Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com vários leds


JDASOUSA

Posts recomendados

Boas pessoal.
Quero fazer um circuito simples com leds.
O que eu tenho que fazer para calculcar a resistor que vou usar é o seguinte:

R= V de alimentação - V do led/ I (corrente do led)

 

Eu vou usar leds 3mm azuis.
A conta que fiz foi:

  • Tensão do led (Azul): 2.5v - 3.0v
  • V de alimentação: 12v
  • I (corrente do led): 20mA = 0,02A

Portanto:

  • R=12-9 (se usar apenas 3 leds)/0,02 = 150 ohms.

Gostaria de saber se isto está correto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou a usar os dados

  • vermelho: 1,8v - 2,0v; 0.02A
  • amarelo: 1,8v - 2,0v; 0.02A
  • laranja: 1,8v - 2,0v; 0.02A
  • verde: 2,0v - 2,5v; 0.02A
  • azul: 2,5v - 3,0v; 0.02A
  • branco: 2,5v - 3,0v; 0.02A

Não sei se isto está correto foi o que eu encontrei no google


Mas o calculo que fiz para 13 leds está certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

está errado amigo. 13 em série ultrapassa os 12v disponíveis. Estaria correto se fosse p.ex 42V ... 42-39...

para 13, faça 4x como disse o amigo @MatheusLPS e um a tua maneira. Todos em paralelo ou seja ligados ao (+) e (-) da tua bat

e pensa melhor antes de usares led verde (a brincar...!)

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JDASOUSA,

 

Medí alguns Leds que tenho aqui :

 

Branco com 25 mA = 3,30 Volts

Azul com 25 mA = 3,45 Volts.

 

Antes de montar um circuito que use vários leds em série , tem de saber qual é a tensão real do Led que voce pretende usar... pois é uma diferença de 0,3 a 0,45 Volts PARA CADA LED. Pode ser o suficiente para não acender por falta de tensão ( ou corrente ) ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então por exemplo se for usar 13 leds azuis preciso:

R= 12 - 39 / 0,02 = 1350 ohms

Certo?

Mas uso um  resitor de 1k5 ohms?

Evidentemente que não amigo... Se a soma da tensão de todos os leds atinge 39 Volts só se sobre eles colocares mais de 39 Volts eles poderão acender..

 

Vai ai uma calculadora interessante para usares no calculo do resistor, com a vantagem que já te da o esquemático bem como o desenho da ligação..

Olha o que tens de fazer para ligar 13 leds com 3,3  Volts numa fonte de 12 Volts: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.3,20,13,0〈=pt-BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas o calculo que fiz para 13 leds está certo?

Com 13 leds, considerando seu calculo do post #3, esta errado..

 

 

 

 

Caso queira usar 9 leds por exemplo é o circuito que deixei em anexo que tenho que fazer

Ai vai depender da tensão característica dos leds.. O circuito que fiz levava em conta 3,3 Volts e 13 leds. Como agora são 9 apenas e sei la de que tensão, não da de saber.. Faca a simulação na calculadora você mesmo. E só preencher. Ate meu cachorro já aprendeu a fazer..

 

Usando essa calculadora você não vai errar, por exemplo se eu desejasse ligar 53 leds de 3,1 Volts de tensão característica, a 20 mili Amperes de corrente, em uma bateria de 12 Volts, como deveria fazer???

Assim:  http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.1,20,53,0〈=pt-BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A tabela serve como referência, e de modo geral não vai estar muito errada. Serve para projeto sim...

Se desejares maior acerto, mais precisão, use a tabela e a calculadora de resistor de led já citada para descobrir o valor do resistor para determinado led.

Monte, com auxílio de uma fonte um resistor conforme calculado e o led. Vai acender certo...

Agora meça, com auxílio de um multímetro em Volts, a tensão que se estabeleceu sobre esse led..
Mais precisamente, se desejares, e de posse de voltímetro e também amperímetro, com uma fonte de tensão variável mais um resistor, ajuste a tensão da fonte para que a corrente através do led e resistor seja exato aqueles 20 mA ou outro valor desejado, dentro das especificações geral desse tipo de led (de 5 a 30 mA, pois menos não se vê ligado e mais que isso queima, para leds comuns) e meça a tensão sobre o led..

Ai podes ter a tensão do led em cada corrente, podendo até mesmo desenhares, no papel, a curva de corrente x tensão do mesmo..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...