Ir ao conteúdo

Transmissor Receptor PIC

Ir à solução Resolvido por Anderson1911,

Posts recomendados

Postado

@codigo rapido,

Esse sistema usa frequências baixas que estão na faixa de HF, isto é, pode afetar a banda de 1,8 a 30 Mhz. Fora os possíveis harmônicos.....

Sobre distância, isso é exatamente a arte de ser radioamador !

Primeiro, temos de ter excelentes sistemas de antenas, com torres de boa altura e rotores de antenas potentes. Isto custa caro.....

Segundo, temos de ter propagação, isto é, acompanhar as previsões de propagação que informam qual a probabilidade de contato em cada faixa de frequência em todas as horas do dia !

Terceiro, um receptor de boa sensibilidade e excelente seletividade, para poder selecionar o sinal desejado em meio a trocentos ruídos....

Observando isso, eu conseguia contatos fácilmente com a Europa, África, e Américas.

E na faixa de PX, muitas noites conseguia falar com os USA, em AM, nos canais baixos, com apenas 4 Watts de potência, usando a minha velha antena quadra-cúbica de 4 elementos polarizada na vertical, que era um canhão, que aumentava fácilmente 12 dB o sinal na direção principal, e cancelava até -30 dB nas laterais da antena !

Foi em 1983-1986, de vez em quando a ionosfera ionizava muito e os sinais refletiam, e era uma festa, os gringos falavam coma gente co o se estivessem aqui pertinho, a uns 10 Km de distância !

Acho que essa foi a melhor época que peguei no PX.

E para te atiçar a curiosidade, voce sabia que uma missão do ônibus espacial foi salva por um radioamador brasileiro, que ficou operando especialmente para a NASA durante toda a duração da missão ??????????????

Por incrível que pareça, nenhuma outra base de comunicações espaciais no Hemisfério Sul e nenhum outro radioamador no mundo tinha a capacidade E os equipamentos que o velho Castrinho tinha, e consegui fazer a ponte entre o ônibus espacial e as estações de retransmissão da NASA !

Conheça essa fantástica história do Castrinho :

http://www.malagrino.com.br/radio/00.asp?nPag=01_001

http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=3&t=10992

Paulo

Postado

@codigo rapido,

Esse sistema usa frequências baixas que estão na faixa de HF, isto é, pode afetar a banda de 1,8 a 30 Mhz. Fora os possíveis harmônicos.....

Sobre distância, isso é exatamente a arte de ser radioamador !

Primeiro, temos de ter excelentes sistemas de antenas, com torres de boa altura e rotores de antenas potentes. Isto custa caro.....

Segundo, temos de ter propagação, isto é, acompanhar as previsões de propagação que informam qual a probabilidade de contato em cada faixa de frequência em todas as horas do dia !

Terceiro, um receptor de boa sensibilidade e excelente seletividade, para poder selecionar o sinal desejado em meio a trocentos ruídos....

Observando isso, eu conseguia contatos fácilmente com a Europa, África, e Américas.

E na faixa de PX, muitas noites conseguia falar com os USA, em AM, nos canais baixos, com apenas 4 Watts de potência, usando a minha velha antena quadra-cúbica de 4 elementos polarizada na vertical, que era um canhão, que aumentava fácilmente 12 dB o sinal na direção principal, e cancelava até -30 dB nas laterais da antena !

Foi em 1983-1986, de vez em quando a ionosfera ionizava muito e os sinais refletiam, e era uma festa, os gringos falavam coma gente co o se estivessem aqui pertinho, a uns 10 Km de distância !

Acho que essa foi a melhor época que peguei no PX.

E para te atiçar a curiosidade, voce sabia que uma missão do ônibus espacial foi salva por um radioamador brasileiro, que ficou operando especialmente para a NASA durante toda a duração da missão ??????????????

Por incrível que pareça, nenhuma outra base de comunicações espaciais no Hemisfério Sul e nenhum outro radioamador no mundo tinha a capacidade E os equipamentos que o velho Castrinho tinha, e consegui fazer a ponte entre o ônibus espacial e as estações de retransmissão da NASA !

Conheça essa fantástica história do Castrinho :

http://www.malagrino.com.br/radio/00.asp?nPag=01_001

http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=3&t=10992

Paulo

Nooossaaa!!! Até na europa e nos EUA?

É comprado ou pode disponibilizar seu esquema?

As vezes eu vejo alguns falando sobre o radio amadorismo, mas nunca tive oportunidade de conhcer pessoalmente alguem que tenha um. Por isso, hoje, na Era de Skype e foruns pela internete, fico sem saber porque os radio amadororistas gostam tando. Parece que não hà mais espaço diante destas ovas tecnologias.

• Membro VIP
Postado

As vezes eu vejo alguns falando sobre o radio amadorismo, mas nunca tive oportunidade de conhcer pessoalmente alguem que tenha um. Por isso, hoje, na Era de Skype e foruns pela internete, fico sem saber porque os radio amadororistas gostam tando. Parece que não hà mais espaço diante destas ovas tecnologias.

Isso é que nem aeromodelismo ou outro hobby ligado a eletrônica: aparentemente inútil e no final de contas fica bem caro. Na minha opinião, o radioamador gosta de ser diferente dos demais mortais. Chega a ser assunto de filmes. Mas eles acabam realizando coisas importantes, seja intermediando comunicações ou usando o conhecimento que acumulam.

Postado

Caras como o Paulo tem uma sala como esta, que é chamada de estação:

Esta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BCT1-ETG.jpg

De amador estes rádios só tem o nome:

0657lrg.jpg

• Curtir 1
Postado

@codigo rapido,

Hoje os rádios de boa qualidade são bem mais acessíveis do que antigamente. Por menos de R$ 2.000,00 reais voce encontra excelentes opções, mas as top de linha ainda custam mais de R$ 14.000,00 .

Pode também fazer um simples para começar, mas mal vai falar com a vizinhança. Se tiver muito conhecimento e experiência, aí sim a coisa muda e pode construir um excelente rádio. Mas é bem difícil.....

Em seguida, as antenas ..... Mas é algo que dá para você mesmo fazer, eu fiz essa quadra-cúbica de 4 elementos, usando em cada elemento 4 varas de pesca de bambu, um quadrado de acrílico de cerca de 50 cm de lado, 8 parafusos em U, e quatro pedaços de tubo de pvc, além de cerca de pouco mais de 11 metros de fio de cobre. Usava um cano de alumínio perfilado, com 6 metros de comprimento, para colocar essas 4 montagens , e isso acabou custando menos de 1/4 do que eu ia pagar numa antena da Electril. Acabei colocando dois radiantes, um a 90 graus do outro, e selecionava por meio de dois relés coaxiais, assim podia trabalhar tanto com polarização vertical como para horizontal.

Mas precisa de experiência para fazer algo desse tipo. Para voce, que estaria iniciando, precisa de apenas 3 coisas :

1 - tirar licença de radio-amador ( precisa ter conhecimentos båsicos de radioeletricidade ) , ou se quiser começar da maneira mais fácil, tire uma licença de PX para usar um rádio na faixa de 27 Mhz, ou uma de radioamador classe C, para poder operar na faixa de VHF.

No VHf voce quase nunca vai conseguir falar longe. Jå nos 27 Mhz sempre conseguirá falar até com outros países, claro que depende da época do ano ou de " explosões solares" para fazer alguns Dx.

2 - comprar um rádio, seja Px, seja HF, seja VHf, depende de sua licença.

3 - comprar uma antena vertical para a faixa de sua licença. Claro que você pode querer montar uma também, sempre existem esquemas tipo DIY na internet para quem quiser fazer. Mas é algo que só recomendo para quem já tenha experiência....

Enfim, é um hobby que a cada dia que passa possui menos praticantes e fica mais difícil confirme passa o tempo, pelo excesso de ruído elétrico nas cidades, o que atrapalha muito.

Já que lembraram sobre aviões radiocontrolados, hoje existem opções bem interessantes para brincar... Um Bixler3com motor elétrico voce compra quase completo por menos de R$ 700,00 ; um rádio Turnigy 9x por menos de R$ 400,00 ; mais uma bateria e voce já está voando um dos melhores e mais baratos gliders para iniciantes.

Eu tenho um avião destes e consigo voar mais de uma hora se encontrar um pouco de corrente de ar quente, pois desligo o motor e banco o urubú kkkkkk, esse avião é um excelente planador !

Enfim, são hobbies, se voce entrar de cabeça vai gastando cada vez mais, pois sempre vai querer ter algo melhor, algo mais interessante, e por aí vai.

@codigo rapido,

Hoje os rádios de boa qualidade são bem mais acessíveis do que antigamente. Por menos de R$ 2.000,00 reais voce encontra excelentes opções, mas as top de linha ainda custam mais de R$ 14.000,00 .

Pode também fazer um simples para começar, mas mal vai falar com a vizinhança. Se tiver muito conhecimento e experiência, aí sim a coisa muda e pode construir um excelente rádio. Mas é bem difícil.....

Em seguida, as antenas ..... Mas é algo que dá para você mesmo fazer, eu fiz essa quadra-cúbica de 4 elementos, usando em cada elemento 4 varas de pesca de bambu, um quadrado de acrílico de cerca de 50 cm de lado, 8 parafusos em U, e quatro pedaços de tubo de pvc, além de cerca de pouco mais de 11 metros de fio de cobre. Usava um cano de alumínio perfilado, com 6 metros de comprimento, para colocar essas 4 montagens , e isso acabou custando menos de 1/4 do que eu ia pagar numa antena da Electril. Acabei colocando dois radiantes, um a 90 graus do outro, e selecionava por meio de dois relés coaxiais, assim podia trabalhar tanto com polarização vertical como para horizontal.

Mas precisa de experiência para fazer algo desse tipo. Para voce, que estaria iniciando, precisa de apenas 3 coisas :

1 - tirar licença de radio-amador ( precisa ter conhecimentos båsicos de radioeletricidade ) , ou se quiser começar da maneira mais fácil, tire uma licença de PX para usar um rádio na faixa de 27 Mhz, ou uma de radioamador classe C, para poder operar na faixa de VHF.

No VHf voce quase nunca vai conseguir falar longe. Jå nos 27 Mhz sempre conseguirá falar até com outros países, claro que depende da época do ano ou de " explosões solares" para fazer alguns Dx.

2 - comprar um rádio, seja Px, seja HF, seja VHf, depende de sua licença.

3 - comprar uma antena vertical para a faixa de sua licença. Claro que você pode querer montar uma também, sempre existem esquemas tipo DIY na internet para quem quiser fazer. Mas é algo que só recomendo para quem já tenha experiência....

Enfim, é um hobby que a cada dia que passa possui menos praticantes e fica mais difícil confirme passa o tempo, pelo excesso de ruído elétrico nas cidades, o que atrapalha muito.

Já que lembraram sobre aviões radiocontrolados, hoje existem opções bem interessantes para brincar... Um Bixler3com motor elétrico voce compra quase completo por menos de R$ 700,00 ; um rádio Turnigy 9x por menos de R$ 400,00 ; mais uma bateria e voce já está voando um dos melhores e mais baratos gliders para iniciantes.

Eu tenho um avião destes e consigo voar mais de uma hora se encontrar um pouco de corrente de ar quente, pois desligo o motor e banco o urubú kkkkkk, esse avião é um excelente planador !

Enfim, são hobbies, se voce entrar de cabeça vai gastando cada vez mais, pois sempre vai querer ter algo melhor, algo mais interessante, e por aí vai.

• Curtir 1
Postado

Caras como o Paulo tem uma sala como esta, que é chamada de estação:

KKKKKKKKKK  Po , tá pensando que ganhei na loteria ou sou milionário ????? Quem ler esse comentário vai achar que estou nadando em dinheiro !!!!!!!       :D

O máximo que tive foram 3 radios bons ( YAESU FT-767GX , KENWOOD TM941, e um COBRA 148GTL-DX ) ao mesmo tempo, duas fontes, dois acopladores de antenas, 2 microfones, e um sistema de antenas com 5 antenas diferentes..... Na época tinha uns US$ 5.000 em rádios.

Hoje tenho um Icom 718, um Icom 2820H Dstar, um Px Voyage 9000 , e um ht Baofeng , valor aproximado de US$ 2000 já com microfone e fonte e acoplador.... uma só fonte, um só acoplador de antenas, dois microfones de mesa, e 3 antenas multibandas...... Os tempos mudaram, meu amigo !

Esse cara aí da foto investiu mais de US$ 50.000 nesse "quartinho" .... dava prá comprar uma casinha lá .....

O pior é que existiram centenas, talvez milhares de pessoas que tinham esse tipo de "Shack" ( esse é o nome correto... ) , mas hoje creio que o numero é muito pequeno.... 

Não há mais sentido em procurar um desafio de falar com pessoas do outro lado do mundo depois que inventaram o IRC e mais tarde o Skipe .....

Mas, mesmo assim, ainda existem rádios como este , top dos tops, na configuração básica, sem nenhum dos visores adicionais, na faixa de US$ 5.500 :

0355.jpg

Paulo

• Curtir 1
Postado

KKKKKKKKKK  Po , tá pensando que ganhei na loteria ou sou milionário ????? Quem ler esse comentário vai achar que estou nadando em dinheiro !!!!!!!       :D

O máximo que tive foram 3 radios bons ( YAESU FT-767GX , KENWOOD TM941, e um COBRA 148GTL-DX ) ao mesmo tempo, duas fontes, dois acopladores de antenas, 2 microfones, e um sistema de antenas com 5 antenas diferentes..... Na época tinha uns US$ 5.000 em rádios.

Hoje tenho um Icom 817, um Icom 2820H Dstar, um Px Voyage 9000 , e um ht Baofeng , valor aproximado de US$ 2000 já com microfone e fonte e acoplador.... uma só fonte, um só acoplador de antenas, dois microfones de mesa, e 3 antenas multibandas...... Os tempos mudaram, meu amigo !

Esse cara aí da foto investiu mais de US$ 50.000 nesse "quartinho" .... dava prá comprar uma casinha lá .....

O pior é que existiram centenas, talvez milhares de pessoas que tinham esse tipo de "Shack" ( esse é o nome correto... ) , mas hoje creio que o numero é muito pequeno.... 

Não há mais sentido em procurar um desafio de falar com pessoas do outro lado do mundo depois que inventaram o IRC e mais tarde o Skipe .....

Mas, mesmo assim, ainda existem rádios como este , top dos tops, na configuração básica, sem nenhum dos visores adicionais, na faixa de US$ 5.500 :

0355.jpg

Paulo

50 mil dolares!!!

Huahuahuahauua...

Com quem esse cara quer se comunicar? ETs?

Se o mundo for a vizinhança desse cara, então é melhor usar o Skype mesmo ou comprar um teco teco pra ir lá falar pessoalmente.

Não pensei que pudesse ser tão caro.

• Curtir 1
Postado

@codigo rapido,

Esse ultimo rádio que coloquei a foto está custando hoje US$ 5.500 .....

A diferença em ter um rádio desse e ter um rádio "normal" só se percebe se você tem todos os outros equipamentos também top de linha, como cabos de antena cellflex de baixa perda, excelente localização de torre e sistema de antenas direcionais bem altas, etc. 

Só para ilustrar, olha o que é um cabo de baixíssima perda, de núcleo E de malha externa de cobre SÓLIDO, que claro custa uma notinha preta :

cabo%20celflex.jpg

Tem muita gente com rádios de US$ 600 que fazem muito mais DX do que a grande maioria desses donos desse rádio top aí. Localização privilegiada e excelente sistema de antenas + cabos de baixíssima perda são imbatíveis !

Por exemplo, eu , na época que falava sempre no rádio, uns 30 anos atrás, não tinha nenhum prédio por perto, e tinha uma torre de 20 metros de altura, estava bem posicionado.

Alguns anos atrás subiram 2 prédios grandes em frente à minha casa, e quase ao meu lado uma fábrica comprou e fez um baita armazém bem grande. O armazém, a torre passa a altura, mas os dois prédios, esquece..... fiz as contas e perdí cerca de 68 graus , justamente na direção para os países europeus, então desanimei, não adiantava ficar tentando fazer milagre contra os prédios.

Podia ter um rádio desse, as melhores antenas do mundo, cabos caríssimos, e ainda assim não ia falar com nenhum europeu...

Paulo

Postado

0355.jpg

Paulo

estes rádios ainda possuem as etapas de Hardware de demodulação, FI e tudo mais, ou transformaram tudo para filtros digitais????

Me parece que um simples e bom circuito Front End, mais um software, pode fazer "misérias."

Incrível. O celular é um rádio e já usa isso de rádio por software a muito tempo.

Postado

@albert_emule,

Esses radios são o que existe de melhor em todos os sentidos. A sensibilidade de um rádio desse nível é dezenas de vezes superior ao de um celular top de linha, e conseguem manter esse desempenho todo em uma faixa de frequências milhares de vezes maior do que a de um celular.

A seletividade é inacreditável, com vários processadores DSP, e sistemas especiais de FI, o que faz com que voce consiga escutar um sinal bem fraco afastado de menos de 100 Hz de um sinal com potência milhares de vezes maior !

Querer comparar um celular Iphone com um rádio desses, pelo menos em termos de RF, é igual comparar uma calculadora simples a uma HP 50.....

Esses rádios mesclam circuitos analógicos e digitais, onde cada tipo consegue fazer o melhor possível.

Na verdade, toda a revolução tecnológica em sistemas de RF são primeiro desenvolvidas em empresas como a Yaesu, Kenwood e Icom, e depois são criados CIs para simplificar os circuitos.

Se algum dia conseguir abrir um rádio desse nível, vai ficar impressionado com a qualidade dos componentes utilizados, a tolerância dos principais componentes como pequenos capacitores, pequenos indutores, e os resistores são de uma precisão abaixo de 1%, e a tolerância térmica é muito baixa, tudo para manter o desempenho ao longo dos anos independente das variações de temperatura, umidade e frequência de operação.

Olhando por este lado, eu aceito o preço desse rådio, só não consigo comprar um destes ....

Paulo

• Membro VIP
Postado

Esses radios são o que existe de melhor em todos os sentidos.

Alguns saudosistas mencionam antigos equipamentos valvulados como sendo de melhor qualidade do que a maioria dos rádios comuns (AM/FM) "eletrônicos" que são encontrados no mercado. Isso tem fundamento? E em comparação com os equipamentos top mostrados acima, para ondas curtas?

Postado

@alexandre.mbm,

Até hoje existe o debate na parte de áudio, sobre a qualidade de um amplificador valvulado versus um transistorizado. Eu, particularmente, acho que o fato de sermos obrigados a usar um transformador de saída em um equipamento valvulado faz com que os graves sempre sejam distorçidos quanto mais baixa é a frequência, e estou muito satisfeito com o som dos modernos amplificadores classe D com os famosos drivers da IRF.

Já na parte de RF, nunca tive um equipamento valvulado para comparar, mas acredito que é outro debate movido por paixões apenas, pois se voce abrir um velho receptor Drake, que é considerado um dos melhores valvulados, não vai ver grande coisa dentro, usando capacitores antigos e com muita perda em relação aos modernos, fora o efeito que chamamos de "baila comigo" , que é o da sintonia mudar sózinha conforme a temperatuva mudava. Isso é o que quem tinha relatava na época dos anos 80.

Acredito que com o uso dos modernos CIs que integram toda a recepção conseguimos hoje muito menos perdas muito menos captação de ruídos devido à fiação inexistente, e claro que desde que pararam de fabricar as válvulas houve uma evolução gigantesca na qualidade dos transistores.

Paulo

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

@aphawk

Veja este vídeo:

https://www.facebook.com/luizpaulo.damaceno.33/videos/vb.100007151315479/1601823796732649/?type=3

Quem montou o circuito, disse que está trabalhando com 127Khz.

Te pergunto:

Isso pode interferir no sistema de navegação área, o ADF, que possuem estações de NDB em freqüências compreendidas entre 100 e 400 KHz????

Pelo visto, deve ter aí no máximo uns 50 watts.

Como sabemos apenas 7 watts é o suficiente para falar com pessoas da Europa, imagine 50 watts onde não vai não é??

Gostaria de saber também o porque de não interserir. É que vou mostrar a resposta para um amigo que está com esta dúvida.

Postado

@albert_emule,

Bom.... Se funcionasse exatamente como você está dizendo, poderia sim interfereir numa faixa perto da frequência. Mas o ADF vai até 1750 Khz, e usa também estações comerciais de AM, com centenas de kilowatts. Mas .....

Olha bem o vídeo.... A bobina que carrega a lâmpada tem só duas espiras..... Para induzir nela uma corrente de uns 4A, usando núcleo de ar, com baixíssimo fator de acoplamento.... Quantos milhares de watts devem estar passando pela bobina do primário, que está gerando o campo ?????????

Não tem alguma coisa que não está batendo ?

De uns 10 anos para cá, mágicos estão tentando imitar o trabalho dos técnicos em Eletrônica kkkkk !

Paulo

• Curtir 2
Postado

@albert_emule,

Bom.... Se funcionasse exatamente como você está dizendo, poderia sim interfereir numa faixa perto da frequência. Mas o ADF vai até 1750 Khz, e usa também estações comerciais de AM, com centenas de kilowatts. Mas .....

Olha bem o vídeo.... A bobina que carrega a lâmpada tem só duas espiras..... Para induzir nela uma corrente de uns 4A, usando núcleo de ar, com baixíssimo fator de acoplamento.... Quantos milhares de watts devem estar passando pela bobina do primário, que está gerando o campo ?????????

Não tem alguma coisa que não está batendo ?

De uns 10 anos para cá, mágicos estão tentando imitar o trabalho dos técnicos em Eletrônica kkkkk !

Paulo

Só agora me liguei nisso kkk

Mas não acredito que o rapaz esteja fazendo truques, pois as vezes. 

Acredito que ele possa ter errado nos cálculos do circuito. Pensa estar operando em 127Khz, quando na verdade deve estar operando na faixa dos Mhz.

Postado

@albert_emule,

Seria muito interessante o Mor dar a opinião dele, e avaliar o nível de potência necessária no gerador, eu já me esqueçí da teoria para fazer as contas desse campo magnético, mas com certeza para captar 50 watts com apenas duas espiras, e ainda mais sem ser um circuito sintonizado e ressonante com o primário, e com péssimo acoplamento, a bobina geradora deve estar consumindo mais do que um chuveiro....

Note que para ele operar em frequências baixas como 127 Khz, precisaria de uns bons capacitores, maiores do que os que usamos para fazer um transmissor de AM , que são bem grandinhos, e não tem nenhum capacitor lá....

Paulo

Postado

@albert_emule,

É um rendimento fantástico, ele está conseguindo captar mais de 30% da energia contida no campo magnético, com apenas duas espiras que nem perfeitamente circulares são, e sem ser ressonante ? Já pensou se ele usasse 4 espiras ?

Tem de mostrar este vídeo pro pessoal da Intel, eles perderam tempo desenvolvendo toda aquela tecnologia de recarga wireless, que usa bobinas com muitas espiras e CI's especiais...

Olhe este vídeo e veja a diferença das bobinas usadas :

Continuo dizendo que é mágica...

Paulo

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...