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Interruptores de luz desligando geladeira


misterjohn
Ir à solução Resolvido por misterjohn,

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Hoje fui a uma autorizada Brastemp aqui da baixada santista, e comprei a placa mais barato do que no mercado livre, lá custa entre R$ 195,00 e R$ 220,00 no entanto paguei R$ 154,00 em 3 x no cartão, e não é estoque velho já que a peça adquirida está etiquetada 28/04/2015, e claro original Brastemp.
Essa imagem anterior é a placa da minha irmã, reparem que embaixo dos diodos Zenner está bem escuro demonstrando o superaquecimento, já a minha apresenta o mesmo problema, só que em menor escala.
Anexo imagens da placa velha (igual a postada acima); da placa nova (circuito impresso claro); caixa instalada e nf de compra:
Obs: Segundo consta, esse é um problema crônico em geladeiras Brastemp e Consul.
 
Pretendo tentar recuperar a placa antiga, parece que todas dão o mesmo problema, os diodos zenner, a Brastemp deveria fazer um recall....

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Quem trabalha com eletrônica teria condição de avaliar qual o diodo Zenner que está instalado na placa e se ele pode ser o responsável realmente pelos problemas relatados, ou ao contrário, outro componente na placa pode ter causado o defeito nele, portanto não adiantando a substituição pura e simples dele, apesar de que são componentes baratos e não custa tentar, caso a nova placa apresente o mesmo problema, se não resolver logo se verá.

Tanto a minha geladeira como a do meu cunhado funcionavam com os mesmos sintomas, no entanto tem relato em que a geladeira não dá partida por defeito nessa placa, apenas se limitando a ligar a iluminação interna.

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Eu não estabeleci nenhuma relação mesmo porque quando criei o tópico eu desconhecia tal placa, vim a tomar conhecimento dela depois.

Quanto aos diodos, está meio difícil de visualizar a sua identificação, por isso solicitei a quem trabalha com isso e tem conhecimento de diodo zenner na prática, talvez possa dar alguma informação que me ajude, o que adianta eu trocar os 3 e o problema é em outro lugar. Quem tem experiência com certeza saberá opinar algo sobre isso.

Segue imagem do outro lado da placa.

 

 

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  • Membro VIP

perdão amigo mas achei que tinha relacionado "...se ele pode ser o responsável realmente pelos problemas relatados,..."

Os zener provavelmente são 3x8v2 em serie pra dar os 24 pro relé. Se achar que deve, confirme 24v impresso nele. Realmente se trocar os 3 não deve solucionar a questão título... ops! esqueci que desfizeste a relação. Aliás, quais são os novos problemas mesmo? memória fraca aliada a preguiça de reler.

 

Se o problema for só o enegrecimento da pci provocado pelo calor do zener, uma opção é diminuir este capacitor azul aí. Ele deve estar em série com a rede ac. Um cuidado que se deve tomar é que se diminuir muito, os relés podem não atracar.

 

Realmente colocar mc alimentado por fonte rabo quente é barato de se produzir mas tem seus efeitos colaterais. Por isso esta deve ser bem calculada e o layout pci muito bem projetado

 

abç

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Grato por participar do meu problema, mas a língua portuguesa é muito rica e tem que ser bem interpretada para não gerar dúvidas.

A especificação do zenner é: IN 5349B 0841 e os dois relés operam com 24 VDC em seu acionamento e 250 VAC/17 A (o vermelho) e 24 VDC em seu acionamento e 250 VAC/7 A (o preto) em seus circuitos de potência.

O escurecimento na placa abaixo do zenner evidente foi causado pelo calor, então como não entendo de eletrônica, penso que esses diodos tiveram suas características internas alteradas.

Para eu que sou leigo, acho que trocar tanto um quanto outro, só deveria ser após a pesquisa do defeito, claro que como é componentes baratos, posso trocar e experimentar quando tiver oportunidade para ver se é isso mesmo.

Complementando e acrescentando a razão desse post, tive problemas com a tv LG 47" onde foi constatado ser um defeito de fabricação, inclusive tem farto material sobre isso na internet.

O problema dela também era na fonte, ou a tv demorava para ligar ou não ligava, e a solução era apenas a troca de 4 pequenos capacitores de 16 V por outros de maior tensão, ou seja, não havia outros danos na tv a não ser esse subdimensionamento de tensão nos capacitores.

Como no caso da geladeira, existem muitos defeitos semelhantes dessa placa, a ponto de que se fosse um pais sério a Brastemp faria um recall, optei por trocar de placa e tentar recuperar essa se realmente o problema for igual ou parecido com o da tv, subdimensionamento  na especificação dos componentes, por isso criei esse tópico para buscar as informações necessárias.

Obs: Veja o tópico da tv no link abaixo, caso não tenha visto, são assuntos parecidos embora produtos e marcas diferentes, no caso da tv, foi trocar os capacitores por outros da mesma capacidade mas de tensão maior e a tv está funcionando normalmente até hoje...por isso quero saber se basta trocar os diodos por outro igual ou tem que alterar por um de maior capacidade.

ACHO QUE ESTÁ BEM CLARO MAS SE AINDA ASSIM TIVER DÚVIDAS, FIQUE A VONTADE PARA PERGUNTAR

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1066889-tv-lg-não-liga-na-primeira-vez/

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  • Membro VIP

tudo bem amigo. Nosso negócio é somar.
Como entendo um pouco de eletronica, vejamos de adiciono algo...
-o aquecimento não causa danos aos zeneres. Pra confirmar, caso possa, meça a tensão em cada um que deve ser igual
-sim há uma chance de você recuparar esta placa. O problema geralmente é solda fria (google it) ou defeito nos relés (acontenceu com minha geladeira), capacitor eletrolítico estufado (ou não: troque assim mesmo), etc (o etc é que mata...)
-não descarto erro de projeto. Como te disse layout - distribuição das peças, trajeto das trilhas, correntes parasitas, etc - (olha ele aí de novo) deve ser bem analisado com algum insigth ou com complexos programas (claro, você pouco ou nada pode fazer a respeito)
-concordo com a riqueza de nosso amado idioma mas.... perdão... qual é mesmo a proposta deste tópico? Até onde pretende conduzi-lo? Seja a onde for, conte comigo: 1...2...3...5 (ai que engraçado)


Em tempo:
Cada um com seu ganha pão...
Certa feita uma máquina de lavar (brastemp) de minha irmã deu defeito. Chamou o técnico... U$100,00 pela placa controladora. Tempos depois deu problema novo. Assumi desta vez. Peguei a antiga com defeito... foi só trocar um botãozinho (chave tactil). A "nova" está comigo. Provavelmente alguma solda fria em algum triac. Resinado. Preguiça temporária de desmontar com cuidado.

abç
 

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A proposta é resolver a questão de modo prático, se der para arrumar a placa, ela fica de standy by, se não der aproveito a caixinha plástica que é muito resistente; quero chegar se possível no concerto da placa e se para isso precisa alterar os diodos zenner ou não.

Você disse que aquecimento não altera o diodo, isso só piorou a questão, se a geladeira estava apresentando problemas e os diodos estão bons ou podem estar, trocá-los não ira resolver, no caso da tv, os capacitores, estava exposto o defeito já que estavam estufados.

 

Ainda quero chegar com essa situação e não repetir o caso da minha lavadora Brastemp 10 Kg, onde troquei a placa de potência e de interface por duas paralelas que juntas não duraram 6 meses e me consumiram R$ 180,00 ai optei pela original comprada na revenda por R$ 240,00 e está funcionando até agora.

Paguei na máquina em 2008 R$ 980,00 e já gastei com placas R$ 420,00 ou quase 50 % do preço dela isso porque sou eu mesmo que troco, apesar de que só veio a apresentar problemas em 2013 ou 5 anos de uso, o mesmo da geladeira que também é 2008, por isso que já parti logo para a placa original.

 

O meu fogão Brastemp também deu problemas, mas ainda bem que não tem eletrônica, foram os queimadores, comprei os 4 jogos em um total de 8 peças por R$ 108,00 no ml, originais ainda na embalagem da Brastemp; o botão de ignição também ficou inoperante, mas depois de retirado e deixado de molho no detergente, está funcionando até hoje.

 

Onde quero chegar???

Na economia de grana porque hoje quem está estabelecido quer faturar e logo, na geladeira o conserto seria R$ 750,00 no caso da geladeira seria R$ 550,00 e no fogão pelo menos uns R$ 400,00.

Mas a coisa não para aqui tem a questão do micro ondas, ar condicionado, micro system, mas isso é outra história para o futuro.

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  • Membro VIP

Ah tá. O dinheiro... sempre o dinheiro (em inglês: the money... vá te reto!)

 

Me lembrei... ontem vi uma mulher entrar numa sapataria pra consertar uma tampa de panela. O 'defeito': o pegador não para pois o parafuso estava solto. Cara... o que a falta de uma simples chave de fenda não faz. (Se bem que o cara deve trocar o pegador pois o parafuso estava espanado....)

 

Se gosta de se aventurar por estas bandas, além de uma chave de fenda sugiro comprar um multímetro

 

Lhe desejo boa sorte e espero que alguma dica supramencionada não lhe seja totalmente inútil.

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Eu tenho multímetro eletrônico, mas foi só falar e a placa de interface da máquina de lavar Brastemp começou a dar defeito, começa com os leds indicadores de função piscando com a máquina desligada, a última peça foi R$ 240,00 não vou comprar mais nenhuma, vou trocar de máquina e se puder gostaria de indicação, estou na dúvida entre duas:

http://www.americanas.com.br/produto/120993246/lavadora-de-roupas-electrolux-13kg-ltd13-branca?epar=buscape&opn=YYNKZB&loja=02

http://loja.brastemp.com.br/lavadora-brastemp-ative-11kg-branca-sistema-fast-bwg11ab/p

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Levei as placas da lavoadoura (interface e potência) para uma loja de um conhecido onde vende original e paralelo, testou minhas placas e a interface deu problema, comprei com ele uma original aproveitei e troquei a película em um total de R$ 108,00 instalei e ok.

Com isso consegui mais uma sobrevida de pelo menos um ano e meio já que a anterior original durou esse prazo, eu ia comprar uma nova, mas pesquisando o índice de problemas "esfriei" completamente, não tem uma marca ou modelo que não tenham defeitos graves.

Segundo a explicação que achei é o seguinte: a empresa produz por exemplo 2.000 unidades da máquina modelo x ou y, testa 50 % e aprova o lote integralmente, e depois joga no mercado para o povo ficar se irritando com seus produtos, deve sair mais barato empurrar algo que dará ou poderá dar defeito, caso der dentro da garantia ela te arruma depois tu te viras com as peças paralelas.

Essa explicação deve proceder porque para as mesmas marcas modelos, tem depoimento xingando de tudo quanto é nome e também outros rasgando elogios ao produto, então existe coerência nessa tese.

Se voce está se referindo a essas pequenas chavinhas, quando tive problemas na primeira vez, ainda com a placa interface original que veio na máquina, minha primeira providência foi trocar, comprei duas e troquei a primeira do lado direito do vídeo (power) e continuou na mesma, não ligou, como o defeito atual é o mesmo, não liga, nem perdi tempo, mas como nao joguei fora a interface trocada, vou fazer um teste e ver o que dá.

Obs: A imagem abaixo é um produto paralelo, apenas para demonstração da chave

 

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/placa-eletrnica-brastemp-bwc0708-bwf08-bwf09-bwg10-bwc10-13740-MLB200711837_6969-O.jpg

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  • Coordenador

@misterjohn, você observou que a placa de potência não tem trafo de alimentação para o circuito?

A alimentação é feito direto da rede, é mal retificada, filtrada e regulada!, E essa alimentação grosseira vai para um PIC, que é o processador da máquina!!!... É mole? Hehehehe!!!...

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O que acho engraçado é que as coisas antigamente durava até acabar de velha, raramente dava problemas, a primeira geladeira que comprei quando casei, uma GE 1980, embora esteja parada em um "quarto de despejo" como se chamava um local para guardar coisas usadas, se ligar ela funciona, nunca deu defeito e a que comprei após essa, uma Brastemp 1993 está em uso até hoje; minha tv Philips 1979 26", tinha 3 placas grandes, só depois de 15 anos é que deu problema mas ainda usei mais 5; a tv Sony de 29", aquela com alto falantes na lateral, começou a apresentar problemas de mais de 10 anos de uso.

Todos do meio são unanimes em dizer que isso é proposital para vender peças, mas como fica então, já gastei quase outra máquina de lavar só com placas; a geladeira de 2008 já tive que trocar uma placa, se é para vender componentes que o façam então mas com menores preços e com facilidade de substituição porque preço de peças + mão de obra encarece demais.

Dizem que em paises do primeiro mundo como Japão, Inglaterra e outros, encontra-se no lixo eletrônicos novíssimos, com pequenos defeitos mas não compensa o conserto pelo valor da mão de obra, isso é ruim para todos, principamente para o técnico que passa a ganhar menos, o preço do novo sobe devido a procura e todos perdem.

A Sony de 29" ficava legal no tempo no rack próprio dela, paguei o preço de uma tv de 20", mas ficava ajeitada com o VCR dentro como na imagem abaixo.

 

http://4.bp.blogspot.com/_n9d7UuYaURQ/TVFEJ4R0YNI/AAAAAAAAIIo/lkrS3wAvJMA/s1600/OLDSONY.jpg

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A caixa foi trocada dia 11/05/2015 depois disso a geladeira voltou a ter um comportamento normal e passou a gelar mais devido ao tempo que o compressor fica ligado obedecendo apenas o termostato e não sendo operado por condições anormais, a geladeira é de 2008, essa peça durou 7 anos, a nova tem garantia de 3 meses; a placa da máquina de lavar original durou 1,5 ano e o cara da Brastemp ironizou, disse que durou bem.

Isso porque eu acabo fazendo, mas como acontece com muita gente, os caras fazem a festa em vendas...chegamaos na era dos produtos descartáveis, menos o preço, esse sobe e muito.

Esse é o preço da modernidade??? Então quem tem aqueles eletromésticos antigos, funcionando, estão loucos para trocar por novos, mais bonitos, que pensem duas vezes.

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  • Solução

"A caixa foi trocada dia 11/05/2015 depois disso a geladeira voltou a ter um comportamento normal e passou a gelar mais devido ao tempo que o compressor fica ligado obedecendo apenas o termostato e não sendo operado por condições anormais"

 

Não, inclusive a da minha irmã também, engraçado é que só depois que meu cunhado comentou comigo e me mostrou, cada vez que desligava o interruptor ou até outro eletro, a geladeira parava, de imediato achei que era fiação, mas só depois que me toquei que a minha também fazia isso, antes havia uma certa desconfiança mas achava que era coincidência.

voce viu acima as fotos da placa? A primeira foi a do meu cunhado, onde a placa escureceu muito abaixo dos zenners, já na minha escureceu menos. Pesquisando casos semelhantes, achei um tutorial que recomendava trocar a placa em caso de não partida e luz acesa, ai talvez seja caso de queima da bobina do relé, no meu caso e da minha irmã, é outro tipo de defeito.

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  • 8 meses depois...

Apesar de não ter formação eletrônica e sim elétrica, mas o conceito é o mesmo, não troquei os diodos porque teria que pesquisar a causa do problema e como não tenho o conhecimento para isso, resolvi ser prático e trocar a placa, já que eu mesmo que troquei, mas guardei a antiga e um dia posso até tentar substituir e instalar para ver o que dá.

Isso é um defeito comum nas Brastemp, talvez as placas atuais podem estar corrigidas, mas duvido muito.

Se isso fosse no exterior fariam recall com os compradores.

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  • mês depois...
Em 01/02/2016 às 01:20, Ricksshow disse:

 

Voltei!! :(

Recapitulando:

 Produto: Consul Frost Free, modelo CRM38
1 - Ela desligava quando ligávamos qualquer lampada. 
     Solução: Comprei uma placa eletrônica e o problema foi corrigido.

2 - Já com a nova placa a geladeira não mais desligou com os acendimentos das luzes. Porém, infelizmente ela não congela no freeze como deveria e pouco resfria a parte de baixo.
    Solução: Pesquisei na net e decidi trocar todos os sensores de uma vez.
             1 sensor de temperatura
             1 sensor do degelo
             1 sensor do termofusivel
             Infelizmente o funcionamento nada mudou.

3 - Após ler muito algumas postagens decidi ligar o motor direto na tomada. E após uma madrugada inteira de funcionamento ininterruptos e sem abri-la percebi que ela conseguiu criar gelo somente na parte de cima daquela grade do freezer.

 

E agora pessoal, o que pode ser?

Será pouco gás?

 

Mas antes, tem algum problema eu deixa-la ligada direto na tomada por muito tempo ?
 

IMG-20160314-WA0000.jpg

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Dificilmente irá desligar por alta temperatura do compressor, a não ser que esteja com defeito. Ai o protetor térmico acoplado com relé de partida irá abrir. Depois que esfria, arma novamente. Mas voltando ao defeito de falta de resfriamento tem dua situações que são as mais comuns:

1) Falta de gás. Porém, se estava funcionando normalmente antes do defeito, deveria continuar após substituição da eletrônica. Entretanto, há de verificar se não danificou a tubulação que pudesse causar furos ou canos amassados. Procure por presença de óleo ao longo de toda a tubulação visível. Onde vaza gás, arrasta óleo;

2) Arraste de óleo no capilar. Seu equipamento utiliza R-134a como fluído refrigerante. Em casos de alta temperatura de condensação, ele é mais facilmente arrastado pela tubulação e tem dificuldade de retornar ao compressor. Nesses casos, há que abrir o sistema e injetar R-141b e empurrar com nitrogênio, lavando a tubulação e tirando o óleo da linha. isso deve resolver.

E os menos comuns, mas bem possíveis:

3) Palhetas abertas. São como válvulas de admissão e descarga. Elas são flexíveis e pode perder a capacidade de flexão, ficando parcialmente abertas, ficando sem comprimir o gás, o que faz perder capacidade frigorifica;

4)Sujeira no condensador ou alta temperatura ambiente. Basta limpar o "radiador" ou tirar qualquer objeto pendurado nele. Muitos usam como varal de roupas. Mover o equipamento para um local mais ventilado para poder trocar calor com o ambiente;

Em todos os casos, somente quem tem experiência no ramo é capaz de fazer um trabalho qualificado e resolver sem muito stress, mas requer uma reoperação. A limpeza do sistema é chata e costuma se cara sendo, porém, mais barato que trocar o compressor. No caso de danos das palhetas, não tem jeito: compressor novo.

 

http://www.embraco.com/DesktopModules/DownloadsAdmin/Arquivos/94010.pdf

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Em 17/03/2016 às 21:42, Dom Bonilla disse:

Dificilmente irá desligar por alta temperatura do compressor, a não ser que esteja com defeito. Ai o protetor térmico acoplado com relé de partida irá abrir. Depois que esfria, arma novamente. Mas voltando ao defeito de falta de resfriamento tem dua situações que são as mais comuns:

1) Falta de gás. Porém, se estava funcionando normalmente antes do defeito, deveria continuar após substituição da eletrônica. Entretanto, há de verificar se não danificou a tubulação que pudesse causar furos ou canos amassados. Procure por presença de óleo ao longo de toda a tubulação visível. Onde vaza gás, arrasta óleo;

2) Arraste de óleo no capilar. Seu equipamento utiliza R-134a como fluído refrigerante. Em casos de alta temperatura de condensação, ele é mais facilmente arrastado pela tubulação e tem dificuldade de retornar ao compressor. Nesses casos, há que abrir o sistema e injetar R-141b e empurrar com nitrogênio, lavando a tubulação e tirando o óleo da linha. isso deve resolver.

E os menos comuns, mas bem possíveis:

3) Palhetas abertas. São como válvulas de admissão e descarga. Elas são flexíveis e pode perder a capacidade de flexão, ficando parcialmente abertas, ficando sem comprimir o gás, o que faz perder capacidade frigorifica;

4)Sujeira no condensador ou alta temperatura ambiente. Basta limpar o "radiador" ou tirar qualquer objeto pendurado nele. Muitos usam como varal de roupas. Mover o equipamento para um local mais ventilado para poder trocar calor com o ambiente;

Em todos os casos, somente quem tem experiência no ramo é capaz de fazer um trabalho qualificado e resolver sem muito stress, mas requer uma reoperação. A limpeza do sistema é chata e costuma se cara sendo, porém, mais barato que trocar o compressor. No caso de danos das palhetas, não tem jeito: compressor novo.

 

http://www.embraco.com/DesktopModules/DownloadsAdmin/Arquivos/94010.pdf

 

Oi Bonilla, grato por responder. Eu assumi o risco de queima do motor e deixei ela ligada direto. E enfim ela começou a congelar como uma frost free de verdade. Depois que ela "pegou carga" e passou a congelar no freezer eu passei a desligar o motor de vez em quando por 40 min. Ainda nao abri novamente para ver se o evaporador esta coberto de gelo por completo.

E o condensador(a grade que fica atras da geladeira) esta aquecendo por completo, sinal de que tem gás. Certo?

 

ah!! Eu removi a placa controladora e liguei o ventilador e a luz direto tambem. Ta tudo manual. "Que triste". Mas por enquanto ta funcionando feito nova. Vou verificar como ficou o evaporador e depois posto.

 

Grato e até mais!!!

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A minha primeira Brastemp Frost Free, comprada em 1993 deu muitos problemas, a primeira foi entregue toda mofada, indicando que ligaram e desligaram sem secar; reclamei na loja e me enviaram outra, ai começou a "suar" por fora, acionei a Brastemp e me informaram que eu deveria deixar a resistência lateral ligada direta, apesar desse recurso ser utilizado apenas em paises onde o frio é muito grande, continuou suando; a fábrica trouxe outra instalou e teve que deixar as resistências direto sendo esse um recurso para usar de vez em quando, com isso acarretou mais gasto de energia, mas resolveu, com as resistências comendo luz dia e noite, faça friou ou calor.

Mas para frente a comunicação da parte inferior com a superior (passagem de ar) começou a criar gelo porque a porta não estava vedando, acreditem se quiser, desmontei a porta e coloquei um plástico comum e tornei a revestir, resolveu o problema.

As de hoje não vem mais com botão para ligar as resistências, acho que já vem direto como a que está instalada na travessa (entre o congelador e o compartimento inferior).

Tudo isso aconteceu porque a Brastemp mudou em 1993 a isolação térmica de lã de vidro por outra dessas tipo "isopor", um vendedor me alertou mas achei que ele tava metendo o pau porque não tinha ela para vender e não queria perder a venda.

Mas ela está funcionando até hoje, dei para minha sogra, nunca extragou nada, já essa nova tive que trocar a placa além de ela ser bem menor por dentro, só tem 3 prateleiras e nem dá para expandir porque não é toda "ranhurada" como a antiga.

Também já tive problemas com a antiga por entupimento da mangueira que escoa a água para a bandeija.

Tly33aS.jpgz8zOzk3.jpgXAgVgik.jpg

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  • 9 meses depois...
Em 10/05/2015 às 22:00, misterjohn disse:

Hoje fui na casa de minha irmã, e ela falo que chamou o técnico da Brastemp e foi trocado a placa da figura abaixo, agora vou no mesmo caminho, já que os sintomas lá são os mesmos que aqui, alguém conhece essa placa?

 

Complementando o post:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o&feature=player_embedded#t=312

20150510_203733.jpg

20150510_203625.jpg

Eu estava precisamente com este problema:

Quando ligava a luz de um cômodo da casa, apagava-se e acendia-se todos os leds do painel da geladeira, uma Brastemp BRM40E, depois apitava, a geladeira depois disso funcionava normal, a luz interna da geladeira ficava acesa o tempo todo.

Lendo nesse tópico e em outros na internet, desmontei a caixa controle e troquei 2 capacitores pretos.

Foto da placa e dos capacitores que foram trocados. Apesar de a placa está preta nos diodos, eles estão normais e descobri que esse pretume é normal, não causam problema nenhum.DSC_1650.JPGDSC_1674.JPG

O problema sumiu!!!!!

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