Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei fonte errada?


Widelux

Posts recomendados

Olá galera! Gostaria de tirar uma dúvida.

 

Eu comprei os componentes para montar meu pc (ver na assinatura as peças que comprei) e acho que TALVEZ eu fiz uma pequena besteira :(.

 

Eu me programei para NÃO comprar a placa de vídeo agora, para poder juntar mais grana e pegar uma placa de vídeo bacana em abril. Enfim, eu peguei a fonte EVGA 500w 80 plus. Mas dando uma olhada ontem, eu vi uma EVGA 600w 80 plus BRONZE (o certificado "bronze" não consta na EVGA 500w 80 plus). Vendo que a EVGA 500w 80 plus não tem o selo bronze, isso me preocupou.

 

A fonte EVGA 600w 80 plus bronze é esta

http://www.pichau.com.br/fonte-evga-600w-supernova-600b-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-100-b1-0600-kr-box

 

A que eu comprei é esta EVGA 500w 80 plus

http://www.pichau.com.br/fonte-evga-500w-supernova-certificado-80-plus-pfc-ativo-100-w1-0500-kr-box

 

Minha dúvida é:

Esta EVGA 500w 80 plus é uma fonte boa para segurar "qualquer" placa de vídeo que eu vier a pensar em colocar?

Estava pensando nas seguintes placas de vídeo:

GTX 760

R9 270x ou

R9 280 ou 280X

 

Com certeza comprarei uma dessas, agora preciso saber se esta fonte segura tranquilamente alguma dessas placas ou se terei que comprar uma outra fonte?

 

Desde já, obrigado galera!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera! Gostaria de tirar uma dúvida.

 

Eu comprei os componentes para montar meu pc (ver na assinatura as peças que comprei) e acho que TALVEZ eu fiz uma pequena besteira :(.

 

Eu me programei para NÃO comprar a placa de vídeo agora, para poder juntar mais grana e pegar uma placa de vídeo bacana em abril. Enfim, eu peguei a fonte EVGA 500w 80 plus. Mas dando uma olhada ontem, eu vi uma EVGA 600w 80 plus BRONZE (o certificado "bronze" não consta na EVGA 500w 80 plus). Vendo que a EVGA 500w 80 plus não tem o selo bronze, isso me preocupou.

 

A fonte EVGA 600w 80 plus bronze é esta

http://www.pichau.com.br/fonte-evga-600w-supernova-600b-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-100-b1-0600-kr-box

 

A que eu comprei é esta EVGA 500w 80 plus

http://www.pichau.com.br/fonte-evga-500w-supernova-certificado-80-plus-pfc-ativo-100-w1-0500-kr-box

 

Minha dúvida é:

Esta EVGA 500w 80 plus é uma fonte boa para segurar "qualquer" placa de vídeo que eu vier a pensar em colocar?

Estava pensando nas seguintes placas de vídeo:

GTX 760

R9 270x ou

R9 280 ou 280X

 

Com certeza comprarei uma dessas, agora preciso saber se esta fonte segura tranquilamente alguma dessas placas ou se terei que comprar uma outra fonte?

 

Desde já, obrigado galera!  ;)

Bom dia colega @Widelux,

 

Entenda uma coisa: selo 80 Plus não garante qualidade da fonte. Já vi muitos aqui no fórum afirmarem que uma fonte é boa simplesmente porque ela tem um selo destes e isso é uma informação incorreta. A Ecova, órgão (não sei se é um órgão) por trás do selo 80 Plus, atesta apenas e somente a eficiência da fonte. Ela não faz nenhum teste de qualidade.

 

Sabendo disso, você tem uma boa fonte sim. Não se preocupe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho a 600b da evga, confesso que comprei pelo preço e só me atentei a procurar uma com selo  80 plus que atesta a eficiencia dela, bom pra mim ta funcionando, nao tenho conhecimento na area e nem vi nenhum review de testes dela, mas aparentemente é boa, e 500w da pra você rodar esse pc ai tranquilo, se tiver duvida mesmo consulta essa calculadora que da pra ter uma base, http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

 

pelo que joguei da sua conf ela vai pegar no maximo uns 400w

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colega @Widelux,

 

Entenda uma coisa: selo 80 Plus não garante qualidade da fonte. Já vi muitos aqui no fórum afirmarem que uma fonte é boa simplesmente porque ela tem um selo destes e isso é uma informação incorreta. A Ecova, órgão (não sei se é um órgão) por trás do selo 80 Plus, atesta apenas e somente a eficiência da fonte. Ela não faz nenhum teste de qualidade.

 

Sabendo disso, você tem uma boa fonte sim. Não se preocupe.

 

Eu cheguei a ver um artigo falando exatamente sobre isso que são as famosas "falsas"... mas por isso fiquei na dúvida. Eu pesquisei muito e no final falhei ao comprar a fonte, pois era apenas um pouco mais e eu pegaria a outra. Mas enfim, gostaria de saber se vai segurar as placas de vídeo que estou pensando em comprar futuramente.

eu tenho a 600b da evga, confesso que comprei pelo preço e só me atentei a procurar uma com selo  80 plus que atesta a eficiencia dela, bom pra mim ta funcionando, nao tenho conhecimento na area e nem vi nenhum review de testes dela, mas aparentemente é boa, e 500w da pra você rodar esse pc ai tranquilo, se tiver duvida mesmo consulta essa calculadora que da pra ter uma base, http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

 

pelo que joguei da sua conf ela vai pegar no maximo uns 400w

Esses 400w que chegou no cálculo já é com placa de vídeo? Se sim, qual você colocou?

Vou ver este site. Bacana! Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu coloquei a r9 280x q é a que consome mais ai, e o resto eu atribui confg padrão, 1hd 4 fan com led rodando no maximo tipo coloquei as paradas q normalmente tem num pc normal ja que n tem o seu pc com todos os componentes descriminados, coloquei 4 usb em uso, mas tipo joga la certinho o que o seu pc tem q você vai ter uma noção melhor, vale lembrar tambem que nao é certo esse número é só uma estimativa mas ja da pra ter uma ideia, e levando em consideração que ele te mostra o consumo maximo tambem, assim como o tdp do fx6300 é de até 95w mas o meu n passa de 60w, eu creio que da tranquilamente essa fonte ai, tem o selo de eficiencia 80 plus então você pode ficar tranquilo que pelo menos 80% de eficiencia ela vai te entregar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa R9 280X consome cerca de 200 Watts, em jogos..

 

Dificilmente, o PC do @Widelux vai passar muito dos 300 Watts de consumo, se passar..

 

 

A própria fonte de 500 Watts da EVGA, tem uma versão Bronze

 

https://www.guerradigital.net/fontes/evga/fonte-evga-500w-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-100-b1-0500-kr.html

 

A fonte dará conta do seu PC sim, independente da VGA.. Mas, sim, teria melhores opções..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa R9 280X consome cerca de 200 Watts, em jogos..

 

Dificilmente, o PC do @Widelux vai passar muito dos 300 Watts de consumo, se passar..

 

 

A própria fonte de 500 Watts da EVGA, tem uma versão Bronze

 

https://www.guerradigital.net/fontes/evga/fonte-evga-500w-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-100-b1-0500-kr.html

 

A fonte dará conta do seu PC sim, independente da VGA.. Mas, sim, teria melhores opções..

Obrigado pela informação @RS Faria , fico mais tranquilo então.

 

Pois é cara, fiquei meio chateado com isso, porque paguei o mesmo valor dessa com selo bronze, mas enfim, agora não adianta chorar pelo leite derramado e somente usufruir do que está chegando por aí.

Eu tentei entrar em contato com a loja, mas já tinham enviado os produtos, está chegando em casa hoje... hehe!

 

Uma última dúvida pontual e depois pode fechar o tópico:

Eu vou usar o HD que já tenho em outra maquina que atualmente não está ligando. Vou montar o PC novo e vou usar este HD (por enquanto). Tirando os conflitos de driver que vai dar, tem algum outro problema? De repente danificar algum componente por ser um HD mais antigo (SATA II) e com S.O. já instalado e tudo o mais?

Quanto ao desempenho nos games, isso é reservadamente trabalhado entre vídeo, processador e memória certo? Não vou perder nada com relação a desempenho nos games com este HD, certo? (pergunta "boba", mas preciso confirmar isso)

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei você vai perder só no loading do game q vai ficar mais lento, fps n vai cair, acredito que nao de problema nenhum porque aqui mesmo no forum temum guia pra escolher o hd e diz para nao se importar mt com se é sata 2 ou 3 porque o mesmo nao consegue usar td a velocidade do sata 3 só os ssds conseguem, no meu proprio computador estou usando meu antigo sata 2 e n apresentou nenhum problema, inclusive no topico ele informa que nao tem problema usar um hd mais potente em uma mobo que nao o suporte, ele só será limitado por ela(quando digo que nao suporte falo tipo da mobo sata 2 e o hd sata3) espero ter ajudado.

 

aquii o link do guia : http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/954689-guia-de-compra-comprando-discos-r%C3%ADgidos/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei você vai perder só no loading do game q vai ficar mais lento, fps n vai cair, acredito que nao de problema nenhum porque aqui mesmo no forum temum guia pra escolher o hd e diz para nao se importar mt com se é sata 2 ou 3 porque o mesmo nao consegue usar td a velocidade do sata 3 só os ssds conseguem, no meu proprio computador estou usando meu antigo sata 2 e n apresentou nenhum problema, inclusive no topico ele informa que nao tem problema usar um hd mais potente em uma mobo que nao o suporte, ele só será limitado por ela(quando digo que nao suporte falo tipo da mobo sata 2 e o hd sata3) espero ter ajudado.

 

aquii o link do guia : http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/954689-guia-de-compra-comprando-discos-r%C3%ADgidos/

Valeu pelas informações @Arthur Pêcego , vou dar uma lida!

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Widelux

 

No seu caso, com troca de hardware e tal, vai ter que formatar e instalar o sistema operacional do zero.. Não vai ter jeito..

 

Sobre o HD SATA II, eu mesmo uso um velho no meu PC.. HD SATA II numa placa-mãe com SATA III.. Sem problemas..

 

HDs comuns não usam nem a velocidade oferecida pelo SATA II.. Imagina pelo SATA III.. O SATA III só faz diferença com SSD mesmo..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Widelux

 

No seu caso, com troca de hardware e tal, vai ter que formatar e instalar o sistema operacional do zero.. Não vai ter jeito..

 

@RS Faria , mas neste caso, eu precisarei ligar o PC que vou montar com o HD da forma que está (com S.O. instalado e demais drivers e arquivos), pois preciso ainda fazer o backup de tudo que está lá e o PC antigo não liga.

Depois que fizer o backup, eu irei formatar com certeza, mas a minha preocupação é só referente a ligar o PC com este HD antes de formatar. Tem algum risco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria , mas neste caso, eu precisarei ligar o PC que vou montar com o HD da forma que está (com S.O. instalado e demais drivers e arquivos), pois preciso ainda fazer o backup de tudo que está lá e o PC antigo não liga.

Depois que fizer o backup, eu irei formatar com certeza, mas a minha preocupação é só referente a ligar o PC com este HD antes de formatar. Tem algum risco?

Risco, não tem.. Mas seu PC novo não dará BOOT com o sistema do PC velho..

 

O que você pode fazer é criar um pendrive com Linux e roda-lo do pendrive.. Com o HD ligado no PC, você consegue fazer esse back-up.. Ou ligar seu HD no PC de um conhecido pra fazer esse back-up..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Risco, não tem.. Mas seu PC novo não dará BOOT com o sistema do PC velho..

 

O que você pode fazer é criar um pendrive com Linux e roda-lo do pendrive.. Com o HD ligado no PC, você consegue fazer esse back-up.. Ou ligar seu HD no PC de um conhecido pra fazer esse back-up..

Tá ok, vou ver se faço o backup em outro pc, acho que será mais de boa.

 

E quanto a não dar BOOT, really? Pensei que somente ele ligaria e teria alguns conflitos e eu conseguiria subir o S.O. normal para poder fazer o backup dele mesmo.  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo! Obrigado pelas dicas e pela experiência que passou.

 

Eu tentei fazer ligar o meu pc antigo, mas nem sinal de vida.

 

Vou ter que levar o HD em outro PC para fazer o backup e formatar mesmo! Mas está ok!

Justo hoje que chegaram as peças.. era só montar.. kkkk..

 

Valeeeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ta estragado no seu pc antigo? as vs se for tipo só a fonte usa a nova pra ligar ele e dps que fizer obackup você liga, quando eu fui montar meu pc novo com o hd antigo eu ja formatei logo de cara fiz o backup no antigo primeiro pra um hd externo ai nem sei se funciona com o SO e os drivers do antigo no novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @Arthur Pêcego , pior é que não identifiquei o que está ruim no meu. A princípio eu acho que não é a fonte porque se eu ligo o monitor nele, ele está ligando o monitor. mas enfim, eu vou tentar ligar hoje o pc novo (vou montar quando chegar), ai se eu não conseguir fazer rodar com o HD antigo (com SO instalado, etc), ai eu vejo esse esquema com a fonte nova no pc antigo para ligar o antigo e fazer o backup para formatar.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de ligar a fonte nova no antigo tenta identificar o problema n queremos danificar a fonte nova né.

 

verifique se a fonte do antigo ta pegando, ve se as conexoes nao estão estragadas ou se apresentam algum tipo de defeito, as vso problema pode ser no processador ou na ram também. é bem chato mas eu n me arriscaria a conectar a fonte nova em um computador danificado, se você tiver certeza q é a fonta antiga que deu problema ai ta sossegado, agora se a fonte ta funcionando nem tem porque você tentar a nova saca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem razão.

 

Eu tenho certeza de que não é a fonte. Ele ficou uns meses sem ligar. Depois seguindo um tutorial do Gabriel Torres, eu consegui ligá-lo, mas depois de uns 15 minutos ele desligou sozinho e não ligou mais. Ai depois tentei fazer os mesmos  passos para verificar o problema e pelos passos do tutorial, depois da fonte, seria o cooler que parece que quando não funciona, tem algumas placas mães que não deixa ligar o computador por segurança. Talvez possa ser isso também. Na verdade eu nem sei se a placa mãe tem esse recurso.

Mas enfim, no pior dos casos, no sábado eu levo na casa de outro pessoa e faço o backup e formato. Agora o duro vai ser ficar com todas as peças lá novinhas na caixa e não poder ligar até sábado né! kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rolou tudo de boa.

 

Até minha esposa que nunca viu como montar um PC do zero, me ajudou. Super tranquilo. Hoje em dia está bem bacana para montar.

 

Única coisa que não funcionou mesmo foi o HD que está com SO instalado do meu PC antigo. Vou fazer o backup dos arquivos e formatar. Depois só alegria.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!