Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível aumentar a resistência do potenciômetro?


ossis

Posts recomendados

boa noite pessoal

 

eu tinha montado um pré amplificador com controle de tons, mas no esquema pede 2 potenciômetros lineares de 100k e eu tenho aqui comigo só de 10k, tem como aumentar a resistência dele para 100k com resistores ou coisa do tipo? porque eu andei pesquisando e achei apenas como abaixar e não aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

boa noite pessoal

 

eu tinha montado um pré amplificador com controle de tons, mas no esquema pede 2 potenciômetros lineares de 100k e eu tenho aqui comigo só de 10k, tem como aumentar a resistência dele para 100k com resistores ou coisa do tipo? porque eu andei pesquisando e achei apenas como abaixar e não aumentar.

É bem difícil mudar uma grandeza eletrônica, mas talvez os audiófilos tenham a solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

eu tinha montado um pré amplificador com controle de tons, mas no esquema pede 2 potenciômetros lineares de 100k e eu tenho aqui comigo só de 10k, tem como aumentar a resistência dele para 100k com resistores ou coisa do tipo?.

 

Não dá, não faça gambiarras, faça logo o certo e compre dois pots novos. Não chega a 1 Real cada um.

http://www.soldafria.com.br/potenciometro-linear-mini-100k-l20-p-902.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, em muitas aplicações não se tem o valor correto do potenciômetro ou o valor não é comercial. 

Logo, recorrer a boa e velha eletrônica é a melhor opção, apesar do potenciômetro de 100 K ser comercial e possuir baixo custo. Verifique abaixo como você pode fazer a modificação do valor original do seu potenciômetro. 

Note, que os valores apresentados são  comerciais e a associação já considera o valor ôhmico do seu componente. 

post-503779-0-26128700-1424568542.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Há que se analisar o circuito aonde o potenciômetro está inserido.. Se ele for usado como divisor de tensão é bem capaz dele poder ser usado direto, no valor de 10k em vez de 100k. Tipicamente em controle de tom talvez se possa mudar o valor de um ou de outro componente (capacitor) para continuar com a mesma função e a mesma frequência de corte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentou montá-los na mesma no circuito e ouvir o resultado?

Se não, aconselho a tentar. 

 

Ora, na parte dos graves é capaz de resultar bem e da mesma maneira nos agudos. Pode ser que a relação RC não fique bem certa mas continuo a aconselhar que tente o circuito com os de 10k mesmo.

E postar os resultados aqui, se possível.  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentou montá-los na mesma no circuito e ouvir o resultado?

Se não, aconselho a tentar. 

 

Ora, na parte dos graves é capaz de resultar bem e da mesma maneira nos agudos. Pode ser que a relação RC não fique bem certa mas continuo a aconselhar que tente o circuito com os de 10k mesmo.

E postar os resultados aqui, se possível.  ;)

 

sim eu já tentei, mas não tem controle aumenta de uma vez o agudo ou os graves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse seu circuito de controle de tonalidade é um típico circuito de topologia baxandall. Procure na literatura por alternativas de valores com essa topologia baxandall e poderás encontrar algum deles dimensionado para potenciômetros de 10k

 

Procure por "baxandal tone control"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repare na relação que vai de um circuito com pot 5M para o seu 100k:

 

post-721803-0-68355500-1424740256.jpg

 

 

135-11002.png

 

 

 

Se quiser pode tentar fazer uma relação entre valores. 

 

EX: Pot 100k --> Pot 10k (valor 10 vezes menos)

      logo:

      R1/R2: 4.7k --->  experimentar 1k/2k

      R3 39k -----> 10k/12k

      etc... 

 

Já pesquisei e o esquema com valores mais baixos e o que se encontrou é de 50k (ainda tem muito que descer :lol: )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse seu circuito de controle de tonalidade é um típico circuito de topologia baxandall. Procure na literatura por alternativas de valores com essa topologia baxandall e poderás encontrar algum deles dimensionado para potenciômetros de 10k

 

Procure por "baxandal tone control"

achei vários desses circuitos que você disse, mas para potenciômetro de 10k ta difícil pois os valores mais baixos são de 20k e mesmo assim usam outros potenciômetros de 50 ou 100k, vou tentar fazer o que o  soundshock disse: experimentar outros resistores

Repare na relação que vai de um circuito com pot 5M para o seu 100k:

 

post-721803-0-68355500-1424740256.jpg

 

 

135-11002.png

 

 

 

Se quiser pode tentar fazer uma relação entre valores. 

 

EX: Pot 100k --> Pot 10k (valor 10 vezes menos)

      logo:

      R1/R2: 4.7k --->  experimentar 1k/2k

      R3 39k -----> 10k/12k

      etc... 

 

Já pesquisei e o esquema com valores mais baixos e o que se encontrou é de 50k (ainda tem muito que descer :lol: )

vou experimentar fazer o que você disse em tentar fazer uma relação de valores com os potenciômetros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!