma boa abaixada de quase 3 volts, e vão esquentar pouco comparado com o que o seu transformador vai esquentar kkkkk !

 

Mas já que voce ainda não comprou o transformador, é melhor abaixar nele mesmo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk 

num gosto de usar diodos não...

aproveitando o topico, me diz uma coisa....

cabo de 2,5mm aguenta uma corrente de pouco mais de 20a

os diodos com aquelas pernas bem fininha aguentam 100a?

como pode?

 

@mroberto98

 

pois é, os de 10000uf 100v 105graus custam 26 reais cada, da marca rubycon

porém, no anuncio do vendedor, tem um cara que disse que nos capacitores velhos dele usava 99v e estourou, já outro disse que usava se não me engano 97v e também estourou.

 

vou ver o que e melhor, descer a tensão p 90~95 ou subir p 120~140 e usar 2 de 80 em serie... mais como não quero gastar muito acho que vou nos de 100v mesmo.... deixando com os 95v sera que ainda fica perigoso?

 

 

 

só pra registrar mais uma comparação boba (como não podia deixar de ser): você pesando 80kg, praticaria rapel com uma corda que suporta no máximo 80kg?

 a comparação com rapel não vale pois quando se trata com a vida das pessoas a tolerância das cordas e muito alta... geralmente ela aguenta de 3 a 10 vezes mais do que diz, então se e p 80 ela aguentaria no min 320kg.... heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jott257

 

vou ver o que e melhor, descer a tensão p 90~95 ou subir p 120~140 e usar 2 de 80 em serie... mais como não quero gastar muito acho que vou nos de 100v mesmo.... deixando com os 95v sera que ainda fica perigoso?

A oscilação da rede pode chegar a +/- 10%. se você puder trabalhar com folga, sempre trabalhe com folga. Lembre-se que 100V é o crítico dele, mas ele não é feito para trabalhar no crítico. OS rubycon que tive contato não me assustaram, mas... tente pegar um de 105graus, e tente baixar a tensão, deixe na casa dos 90 se possível. Deixe "o bichinho trabalhar relaxado".

 

A distribuidora da minha cidade informa entre 202 e 237V, a noite la em casa, as 23hs, já observei 232V. Imagina se eu trabalhei com os caps a 95V, durante a tarde, que a tensão normalmente é 212? à noite... tiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jott257,

 

Sobre sua pergunta das perninhas do diodo ....

 

De onde voce tirou a ideia que o fio 2,5 só aguenta 20A ????????

 

É um outro uso e uma outra norma a ser utilizada. Um fio de 2,5 , cortado com apenas 3 centímetros, deve aguentar mais de 200A sem nenhum problema, porque a resistência ohmica é muito baixa e o fio não vai aquecer até pegar fogo .

 

A mesma coisa ocorre com o terminal do diodo, ele é bem pequeno, e suporta tranquilamente a corrente de 50A.

 

O caso do fio de 2,5 em instalação elétrica residencial tem um problema que é o COMPRIMENTO do fio, que geralmente ultrapassa dezenas de metros, e a resistência chega a ser centenas de vezes maior que a de um simples pedaço de 3 centímetros, e isso causa aquecimento e queda de tensão que pode inviabilizar o uso, dependendo da corrente total que passará no fio, além de correr o risco de o plástico da capa  pegar fogo.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
Em 07/01/2015 às 22:57, jott257 disse:

então o jeito e por 2 em serie em cada linha, de 63v 15000uf  105°daria 126v 7500uf... 

Com essa solução já terá pequena margem de segurança para oscilações de rede. Continue a procura pelos de 160V. Varistor (2 de 20mm em paralelo) + fusível na entrada do trafo completam o quesito segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!