Ir ao conteúdo

Etapa de filtragem e proteção para HD´s entre o HD e a fonte

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

estava pensando em adicionar uma etapa de filtragem e proteção para os HD´s entre o HD e a fonte

algo com diodos, bobinas, capacitores e talvez varistor ou zener para evitar sobre tensão

a muito tempo penso nisso, isso porque a maioria das peças que uso são de origem de sucata que eu consertei

a fonte uma hipro de 300w está no uso comigo uns 3 anos eu acho "fiz uma mudaças "

a placa-mãe e a placa de video eram os mosfet o processador um i5 1ª geração "esse troço esquenta" estava na placa creio que tem 2 anos ( por enquanto não apareceu coisa melhor :( )

essas peças nem ligo e abuso mesmo,

as memorias comprei 8Gb

mas a minha maior preocupação são os HD's "DADOS"

certa vez cheguei a fazer um circuito, mas fiquei com medo de oscilação por realimentação "ou algo assim"

meu projeto se constituía de

nessa ordem de ligação

diodo,capacitor eletrolítico, bobina, capacitor de valor um pouco mais elevado para segurar o hd

tinha incluido também uns componentes tirados de hd´s velhos que serve de proteção

até testei com um hd velho ,mas...fiquei com medo de colocar nos novos

o que poderia me dizer sobre algo assim ?

• Membro VIP
Postado

Só pelo fato de colocares um diodo em série com a linha de alimentação já perdes ai coisa de 0,6 a 0,7 Volts.. Isso dai, em 12 Volts, representa coisa de 0,6/12 = 5% o limite inferior da tolerância da linha de alimentação em um PC. Ou seja, só por isso destróis a margem de variação tolerada da fonte. Evidente que não vale a pena..

Invista em colocar uma fonte que garanta as tensões estáveis e nos valores dentro da tolerância que o resultado é muito melhor..

• Membro VIP
  • Solução
Postado

não tenho histórico de defeito na fonte causar perdas de dados mas...

Fonte mesmo que velha ou advinda de sucata teoricamente tem suas proteções. Caso não confie nelas, penso que só sobretensão nas linhas 5 e 12 podem ferrar o hd. Neste caso uma configuração típica de scr com zener no gate pode ser uma alternativa (muito lôca). Só lendo dá pra entender: ao superar a tensão zener, o scr dá curto entre +v e gnd acionando a proteção da fonte ou queimando o fusível. óbvio: scr bem parrudo

Agora, se "chegou a hora" do hd, esquece. Um bom e velho backup deve ser a melhor opção. Falando nisso, hoje em dia faço backup na nuvem. Uso o google drive mesmo. Tenho mais de uma conta. Cada uma me dá direito a 15Gb. Se puder pagar pode tem muito mais. Pode haver sites que oferecem dezenas de Gb de graça. não pesquisei pois não precisei.. ainda.

Postado

nunca tive problemas de fonte

os Hd´s são novos, troquei por motivo de espaço

sobre tolerância da fonte, isso não seria em cima da placa-mãe?

sei que é até um estrangulamento das boas praticas e cada placa cara ou barata tem seu projeto, mas já vi pc funcionando anos com a linha de 12V beirando os 11v e funcionou assim durante anos porque o dono não queria gastar $

eu ia comprar uma fonte com PFC porque minha rede tem bastante variação...

o fato é que já vi sistemas inteiros queimados por causa da fonte, alguns com fontes consideradas de 1ª linhas e caras

sobre backups nas nuvens seria legal se eu tivesse uma internet decente

como falei estou meio por fora de cálculos e teorias, já esqueci tudo que tinha de importante para esquecer

por isso mesmo a pergunta

mas como a maioria das coisas hoje em dia fogem das boas praticas e do bom senso "preço em troca de durabilidade e proteção"

temos que considerar praticas  as vezes fora de teorias e logicas

Postado

Então quer dizer que tomar uma ação aparentemente ilógica é considerada aceitável pois é algo "prático"? Isso na minha cabeça se chama "ignorância", fazer as coisas sem saber...

É o seguinte: Linha de +12V alimenta os motores, todos eles controlados eletronicamente. A linha de +5V passa por conversores DC/DC para alimentar a lógica do HD. O HD é basicamente muito resistente a ruídos, mas queda de tensão  na linha de +12V pode causar mau funcionamento dos motores. Se você está tão preocupado com perder dados devido à quedas de energia, compre um HD de servidor. Eles são capazes de evitar problemas no sistema de arquivos, pois são capazes de terminar as operações de escrita mesmo após uma falha na alimentação, pois possuem capacitores grandes (em valor, não em tamanho, rs) para armazenar energia suficiente em caso de falha.

Postado

sim, sou "ignorante " a respeito e por isso mesmo abrir um tópico, se não fosse não estaria aqui perguntando

e você como profundo conhecedor poderia me dar mais detalhes sobre o funcionamento "Eletrônico" da placa de um HD

e pelo que sei, quedas de tensão pode gerar mal funcionamento em qualquer sistema que não esteja preparado para isso

mas em qualquer sistema existe tolerâncias "ou não" ou poderia ser um sistema que aproveita mais a corrente do que a tensão e os capacitores extras poderia ser uma vantagem mesmo em queda.

como eu disse se eu não fosse um ignorante a respeito eu não estaria aqui perguntando.

mas...

fora uma explicação plausível e facilmente entendível por um "ignorante"  vou ficar com uma sensação de que se poderia fazer alguma coisa, mesmo que considerada ilógica e maluca por outros, mas completamente funcional.

Postado

Se é funcional, então não é "ilógica" e/ou "maluca". Seria "ilógica" e/ou "maluca" se não funcionasse, causasse algum problema ou não fizesse diferença. O que eu quis dizer é que não se deve agir da seguinte forma "vou fazer isso aqui pra resolver o problema, porque eu acho que vai dar certo, porque sim". Isso é errado. Você tem que ter alguma ideia do que você está fazendo (ou seja, pensar de forma lógica). Caso contrário, alguma coisa vai dar errado e você não vai saber sair dessa situação. Posso não ser "profundo conhecedor" como você afirma, mas pelo menos isso eu sei.

Como tudo que está ligado na linha de +5V roda a uma tensão menor que isso (regulador), não é um problema tão grande assim.

A linha de +12V pode ser um problema. Mas o HD é esperto o suficiente pra saber que não deve tentar operar com a tensão baixa.

Como o Faller falou, se você está tão preocupado que sua fonte possa deixar as tensões fora da especificação, é melhor trocar logo a fonte.

Postado

certo, então o que você quer dizer é que os HD's simplesmente não funcionam com tensões abaixo de 12V

em contra partida nem tudo funcional é lógico ou conveniente porque simplesmente vão funcionar a margens estreitas de possíveis erros "quantas coisas assim o são"

ou porque explicar o funcionamento é difícil

apesar de outras que perfeitamente lógicas não funcionam na pratica "claro que com o avanço tecnológico se tem maior parâmetros de testes e possíveis maneiras de saber o porque não funcionam"

não estou preocupado com minha fonte, já tenho ela a uns 3 anos, mas tudo que está "vivo" um dia vai "morrer" né, muitas coisas mais cedo e outras mais tarde.

se eu considerasse um circuito perfeitamente usável, estaria usando,

e apesar de ter funcionado com um hd antigo "já tem 1 ano que fiz o teste"

não me senti confiante de usa lo  em meu sistemas apesar de a maioria das peças de meu pc ter sofrido alterações

por isso mesmo coloquei esse post de duvida,

mas alem de ter um sim ou um não, queria ter uma margem lógica em cima do projeto de um hd e de uma fonte do porque  usar ou não usar

bem, creio que não vai levar a nada.

• Membro VIP
Postado

certo, então o que você quer dizer é que os HD's simplesmente não funcionam com tensões abaixo de 12V

em contra partida nem tudo funcional é lógico ou conveniente porque simplesmente vão funcionar a margens estreitas de possíveis erros "quantas coisas assim o são"

ou porque explicar o funcionamento é difícil

apesar de outras que perfeitamente lógicas não funcionam na pratica "claro que com o avanço tecnológico se tem maior parâmetros de testes e possíveis maneiras de saber o porque não funcionam"

não estou preocupado com minha fonte, já tenho ela a uns 3 anos, mas tudo que está "vivo" um dia vai "morrer" né, muitas coisas mais cedo e outras mais tarde.

se eu considerasse um circuito perfeitamente usável, estaria usando,

e apesar de ter funcionado com um hd antigo "já tem 1 ano que fiz o teste"

não me senti confiante de usa lo  em meu sistemas apesar de a maioria das peças de meu pc ter sofrido alterações

por isso mesmo coloquei esse post de duvida,

mas alem de ter um sim ou um não, queria ter uma margem lógica em cima do projeto de um hd e de uma fonte do porque  usar ou não usar

bem, creio que não vai levar a nada.

Achei tudo isso dai de cima sinistro!!!

Postado

pode considerar um monte de baboseira mesmo

argumentar sobre algo é fácil, o difícil é trazer a prova

e mesmo uma prova pode não ser a derradeira verdade sobre tudo

porque pode funcionar em um mas não nos outros

Postado

sim , algo como isso
estava pensando em adicionar uma etapa extra de filtragem

mas... parece que o pessoal é meio contra algo extra no caminho.

de fato se for algo fácil de aplicar com as bombas do mercado atual e seria algo interessante para aplicar até mesmo entre a placa e a fonte

Postado

Olha, sinceramente.... Só mesmo se houver falha na fonte e ela subir a tensão de saida... Nesse caso, colocar um fusivel em serie e um zener, varistor, scr, o que for o mais rápido pra agir.... Um indutor na saida + um capacitor!

Mais ou menos assim...

Postado

foi o que a Isadora falou

sim seria para sobre tensão mesmo, uma sub tensão apenas travaria o sistema

teria que ser rápido o suficiente para não deixar passar para o resto do sistema,

como falei já peguei pc´s com peças caras consideradas de 1ª linha  que por algum motivo tinha queimado muitas peças

e já sistemas completamente considerados vagabundos "fontes" que surtos na rede a unica coisa que tinha ido embora foi a fonte a ponto de deixa-la preta por dentro

não vou entrar em detalhe das possíveis causas ou das possíveis qualidades das peças a pesar do preço, o fato é que isso pode acontecer como descreve vários relatos pela internet

já que a Cassandra deu essa resposta primeiro e não vai existir outras opiniões a respeito vou marcar a resposta dela como a escolhida, ...apesar de ainda não saber se vou usar.

Postado

Sinceramente, não vai ser um crowbar ou zenerzinho que vai salvar seu HD de algo que conseguiu quebrar a isolação da fonte. Se passou para o secundário, basicamente já era pra o que estiver ali. Melhor economizar esse trabalho e comprar um DPS logo...

Postado

Sinceramente, não vai ser um crowbar ou zenerzinho que vai salvar seu HD de algo que conseguiu quebrar a isolação da fonte. Se passou para o secundário, basicamente já era pra o que estiver ali. Melhor economizar esse trabalho e comprar um DPS logo...

Ele está ciente!!! (Se nao estiver, é bom que esteja!)

"Olha, sinceramente.... Só mesmo se houver falha na fonte e ela subir a tensão de saida... "

Postado

"Olha, sinceramente.... Só mesmo se houver falha na fonte e ela subir a tensão de saida... "

basicamente é para isso mesmo...

um surto de tensão pode não atravessar a isolação da fonte, mas pode ser suficiente para dar pane na mesma.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...