Ir ao conteúdo

Placa mãe não da sinal

Leucipo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, venho através deste post pedir ajuda a vocês e tentar achar uma solução para minha seguinte hardware.

História...
Eu tenho este pc a um tempo e funcionava perfeitamente só que tive que parar de usa-lo por um tempo , cerca de semanas parado. Cerca de 4 dias eu religuei ele só pra teste e tudo ok... Só que hoje fui tentar religar ela e não deu nenhum sinal de vida. Aliais o único sinal que deu foi a de led que fica no micro SD frontal do gabinete... Fora isso nada mais. Já fiz de tudo a meu alcance como por exemplo testar cada componente e até mesmo desmontar a CPU por completo. Após estes procedimentos retirei o meu processador e vi que estava manchado (borrões "brancos") por baixo... e com um multímetro fiz o procedimento na placa mãe para testa lá e me parece ok (eu espero)...
Mas enfim gostaria de saber o que realmente pode ser e como eu poderia estar realmente certo de que possa ser o processador que esteja queimado. Eu não tenho outros processadores para testar e os outros componentes como memórias, HDs e etc além de funcionando estão desconectados da placa.

• Moderador
Postado

Ok farei isso, e Gustavo e o que a configuração influência nisso? Desculpe a ignorância

Ok farei isso, e Gustavo e o que a configuração influência nisso? Desculpe a ignorância

Testou com outra fonte?

Postado

Testou com outra fonte?

Já sim! A fonte esta OK!

Olá

Faça um Clear CMOS completo e inicie a máquina só com a Board, CPU e uma memória

Fiz e não deu certo! Ainda não sei a onde o problema pode estar, se é na placa mãe ou no processador ou em ambos...  :confused:

Quais são as configurações do PC?

O que as configurações influenciariam no processo? 

Postado

Olá

@

Se não tem possibilidades de testar com outro CPU e visto esse estar com algum problema, aconselho a levar a alguma casa da especialidade afim de procederem a testes.

Abraço

Postado

Influência porq

Ok farei isso, e @Gustavo e o que a configuração influência nisso? Desculpe a ignorância

Influência porque existem processadores que são mais propensos a dar determinados tipos de problemas, assim como placas-mãe também. Ajuda muito se soubermos que tipo de processador é; Até por questões como idade...

O procedimento mais correto é você fazer a retirada de todos os componentes ligados a placa-mãe. Com apenas o processador e a fonte (é claro) ligados nela, tente ligar. Melhor ainda se a sua placa possuir um speaker ou se você tiver um para colocar.

1 - O cooler roda?
R.: Passe passe uma borracha na DRAM e tente ligar novamente;

2 - O cooler roda minimamente e depois para?
R.: É muito provável que ou seu processador está danificado ou o conector 12V da sua placa mãe está danificado. É impossível ter certeza de um ou de outro sem antes testar;

3 - O speaker bipa?
R.: É sinal de que o problema não está no processador;

Dica: Antes de entrar com todos os procedimentos, verifique se sua placa-mãe não possui capacitores estufados ou vazando, verifique algum fluído sobre a placa, e pequenos sinais de queimado nos circuitos da mesma;

Postado

Influência porq

Influência porque existem processadores que são mais propensos a dar determinados tipos de problemas, assim como placas-mãe também. Ajuda muito se soubermos que tipo de processador é; Até por questões como idade...

O procedimento mais correto é você fazer a retirada de todos os componentes ligados a placa-mãe. Com apenas o processador e a fonte (é claro) ligados nela, tente ligar. Melhor ainda se a sua placa possuir um speaker ou se você tiver um para colocar.

1 - O cooler roda?

R.: Passe passe uma borracha na DRAM e tente ligar novamente;

2 - O cooler roda minimamente e depois para?

R.: É muito provável que ou seu processador está danificado ou o conector 12V da sua placa mãe está danificado. É impossível ter certeza de um ou de outro sem antes testar;

3 - O speaker bipa?

R.: É sinal de que o problema não está no processador;

Dica: Antes de entrar com todos os procedimentos, verifique se sua placa-mãe não possui capacitores estufados ou vazando, verifique algum fluído sobre a placa, e pequenos sinais de queimado nos circuitos da mesma;

Desculpe a minha ignorância mas eu já fiz tudo isso. Pra deixar claro, já testei os hardwares exteriores como a fonte, memorias, hds, bateria e etc, estão ok, a dificuldade esta em achar o problema entre placa mãe x processador (a certeza do problema) . Já fiz o teste da placa-mãe com o processador, memoria e a fonte, nenhum resultado, nem mesmo um beep.

Pra mim o problema esta no processador mas não tenho certeza, a placa mãe visivelmente esta ok mas o processador tem umas manchinhas brancas em baixo.

Olá

@

Se não tem possibilidades de testar com outro CPU e visto esse estar com algum problema, aconselho a levar a alguma casa da especialidade afim de procederem a testes.

Abraço

Obrigado!

• 2 semanas depois...
Postado

Galeraaaaa boaas novas!!! A placa mãe e o processador ressuscitaram tipo do nadaaa o que foi muito bom é claro :)

eu só desmontei a board inteira , fiz a limpeza e deixei ela guardada 2 semanas e então deu vontade de testa-la novamente e é isso ai... mas ainda não sei o motivo do acontecimento :/ mas obrigado a todos!

• 5 semanas depois...
Postado

Agora estou com um problema que o montheboard liga porém não da imagem, minhas memorias e o resto dos componentes estão funcionando pois eu testei, e liguei apenas com a cpu, placa mãe e uma memoria e continua sem imagem :(( o que pode ser ?

• Moderador
Postado

Agora estou com um problema que o montheboard liga porém não da imagem, minhas memorias e o resto dos componentes estão funcionando pois eu testei, e liguei apenas com a cpu, placa mãe e uma memoria e continua sem imagem :(( o que pode ser ?

Tente resetar o Bios

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...