Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No break Lacerda UPS TBL PLUS 8000VA


argornauta

Posts recomendados

Solicito apoio sou novo no fórum com algumas participações. Estou com este equipamento em manutenção e após realizar a substituição de todas as baterias que estavam vencidas e descarregadas, quando conecto os cabos de BAT + e BAT - que vem das baterias na placa esta queimando F1 de 5A. Alguém pode ajudar? Não possuo esquema deste no break.

post-447411-0-11118600-1424450088_thumb.

post-447411-0-77985900-1424450116_thumb.

post-447411-0-99186200-1424450141_thumb.

post-447411-0-22614900-1424450160_thumb.

post-447411-0-36427600-1424450181_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas queima exatamente quando você conecta as baterias, ou queima quando liga o no-break na rede elétrica? 

 

Só estranhei pois aquele fusível e aqueles filtros são comuns para circuito AC.

Daí muito provavelmente seria a entrada do circuito carregador de baterias.

 

Se o fusível está queimando quando conecta a rede, o transistor mosfet da fonte chaveada (Trafo amarelo) só pode estar em curto-circuito.

Em caso deste mosfet estar em curto-circuito, é bom também substituir o CI oscilador PWM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda ficou dúvida:

 

1-Quando liga as baterias na placa, sem ligar a rede, queima?

2-Quando liga a rede sem ligar as baterias na placa, queima?

 

Numa outra situação imagino que a contatora interna só atraque a rede com as baterias presente. Daí este F1 pode se tratar de do circuito carregador das baterias, que pode estar queimado. Daí não dá outra: Vai queimar fusível mesmo.

 

Aconselho a verificar os mosfets do dissipador 


Agora que observei melhor:

 

Esta plaquinha aí é a fonte chaveada do carregador de baterias. Analise ela e tudo se resolverá. 

 

Faz sentido ela estar queimada.

Bateria que se danificou, levando o carregador embora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando ligo as baterias na placa e ligo a rede queima o F1. Fiz o teste de ligar a rede sem as baterias conectadas na placa F1 fica tranquilo. Quando conectadas e ligo rede F1 queima. Vou testar os Transistor K4115. De fato é circuito carregador.  


Acrescentado... quando verifiquei equipamento pela primeira vez observei que as baterias não carregavam e fica nas bat até esgotar, e o Nobreak informava err COD 13 (que verifiquei de acordo com tabela de códigos ser Erro de carregador com problemas)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi

tudo a ver.

 

Faça aí o que orientei.

 

Mas tem que desmontar mesmo...Retirar os diodos e transistores da placa.

Muitas vezes até parecem normais medindo na placa, mas fora, dá para perceber uma fuga.

 

Nestes casos, agente tenta adiantar o trabalho fazendo o básico e só perde tempo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou com o mesmo problema, quando chegou para conserto estava com o fusível queimado, localizei a ponte retificadora RS805 no dissipador em curto, ou seja entrada de rede em curto, efetuei a troca da ponte por uma KBJ1008G de 10A, pois não encopntrei a RS805 e o fusível de 10A que era o mesmo que estava na placa. Ligado a rede queimou o fusível em questão de 30 segundos, não tinha ligado o bypass somente o disjuntor de entrada, o fusível estourou chegando a queimar o resistor do lado que não tenho mais como ver o valor. Se ligar o aparelho sem o carregador ele funciona normalmente. Estou com certa urgência, se puderem dar novas informações fico grato, .


Verifiquei que os Mosfet K4115 estão com problema conduzindo independente do disparo no gate. Vou substitui-los amanhã e posto resultado aqui.

Enviei questão a respeito de problema similar, se puder colaborar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...

Pessoal, boa tarde.

Estou com um Nobreak igual que queima o F1 5A, porém os mosfet não estão conduzindo independente de pulso no gate. Alias, se eu faço o teste com o multímetro, ao dar o pulso no gate ele conduz por uma fração de segundos e abre novamente. (aumenta a resistência). Alguém tem mais alguma dica pra dar ?? Caso seja necessário a substituição do mesmo, onde posso encontrar. Aqui na região não tem..

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bc.. a ponte já foi verificada e está ok. O multímetro é digital sim. Testei um IRF740 que tenho aqui e ele tem um comportamento diferente, quando recebe um pulso positivo ele conduz e permenece assim até receber um pulso negativo no gate, porém o K4115 pelo datasheet parece ser diferente a construção dele, possui dois zeners em antiparalelo, dai minha dúvida quanto a integridade dos K4115. Existe uma outra forma de testá-los ou estou errado no modo de como testei. 

P.S. Testei de modo idêntico aos IRF´s..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Wagnermehl disse:

Bc.. a ponte já foi verificada e está ok. O multímetro é digital sim. Testei um IRF740 que tenho aqui e ele tem um comportamento diferente, quando recebe um pulso positivo ele conduz e permenece assim até receber um pulso negativo no gate, porém o K4115 pelo datasheet parece ser diferente a construção dele, possui dois zeners em antiparalelo, dai minha dúvida quanto a integridade dos K4115. Existe uma outra forma de testá-los ou estou errado no modo de como testei. 

P.S. Testei de modo idêntico aos IRF´s..

 

Faça um PWM com 555. 

Faça o mosfet operar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Wagnermehl disse:

Ok Albert, vou fazer isso... 

Tens mais alguma sugestão, fora essa suspeita nos mosfets ???

Abs.

 

Troque todos os capacitores de 1uF até os de valores de 470uF. 

Eles costumam secar o eletrólito e ficam sem função.

 

Tecnicamente falando, fica com ESR elevada.

Com elevada resistência série.

 

Se não me engano o controle do PWM é o CIUC3843 né?

Estes circuitos integrados são bem baratos, na faixa de R$ 1,50. Fácil de achar até em sucatas.

 

Troque logo ele também. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Fiz todos testes e medidas possíveis, e em cada teste continuava o defeito. Consegui falar com pessoal que trabalha com esses equipamentos e pode ter grande chance de ser a placa driver que é a maior do outro lado do equipamento, nela estão os demais circuitos, fica difícil identificar sem esquema, uma das causas ela está enviando ou recebendo informações erradas da fonte gerando o problema, foi relatado que tiveram várias vezes esse problema e que tentaram trocar a fonte por nova e aconteceu de novo, e da mesma forma com a placa driver, em resumo para não perder tempo e dinheiro estourando placas o melhor é trocar as duas, sei que é estranho, parece jogar a toalha mas é que tem certas situações que é melhor solucionar do que atrasar outros serviços. Procedi exatamente com isso, troquei as duas placas e funcionou perfeitamente, já faz alguns meses e está tudo OK. Caso seja feito o conserto ou encontrar outro funcionando em algum cliente, avise o mesmo da necessidade da revisão do banco de baterias, esse defeito geralmente é causado quando é usado até as baterias chegarem ao extremo e ai danifica carregador e outros circuitos, bom senso e manutenção preventiva fazem toda diferença para a vida útil do aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Bom dia .

Tenho um no break desses que sofreu avarias quando caiu um poste de energia, e danificou o circuito dc/dc da placa driver. Alguns componentes torraram na região onde fica o PWM UC3842, ficando sem seus valores, eu troquei por outros, baseado no datasheet do PWM, porém o no break funciona normalmente, carrega bateria, mas quando desconecto da rede elétrica, ele desliga a saida. Alguém poderia por favor me conseguir as fotos da placa driver grande na região do circuito DC/DC?
Acredito que algum componente que substitui esteja com valores diferentes ao original antes da queima.

Obrigado pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 03/03/2016 às 13:08, Wagner.M disse:

Albert, fiz os testes com o mosfet fazendo ele operar e funcionou certinho.

Testados os diodos da ponte e ok. Ainda continuo nos testes.

Mais alguma dica pessoal ?

Abs.

Boa tarde Wagner.M.

Você ainda está com esse no break TBL de 8KVA em laboratório?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa Tarde, Pessoal.

 

Estou com um Nobreak desse mesmo modelo só que 10KVA para manutenção que funciona normalmente em bateria mas não identifica a rede (entrada). Na verdade quando alimento a entrada ele aciona os ventiladores, faz um teste rápido e em seguida desliga. Quando forço a ligar (segurando o ON) ele liga normalmente em modo bateria e não reconhece a rede (entrada).

 

Alguém tem alguma ideia de onde pode estar o problema? Alguém com experiência nesse equipamento poderia me auxiliar, mesmo que envolva algum custo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!