Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de video (6)+(8) com fonte de apenas (6+2)


Ir à solução Resolvido por Bruno Melo_312628,

Posts recomendados

Oi galera!

Acabo de receber um computador para montar para um amigo o qual recomendei a fonte Corsair CS450M, a qual tem uma eficiência ótima e certificado Gold! O problema é que ele me veio com uma placa de vídeo EVGA Gtx 760 ACX SC.
A VGA pede duas alimentações de força, sendo uma de 6 pinos e outra de 8 pinos, enquanto a fonte só me fornece uma 6+2. Quanto a corrente em +12V está tudo ok(A VGA pede 30A e a fonte fornece até 35,5A). 
Minha dúvida é: Posso usar algum adaptador para alimentar a conexão de 6 pinos da VGA? Quais problemas poderiam surgir fazendo isso? Onde eu posso encontrar esses conectores e qual o nome? (Isso se já não vier na VGA).

 

A única coisa que ele vai usar na fonte é uma saida SATA para um HD e a placa de vídeo.. Tenho a impressão de que na VGA vem um par de molex que se transforma em um conector 6 pinos. Teria problema fazer isso?

OBS: Config. completa do PC:
AMD FX 8350

Gigabyte 990FXA UD3
2x 4GB Veangence 
EVGA GTX 760 ACX SC
Corsair CS 450M
1x HD 2TB Seagate

2x Fan 120mm extra no gabinete

Gabinete Commander Thermaltake

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quais os malefícios que usar um adaptador desses traz? Eu vi o tópico aqui do CdH que dizia que geralmente os adaptadores de alimentação são um mal pelo fato de que geralmente são usados em fontes sem a capacidade de manter aquela placa de vídeo, por exemplo, mas acho que não é o meu caso!
De qualquer forma ainda fiquei na dúvida do mal que ele pode causar se eu usar nessa VGA. Por exemplo: transformar duas entradas IDE pra uma PCI-E 6 pinos é garantia de conseguir alimentar com os 30A que a placa pede na tensão de +12V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quais os malefícios que usar um adaptador desses traz? Eu vi o tópico aqui do CdH que dizia que geralmente os adaptadores de alimentação são um mal pelo fato de que geralmente são usados em fontes sem a capacidade de manter aquela placa de vídeo, por exemplo, mas acho que não é o meu caso!

De qualquer forma ainda fiquei na dúvida do mal que ele pode causar se eu usar nessa VGA. Por exemplo: transformar duas entradas IDE pra uma PCI-E 6 pinos é garantia de conseguir alimentar com os 30A que a placa pede na tensão de +12V?

Primeiramente: o consumo máximo da GTX 760 SC é de cerca de 200w (~17A), bem longe dos 30A que você informou: https://tpucdn.com/reviews/EVGA/GTX_760_SC_ACX_Cooler/images/power_maximum.gif

 

O uso de adaptadores em fontes com potência suficiente na linha de 12v trás, ao meu ver, apenas riscos "físicos", como, por exemplo mal encaixe do adaptador. Óbvio que este mal encaixe por causa problemas (curtos e mau-contato), mas considero um risco calculado (como andar de moto). Se o risco fosse alto não haveria motivos pras próprias fabricantes de placas de video enviarem adaptadores deste tipo com suas placas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 30A que eu comentei foi o que eu vi que o fabricante recomendou que tivesse na linha de +12V da fonte usada na VGA. Mas no caso de se transformar duas IDE em uma PCI-e 6 pinos, é garantia de que a fonte vai conseguir transmitir a corrente rotulada?
Pergunto isso porque eu sei que as tensões presentes no conector IDE são de 3V e 5V, correto? Nem sei como ele converte isso pra 12V lá no adaptador, mas minha preocupação era de que talvez a fonte não fosse capaz de fornecer a corrente rotulada, justamente porque ali não seria o conector original com uma linha de +12V, sei lá..

Espero ter conseguido ser claro  o suficiente! Mas desde já, agradeço pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 30A que eu comentei foi o que eu vi que o fabricante recomendou que tivesse na linha de +12V da fonte usada na VGA. Mas no caso de se transformar duas IDE em uma PCI-e 6 pinos, é garantia de que a fonte vai conseguir transmitir a corrente rotulada?

Pergunto isso porque eu sei que as tensões presentes no conector IDE são de 3V e 5V, correto? Nem sei como ele converte isso pra 12V lá no adaptador, mas minha preocupação era de que talvez a fonte não fosse capaz de fornecer a corrente rotulada, justamente porque ali não seria o conector original com uma linha de +12V, sei lá..

Espero ter conseguido ser claro  o suficiente! Mas desde já, agradeço pelas respostas!

Recomendação de fabricante não deve ser levada em consideração. 30A é suficiente pra alimentar uma configuração inteira com a GTX 760.

 

Posso estar enganado, mas até onde seu os conectores IDE, assim como os SATA, transmitem 12v e não 3v ou 5v.

 

Mas aguarde mais opiniões.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 30A que eu comentei foi o que eu vi que o fabricante recomendou que tivesse na linha de +12V da fonte usada na VGA. Mas no caso de se transformar duas IDE em uma PCI-e 6 pinos, é garantia de que a fonte vai conseguir transmitir a corrente rotulada?

Pergunto isso porque eu sei que as tensões presentes no conector IDE são de 3V e 5V, correto? Nem sei como ele converte isso pra 12V lá no adaptador, mas minha preocupação era de que talvez a fonte não fosse capaz de fornecer a corrente rotulada, justamente porque ali não seria o conector original com uma linha de +12V, sei lá..

Aquele conector de 4 pinos é chamado de MOLEX

 

Os conectores MOLEX são - [5V (vermelho) - GND (preto) - GND (preto) - 12V (amarelo)]

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Molex_connector

 

 

O problema do conector é que o @braconius disse: em alguns, de baixa qualidade, existe a chance de aquecimento excessivo por mau contato.. O conector não suporta e acaba entrando em curto.. Se o conector for bom (acredito que os que vem com a VGA, passam por algum controle de qualidade), não deve ter risco..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!