Ir ao conteúdo

Bitola de tomada maior que o necessário. Problema?

DouglasMV

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Uma dúvida simples: Tirando o custo e o trabalho de manuseio, tem algum problema instalar fio de bitola maior que o necessário em tomadas?

Exemplo: 6mm na tomada do computador.

Postado

Boa tarde.

Uma dúvida simples: Tirando o custo e o trabalho de manuseio, tem algum problema instalar fio de bitola maior que o necessário em tomadas?

Exemplo: 6mm na tomada do computador.

Não tem problema colocar um fio de espessura maior do que o necessário, o que não pode de maneira alguma colocar maior que o necessário é o disjuntor.

Postado

Obrigado galera, sou leigo nesse assunto.

Não tem problema colocar um fio de espessura maior do que o necessário, o que não pode de maneira alguma colocar maior que o necessário é o disjuntor.

Falando nisso Jorno, você pode me tirar uma dúvida? Futuramente quero instalar aquela caixa com disjuntor individual para a proteção dessa mesma tomada do PC com a fiação que já está de 6mm. Qual a corrente do disjuntor devo colocar?

Postado

Falando nisso Jorno, você pode me tirar uma dúvida? Futuramente quero instalar aquela caixa com disjuntor individual para a proteção dessa mesma tomada do PC com a fiação que já está de 6mm. Qual a corrente do disjuntor devo colocar?

O ideal é contratar um técnico em eletroténica (com registro no CREA) para estudar a sua instalação elétrica atual e realizar os cálculos para dimensionar corretamente a instalação.

Postado

O ideal é contratar um técnico em eletroténica (com registro no CREA) para estudar a sua instalação elétrica atual e realizar os cálculos para dimensionar corretamente a instalação.

Eu irei contratar um eletricista para fazer isso, mas queria ter uma base pra saber se o eletricista fará corretamente ou não. Não se pode confiar 100%  :D

Postado

Eu irei contratar um eletricista para fazer isso, mas queria ter uma base pra saber se o eletricista fará corretamente ou não. Não se pode confiar 100%  :D

Se quiser mais segurança, faça como eu falei e contrate um Técnico em Eletrotécnica com registro no CREA, não um eletricista.

Postado

Para 110 v

10A = 10 * 110 = 1110w

15A = 15 * 110 = 1650w

20A = 20 * 110 = 2200

25A = 25 * 110 = 2750W

32A = 32 * 110 = 3520w

Para 220 v

10A = 10 * 220 = 22000w

15A = 15 * 220 = 3300w

20A = 20 * 220 = 4400

25A = 25 * 220 = 5500W ( potência de chuveiro )

32A = 32 * 220 = 7040w (potência de  chuveiro )

Postado

Não há problema em sobredimensionar a bitola do condutor para as tomadas, mas também não há nenhuma vantagem em fazer isso, sem falar que vai ter um trabalho extra passando tal fiação pelos eletrodutos mais o fato de as tomadas comuns de 10A terem os buracos para a conexão dos fios pequenos, acredito que 4mm² já fica difícil de conectar.

Caso sua instalação for 220V, um disjuntor de 10A para um computador + impressora + modem + monitor já fica bem protegido.

Abraço.

Postado

A NBR 5410 fala sobre a disposição dos cabos no eletroduto. Caso queira consulte.

Se você for usar tomada e circuitos em aplicações residenciais, 6 mm é exagerado. Quanto a norma, entre 2,5 mm aplica-se a tomadas de uso geral e 1,5 mm para circuitos de iluminação.

Quanto ao dimensionamento em geral

, não há problemas em utilizar uma seção nominal superior.

Mas essa bitola aí, aguenta um forno industrial.

Postado

O problema é achar disjuntores menores que 25A, e quando se acha são caros.

Disjuntor de 20A

Monopolar = R$ 5,25

Bipolar = R$ 17,50

tabela+fio.png

Largura do fio condutor Suporta (sem aquecer) 1,5 mm² 15,5 ampères 2,5 mm² 21,0 ampères 4,0 mm² 28,0 ampères 6,0 mm² 36,0 ampères 10,0 mm² 50,0 ampères

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...