Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria Automotiva em compressor


Posts recomendados

Senhores,

 

Boa Noite,

 

Preciso de um nobreak ou um inversor+bateria estacionária para um compressor com as característica abaixo:

 


Pressão Máx. de Operação: 120 Lbf/pol²;

Potência: 2,0 CV;
Rotação: 1700 rpm;

 

Minha dúvidas são: 

 

1) Qual nobreak utilizo para permanecer com ele ligado por pelo menor 1 hora e meia?

 

2) Posso utilizar um inversor de 1500w + uma bateria estacionária? De quantos amperes seria essa bateria?

 

Nota: Sou leigo no assunto.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema com motores é que na partida exigem uma corrente muito alta e o inversor teria que suportar essa corrente. Teria que ser um inversor bem maior que esse. Uma solução seria ter um compressor menor com motor de corrente contínua para emergência. Este poderia ser ligado direto na bateria. Ou ter um gerador a gasolina ou ainda um motor a gasolina para acionar o compressor. Todas essas soluções são mais baratas que comprar um inversor + baterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Ricardov,

 

 

Obrigado pelo seu interesse no meu post. 

 

Meu ambiente é um ambiente fechado, logo, não posso colocar um gerador por causa do barulho. Seu eu colocar um inversor de 3000 w será que eu consigo algum resultado? Com uma bateria de 240ah?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que ser um inversor senoidal de 3500 W porque existem perdas na inversão e mesmo assim pode dar problema, porque o motor na partida absorve uns 50 Amperes. Para viabilizar teria que usar um motor menor. A bateria é menos problemática, uma bateria de 240 Ah pode fornecer uns 240 Amperes por uma hora ou 120 Amperes por 2 horas e assim por diante. Tem que ser bateria estacionária para suportar esses ciclos de descarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Ricardov,

Creio que a solução, pelo visto, seria usar um motor menos potente. Apenas para sanar a emergência. Caso contrário meus custos serão enormes.

Prezado Ricardov,

 

Após muitas buscas por um motor que pode sanar a minha possível emergência encontrei esse com a seguinte configuração:

 

Base de Comando

 

Corrente consumida máxima 4A

Potência de saída máxima 150 W

 

Micro Motor Elétrico

 

Velocidade 25.000 RPM máximo

 

Fonte de Alimentação Externa

 

Corrente consumida máxima 1,08 A

Potência de saída máxima 150 W

 

Creio que consigo segurar isso até mesmo com um nobreak. Qual o nobreak indicado para eu segurar essa potência por 2 horas? Ou como segurar isso em uma bateria externa? De quantos amperes?

 

Att,

Felipe Pinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

feaupi o problema é que esses motores são muito fracos, não conseguem acionar o compressor. Um motor de 2CV tem uns 2200 W de potência. Esse compressor é usado para quê? Você precisa ter um segundo compressor, menor, só para esse uso.

 

Esse aqui tem 1 HP:

www.mobly.com.br/motocompressor-5-6-8l-1hp-120-libras-220v-49679.html?CAWELAID=120159870000198654&cagpspn=pla&spall_source=especiais&gclid=CJO89ZTwtsQCFdckgQodxxwAvw

 

E este aqui 1/6 HP

http://lojaplaneta.produto.rakuten.com.br/mini-compressor-de-ar-sagyma-3l-asw186-16-hp-bi-volt.aspx?p=1&sclid=pl_ggl_lojaplaneta_mini-compressor-de-ar-sagyma-3l-asw186-16-hp-bi-volt&marin=zK0hoEla|pcrid|53551557184|pkw||pmt||plid||pdv|&c3apimn=zK0hoEla&gclid=CKedgMDwtsQCFWkS7AodWkkATg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja pensou em usar um compressor a gasolina? ou mais barato, trocar o motor desse compressor por um estacionário de uns 2.5HP a gasolina?

 

Para que você usaria o ar comprimido? dependendo do uso pode ser necessário desde um simples compressor barato, ou ate um compressor de maior porte a diesel...

 

 O inversor teria que ser um modelo senoidal e mais caro, sob o risco de queimar o motor, pois motores de indução, geralmente usados em compressores, não podem trabalhar com outra forma de onda... se você observar nesses no breaks mais baratos, no manual fala para não ligar equipamentos que tenham motores elétricos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ricardov, só poderei ver essa plaqueta na próxima semana :-(

Ricardov, encontrei esse vídeo no YouTube de um inversor com ar condicionado e bateria. Se esse sistema aguenta um ar condicionado, creio que aguenta também um compressor. Veja o vídeo:

https://youtu.be/Ro6aIw_vVRE

Mas atente para os detalhes..

- Geração senoidal pura

- E eu leio 2.000 Watts la, no inversor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardov, só poderei ver essa plaqueta na próxima semana :-(

Ricardov, encontrei esse vídeo no YouTube de um inversor com ar condicionado e bateria. Se esse sistema aguenta um ar condicionado, creio que aguenta também um compressor. Veja o vídeo:

https://youtu.be/Ro6aIw_vVRE

Depende das potências dos aparelhos. Como pode ver no vídeo o ar condicionado consome 1060 W. O seu motor consome 2.200 W, mais que o dobro. O inversor que serve pro ar condicionado queimará se ligar o motor nele.

 

Ricardov, será que um gerador 3Kva gasolina segura o tranco? Por pelo menos umas 2 horas?

Talvez. Para poder informar com exatidão preciso saber a marca e modelo do gerador e do motor e se o motor é 127 ou 220 Volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer que a bateria carregue a si mesma via inversor? Isso não é possível, seria o que se chama de moto-contínuo. Não é possível porque o inversor desperdiça energia em forma de calor e outras perdas. Então na saída do inversor sempre teremos menos energia do que o disponível na bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela ajuda.

Resumindo:

Vou pegar os dados do compressor essa semana. Ele deve ter no máximo 1,5 CV.

Essa compressor alimenta pequenas ferramentas. Fica em um ambiente fechado.

Não posso usar gerador diesel/gasolina.

Preciso manter ele ligado por 1 hora e meia ( melhor seriam 2 horas) caso falte energia elétrica.

Bom seria que ele pudesse carregar a bateria automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. OK, a bateria pode ser ligada a um carregador. É preferível que seja um carregador automático e inteligente para que não ocorra sobrecarga e consequentes danos.

O maior problema é onde ele ligaria o carregador, uma vez que ele não vai ter energia elétrica na tomada...

Alternativas seriam um carro ligado (mas ele disse que é um local fechado), um gerador eólico e/ou painéis solares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardov,

Obtive os dados do motor:

Motor Monofásico: 1/2cv-4 Polos 110-220V

Consumo de Energia Elétrica: 628 KW/H

Cilindrada: 123cm²

Deslocamento - Litros de ar p/min: 80L

RPM do Cabeçote: 672RPM

Capacidade do Reservatório: 30 Litros

Pressão Máxima: 135Lbs

Volume de Ar deslocado: 2,8 P.C.M

Tempo de Carga de 0 a 120: 5 minutos

Recarrega de 80 a 120 Libras: 2 minutos

É 1/2 CV!!! Como posso segurar esse compressor por pelo menos 2 horas?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!