Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Sobrinho Faz Mais Barato


Quemel

Posts recomendados

Olá!

Amigos tenho algumas coisas que gostaria de falar neste tópico!

Acho muito frustrante o preconceito com pessoas do meu tipo.

Os AUTO DIDATAS, sou um deles desde os meus 6 anos de idade e concordo e discordo com vocês quando falam que os "Sobrinhos" sao um problema.

Já montei varios computadores com êxito porque o meu pai acreditou em mim e deixou eu trabalhar com apenas 12 anos de idade, sendo assim os donos dos pcs que já montei / consertei gostaram dos meus serviços e o resultado foi:

Hoje com apenas 15 anos e agora que estou cursando um curso de Técnico em Informática já tenho varios clientes serios que acreditam em mim e confiam no meu trabalho serio.

Posso dizer que sou um bom (futuro) Técnico em Informática mas tenho muito o que aprender ainda, e isso virá com a famosa experiência + uma boa faculdade e dedicaçao!

Diego, por favor não se ofenda, mas quando falamos de sobrinhos, não estamos falando de auto didatas, e sim de gente que acha que sabe e além de fazerem cagadinhas, acabam com o negócio dos outros cobrando pouco ou nada do pouco que sabem fazer bem.

Se você trabalha com manutenção desde os 12 anos e tem 15 hoje, são 3 anos de experiência que muitos técnicos formados não tem, mas a experiência que comentei não é só de trabalho e sim de vida, maturidade. você mexe com computação desde os 6, é um bom tempo, mas o fato de você ter vestido a carapuça do sobrinho, e tenho certeza que não é um deles, só mostra a inexperiência dos teus 15 anos com o todo.

Você não é um "sobrinho", e não ligue se alguém te chamar. Mas pense que alguém que tem família, filhos e não mora na casa dos pais, precisa viver desse trabalho, e aí, não importa se é "sobrinho" ou formado com altas certificações e experiencia de 10 anos. Se esse cara faz de graça ou cobra pouco, acaba com o negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Quemel,

Suas palavras são inspiradoras. Antes de ler a seu respeito tinha o mesmo conceito de consutoria e diferenciação.

Depois de quase 20 anos sendo funcionário decidi ser um dos bravos brasileiros empreendedores. Já estruturei meus conceitos, defini público alvo, estratégia competitiva e estudo da concorrência. Só falta elaborar o Plano de Negócios.

Um dos principais problemas que estou enfrentando é a cobrança pela consultoria. Em certos casos o ideal seria trabalhar por homem/hora em outros pelo serviço. você acha que posso fazer assim ou devo estabelecer uma "tabela" base e trabalhar com ela?

Outra dúvida: Vejo que quase todos cobram um valor fixo por montagem de computadores. Mas se for cobrado um percentual sobre o total das peças? Não seria mais interessante?

Obrigado e Abraços,

Pedro

Caro Pedro,

saber cobrar é antes de tudo um arte. Sobre o percentual, peguemos um exemplo prático: você cobra R$ 100 para fazer um serviço e o cliente chora e pede desconto.

Você dá R$ 50. Isso quer dizer que o seu trabalho terá uma queda de 50% na qualidade?

Percebeu a sutil diferença?

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sábias palavras Quemel.

Pedro, uma coisa que infelizmente está ocorrendo com muita frequência no ramo da informática é o "TÉNICO" que desvaloriza os verdadeiros profissionais que estudaram e gastaram uma boa grana para chegar neste patamar; Então quando for apresentar os seus valores ao cliente lembre-se que na verdade você também oferecendo a ele um produto de qualidade que é a sua expertise no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas "técnico em informática" ou "micreiro" pra mim não é profissão. e existem muitos especialistas em informática sim. Eu por exemplo sou MCP, MSCA e MCSE. Sou especialista em Redes Windows. Mas concordo que hoje em dia qualquer um se denomina "Técnico em Informática" só porque fez um curso porco da SOS Computadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ponto de vista para ser considerado técnico a pessoa deve ser submetida a uma prova. Pois somente fazer um curso de montagem e manutenção e redes com duração de 180 horas (onde ensinam a parafusar componentes em um gabinete, formatar e crimpar cabos de rede) já se dizem "técnicos", visto que não sabem nem diferenciar Hub de Switch, cobrando "R$ 10,00" para formatar ou instalar um periférico ou até mesmo montar redes, destruindo a reputação de um profissional certificado que dedica horas de estudo e dinheiro para aperfeiçoar seus conhecimentos. É apenas meu ponto de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
[...] cobrando "R$ 10,00" para formatar ou instalar um periférico ou até mesmo montar redes, destruindo a reputação de um profissional certificado que dedica horas de estudo e dinheiro para aperfeiçoar seus conhecimentos. É apenas meu ponto de vista.

Caro Henrique,

se não fossem os técnicos de "dez réa" talvez eu não pudesse cobrar os meus R$ 420 por uma "formatação".

Se existe "ténico" de R$ 10 é porque existe o cliente de R$ 10. Não concorda?

É minha humilde opinião. :santo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Henrique,

se não fossem os técnicos de "dez réa" talvez eu não pudesse cobrar os meus R$ 420 por uma "formatação".

Se existe "ténico" de R$ 10 é porque existe o cliente de R$ 10. Não concorda?

É minha humilde opinião.

Sem querer parecer ofensivo, mas se você cobra 420 reais por uma formatação, é porque tem algum louco desinformado disposto a pagar isso e não por causa dos técnicos de 10 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Tony Topete,

não se preocupe nem se melindre, pois já estou acostumado com esse tipo de questionamento.

Sei que é difícil a compreensão e por vezes causa revolta, dá raiva mesmo.

Mas na verdade formatação é uma expressão inadequada.

Na verdade eu cobro R$ 35 por mês pelo Plano de Saúde do Computador e esse valor de R$ 35 é suportável pelas classes A, B, C, D, E, F....X, Y, Z e W.

Na verdade a formatação eu faço de graça, o que eu cobro é meu conhecimento dentro de uma metodologia criada em 1994, aperfeiçoada por mais de 15 mil horas de estudo e que vem beneficiando os técnicos.

Talvez você não tenha lido os outros posts e compreendo sua revolta, mas os valores são assim distribuidos:

R$ 40 deslocamento cliente-CDINFO-cliente

R$ 60 consultoria para compra do notebook (coto 6 orçamentos, elimino très e dou ganho ao critério Técnica X Preço - o que estiver em 2º/2º é o vencedor)

R$ 200 - Trabalho no Laboratório do Sistema de Recuperação de Desastres Começar de Novo.

R$ 120 - Duas horas com o cliente para aplicar o Programa Educacional do Usuário.

Total = R$ 420 ou 12 x 35 = R$ 420.

Geralmente há um acompanhamento de 12 meses (3/3/3/3). Com isso o cliente só me procura daqui a 366 dias apenas para trocar o antivírus.

Isso é muito fácil, mas ele mesmo pode fazer. E ai ele só vai me procurar daqui a 4 anos quando for trocar novamente o notebook.

O trabalho portanto não é só dar formar c:/....biggrin.gif

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Sem dúvida, esse é um ótimo tópico, e eu gostaria de aproveitar pra dar o meu pitaco ^^

Não entrando no mérito dos valores cobrados, acho que estamos falando aí de dois tipos de consumidor diferentes. Afinal, estamos falando de um serviço de suporte, que abrange um determinado período após o serviço, ou de um serviço que será executado uma única vez, entregando a máquina em perfeitas condições, não cobrindo possiveis desastres que o usuário possa causar posteriormente.

Assim, mesmo o bom profissional pode estar em faixas de preço diferentes, motivo pelo qual temos que analisar o tipo de serviço proposto, para aí ver se é cabível o que é cobrado, seja ele considerado caro ou barato.

Por outro lado, também temos pseudo-profissionais que nem sempre podem ser identificados pelo preço, fazendo a mesma porcaria de serviço que o que cobra R$ 1,99. Assim, temos que observar outras características pra reconhecer o bom profissional.

Um bom exemplo disso é a área de remoção de malware do fórum: todas as remoções são feitas sem atingir desnecessariamente nenhum arquivo. Já existem alguns "profissio anais" que qualquer travada na máquina ele solta: "Vamos reinstalar o windows", ou ainda "só formatando", na eterna cultura do "Format c:"

Por isso, como qualquer outro profissional ou serviço, é sempre importante, antes de contratar, buscar referências dos serviços executados e não apenas referências "familiares" :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, esse é um ótimo tópico, e eu gostaria de aproveitar pra dar o meu pitaco ^^

Não entrando no mérito dos valores cobrados, acho que estamos falando aí de dois tipos de consumidor diferentes. Afinal, estamos falando de um serviço de suporte, que abrange um determinado período após o serviço, ou de um serviço que será executado uma única vez, entregando a máquina em perfeitas condições, não cobrindo possiveis desastres que o usuário possa causar posteriormente.

Assim, mesmo o bom profissional pode estar em faixas de preço diferentes, motivo pelo qual temos que analisar o tipo de serviço proposto, para aí ver se é cabível o que é cobrado, seja ele considerado caro ou barato.

Por outro lado, também temos pseudo-profissionais que nem sempre podem ser identificados pelo preço, fazendo a mesma porcaria de serviço que o que cobra R$ 1,99. Assim, temos que observar outras características pra reconhecer o bom profissional.

Um bom exemplo disso é a área de remoção de malware do fórum: todas as remoções são feitas sem atingir desnecessariamente nenhum arquivo. Já existem alguns "profissio anais" que qualquer travada na máquina ele solta: "Vamos reinstalar o windows", ou ainda "só formatando", na eterna cultura do "Format c:"

Por isso, como qualquer outro profissional ou serviço, é sempre importante, antes de contratar, buscar referências dos serviços executados e não apenas referências "familiares" :D.

Caro m@dcrow, salve!

é sempre um prazer ter opiniões divergentes, mas bem fundamentadas do ponto de vista lógico. Sua participação auxilia na compreensão do post.

O mais importante é que esse post já cumpriu com a finalidade: a maioria dos "sobrinhos" se profissionalizou e atualmente estão em condições de igualdade com os bons técnicos.

Apenas uma correção: o valor incluindo a consultoria é de R$ 420. Às vezes confesso que faltei algumas aulas de matemática no ensino primário e por vezes não consigo visualizar que R$ 420/12 = R$ 35. E aí as coisas se complicam.

Uma crítica que não argumenta é falha, pois alega elementos externos e preconceituosos para desqualificar uma ideia que não se conhecer ou não se possui a compreensão necessária.

Na verdade é um modelo de negócios (re)construído da canadense Next. Um computador que se autoconfigura após uma desastre.

Mesmo que o potencial cliente queira entrar na seleta Rede CDINFO ele precisa passar pelo "Começar de Novo". Há clientes que compram logo um notebook e ficam aguardando na fila a sua vez.

Essa "formatação" é na verdade uma metodologia poderosa que faz justamente o improvável: deixa o cliente totalmente independete de técnicos de informática.

Veja, eu vendo um serviço que promete que os clientes não vão mais precisar dos meus serviços após o meu "serviço". :eek:

Pelo fato dos clientes acharem que nossa profissão é um trabalho desqualificado, até nisso a metodologia CDINFO auxilia: educa os usua´rios para a valorização dos técnicos.

Eu tenho muita bilis para segregar no fígado, por isso já me acostumei às críticas, digo opiniões desqualificadores, porém sem sustentação lógica.

O que me balsamiza são os feedbacks que recebo de vários técnicos em regiões remotas do Brasil, que após combaterem e conhecerem a metodologia CDINFO estão melhores que as empresas concorrentes.

Grato por sua participação e pelo alto nível de suas considerações.:)

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada queria agradecer a todos que deram suas opiniões nesse topico, pois mudou bastante o meu jeito de ver o 'tecnico de informatica'.

Sempre gostei de informatica, mas quando alguem me pedia ajuda eu falava pra procurar um técnico CONFIAVEL, pois ninguem melhor que um profissional.

Resolvi me profissionalizar, quebrei a cabeça pra bolar um preço justo(Quemel me ajudou muito com suas ideias e seu blog), agora é só esperar eu terminar o curso e atender a minha cidade.

Mas uma coisa eu já coloquei em minha mente:

Não vou dar 1 centavo de desconto pra cliente, não vou desvalorizar o meu serviço só porque o que eu fiz 'parece' simples, se fosse simples todo mundo faria,imagine a seguinte situação, você trabalha pra uma empresa e seu patrão chega pra você e fala se você num pode dar um desconto pra ele no seu serviço esse mês porque ele tem bastante conta pra pagar, ele ta preocupado com as contas dele mas não com as suas. É isso que acontece quando alguem pede desconto pra você no seu serviço.

Se alegarem que o "sobrinho" faz mais barato, falarei porque não chamaram ele, em vez de mim?

Caso aconteça algo muito mas MUITO simples(um cabo solto por exemplo) pra compensar o serviço farei uma geral no computador(dar uma olhada em virus, limpeza dentro do gabinete), para o cliente não se sentir que se deu mal, que eu ganhei dinheiro sem fazer nada, acho que sinceridade nessas horas conta bastante, porque o cliente verá que você não está interessado só no dinheiro mas sim no bem estar de todos.(no seu trabalho bem feito, e no cliente por ter recebido um serviço de qualidade).

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada queria agradecer a todos que deram suas opiniões nesse topico, pois mudou bastante o meu jeito de ver o 'tecnico de informatica'.

Resolvi me profissionalizar, quebrei a cabeça pra bolar um preço justo(Quemel me ajudou muito com suas ideias e seu blog), agora é só esperar eu terminar o curso e atender a minha cidade.

Mas uma coisa eu já coloquei em minha mente:

Não vou dar 1 centavo de desconto pra cliente, não vou desvalorizar o meu serviço só porque o que eu fiz 'parece' simples, se fosse simples todo mundo faria,imagine a seguinte situação, você trabalha pra uma empresa e seu patrão chega pra você e fala se você num pode dar um desconto pra ele no seu serviço esse mês porque ele tem bastante conta pra pagar, ele ta preocupado com as contas dele mas não com as suas. É isso que acontece quando alguem pede desconto pra você no seu serviço.

Se alegarem que o "sobrinho" faz mais barato, falarei porque não chamaram ele, em vez de mim?

Caso aconteça algo muito mas MUITO simples(um cabo solto por exemplo) pra compensar o serviço farei uma geral no computador(dar uma olhada em virus, limpeza dentro do gabinete), para o cliente não se sentir que se deu mal, que eu ganhei dinheiro sem fazer nada, acho que sinceridade nessas horas conta bastante, porque o cliente verá que você não está interessado só no dinheiro mas sim no bem estar de todos.(no seu trabalho bem feito, e no cliente por ter recebido um serviço de qualidade).

Abraço a todos.

Caro LoLro, salve!

fico satisfeito em poder contribuir para mais um profissional de TI. Realmente absorver aquelas idéias não é para qualquer um.

A maioria não consegue compreender o alcance e começar a "satanizar" os insights. Charlatanismo, extorsão são alguns dos termos usados pelos trolls que por mais que queiram conseguem apenas "gravitar" pela superfície.

Num primeiro momento você se deparará com a guerra de preços, mas por intermédio da estratégia disruptiva conseguirá pairar acima disso.

Bração e boa $orte,

Quemel :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Bom!Vou tentar deixar a minha opinião...

Ficando bem claro ao significado dado a "sobrinho”, tentei definir a mim mesmo o significado para profissional. Aí esta o xis, "sobrinho" já não se aplica mais, pois profissional é aquele que tem aquela determinada ocupação como profissão, a faz como principal meio de ganhar a vida (às vezes não o único), mas ai no meio (dos profissionais) também habitam os "sobrinhos”, aqui entendeu como o mau profissional.Já entre os "sobrinhos"existe a parcela,daqueles que não são profissionais,porém entende do determinado assunto,e quando se propõe a resolver algo se empenham e a fazem com destreza.só acredito que bem definidas as atribuições ,fica fácil identificar as possibilidades,o profissional que ira desistir da carreira por falta de cliente,e o sobrinho que mesmo que queime um HD aqui,danifica um pininho ali, vai se esforçar e será um bom profissional.

é só uma opinião.abração a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acabei seguindo a sugestão do Quemel de seguir por conta própria quando criei um tópico chamado "tristeza do jeca", é uma fatia tentadora que tem um bom efeito inicial financeiro, e manter a boquinha é o grande desafio, e com o tempo descobri a mesma coisa que ele concluiu no seu post, meu perfil é de empregado.

Como se pretende seguir na área, por algum lado tem que tentar fazer sua trajetória, e inicialmente vai se ter contato com esse povo pobre de espírito que vai testar seu juízo.

Entre qualidade e quantidade sempre fui a primeira opção, decidi não atender mais clientes caseiros pois cansei de aumentar a coleção de cheques sem fundo, e aquelas histórias tristes do gato morrer, da situação difícil pra te pagar 100 reais num conserto e o cara dar um notebook novo pro filho, ou gasta o que te deve num final de semana e você contando com isso...rs

É bom que existam os sobrinhos que fazem mais barato, pois faz a profissão ter mais "graça", muita gente quer um escoteiro mirim pra gastar dinheiro e paciência, o que vejo e me irrita mais nesses técnicos recem saídos do mundo da fantasia é que se não sabe a resposta, sabe nem o quê e como procurar por essa resposta, a qualidade vence sempre a quantidade.

Se não se valorizar, correr atrás de material pra estudar (se não tiver $ prum curso) no intuito de pelo menos saber do que se trata, compartilhar o que sabe e aprender num fórum por exemplo vai acabar sendo mais um formatador de windows com nariz empinado cuja principal habilidade é apontar um culpado, não resolver o problema, e são esses que nivelam técnico de TI a pedreiro (nova frase da moda pra falar dos técnicos, que são iguais a pedreiros, espero que fique claro que não deprecio o ramo de contrução civil) , que cada um faz de qualquer jeito sem dar segurança pro seu atendido, quem já procurou um tem histórias tristes sobre isso, apesar de sabermos que existem muitos bons profissionais...rs

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei assustado, estava lendo os tópicos: Tem cara aqui cobrando R$40,00 a hora e achando bom?? Se o cara conseguir pegar um cliente por dia e se ele trabalhar de segunda a sexta o que da 22 dias então temos 22*40 = R$880,00. Isso não é nem prostituição, porque até prostituta cobra mais do que isso e atende mais de um cliente por dia. Sinceramente, o que da pra fazer com R$880,00??? Isso menos do que 2 salarios mínimos, é sálario de officeboy. Se for pra ganhar isso saiam da área... Simplesmente absurdo...

Ahh, só pra cosntar, vi uma reportagem outrro dia na tv dizendo que o salario minimo ideal para uma familia seria R$1.600,00 (o que é muito menos do que ganho hj trabalhando na iniciativa privada).

Na boa, eu não saio pra ganhar 40 conto nem ferrando, só de gasolina vai R$2,44 a cada 8Km. Isso fora outros custos, como o seu espaço, telefone, internet, luz, agua, alimentação... R$40,00 é pagar pra trabalhar.

Eu não me assusto com os valores Quemel, ele deve cobrar isso, porque ele com certeza tem seus custos, ainda acho barato, uma vez que é dividido em 12x, se o trabalho for bem feito e usuário bem informado ele não precisa voltar tão cedo. Poxa, imagina que maravilha seria pagar uma boa grana pro mecanico e ver cara dele uma vez por ano?

Quem ta cobrando R$40,00 por ai está cavando a propria cova, sinto muito em dizer, mas você's estão tendo prejuizo e não importa se o cliente é empresa ou pessoa fisica...

R$40,00 eu pago pra diarista ir na minha casa pra varrer chão, limpar o banheiro e lavar o louça. E ela tem só a 3ª série do primario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu concordo que os sobrinhos muitas vezes são só pirralhos metidos, mas eu sou um dos sobrinhos, tanto falados neste tópico, e particularmente, eu me saio bem em meus consertos... A única coisa que eu estraguei desde que comecei isso, foi uma fonte, do MEU computador, quando estava no começo. Eu entendo tudo que foi colocado neste tópico, mas aceito esses pedidos de meus "tios" pois quero aprender. Quando eu crescer eu quero sim fazer faculdade, me especializar, e chegar aonde muitos de vocês chegaram, mas enquanto isso, faço o possível para ajudar. Muitas vezes, admito, não sei o que fazer, por isso entro neste fórum, pesquiso, pergunto. Eu não posso dizer que sei de tudo, e posso fazer tudo em computadores, se me pedem alguma coisa, eu me esforço para realizar, e as vezes, não consigo, e então aconselho a chamar alguém especializado. E só para constar, não duvido que tenham alguns SOBRINHOS que são melhores do que alguns técnicos picaretas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A inclusão digital mata.O cara vai no 4shared, baixa uma apostila sobre manutenção de computadores, e já se auto denomina um técnico em informática.Baixa mais umas apostilas, aprende um pouco de HTML ( que nem eu ), e já se diz programador ( a diferença é que eu não fiz isso :D ).Pega mais uma, aprende uma meia dúzia de comandos do Prompt de entrada, e se diz hacker ( e ainda usa o termo errado.Crackers que são os responsáveis pelas invasões de computadores, sites, etc. ).Brasileiro é um povo burro ( fato incontestável ), que quando aprende o ABC já se denomina escritor.Enfim, o que podemos fazer, é esperar que esse pessoal rache a cara ao ver os resultados do concerto que o sobrinho fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
A inclusão digital mata.O cara vai no 4shared, baixa uma apostila sobre manutenção de computadores, e já se auto denomina um técnico em informática.Baixa mais umas apostilas, aprende um pouco de HTML ( que nem eu ), e já se diz programador ( a diferença é que eu não fiz isso :D ).Pega mais uma, aprende uma meia dúzia de comandos do Prompt de entrada, e se diz hacker ( e ainda usa o termo errado.Crackers que são os responsáveis pelas invasões de computadores, sites, etc. ).Brasileiro é um povo burro ( fato incontestável ), que quando aprende o ABC já se denomina escritor.Enfim, o que podemos fazer, é esperar que esse pessoal rache a cara ao ver os resultados do concerto que o sobrinho fez.

Caro Ricardo, salve!

Penso que se generalizarmos demais, acabamos por perder a razão. A inclusão digital é feita antes a inclusão social-econômica, daí alguns problemas decorrentes.

Por exemplos, temos pessoas que são graduadas, mas são analfabetos funcionais. Penso que todos os técnicos um dia foram de alguma forma "sobrinhos".

Atire a 1ª pedra que ao começar o aprendizado não tenha danificado algo.

Veja nesse tópico mesmo: alguns participantes vieram aqui, postaram sandices e quando este escriba lhes propos uma contra-argumentação lógica e contudente, nunca mais apareceram aqui.

Vamos continar com a discussão, mas em alto nível, não vamos deixar que os analfabetos funcionais (aqueles que Leem, mas não conseguem compreender) sejam maioria aqui.

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

e resumindo a ópera....

nem sempre quando meu sobrinho fizer, e cobrar mais barato, será bom....

Eu não tenho ajudado a colegas, e conhecidos, porque querem que tu resolvas um problema que criaram, e em geral querem pagar pouco. Semana passada me perguntaram se eu faria backups dos arquivos e instalaria o xp, me pagariam 100 reais, respondi que não.

numa empresa X levaram o tal pc, e o pc está bichado.... buenas... a loja iria cobrar 80, mas se recusaram a fazer. porque eu sou "mais conhecido" devo fazer? perco a pouca amizade, pego o bonde andando.... sei lá que "pilulas" o tal pc tomou.... e vou me incomodar.

o meu sobrinho pode fazer, mas quando alguém vem para falar comigo, e citar meu sobrinho.... eu não sou meu sobrinho, porque não foi com o meu sobrinho?, e porque me compara ao meu sobrinho? se fosse igual, seria clone, não sobrinho.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!