Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rodrigocirilo

Alta Tensão + capacitores

Recommended Posts

Bom dia pessoal, seguinte..vou postar o que tenho e o que preciso!!

Eu preciso de um circuito que carregue um capacitor eletrolitico de 280uF x 400V !!

O que tenho é um circuito "copiado" de uma placa de cerca elétrica que gera a alta tensão

{

alimentação 12V

usa trafinho proprio (tenho varios)

}

O problema é que ele demora aproximadamente 20 seg. para carregar o capacitor a 465V ( maximo) e eu queria que carregasse mais rápido tipo 5seg ou até 10seg.

E tambem que usasse uma alimentação menor, tipo 3( bateria de lithium) ou até 9V (bateria normal)

O que vocês sugerem?? se precisa posto o circuito que uso aqui para analise!!

Att.

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É realmente necessário usar este circuito? Eu por exemplo tenho um circuitinho ZVS com um transformador pequeno que eu montei, consigo carregar 200V 5500uF em 5 segundos, alimentação seria duas baterias 9V..

Também tentei 400V 2000uF, demorou cerca de 3 segundos.

Dos que eu vi por ai, principalmente para uma coilgun, que é o que eu estou montando, o melhor que achei foi zvs (mazzilli driver),..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@FelipeZ. obrigado pela resposta..

Na verdade não tem a necessidade de usar o circuito que estou usando, queria ajuda para fazer um circuito que carregasse o mais rápido possivel...

Esse que voce citou é interessante.. voce teria algum exemplo,, ou devo pesquisar por circuito ZVS ??

abrs

Compartilhar este post

Link para o post

O  circuito em sí não é muito complicado, a parte mais difícil vai ser que você tem que montar seu próprio transformador ou pelo menos fazer o pra primário dele a mão.. o circuito é esse: (anexo)

Mazzilli%20ZVS%20Flyback%20Driver.png

Você vai precisar de um nível básico em eletrônica para conseguir montar ele, mas acredito que você consegue, há também quem o venda pronto, mas ai sai meio caro, as peças para montar você mesmo eu acredito que saiam por uns 20 reais no máximo, já pronto o preço esta por volta dos 150. Segue em anexo umas fotos do que eu tenho aqui (não reparem na solda mal feita hauhau) o motivo de eu ter usado resistores de 25W é por que eu tinha sobrando por aqui, pode ser de 2W tranquilo pra essa potencia

post-690019-0-01204000-1420720897_thumb.

post-690019-0-64400900-1420720904_thumb.

post-690019-0-07762100-1420720911_thumb.

post-690019-0-75564400-1420721045.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

OK @FelipeZ. vou dar uma pesquisada..então esse seu circuito carrega os cap bem rápido... acho que é isso que preciso..

qualquer coisa volto a te perguntar...

abrs

Editando:

@FelipeZ. achei meio estranho o fato de ter que faer um trafo.. ja fiz varias bobinas e alta tensão.. mas um trafo nao...

alguem sabe a respeito dos CCFL inverter?? o que seriam? será que carregam rapidamente um capacitor de alta tensão e baixo uF

Qual o fundamento para se carregar um capacitor de 400V por exemplo .... rapidamente??

Editando 2: 

Alguem sabe se dá pra modificar um circuito de reator eletronica de lampada para trabalhar com tensões menores na estrada(DC) e obter uma tensão mais alta na saida, carregando o capacitor mais rapidamente??

Compartilhar este post

Link para o post

No aliexpress, tinha ate longos de 100w, na verdade todos os componentes ali comprei lá.

O trafo é na verdade um transformador com núcleo de ferrite, tem que ser de ferrite..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu cara!

Na verdade o único lugar que eu achei na net foi justamente nesses sites xing-ling, e estava evitando comprar deles, mas acho que será o jeito.

Obrigado de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

alguem sabe a respeito dos CCFL inverter?? o que seriam? será que carregam rapidamente um capacitor de alta tensão e baixo uF

Qual o fundamento para se carregar um capacitor de 400V por exemplo .... rapidamente??

Editando 2: 

Alguem sabe se dá pra modificar um circuito de reator eletronica de lampada para trabalhar com tensões menores na estrada(DC) e obter uma tensão mais alta na saida, carregando o capacitor mais rapidamente??

CCFL = lâmpada fluorescente de cátodo frio. O que o inversor da lâmpada faz é o seguinte: ele tem um circuito ressonante na saída, composto do secundário do transformador, um capacitor em série com a lâmpada e a capacitância da lâmpada apagada, que eleva a tensão de saída para alguns kV. Quando o inversor é ligado, a tensão sobe até o gás ionizar dentro da lâmpada (acende), aí o circuito ressonante deixa de existir, pois a lâmpada se torna um resistor. Então, a tensão cai para algumas centenas ou dezenas de V. Uma vez ionizado, o gás se mantem nesse estado até a corrente passando pelo arco cair abaixo de um certo ponto, por isso não é necessário manter a tensão da lâmpada alta.

Resumindo: O inversor de lâmpada talvez mande seu capacitor pro saco.

Se você tiver uma câmera ou um flash quebrado por aí, poderia usar o circuito ali presente. Faz exatamente isso que você quer, dependendo da tensão do capacitor ali presente, claro. Só tenha cuidado pra não levar choque ao desmontar o circuito, pois isso é uma coisa muito comum.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi victhor.....mas ja vi esses ccfl pra vender lá fora.....e vi uma aplicaçao usando ele paracarregar capacitores....

O cap que uso é de 400v mas carrego ate 465v que é o maximo que ele chega....nao sei se corro o risco de explodi-lo....chegando ate essa tensão!!!

Como eu disse.. o circuito quevuso esta levando mais de 20/25seg pra carregar com uma bateria de lipo de 12v...queria carregar mais rápido com uma tensão menor!!!

Abrs

Compartilhar este post

Link para o post

CCFL é uma lâmpada. Quer dizer que estão carregando capacitores com lâmpadas????? Como é que faz isso???? rs

Se o circuito funciona pra isso, ótimo. Claro que vai precisar de algumas modificações, por exemplo: aquele capacitor em série com a saída deve ser substituído por um diodo. O capacitor não vai carregar nunca ligada a uma fonte AC, como o inversor!

O capacitor é de 400V mas ele aguenta 465V... hum... porque não tem 465V no rótulo, então? Por que será...? Será que é porque ele não aguenta mais do que 400V? rs é bem óbvio isso, não?

@felipez propôs o uso de um ZVS. É uma ótima ideia, se bem feito pode atingir alta eficiência. Também sugeri no meu outro post usar um circuito de flash. Tire qualquer coisa relacionada à lâmpada e use somente o capacitor de alta tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom @vithor393 como é que faz isso eu nao sei!!! mas o circuito que o cidadão usa é esse aqui: http://br.mouser.com/ProductDetail/TDK/CXA-L10L/?qs=%2fha2pyFadujplQMjb3%2f9Te5QWetNVKD2T4N%252bL%2fdm5ZAqIMD6btEKwA%3d%3d

Ele somente usa uma ponte retificadora na saida deste circuito!!!

agora sei que recarrega bem rápido os capacitores!!!! e se isso não for um ccfl inverter os caras erraram no nome!!!

Deixando sua ironia de lado, sei que se o capacitor fosse projetado para 465v viria no encapsulamento dele descrito, ocorre ja carreguei e descarreguei este capacitor a 465V muitas vezes e ele não explodiu, se vai explodir eu no sei!!! Mas se alguem tiver uma resposta mais técnica do que a que foi dada eu agradeço!!!!! Porque obvio por obvio eu fico com o que tem dentro da minha cabeça!!!!!

O circuito de flash é mais lento do que o que uso atualmente!!

Compartilhar este post

Link para o post

Estava sendo irônico porque você fez uma coisa obviamente errada: usar um componente fora da especificação. O que vai acontecer é que o dielétrico do capacitor vai se degradando com o tempo (ele é feito para aguentar 400V, e não mais do que isso), eventualmente o capacitor estará apresentando vazamento de corrente maior do que o tolerável (isso deve ser fácil de verificar se você tiver uma fonte ajustável), com o tempo o capacitor pode acabar entrando em curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta mais tecnica!!!!

Isso sim ajuda aqui!!

Vou tratar de controlar a tensão ate o limite especificado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais