Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre fonte de alimentação


Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, gostaria de saber se a fonte listada a baixo é suficientemente potente para a configuração do computador, sabendo que pretendo fazer crossfire mais pra frente com outra GPU igual:

 

Processador AMD FX 9590 Octa Core Black Edition 4.7GHz (5.0GHz Max Turbo) 16MB AM3+ FD9590FHHKWOF

placa-mãe Gigabyte Ga-990fxa-ud3 Am3+ Amd 990fx Usb3.0

Placa Video Sapphire R9 270 2gb Dual-x 256bit Radeon Ddr5

Memória Corsair Vengeance Red 16gb ( 2x8gb ) 1866mhz

HD Wester Digital WD10EZEX 1TB Sata 7200RPM 64MB

Corsair WaterCooler Hydro Series H110 - CW-9060014-WW

Fonte Corsair 750 W Builder Cmpsu-750cx V2 Pfc Ativo 750w

Drive Lite On Gravador DVD-RW iHAS122-14

Monitor Samsung LED 18.5´ Magic Upscale, Mega Dynamic Contrast, ECO Saving S19C301F

Leadership Mouse Pad Standard Cinza - 6008

DeepCool Cooler 12x12cm Super Silent Big Airflow XFAN120

Multilaser Teclado e Mouse Sem Fio 2.4 Multimídia Gamer USB - TC166 SMS

Estabilizador Revolution Speedy 127V 300VA USP300S 115 16520

Philips Headphone Headset SHM1900/00

Gabinete Gamer Rhino Lateral Acrilico C/ Fan De 120mm Pcyes

Mesa Digitalizadora Wacom CTL480L Intuos Pen Pequena

Placa de Rede PCI Encore10/100/1000 ENGLA-1320

 

Eu andei pesquisando e o consumo da placa de video listada é de 500w, gostaria de saber se eu trocasse para uma placa de video que o consumo é 100w maior eu precisaria trocar a fonte? No aguardo, obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom tem alguns erros sérios nessa configuração, a começar pelo estabilizador, atualmente ele é inutil e so presta para danificar fontes:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-Por-que-nao-devemos-usar-estabilizadores-de-tensão/2980

 

Além dele estar perigosamente mal dimensionado, um estabilizador de 150VA, deve suportar no máximo uns 250W, e você pensa em ligar uma fonte de 750W nele...

 

A placa de vídeo R9 270 nem sonha em consumir 500W ela nem tem conectores para isso... O consumo máximo dessa placa deve estar em torno de uns 150W... esses 500W é a fonte que o fabricante diz que seria necessária para alimentar um PC top de linha com essa placa...

 

Se tem duvida, nesse link tem um teste da placa, observe que o consumo do sistema com a R9270X foi de 173W ocioso e 360W em carga total, isso com um i7 top e 32GiB de RAM

 

http://adrenaline.uol.com.br/2013/12/04/20379/amd-radeon-r9-270x#sistemautilizadotemperaturaeconsumo

 

Na configuração atual, sua maquina consome no máximo  uns 400W, isso porque o seu processador tem um consumo altíssimo, se trocá-lo por um i5/i7 ou um FX 8350 o consumo deve ficar abaixo de 300W... de qualquer forma uma fonte de 500W ou ate uns 600W se for fazer um cross-fire, já lhe atende.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma outra dica para modificação além do processador?

E quanto ao estabilizador, no meu caso, que tenho pocuas tomadas, me indica alguma solução? Por que não acho que ligar numa extensão, ou um T seja uma boa ideia.

Obrigado pela resposta!!

Bom tem alguns erros sérios nessa configuração, a começar pelo estabilizador, atualmente ele é inutil e so presta para danificar fontes:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-Por-que-nao-devemos-usar-estabilizadores-de-tensão/2980

 

Além dele estar perigosamente mal dimensionado, um estabilizador de 150VA, deve suportar no máximo uns 250W, e você pensa em ligar uma fonte de 750W nele...

 

A placa de vídeo R9 270 nem sonha em consumir 500W ela nem tem conectores para isso... O consumo máximo dessa placa deve estar em torno de uns 150W... esses 500W é a fonte que o fabricante diz que seria necessária para alimentar um PC top de linha com essa placa...

 

Se tem duvida, nesse link tem um teste da placa, observe que o consumo do sistema com a R9270X foi de 173W ocioso e 360W em carga total, isso com um i7 top e 32GiB de RAM

 

http://adrenaline.uol.com.br/2013/12/04/20379/amd-radeon-r9-270x#sistemautilizadotemperaturaeconsumo

 

Na configuração atual, sua maquina consome no máximo  uns 400W, isso porque o seu processador tem um consumo altíssimo, se trocá-lo por um i5/i7 ou um FX 8350 o consumo deve ficar abaixo de 300W... de qualquer forma uma fonte de 500W ou ate uns 600W se for fazer um cross-fire, já lhe atende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Bucci

 

Você pode pegar um Core i5 ou o FX-8320, que terão desempenho semelhantes ao FX-9590, custando e consumindo menos.. No caso de um Core i5, o consumo será 3 vezes menor..

 

Daria pra pegar uma placa-mãe mais simples, sem perder qualidade. Trocaria o Water Cooler, por um bom Air Cooler, á que não necessitaria mais.. Placa de rede e establizador seria desnecessário..

 

 

Qual será o uso do PC? E quanto tem pra gastar? Fica mais fácil pra te ajudar a montar um PC ideal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma outra dica para modificação além do processador?

E quanto ao estabilizador, no meu caso, que tenho poucas tomadas, me indica alguma solução? Por que não acho que ligar numa extensão, ou um T seja uma boa ideia.

Obrigado pela resposta!!

 

Um filtro de linha já resolve, um bom filtro de linha, Um bom filtro aliado a um aterramento consegue proteger seu PC ate mesmo de raios...

 

Caso não possa gastar em um bom filtro, um desses de papelaria, que são extensões com fusíveis, ainda é melhor que o estabilizador...

 

O caso de ligar vários aparelhos a mesma tomada, apenas veja se a potencia total dos equipamentos ligados não exceda 1200W em rede 127V ou 2400W em rede de 220V, pois essa é a capacidade máxima de uma tomada comum, de plástico. dessas para ate 10A; aparelhos que consomem acima disso geram aquecimento na tomada, podendo em casos extremos derrete-la...

 

O filtro de linha também deve ter as tomadas firmes, ao encaixar um plug o pino não deve ter folgas a ponto de se mover. pois esse mau contato aumenta  a resistência no ponto de contato, gerando aquecimento... se prestar atenção nisso, certamente não terá problemas.

 

E nada de ligar juntos no filtro, aparelhos de alto consumo como: aspiradores de pó, secadores de cabelo, ou mesmo algumas impressoras laser, pois esses equipamentos sozinhos já chegam próximos ou ate ultrapassam a potencia nominal de uma tomada em 127V, devem no minimo ser ligados em tomadas separadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!