Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Booster para sinal PWM da placa mãe


nemweb
Ir à solução Resolvido por nemweb,

Posts recomendados

Gente, por favor me ajudem  :help:  :(

Minha placa mãe é uma M4N68T-LE da ASUS. Ela só possui um conector pra fan com PWM. Não querendo sobrecarregar a mobo, resolvi criar um circuito pra amplificar o sinal. 

Pensei de cara num circuito do tipo push-pull: um transistor para o prositivo e outro para o negativo. Teoricamente tava bonito e beleza. Montei e testei com um PIC gerando um PWM a 20KHz (mesmo que a mobo) e o circuito funcionou. Na hora de testar no PC, todas as fans ficavam no máximo. Como sempre tive azar com transistores PNP, tirei o bixo e coloquei um resistor de pull-up no lugar. Agora sim, meus 3 fans funcionavam lindamente até que resolvi conectar mais um: novamente os fans ficavam no máximo. Troquei o transistor NPN (BC548) por um FET (2N0000), por ter um acionamento que exija menos corrente e conseguir operar com uma corrente maior. Mas nada deu certo.

Pergunto então: onde poderia estar o problema? Alguma solução? Algum circuito pra fazer esse trabalho?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me corrigindo: as entradas dos ventiladores são open collector (coletor aberto) com um pull-up no ventilador para 5V ou 3.3V. Então realmente precisa de um buffer para acionar mais de um ventilador.  A placa-mãe não vai necessariamente ter um pull-up, porque o ventilador deve possuir um.

Esse circuito deve funcionar:

DhhT7Qv.png

Nem os valores dos componentes nem o modelo dos transistores são críticos. Tive que colocar os 2 transistores na saída porque ela estava sendo invertida quando só tinha 1 (somente Q1). Note que falta um resistor na base de Q1, foi uma desatenção da minha parte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me corrigindo: as entradas dos ventiladores são open collector (coletor aberto) com um pull-up no ventilador para 5V ou 3.3V. Então realmente precisa de um buffer para acionar mais de um ventilador. A placa-mãe não vai necessariamente ter um pull-up, porque o ventilador deve possuir um.

Esse circuito deve funcionar:

DhhT7Qv.png

Nem os valores dos componentes nem o modelo dos transistores são críticos. Tive que colocar os 2 transistores na saída porque ela estava sendo invertida quando só tinha 1 (somente Q1). Note que falta um resistor na base de Q1, foi uma desatenção da minha parte.

Nao precisa de resistor na base do Q1!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!