Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com divisor de tensão (corrente)


ChicoDaRave

Posts recomendados

  • Membro VIP

suspeitei desde o princípio. 8 bits= boa escolha para mc de... 8 bits.

 

Então 44 do ad está quase correto matematicamente e extremamente correto hardwaremente e tá bom pra cá alho. você deve dar um desconto de 1 bit pro cara pow! Não sei se está simulando apenas. Mas ao montar o circuito na real, na real não te assustes caso a precisão diminua um pouco pois tem variávies ocultas na parada. P.ex. a famigerada impedância mínima. Algumas vêm até do além só pra te atazanar kk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

220k no vcc e 47k ...

 

O mosfet pode dar certo sim amigo. No entanto creio ser desnecessário pois a economia de energia vai ser muito pequena (ou seja, muito p pra pouca b . Mas se insistir nisso vá de @ com pnp mesmo

Com estes valores nem precisa chavear o divisor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o divisor, fiz um teste com 47k e 220k que pelos meus cálculos vai aceitar até 28v, que estaria ok.

Porém, pelo que calculei com 5v era pro ADC ler 45 e está lendo 44... não que seja grande problema mas gostaria de enteder, calculei errado ou é algo esperado?

O resultado é o mesmo independente do capacitor.

O regulador de tensão está dando 5,02v.

 

 

Mesmo se voce estiver usando resistores de 1% de precisão, resultados com 8 bits precisam de mais do que o dobro disso para fazerem sentido em 1 bit....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Preciso escalonar 0v a 30v em 0v a 5v para a entrada do ADC.

Então eu entendí certo na réplica anterior. Existe uma fórmula p/ calcular esse divisor.

Vout = Vin * R1/(R1+R2)

 

Onde:

Vout é a tensão de saída entre 0......a.......5V

Vin é a tensão de entrada, no caso de 0.....a......30V

R2 é a resistência de entrada que é ligada direto nos 30V.

R1 é a resistência ligada na saida de R2 ao terra, que pode ser um LDR.

 

Use um resistor comercial comum p/ R1 (± 1K8) e calcule a R2. É mais fácil p/ calcular assim.

No caso de usar um LDR veja a resistência do mesmo à sombra e depois à luz do sol ou artificial e use esses valores p/ calcular a R2.

 

Se queres desligar o dispositivo basta colocares um transistor em série (CE) com a R2, ligar a base via um resistor de 4k7 em algum pino sobrando do PIC e incrementar o código fonte p/ nivel HI ou LOW p/ o tempo desejado nesse mesmo pino do PIC.

Eu faria assim; veja figura:

EDIT : Não deu tempo de colocar tudo ontem por causa do mau tempo por aqui.

Esquemaefrmula0a30Vpara0a5V_zps9b201189.

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu entendí certo na réplica anterior. Existe uma fórmula p/ calcular esse divisor.

Vout = Vin * R1/(R1+R2)

Onde:

Vout é a tensão de saída entre 0......a.......5V

Vin é a tensão de entrada, no caso de 0.....a......30V

R2 é a resistência de entrada que é ligada direto nos 30V.

R1 é a resistência ligada na saida de R2 ao terra, que pode ser um LDR.

Use um resistor comercial comum p/ R1 (± 1K8) e calcule a R2. É mais fácil p/ calcular assim.

No caso de usar um LDR veja a resistência do mesmo à sombra e depois à luz do sol ou artificial e use esses valores p/ calcular a R2.

Se queres desligar o dispositivo basta colocares um transistor em série (CE) com a R2, ligar a base via um resistor de 4k7 em algum pino sobrando do PIC e incrementar o código fonte p/ nivel HI ou LOW p/ o tempo desejado nesse mesmo pino do PIC.

Eu faria assim; veja figura:

EDIT : Não deu tempo de colocar tudo ontem por causa do mau tempo por aqui.

Esquemaefrmula0a30Vpara0a5V_zps9b201189.

Agricio

Seu circuito nao funcionaria!

@ChicoDaRave,

Em 8bits você tem 256 leituras incluindo com o 0!

De quanto a quanto o pic mede com boa precisao a tensão no pino ADC?

Entrando com 5V, ele deveria ler 44.8... Supondo que nem é um numero inteiro, e sabendo que vai existir impedancia paralela com 47k, e ainda os dois resistores nao sao exatos, esta boa a leitura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Esquemaefrmula0a30Vpara0a5V_zps9b201189.

 

 

Independentemente da relação do divisor resistivo esse seu circuito dai não vai conseguir medir nada mais do que coisa de Ve em condução do transistor, que será 0,6 Volts abaixo da tensão de saída do pic que alimenta o transistor..

Essa topologia não funciona. Ja foi dada, ai por cima, no próprio tópico, topologias que efetivamente operam e resolvem seu problema. Esse circuito dai apresentado representa uma involução da solução..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como dito acima, o transistor está em Coletor Comum com uma tensão na base bem abaixo da tensão do coletor

Pra funcionar, só invertendo a saída do PIC num NPN e chaveando (saturando) um PNP em emissor comum nos 30V.

Já foi postado antes.

 

@Agricio

Amigo, procure certificar-se de que a informação que vai postar esteja correta. Quem não conhece eletrônica, dependendo da informação errada, pode ter um prejuízo irreparável.

É só um alerta (geral).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Agricio agradeço pela excelente intenção de contribuir. Se deu ao trabalho de desenhar, tomou seu tempo e etc. No entanto informo que sua solução não atende as expectativas do menino. Mas não te acanhes. Viver é aprender. Ninguém é perfeito. Quem nunca se enganou antes? e mais um turbihão de minifilosofias que não caberiam neste espaço que são condizentes com o caso. De fato já vi membros vip (não importa quem, se neste ou em outro forum) cometerem enganos e talvez até por orgulho não se remanifestaram. (p.ex. eu não ligo de escrever besteiras kk. ... pero no mucho)

Enfim,  de novo, agradecemos, continue na luta conosco, aprenda, contribua, ensine-nos!

 

Acho que assim fica melhor kk


edit...

 

curiosamente, DEPOIS que escrevi isso vi engano semelhante num post de ... ONTEM.... kk. e detalhe: situação muito, muito, muito mais perigosa do que esta kk. e moderador(es) não se manifestou a respeito  kk . seria devido aos milhares de posts do figura? kk dá um tempo... falei que não ligo de escrever besteira hein... mas fica o alerta

 

trem doido sô...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A base desse divisor foi retirado de um projeto para Voltímetro digital com leitura em LCD que eu montei   (não é projeto meu) e que funciona perfeitamente; apenas a varredura muda; vai apenas até 20V, mas a fórmula é a mesma para os 30V.

Na questão transistor eu apenas quis mostrar que pela corrente consumida pelo circuito um BC548 resolve o problema, (foi só um esboço) tendo em vista que parece que o autor já descreveu que já resolveu o problema p/ desligar o circuito.

 

O Agricio se despede.

Por favor, eu gostaria de não mais receber mensagens automáticas no meu E-MAIL.

 

 

 

Voltmetrodigital_zps1ceb40e6.jpg

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz e @Agricio,

 

Pessoal, calma... acho que estamos misturando as coisas aqui...

 

Minha opinião : se alguém escreveu algo que pode ser interpretado por algum leitor de forma errada, todos nós temos o dever de perguntar a quem postou se está certo sobre isso, e caso saibamos que o post está errado, temos de avisar e inisistir na correção. Não acho certo deixar para os moderadores do Fórum, pois somos responsáveis também pelo que ensinamos aqui !

 

Eu já escreví algumas besteiras e só percebi alguns dias depois, mas sempre fui nos posts e alterei para o correto. Não vejo nenhuma vergonha / orgulho / sei lá o que .... podemos errar, e claro, temos de corrigir o erro. E continuo pedindo a todos que me alertem quando necessário !

 

Vamos sempre nos ajudar, indicar algo errado ou duvidoso só vai ajudar a todos que lerem os posts no futuro.

 

 

Agrício, por favor, voce é muito importante aqui para todos nós, aliás, todos são importantes, e um mal-entendido não precisa chegar nesse ponto. Não sei a que mensagens voce se referiu, mas peço desculpas em nome de todos, ok ?

 

Um abraço, meu amigo !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

calma é meu sobrenome. note os kk . prefiro-os ao  :D . preguiça de clicar :P

 

 

Perceba que tentei usar palavras menos agressivas e traduzir as vossas pra acalmar o garoto que teve boa intenção....

 

Pensando bem, se me dirigissem as palavras com aquela "agressividade" acho que não me sentiria mais confortável por aqui...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite pessoal.
Desculpe o sumiço, tive muito ocupado e tiveram acontecendo algumas coisas muito desagradáveis aqui, estou me recuperando ainda.

 

Seguinte, com os resistores estavam dando uns resultados meio fora então decidi trocar por um trimpot multivolta de 500k, o que acham?

O ajuste eu fiz assim:

O microcontrolador tinha um pino livre então configurei para dar um sinal alto quando estivesse medindo o equivalente a 10v, que daria 2v, escolhi assim pois meu multimetro tem escala de 2v.
Os resultados melhoraram, agradeço a ajuda de todos.

Agora estou em uma outra guerra com esse circuito, eu achei que ele consumiria tipo 0,5mA durante o modo sleep e tipo 1mA quando estivesse trabalhando, mas está consumindo acima de 3mA!
Nele vai apenas:

1 PIC 12F675
2 MOSFETS IRF3205

1 Buzzer ativo

1 78L05

1 Trimpot 500k

1 Capacitor 47u

1 Capacitor ceramico (não lembro o valor, este vai na saída da rede).

 

Sobre essa história, o que eu acho mais engraçado é que quem mais veio com empáfia foi quem mais deu mancada...

 

Agradeço a todos novamente.

Um abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

saco. tópico antigo tive que ler tudo de novo!! Seguinte.... 500K sai fora a impedância mínima mas se está satisfeito com isso vá em frente.

Sobre o consumo, alimente só o mc, faça-o dormir e meça. Do mc pra dentro tem algumas tecnicas como, desligar tudo, timer parado, desligar pullup interno, etc. Se não me engan tem um AN microchip sobre isso (mas to com preguiça de procurar). Dele pra fora é por sua conta analisar

 

Saudade do amigo @Agricio

Vamos iniciar um camapanha "Volta cara!" kk

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora, descobri... eu tinha medido só o mc e tava tudo certo, corrente baixíssima...
É o regulador de tensão, fui ver ele consome justo os 3mA em repouso :(

Fui pesquisar um regulador com corrente de repouso mais baixa mas me tacaram a faca... R$7,00, pedido mínimo 10 peças, isso no fornecedor! :/

 

Sugere algum Isadora?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

regulando 3mA? Isso só pode ser brincadeira né!!! explico: não consigo vislumbrar projeto real de uso prático com painel de solar 12V em que 3mA faça diferença. Por acaso é alguma brincadeira mesmo? Se desejar, passe + detalhes que de repente podemos chutar algo mais concreto. Aviso: já esqueci tudo. não peça deseducadamente pra reler os posts de novo.

 

Amigo conheço e usei o LM2936 entre outros que não me lembro agora. Mas há vaaaaaaarios. google "Ultra-low Quiescent Current Ldo Voltage Regulator"

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora: 3mA é a corrente em repouso do LM78L05.

Veja bem, estou trabalhando com um painel de 10w que gera grosseiramente 600mA com um SOLZÃO! Sem contar outras perdas no cabo, na bateria, etc.

3mA não é que é muito também não é tão pouco, mas é o que tem e vai ficando assim mesmo.

 

Foi esse LM2936 mesmo que eu cotei... 7 contos achei carinho! Ainda mais que é preço para revenda (comprado pelo CNPJ).

 

Vou dar uma olhada nisso logo que puder.

Obrigado.

 

PS: Me ajudou tanto, porque seria deseducado contigo?

Tive vontade de ser deseducado somente com um que apareceu ai cheio de empáfia e só disse besteira... hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o seu fornecedor for grande eles devem ter N produtos que fazem exatamente a mesma coisa no catálogo. Só procurar por aí nos sites de fabricantes de semicondutores e perguntar no seu distribuidor se eles tem esse(s) produto(s).

Já tive um problema desse tipo com a Farnell, pedido mínimo de uma peça era maior que 1, eu só precisava de 1 item, então simplesmente fui no site do fabricante e escolhi outro parecido, após atualizar o pedido foi-me informado que este componente estava disponível com pedido mínimo de 1 unidade, então pude concluir a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!