Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Sobrinho Faz Mais Barato


Quemel

Posts recomendados

Bom, amigos,

Estou começando hoje no fórum, e após ler boa parte das mensagens, gostaria de dar minha contribuição.

Em primeiro lugar, não sou contra os "sobrinhos", referindo-me àqueles que fazem o serviços pra parentes, amigos, etc. Enfim, como disse um colega aqui no forum, boa parte de nossos serviços são eles que nos trazem :D .

As coisas que mais gosto de ressaltar, quando alguém vem me pedir dica de curso de manutenção em hardware, é que ele precisa saber se tem vocação pra isso, ou seja, se tem saco pra ficar horas a fio analisando um problema, quebrando cabeça, e depois, quando resolver o problema, ficar superfeliz por aprender mais alguma coisa. Se isso fizer parte de suas características, seja bem vindo; que procure não se ater apenas ao curso, até porque, aqui em minha cidade, não existe curso de verdade, a nível técnico, só enrolação. E é uma enrolação cara, para a região; que procure ter um pc em casa, para experiência, que pode ser, e até recomendo, um mais antigo, pois caso contrário, pode-se ficar com pena de mexer num Athlon XP 3200+, por exemplo. Bom, e pra finalizar, que seja honesto e valorize seu serviço. Se fizer um trabalho, que a pessoa possa até ter motivos pra falar de seu preço, mas não de seu trabalho ou atendimento. Qualidade e Sinceridade acima de tudo.

Quando comecei, por volta de 1996, comprei um PC At286, 4Mb ram, HD 40Mb, Monitor CGA, e comecei a fazer meu "curso" com ele. O único curso que realmente fiz foi de MS-DOS E WS (o famoso Wordstar!), com duração de três meses, que terminei em um e substitui o professor, com vantagens para os alunos, pelos outros dois, enquanto ele namorava. Fazia isso porque, enquanto auxiliava os colegas, aprendia mais. Ah, isso é muito importante: GOSTE DE APRENDER.

Eu nunca fiz algo em um pc de cliente, que eu não tivesse a mínima noção de como fazer, no mínimo lia os manuais, pegava dicas, e pedia a autorização do cliente para fazer o trabalho, deixando claro que, por ser novidade, não tinha conhecimento de como fazer o trabalho, mas tinha responsabilidade sobre o que fizesse.

Então, pra finalizar, vai uma estorinha fresquinha: essa semana, um amigo meu, também técnico, me pediu pra resolver um problema bizarro: uma HP 3745 que não imprimia em rede. Saia o papel e não saia tinta. Depois de fazer os testes padrões, resolvi o problema que já se arrastava por duas semanas em uma hora e quareta e cinco minutos! Cobrei 130 reais, o cliente chorou e fiz por 100. E me pediu na hora pra fazer um contrato de manutenção. :palmas: E olha que esse é um problema bem simples.

Então, nada melhor que um trabalho bem feito como cartão de visita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro The Priest,

não estavamos falando realmente do sobrinho como grau de parentesco, mas trata-se apenas de um conceito figurativo. Você está mais do que certo, pois segundo o Novo Código Civil somos obrigados a prestar socorro em caso de necessidade a parentes. E se você faz isso de forma gratuita, mais meritos ainda possui, pois atualmente ninguém que mais fazer caridade.

Continue assim e não se incomode com que os outros falam, pois deve ser pura inveja: trabalhar de graça é ainda privilégios de poucos.

E quantos aos técnicos competentes que cobram, não deve ser esse seu sentimento, pois se eles cobram é porque estudaram muito e realmente são os verdadeiros profissionais. E toda competencia e conhecimento deve ser remunerado.

Se "enfiam a faca" é relativo, pois há profissionais e "profissionais", alguns, isto é, os mais competentes cobram caro em função do valor que agregam ao serviço em forma de conhecimento. Existe é claro aqueles que cobram bem barato, mais o serviço é "porco" e ainda existem o que nada cobram e acabam por pagar para trabalhar, com estes é preciso compaixão.

Dou graça a Deus por haver "sobrinhos-técnicos", pois eles são a razão de ser do meu trabalho. Enquanto cobro de um cliente comum R$ 100 por hora de consultoria, costumo cobrar R$ 120 para clientes que tiverem um primeiro atendimento com "O sobrinho".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quemel sempre diz tudo

a unica coisa até agora q eu o invejo é o preço q ele cobra

mesmo sendo muito profissional, tendo minha própria loja, curso superior, certificação microsoft e tudo mais, não "posso" cobrar mais que 40,00 por uma formatacao + reinstalacao completa do computador

porque? porque tem mais de 30 lojas de informatica na minha cidade (tem mesmo porque um dia eu saí contando) e se eu não fizer por 40, terá lojas que farão por 25,00

e sinceramente, não adianta eu dizer tudo isso pro cliente (q tenho curso superior etc etc), não adianta mostrar que meu serviço é infinitamente superior do que de outras lojas q cobram mais ou menos do q eu, não adianta eu desenvolver e instalar no computador do cliente sistemas anti-falhas e de auto-recuperacao (q eu mesmo desenvolvi)

o q ele quer saber é dos "cúarenta píla" q ele vai ter q desenbolsar

esses dias ouvi os maiores desaforos da minha vida, simplesmente porque me neguei a sair debaixo de um TREMENDO temporal, de moto, no outro lado da cidade, em uma rua totalmente enlameada para instalar uma webcam "só no messenger" para uma cliente (alias, ex-cliente, porque atravessa pro outro lado da rua quando passa na frente da minha loja) por 20,00

q eu devo fazer? mandar todo mundo praquele lugar e montar uma assistencia nos fundos de casa e cobrar 5,00 "pra deixar 100%" ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Chipito,

a inveja não pode ser o sentimento a habitar seu coração, pois dizem que ela é o instrumento dos incompentes. Como sei que isso foi um comentário jocoso, considere o meu também. He! he!

Brincadeiras à parte, vamos falar sério. É claro que eu sei que você é um super-profissional com todos os seus investimentos (curso superior, certificação microsoft e tudo mais), mas cobrar acima de determinado valor nada tem a ver com profissionalismo, mas tudo a ver com estratégias.

Mesmo que tivesse 60 lojas e eu seria o melhor ai em sua cidade. Alias, gostaria de convidá-lo para participar da 6ª turma do meu curso de Formação de Consultores Domésticos em Informática em 2006. Alias, gostaria que você pudesse ser uma Célula de Negócios da CDINFO ai em sua cidade. Esta parceria só traria benefícios para ambos os lados.

Se você já se deu o trabalho de contar quantas lojas de informática existem, vejo nesta sua atitude típica de um empreendedor. O que você fará com essa informação e que fará diferença em relação às outras 29 lojas.

Mesmo que você faça por R$ 25, então seja a melhor loja que faz por esse valor. Mate as outras lojas de fome e raiva. Uma vez resolvi fazer por R$ 80 esse trabalho e quase levei a falência algumas lojas aqui em Brasília. Por que?

Só que meu objetivo é trabalhar pouco e ganhar muito. O dia que quiser trabalhar muito, então terei mais ainda.

AI ESTÁ O SEU PROBLEMA E A DA MAIORIA DOS TÉCNICOS EM INFORMÁTICA AQUI OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO.

Não adianta dizer que o seu SERVIÇO é bom, pois até eu não acreditaria. Vender serviço é muuuuito diferente de vender produtos. Este é mais fácil, pois o cliente não gostou pode trocá-lo por outro. E os serviços? Você não pode estocar, não poder deixar seu cliente experimentar antes e ai, como fica? Não fica!

No curso nos aprendemos a como tornar os serviços profissionais de informática em produtos, bens "tangíveis", onde o cliente pode comprar sem susto, pois conseguimos mostrar de forma material os indícios que aquele serviço é de qualidade.

Enquanto eu vivia de blá, blá, blá, realmente ninguém acreditava, mais quando comecei a "matar a cobrar e mostrar o pau", as coisas mudaram.

Foi preciso eu pedir a cantora Simone ajuda para que o sistema "Começar de Novo....e valer a pena" fosse um sucesso. Com criatividade e muito estudo.

Este tipo de cliente eu costumo demitir, pois quem não me dá lucros está fora do meu negócio, como tenho mais clientes do que posso atender, dou-me o luxo de só querer clientes rentáveis. Não há nenhum pecado nisto

Você não precisa mandar ninguém para a concorrência, como eu faço. Eu sempre mando meus potenciais clientes para meus concorrentes e digo mais: faço este trabalho por X, mas caso não dê certo com a concorrência, eu posso fazê-lo por 2X, pois para resolver problema de usuário eu cobro R$ 100 a hora, mas para resolver problema (desfazer trabalho) de técnico eu cobro R$ 200.

Portanto, caro Chipito, venha aprender como vender o invisível e depois me cobre se o seu negócio melhorou ou não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Quemel,

primeiramente, como entro em contato com você? Prefere um contato inicial por email? Gostaria de trocar idéias a respeito de uma célula da CDInfo aqui na cidade, pois vou confessar, desde que "descobri" voce aqui no fórum, ando trilhando e lendo todas as suas mensagens aqui no no Guia do Hardware, acesso seu site quase todo dia para ver alguma novidade e principalmente, tentar descobrir seu segredo hehehe :D

agora voltando ao assunto:

meu objetivo também é esse: trabalhar pouco e ganhar muito. mas realmente como te falei, não adianta eu falar OU MOSTRAR que meu serviço é muito melhor, que é feito backup em CD/DVD, q é dado para o cliente os drivers de seu computador, que é entregue tambem um manual completíssimo sobre o PC (destinado a leigos) que ensina muita coisa legal (totalmente feito por mim, ainda estou na metade, mas sempre entrego a ultima versão pro cliente) e inúmeras outras coisas

e acontece sempre a mesma coisa : "pra q q eu vou querer isto rapaz? eu quero é que esteja funcionando!"

em tempo: hoje ainda fizeram um "barraco" dentro da minha loja. motivo? pedi 60 reais para montar uma cpu inteira e instalá-la todinha

o cara se negou, me xingou um monte e 2 horas depois, voltou na minha loja só pra entrar e dizer "visse, não abaixasse teu preço, cabei de pagar 25 e vou voltar sempre la na loja XXX.... tu vai falir cara"

é coisas assim que me desanimam... principalmente quando abro o jornal e leio o seguinte anuncio "assist. tecnica 24 hrs, incluindo sábado domingos e feriados... profissional serio e competente, deixo funcionando 100% e atendo na sua casa... taxa unica - R$ 15,00"

fala serio, me da vontade de ligar pro cara, mandar ele vir na minha casa e matar ele... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

"é coisas assim que me desanimam... principalmente quando abro o jornal e leio o seguinte anuncio "assist. tecnica 24 hrs, incluindo sábado domingos e feriados... profissional serio e competente, deixo funcionando 100% e atendo na sua casa... taxa unica - R$ 15,00"

fala serio, me da vontade de ligar pro cara, mandar ele vir na minha casa e matar ele... "

Chipito esse tipo de cliente não é seu público alvo, quando ele disser assim diga ele que ele pagou muito e você conhece serviços de 10 reais, se ele tivesse te perguntado... he he.

_flwz mano

PS: já leu os livros " Pai rico pai pobre" e " Como ficar rico" são do mesmo autor. Vou lembrar o nome depois, tem exatamente isso que procura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Hahahaha... As coisas são muito engraçadas.. Ah bastante tempo eu observo e amo mexer com montagem de computador etc. já fiz dois cursos de manutenção com pessoas de alto gabarito e tal.. Mas, eu posso informar que, apenas com a leitura e com a prática, é que se forma profissionais de verdade. As vezes, eu não sei como resolver um problema e falo para pessoa.. olha só, melhor chamar alguém mais experiente.. e acho que é isso que falta em cada um de nós quando não sabemos a resposta para determinadas coisas.. Humildade!

Eu aprendo todos os dias.. mas, só vou, até onde eu sei que posso ir!

:rolleyes:

post-59073-13884903676104_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente topico.... o ideal seria se todos os nossos clientes vissem um topico como esse, ou pelo menos as dificuldades que passamos para aprendermos a mexer com microcomputadores hoje.

Eu comecei a mexer, em 1996, por que meu pai deu a ideia, mas ate então eu nunca tinha me interessado por computadores...apenas por video-games :blink: , mas a partir do momento que descobri o mundo da informatica, e percebi o potencial que uma maquina dessas teria tanto para nosso divertimento, como aprendizado e trabalho, me apaixonei pela area... :wub: fiz diversos cursos, comecei mexendo na minha maquina em casa (um pentium 100, coitado... :priv: ) e fuçei muito a internet...horas e horas...madrugadas inteiras...quase 24h conectado procurando aprender mais e mais...e quando finalmente me aventuro a trabalhar na area (isso em 2000) percebo o quanto eu ainda não sabia de nada....sofri muito em empresas que não dao valor ao funcionario, vi muita robalheira por parte dos donos e de outros tecnicos, mas isso so me fez crescer mais e mais...procurei me diferenciar dos outros tecnicos...acabei ganhando a confianca dos clientes....hoje, trabalho numa multinacional de TI, ganhando quase 3 salarios (sempre ganhei 1 salario ou menos), trabalho beeem menos do que eu sempre trabalhei, mas não deixo de atender meus clientes, e cobro um preço baixo , porque nem tenho um laboratorio bem equipado, nem tempo sobrando para poder atende-los em melhores condicoes...mas mesmo assim muitos confiam em mim e ou outros que lhes pedem referencia, sempre me indicam....

O negocio é voce ser sincero com seu cliente, explicar tudo, mesmo que ele não entenda nada... :ahh: procurar ganhar o cliente, ao invés de so pensar no dinheiro... :ahh: porque a partir do momento que ele confiar em voce, ele pagara o valor que voce cobrar pelo serviço, pois tera a certeza de que foi bem feito... :bandeira:

GANHAR DINHEIRO fácil SEM ESFORÇO, SO NA MEGASENA !!! SENAO TRABALHE E ESTUDE MUITO.

SE voce QUER UM SERVIÇO DE QUALIDADE, OU FAÇA voce MESMO OU CHAME ALGUEM QUE REALMENTE ENTENDA, E SEJA DE CONFIANÇA.PROCURE SE INFORMAR, FAÇA PESQUISA.

SE QUER UM PRODUTO DE QUALIDADE, FAÇA UMA PESQUISA DE MERCADO E PROCURE BASTANTE...

NA MAIORIA DOS CASOS, OS PRODUTOS E SERVIÇOS DE MELHOR QUALIDADE SAO MAIS CAROS (EU DISSE NA MAIORIA, não SAO TODOS).

Se alguem de Fortaleza - CE ou de outros estados quiserem trocar umas ideias, ou tirar alguma duvida, estou a disposição.

Eu procuro ajudar as outras pessoas e ensinar o que eu sei a elas...pena que nem sempre isso é valorizado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

:chicote: Brilhante este Tópico.

a HUMILDADE é tão importante quanto o CONHECIMENTO , pois podemos abrir as nossas mentes e aprendermos cada vez mais. :D

Muitas vezes deparamos com '"Técnicos " ou " sobrinhos" que se dizem saber de tudo.

Realmente não devemos dar atenção à eles pois eles estão cegos pela "grandiosa descoberta que eles fizeram " do tipo Ctrl +C Ctrl +V e se acham os tais. Assim, acreditam que não exista mais nada pra eles aprenderem. :tantan:

Esta espécie é até boa pra o Mercado: Eles fazem o serviço (?) quase de graça e os verdadeiros profisionais vão lá pra arrumar a bagunça que eles fizeram.

Realmente o barato sai caro. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caro Chipito,

a inveja não pode ser o sentimento a habitar seu coração, pois dizem que ela é o instrumento dos incompentes. Como sei que isso foi um comentário jocoso, considere o meu também. He! he!

Brincadeiras à parte, vamos falar sério. É claro que eu sei que você é um super-profissional com todos os seus investimentos (curso superior, certificação microsoft e tudo mais), mas cobrar acima de determinado valor nada tem a ver com profissionalismo, mas tudo a ver com estratégias.

Mesmo que tivesse 60 lojas e eu seria o melhor ai em sua cidade. Alias, gostaria de convidá-lo para participar da 6ª turma do meu curso de Formação de Consultores Domésticos em Informática em 2006. Alias, gostaria que você pudesse ser uma Célula de Negócios da CDINFO ai em sua cidade. Esta parceria só traria benefícios para ambos os lados.

Se você já se deu o trabalho de contar quantas lojas de informática existem, vejo nesta sua atitude típica de um empreendedor. O que você fará com essa informação e que fará diferença em relação às outras 29 lojas.

Mesmo que você faça por R$ 25, então seja a melhor loja que faz por esse valor. Mate as outras lojas de fome e raiva. Uma vez resolvi fazer por R$ 80 esse trabalho e quase levei a falência algumas lojas aqui em Brasília. Por que?

Só que meu objetivo é trabalhar pouco e ganhar muito. O dia que quiser trabalhar muito, então terei mais ainda.

AI ESTÁ O SEU PROBLEMA E A DA MAIORIA DOS TÉCNICOS EM INFORMÁTICA AQUI OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO.

Não adianta dizer que o seu SERVIÇO é bom, pois até eu não acreditaria. Vender serviço é muuuuito diferente de vender produtos. Este é mais fácil, pois o cliente não gostou pode trocá-lo por outro. E os serviços? Você não pode estocar, não poder deixar seu cliente experimentar antes e ai, como fica? Não fica!

No curso nos aprendemos a como tornar os serviços profissionais de informática em produtos, bens "tangíveis", onde o cliente pode comprar sem susto, pois conseguimos mostrar de forma material os indícios que aquele serviço é de qualidade.

Enquanto eu vivia de blá, blá, blá, realmente ninguém acreditava, mais quando comecei a "matar a cobrar e mostrar o pau", as coisas mudaram.

Foi preciso eu pedir a cantora Simone ajuda para que o sistema "Começar de Novo....e valer a pena" fosse um sucesso. Com criatividade e muito estudo.

Este tipo de cliente eu costumo demitir, pois quem não me dá lucros está fora do meu negócio, como tenho mais clientes do que posso atender, dou-me o luxo de só querer clientes rentáveis. Não há nenhum pecado nisto

Você não precisa mandar ninguém para a concorrência, como eu faço. Eu sempre mando meus potenciais clientes para meus concorrentes e digo mais: faço este trabalho por X, mas caso não dê certo com a concorrência, eu posso fazê-lo por 2X, pois para resolver problema de usuário eu cobro R$ 100 a hora, mas para resolver problema (desfazer trabalho) de técnico eu cobro R$ 200.

Portanto, caro Chipito, venha aprender como vender o invisível e depois me cobre se o seu negócio melhorou ou não!

Quemel, matou a pau. Realmentew trabalhar de graça é privilégio pra muito poucos, principalmente para aqueles que se acham.

Eu mesmo ralei muito pra chegar onde estou, foram 2 cursos técnicos (O antigo PD e Eletrônica), 4 anos de ciência da computação, cursos de Linux, Windows NT, Windows 2000 Server, 2003 Server, SQL Server, Cisco, Redes, Hardware (Compaq), livros, revistas, horas de dedicação etc e isso custou MUITO caro. Fora que custa caro manter Speedy, telefone, celular, carro, roupa, ferramentas e tempo (tudo isso pra trabalhar) e além de manter familia é claro.

O que eu acho um absurdo é essa molecada nova, que não se esforça para aprendar, que não estuda e FUÇA no micro de casa e no máximo compartilhou internet com duas máquinas colocarem anuncios oferecendo serviço por R$10,00 ou simplesmente trabalhando de graça. Isso é realmente revoltante. Quando pego um serviço feito por um "sobrinho" (sentido figurativo da palavra) eu cobra 110% a mais pro cliente aprender a diferenciar as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabou de acontecer:

Uma funcionaria aqui da empresa estava me perguntando quanto eu cobrava pra ir até a casa dela (Santos - Sp, eu moro em Santo André - Sp) pra dar uma olhada na maquina dela, pois estava lenta, aguns minutos de papo depois ela me falou que tinha levado numa "assistencia técnica" e micro voltou pior do que foi.

Falei pra ela que cobraria R$1,00 por Km rodado + R$100,00 de visita e se fosse pra reisntalar tudo outra vez + R$100,00. Isso da quase R$300,00. O micro dela é um pentium III 500.

E ela aceitou, esta desesperada precisando do micro pra fazer um trabalho universitário e não consegue fazer nada. Estarei indo nesse sábado e vou aproveitar pra pegar uma praia se tempo tiver bom :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabou de acontecer:

Uma funcionaria aqui da empresa estava me perguntando quanto eu cobrava pra ir até a casa dela (Santos - Sp, eu moro em Santo André - Sp) pra dar uma olhada na maquina dela, pois estava lenta, aguns minutos de papo depois ela me falou que tinha levado numa "assistencia técnica" e micro voltou pior do que foi.

Falei pra ela que cobraria R$1,00 por Km rodado + R$100,00 de visita e se fosse pra reisntalar tudo outra vez + R$100,00. Isso da quase R$300,00. O micro dela é um pentium III 500.

E ela aceitou, esta desesperada precisando do micro pra fazer um trabalho universitário e não consegue fazer nada. Estarei indo nesse sábado e vou aproveitar pra pegar uma praia se tempo tiver bom :palmas:

kkkkkkkkk

>realmente profissional... ''sobrinho'' já pensaria em ''pegar'' a universitária HAEIUEhauiHEUIAe

_________________________________________________________________________________________

-Mas a dureza está na honestidade. Em grande parte nos q necessitamos do serviço temos q estar atento com nossas coisas devido aos enormes furtos. hoje está difícil temos muitos ''sobrinhos'' com lojas de assistência (só faxada) nessa area. Manchando assim o trabalho de quem realmente é profissional no assunto.

_________________________________________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, acho que nem sempre os "Sobrinhos" que estragam os PCs..

Tenho 14 anos, comecei a mexer em computador no final de 2001..

Posso garantir que sei muito mais que muitos técnicos por aí..

Hoje conserto computadores, dou garantia do meu serviço, que é um trabalho muito mais bem feito do que muitos "Técnicos"..

Quando fui comprar meu PC, o técnico disse um monte de coisas erradas, configurou tudo errado..

Mas que adúlto ia confiar em mim? "Não, ele é criança, deixa o técnico fazer.."

É, e olha o que ele fez? Mer@ !

Nunca fiz curso, e posso garantir que sei mais que muita gente, inclusive "Técnicos" que fizeram cursos..

Talvez um curso até seria bom, mas só para ganhar esperiência..

já peguei muitos computadores que técnicos passaram a mão e só fizeram ######

O que realmente me irrita, são aqueles pensam assim..

"Você sabe mexer em computador? É que estou com um problema.."

Aí a gente vai ajudar e a pessoa fala que: "Não, deixa o técnico mexer"

Sendo que o "TÉCNICO" que estragou..

Eles preferem pagar para ter um serviço "Porco" do que confiar na gente..

Agora não faço mais nada de graça, aí eles aprenderam a dar valor...

O que mais me irritou uma vez foi que falaram: "Poxa, se você tivesse um diploma, eu até pagava a você pelo serviço"..

Mas o que vale uma ***** de um Diploma e ser um péssimo técnico..

Hoje em dia participo de vários Fórum, ajudo o pessoal, e leio tudo que vejo pela frente, e o melhor, faço na prática...

Já conquistei muitos clientes com trabalho honesto e muito melhor que "Técnicos"..

É claro que também existe muitos técnicos realmente bons...

Aprendi várias coisas que eu sei com um técnico, se não me engano o nome dele era Paulo, da InfoMix...

valeu

Quem achar que eu estou errado, pode falar numa boa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, acho que nem sempre os "Sobrinhos" que estragam os PCs..

Tenho 14 anos, comecei a mexer em computador no final de 2001..

Posso garantir que sei muito mais que muitos técnicos por aí..

Hoje conserto computadores, dou garantia do meu serviço, que é um trabalho muito mais bem feito do que muitos "Técnicos"..

Quando fui comprar meu PC, o técnico disse um monte de coisas erradas, configurou tudo errado..

Mas que adúlto ia confiar em mim? "Não, ele é criança, deixa o técnico fazer.."

É, e olha o que ele fez? Mer@ !

Nunca fiz curso, e posso garantir que sei mais que muita gente, inclusive "Técnicos" que fizeram cursos..

Talvez um curso até seria bom, mas só para ganhar esperiência..

já peguei muitos computadores que técnicos passaram a mão e só fizeram ######

O que realmente me irrita, são aqueles pensam assim..

"Você sabe mexer em computador? É que estou com um problema.."

Aí a gente vai ajudar e a pessoa fala que: "Não, deixa o técnico mexer"

Sendo que o "TÉCNICO" que estragou..

Eles preferem pagar para ter um serviço "Porco" do que confiar na gente..

Agora não faço mais nada de graça, aí eles aprenderam a dar valor...

O que mais me irritou uma vez foi que falaram: "Poxa, se você tivesse um diploma, eu até pagava a você pelo serviço"..

Mas o que vale uma ***** de um Diploma e ser um péssimo técnico..

Hoje em dia participo de vários Fórum, ajudo o pessoal, e leio tudo que vejo pela frente, e o melhor, faço na prática...

Já conquistei muitos clientes com trabalho honesto e muito melhor que "Técnicos"..

É claro que também existe muitos técnicos realmente bons...

Aprendi várias coisas que eu sei com um técnico, se não me engano o nome dele era Paulo, da InfoMix...

valeu

Quem achar que eu estou errado, pode falar numa boa..

heaccioly

rs, rs

sou um tal "sobrinho",

mas capacitado (pela Opet (www.opet.com.br) e pela Federal e atuando no ramo), para hardware

acho que o profissional (a maioria, que fique bem claro)de hoje, está é muito Mercenário, acha que alguém que aprendeu em alguns meses a escrever o A, não sabe tão bem quanto aquele que levou 1 ano para escrever o A, acretida que, só porque demorou mais na escola sabe mais, ERRO,

vejo que acontece muito, de o cliente achar caro o seu serviço, e você dar as costas para ele, outro ERRO, parece que alguns estão dando chance para o cliente, o que é isso?!, o cliente que faz tua propaganda!!

e o que custa você dar um desconto para o cliente??? precisamos de profissionais que valorizem mais o cliente.

As vezes o problema, era so um cabo solto, ou o pó em algum slot, não levou nem 5 minutos, e você cobra seila, 50 divididos por 3 = 17 reais, mais a mão de obra, cobre so o serviço esqueça a mao de obra!, vai ganhar um cliente, o cliente também é muito educado , não vai falar isso para você " poderia deixar de cobrar a mao de obra", é por essas e outras que o cliente recorre ao sobrinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Bom eu posto muito pouco aqui mais esse assunto me interessou...hehehe

Sou técnico desde 2004 e posso afirmar que nunca fui sobrinho, não sou dado a mexer e nem a falar do que não domino. Mais o mercado tá infestado de sobrinhos e maus técnicos, hoje em dia recuso clientes pessoas fisicas pela simples banalização do serviço. Procuro me ater aos cliene empresas que dão um retorno muito maior...

você se especializa, estuda, faz cursos caros pra depois ter que no seu domingo formatar uma maquina por R$ 30,00??? Será que vale a pena esse tipo de serviço??? Os poucos clientes que tenho eu cobro o preço justo e eles pagam sem chorar. Isso que me satifaz como rofissional.

E agora com o micro positivo das casas Bahia o numero de sobrinhos vai quadruplicar....:-):-):-)k

Espero que quem estaja entrando no mercado consiga seu espaço rápido porque cada dia irá ficar mais difícil.

Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Interessante este topico, pois aconteceu comigo o contrario, no tempo do 486, comprei um com um tecnico, e me entregou perfeito, fiz aterramnto conforme as expecificaçoes dele e td ok...

dias depois tive de instalar algo, então levei ate ele e instalou, mas esqueceu de me dizer pra trocar a tensão de 110 para 220"minha rede" então pufff foi pro beleleu, levei e ele me cobrou R$300 , disse que queimou memoria , processador e mais coisas, como não entendia nada fui na dele, fazer o que?....

novamente dias ou meses depois queimou algo de novo, levei no tecnico e ele fez orçamento R$450,00 usou as mesmas desculpas, não fiz, me senti lezado, dei uma desculpa e voltei pra casa desanimado.. paciencia !!!

lendo um jornal aqui de POA achei o seguinte anuncio " curso de montagem e configuração de micro 10 dias apenas R$100,00" logo liguei e confirmei, 10 dias depois peguei meu 486 desmontado, montei e vi, que era apenas a fonte queimada, algo em torno de R$ 40,00 na epoca. Foi a liçao que tive, " nem todo o tecnico é honesto, procurei aprender e depois disso nunca mais precisei pagar nada, apenas pçs" não trabalho no ramo, mas meus vizinho e amigos não tem problemas de manutençao, pois sempre estou a disposiçao. Caso eu precise, estou preparado para entrar nesse ramo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A questão em si não quer dizer sobre os "sobrinhos" mas, sim sobre pessoas que se dizem intendidas e na verdade tem muito,mas muito mais a aprender!!! :wacko:

Caro frugoni,

você tem toda razão, são aqueles "proficionais" que fazem um curso por correspondência de 10 horas e já anunciam na porta de casa com uma "placa" - Ténico em Informática.

Geralmente não cobram a visita e o atendimento é "di grátiz" :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Não sei se essa é o melhor lugar para tirar minhas dúvidas, mas creio que alguém poderá me ajudar pelo menos um pouco.

Salve! ^_^

Tenho um bom conhecimento em relação a criação e manutenção de sites. Tudo que sei aprendi sempre mexendo aqui e ali, ou seja, sempre me valeu como uma forma de distração, um hobbie, nunca pensei nisso como profissão ou como maneira de ganhar dinheiro.

Trabalho em uma escola de idiomas que não possui ainda um espaço na web, então esses dias estive pensando e sugeri a criação de um site. Minha ideia foi aprovada, inclusive fui informada que isso só não havia sido feito ainda porque achavam o preço muito alto, tanto de criação e manutenção da página quanto o preço pago pelo domínio da mesma.

Tenho algumas dúvidas que gostaria que fossem sanadas.

Em primeiro lugar, a dúvida é, digamos, monetária. Como ficou subentendido no que disse anteriormente, não tenho a mínima noção de preço. Penso em cobrar uns 70% a menos da média, por exemplo, se cobrarem 1000 reais, eu faço por 300. Portanto, gostaria de saber quanto o pessoal anda cobrando pela parte gráfica da história. Acredito que a manutenção não será feita com tanta freqüência, já que poucas coisas tendem a mudar. Seria cabível nesse caso cobrar algum tipo de taxa mensal - ou salário, como preferirem - para tal manutenção?

Segundo problema: a hospedagem. Na época em que eu me aventurava no universo de criação de websites, eu conhecia algumas (não tão boas) redes de hospedagem gratuitas, as mais usadas eram cjb.net e hpg. Hoje, conversando com a minha superiora sobre a proposta, comentei que havia sim alguns sites que ofereciam o serviço de hospedagem gratuita e que ela poderia começar economizando aí: em não ter que pagar um domínio.

A pergunta é a seguinte: vocês teriam alguma recomendação específica para me fazer em relação a isso? Alguma rede que seja mais segura, que não dê muito problema, que tenha uma estrutura bacana...

Terceira e última questão: referente a mecanismos de busca. Há um tempo atrás, quando eu pesquisava sobre, se não me falha a memória, era necessário pagar um valor (anual, creio eu) para que o site fosse incluído em um mecanismo de busca. O que não me lembro nem vagamente é do valor. Afinal, isso é mesmo necessário ou eu estou lembrando de coisas quem nem existem? :blink:

Falando grosseiramente: é necessário mais algum investimento para que o Todo-Poderoso-Google inclua o site no seu banco de dados e possa, assim, retorná-lo nas pesquisas?

Em suma, gostaria de ter uma ideia de quanto o pessoal tem cobrado, qual a rede de hospedagem gratuita mais bem-estruturada e se é necessário algum investimento financeiro para incluir a página em mecanismos de busca.

Agradeço desde já a atenção!

Um abraço,

Giovanna

Fugindo um pouco do assunto, mas não fugindo muito... O pai da minha chefe possui uma Imobiliária e em breve solicitará meus serviços, porém, quando concluído, esse site terá sim uma manutenção mais rígida e mais freqüente. A pergunta é basicamente a mesma que fiz anteriormente: quanto cobrar mensalmente por essa manutenção? Se puderem me dar também essa ajuda, agradeço. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quemel, matou a pau. Realmentew trabalhar de graça é privilégio pra muito poucos, principalmente para aqueles que se acham.

O que eu acho um absurdo é essa molecada nova, que não se esforça para aprendar, que não estuda e FUÇA no micro de casa e no máximo compartilhou internet com duas máquinas colocarem anuncios oferecendo serviço por R$10,00 ou simplesmente trabalhando de graça. Isso é realmente revoltante. Quando pego um serviço feito por um "sobrinho" (sentido figurativo da palavra) eu cobra 110% a mais pro cliente aprender a diferenciar as coisas.

Caro Erik,

eles até se esforçam, mas passar 18 horas por dia em frente a tela do PC e não querer ir para a escola, não os tornará mais competentes.

Por enquanto, são meras cópias das cópias. Um bom profissional não é resultado apenas de conhecimento técnico-instrumental, mas de maturidade e experiência. Coisas que surgem ao longo dos anos.

Não dá para digitar wwww.google. com e aparecer como num passe de mágica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:)Espider_Rap

Estive lendo sua opinião e gostei dela, mas acredito que não podemos colocar a cupa nas instituição que formam esses "técnicos" pois a escola não faz o aluno mas sim o aluno faz a escola ou instituição.

Mas o que desejo salientar é que o culpado desses problemas são os proprios ""sobrinhos"":cool: que são culpados de não fazer um serviço decente, pois eu sou um desses sobrinhos e ate então, não tenho visto cliente reclamar dos meu serviços, entenda, e você quem se forma profissional não a escola ou instituição...

Um grande abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)Espider_Rap

Estive lendo sua opinião e gostei dela, mas acredito que não podemos colocar a cupa nas instituição que formam esses "técnicos" pois a escola não faz o aluno mas sim o aluno faz a escola ou instituição.

Mas o que desejo salientar é que o culpado desses problemas são os proprios ""sobrinhos"":cool: que são culpados de não fazer um serviço decente, pois eu sou um desses sobrinhos e ate então, não tenho visto cliente reclamar dos meu serviços, entenda, e você quem se forma profissional não a escola ou instituição...

Um grande abraço!!!

Caro Aprendiz Novo,

foi exatamente isso que o consultor falou: existe trabalho para escoteiros assim como há trabalho para fuzileiro naval.

O grande problema é que o escoteiro quer fazer trabalho de FN e ai acaba virando "escroteiro" para os técnicos em informática.:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou novo aqui no forum então nao sei se a minha opiniao vale muito

mas quero confessar que sou um desses "sobrinhos" porém antes que eu comece

a "mexer" no pc da pessoa que me chamou deixo bem claro que não sou qualificado e que possuo algum conhecimento sobre hardware e até agora ninguem nao deixou eu fazer o "serviço" por causa disso, mas se o problema que

esta ocorrendo eu não souber identificar ou resolver eu indico uma assistencia tecnica de minha confiança.

Acho que se o "sobrinho" pelo menos da o primeiro diagnostico nao tem nada de

mais, porém se ele quer saber de mais ai sim é um problema.

Eu sempre leio artigos sobre hardware e vejo varios foruns nunca mexo no que nao sempre procuro saber o por que das coisas

então acho que existem "sobrinhos" chulos e "sobrinhos" que querem aprender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Quemel.

Acredio sim ter serviços peculiares, porém se você faz um serviço que hoje é peculiar e porque um dia fez um serviço que não era da sua area, talvez fez bem ou pode ter feio ele mal...

Bom mas o que desejo abordar aqui é que ninguem sabe tudo..

Um grande abraço!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!