Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[PROBLEMA] HD oscila para 100%, trava o computador e volta ao normal


Posts recomendados

Bom dia pessoal, nas ultimas semanas estou me incomodando com o que aparenta ser o HD.

 

O que está acontecendo é o seguinte, eu simplesmente estou realizando uma tarefa normal por exemplo navegando na internet, abrindo pastas e até mesmo em stand by rodando sem fazer absolutamente nada. E o PC simplesmente trava, durante cerca de 30s, a luz do HD  fica completamente acesa o uso salta para 100% e mantém nessa mesma linha, já instalei o W7 e W8 ambos ocorrem esse problema, já fiz as mudanças na memória virtual e o problema persiste...

Já passei o HD Tune e não tem nenhum bad block e a "vida" do HD está 100% sem nenhum erro  tem pouco mais de 1 ano de uso, é um Western Digital 500GB.

 

Alguém pode me dar uma luz? 


HDZUADO.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em princípio o HD está bom, poderá testar com outro.

Verifique qual a memória debitada.

No gestor de tarefas em processos verifique se existe algo a debitar muito no CPU.

Verifique também as voltagens da fonte pelo Bios ou com um voltímetro.

 

Tensão Nominal.......Fio.......Tensão mínima.......Tensão máxima 
+5 V..................Vermelho..........4,7... V...................5,25 V 

+12 V.................Amarelo...........11,4... V................12,60 V 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A velocidade de leitura desse HD esta bem abaixo do esperado, 37 MB/s é pouco mais que o desempenho de um HD USB, em um HD atual a velocidade media de leitura deveria ficar acima de 90MB/s

 

Veja no monitor de recursos se tem algum aplicativo usando muito o HD, eu também suspeitaria de algum cabo com conector frouxo, ou ate algum driver de chipset bugado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em princípio o HD está bom, poderá testar com outro.

Verifique qual a memória debitada.

No gestor de tarefas em processos verifique se existe algo a debitar muito no CPU.

Verifique também as voltagens da fonte pelo Bios ou com um voltímetro.

Tensão Nominal.......Fio.......Tensão mínima.......Tensão máxima

+5 V..................Vermelho..........4,7... V...................5,25 V

+12 V.................Amarelo...........11,4... V................12,60 V

Como assim, memória debitada? Falando em memória também já fiz testes de memória e nada acusou...

A velocidade de leitura desse HD esta bem abaixo do esperado, 37 MB/s é pouco mais que o desempenho de um HD USB, em um HD atual a velocidade media de leitura deveria ficar acima de 90MB/s

Veja no monitor de recursos se tem algum aplicativo usando muito o HD, eu também suspeitaria de algum cabo com conector frouxo, ou ate algum driver de chipset bugado...

Não tem nada usando processador muito menos o HD, já troquei de cabo mudei de lugar na placa mãe nada resolveu... Fiz um teste pelo hirens boot pra verificar o HD nada...

IMG_20150402_181453748.jpg

Voltagens

IMG_20150402_183627728_HDR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A coisa mais simples possível : já testou outro hd aí na tua máquina para vê se o problema está no hd ou no PC?

Ainda não vou tentar fazer isso...

 

 

@guisfs

Eu tive um problema semelhante uma vez.

Troquei de HD, formatei o sistema várias vezes, usei Linux por um tempo e o problema persistia. Até que descobri que o problema estava nas portas SATA da placa mãe.

Testa seu HD em outra placa mãe, ou todo o seu sistema.

Vou tentar instalar o HD em outro pc mais antigo que tenho aqui pra ver o que acontece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guisfs

Eu tive um problema semelhante uma vez.

Troquei de HD, formatei o sistema várias vezes, usei Linux por um tempo e o problema persistia. Até que descobri que o problema estava nas portas SATA da placa mãe.

Testa seu HD em outra placa mãe, ou todo o seu sistema.

 

Se for isso, e eu trocar de porta SATA, será que resolve ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu não funcionou, creio que quando isso acontece e algum problema no circuito da placa mãe, na parte dos conectores SATA. Um amigo meu que é técnico em eletrônica não conseguiu identificar o erro.

Também precisei formatar o HD completamente depois de trocar o placa mãe. Estou com o HD que parecia estar com problemas até hoje. Quase dois anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Ae galera, pra quem nao conseguiu resolver o problema, segue abaixo ais alguns metodos que resolveram com outras pessoas, alguns passos sao para verificar se o HD esta funcional, outros para solucionar o problema, mas, todos sao importantes.
 
 
- Verificar se o problema ocorreu depois de alguma atualizacao do windows, se sim, deve-se voltar o S.O para o original de fabrica e tirar as atualizacoes automatica.
 
- Usar comando "CHKDSK c: /f" para verificar a integridade do HD.
 
- Atualizar todos os drivers, inclusive o da BIOS e de VIDEO.
 
- Desabilitar windows defender.
 
- Desabilitar windows Search. Passo-a-passo: Digite "services.msc"  (sem as aspas) no menu inicar, abra e procure na lista o "windows search" e de duplo clique e em "tipo de inicializacao" coloque "desativado" e depois clique em "parar", aplica e sai.
 
- em propriedade do DISCO LOCAL(C:), desmarque as opções "compactar disco" e "permitir que arquivos sejam indexado com a propriedade do arquivo" em propriedade do DISCO LOCAL(C:)e aplica apenas a unidade(C:).
 
- Abra um novo usuário em privilégios de Administrador, e mova os dados para outra conta, exclua a conta antiga quando estiver na nova conta.
 
- Limpar os arquivos de paginação do Windows sempre que ele for desligado. Passo-a-passo: Apos fazer backup dos dados, entre no regedit e siga o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management . Localizado o ClearPageFileATShutdown, clique nele duas vezes com o botão esquerdo do mouse. Altere o "Dados do Valor' de 0 para 1 e dê OK, feche todas as janelas e reinicie a máquina. Verifique se o sistema estará usando 100% dos seus discos ainda. Caso tenha solucionado e deseja colocar as configurações padrões dos "Arquivos de Paginação", volte todo o processo acima e mude o 1 para 0 e reinicie a máquina.
 
- Desativar todos os servicos e programas que iniciam com o windows, se o problema for resolvido o problema esta nos aplicativos. Ative apenas os servicos e programas necessario para o windows, se o problema voltar, possivelmente uma formatacao resolva o problema.
 
- Tirar arquivo de paginacao de programas e servico de segundo prano da memoria virtual.
 
- Reparar a imagem do Sistema. Passo-a-passo: Utilizar comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth para verificar se existe problema  no S.O, e depois utilizar o comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth para verificar a integridade do S.O, e depois utilizar o comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealthpara reparar a imagem do windows.
 
Espero ter ajudado.
 

Estou com um problema semelhante no meu SSD, será que é a mesma coisa, os picos tem uma duração bem menos, acredito que sejá por que o SSD é mais rápido, mas mesmo assim incomoda muito essas travadas, e ocorrem o dia todo...

 

sem_ty10.png

Tenta esses metodos,

 

- Verificar se o problema ocorreu depois de alguma atualizacao do windows, se sim, deve-se voltar o S.O para o original de fabrica e tirar as atualizacoes automatica.
 
- Usar comando "CHKDSK c: /f" para verificar a integridade do HD.
 
- Atualizar todos os drivers, inclusive o da BIOS e de VIDEO.
 
- Desabilitar windows defender.
 
- Desabilitar windows Search. Passo-a-passo: Digite "services.msc"  (sem as aspas) no menu inicar, abra e procure na lista o "windows search" e de duplo clique e em "tipo de inicializacao" coloque "desativado" e depois clique em "parar", aplica e sai.
 
- em propriedade do DISCO LOCAL(C:), desmarque as opções "compactar disco" e "permitir que arquivos sejam indexado com a propriedade do arquivo" em propriedade do DISCO LOCAL(C:)e aplica apenas a unidade(C:).
 
- Abra um novo usuário em privilégios de Administrador, e mova os dados para outra conta, exclua a conta antiga quando estiver na nova conta.
 
- Limpar os arquivos de paginação do Windows sempre que ele for desligado. Passo-a-passo: Apos fazer backup dos dados, entre no regedit e siga o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management . Localizado o ClearPageFileATShutdown, clique nele duas vezes com o botão esquerdo do mouse. Altere o "Dados do Valor' de 0 para 1 e dê OK, feche todas as janelas e reinicie a máquina. Verifique se o sistema estará usando 100% dos seus discos ainda. Caso tenha solucionado e deseja colocar as configurações padrões dos "Arquivos de Paginação", volte todo o processo acima e mude o 1 para 0 e reinicie a máquina.
 
- Desativar todos os servicos e programas que iniciam com o windows, se o problema for resolvido o problema esta nos aplicativos. Ative apenas os servicos e programas necessario para o windows, se o problema voltar, possivelmente uma formatacao resolva o problema.
 
- Tirar arquivo de paginacao de programas e servico de segundo prano da memoria virtual.
 
- Reparar a imagem do Sistema. Passo-a-passo: Utilizar comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth para verificar se existe problema  no S.O, e depois utilizar o comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth para verificar a integridade do S.O, e depois utilizar o comando -> Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealthpara reparar a imagem do windows.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia Geral! 

 

Galera estou com o mesmo problema. Meu caso é um SSD, tenho tido muitos picos e travamento. Já fiz vários testes de HD e memória e nenhum acusou nada. Já fiz algumas mudanças no Windows 10, mas também sem sucesso.
Configuração CPU: 
placa-mãe Gigabyte GA 970A - DS3P
Processador AMD 8350
4 pentes de Memoria ram ddr3 4gb hyper fury 1600 ( 16gb)
Placa de video ASUS GTX 960 4gb ddr5
Fonte XFX 650w black edition 
  Alguém me salva por favor!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Estou com este problema também, o engraçado é que em jogos não acontece, porém, quando estou no Chrome com Youtube, Facebook, e mais alguns sites junto do uTorrent o PC congela, e quando verifico o gerenciador de tarefas houve 100% de uso de HD e também do CPU no momento... 

 

Configuração:

placa-mãe: Gigabyte 970A-DS3P

Processador: FX 8300 em stock

Placa de Vídeo: Saphirre RX 470 4Gb

Memoria RAM: 2x4gb 1866mhz

Fonte: EVGA 600W

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou com o mesmo problema, uso um SSD, vez por outra o SSD fica com utilização 100% mas o computador não trava. Isto dura cerca de 20 segundos e então tudo volta ao normal.

 

Já executei o CHKDSK /F e não apresentou problema nenhum, já testei memória, CPU e outros testes.

 

Ainda não consegui encontrar um padrão para o problema.

 

Todas as informações são bem vindas.

adicionado 5 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!