Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde,

Atualmente possuo um i5 2320 de 2ª geração, minha placa mãe é uma qbex-h61h2-m2.

Gostaria de saber que processadores poderia adquirir para melhorar a performance do meu computador tendo em vista que não quero trocar a placa mãe. 

Obrigado.

Postado

não vai compensar muito fazer isso não você poderia colocar um processador i7 mas não te recomendo pois esse i5 é muito bom e para a segunda geração já estão descontinuadas as fabricações de processador 2ª geração recomendaria você espera e juntar um sua grana e quando o dolar baixar trocar para 4ª geração que os processadores estão no mesmo preço que os da segunda geração usados, poque você compra um usado de 2ª com preço alto sendo que poderia ter montado um pc novo um i5 de 4ª geração socket 1150 ta 500,00 e ele é de 3 a quarto vezes mais rápido só uma dica ai você monta um novo que dure uns 4 anos sem precisar mexer se não vai ser muito gasto desnecessário 

fica a dica mas caso queira posso te indicar um processador bom para a troca aguardo sua resposta.

Postado

Mas será que minha placa mãe suporta um i5 ou i7 de terceira e quarta geração? 

Aceita de 3ª geração, mas não de 4ª. Mas tem que ver na lista de compatibilidade da placa-mãe, porque alguns modelos de H61 tem limitações no BIOS. Ou pelo menos tinha. Especialmente essa Megaware, que eu sequer consigo encontrar o site. Deve ser tipo Positivo, sem lista de atualização. Aí eu não recomendo fazer upgrade para uma CPU de 3ª geração, porque a chance de não ligar é grande. A não ser que você encontre a lista de compatibilidade e instale o último BIOS.

• Curtir 2
Postado

@Cg 213

Vou para outra vertente que o pessoal não citou: qual uso que você faz do PC? Roda alguns jogos? Roda quais tipos de programas? É para casa ou para o trabalho o computador? Tem muitos arquivos no PC? Qual o tamanho do seu HD? 

Muita gente pensa que melhorar o desempenho geral do computador dependa apenas do processador,  mas um disco rígido mais rápido melhora, e  muito, a sensação de um pc mais rápido. Nesse caso, vale a pena investir num SSD.

Você já tem um SSD aí? Se não sabe o que é um ssd ainda ou sabe pouco, recomendo ver este artigo aqui do fórum Clube do Hardware

Há situações que vale muito mais ter um SSD espaço do que pagar mais de R$ 1.000,00 num processador novo. Então, conte-nos mais sobre o uso que você faz do PC para uma melhor avaliação, se compensa ou não trocar de processador. Tenho um I3 segunda geração e em algumas situações percebo que não é necessário outro processador, um SSD (que nem é top)  já me deu uma folga para alguns anos, caso eu precise.

@fefebm

não vai compensar muito fazer isso não você poderia colocar um processador i7 mas não te recomendo pois esse i5 é muito bom e para a segunda geração já estão descontinuadas as fabricações de processador 2ª geração recomendaria você espera e juntar um sua grana e quando o dolar baixar trocar para 4ª geração que os processadores estão no mesmo preço que os da segunda geração usados, poque você compra um usado de 2ª com preço alto sendo que poderia ter montado um pc novo um i5 de 4ª geração socket 1150 ta 500,00 e ele é de 3 a quarto vezes mais rápido só uma dica ai você monta um novo que dure uns 4 anos sem precisar mexer se não vai ser muito gasto desnecessário 

fica a dica mas caso queira posso te indicar um processador bom para a troca aguardo sua resposta.

Teve uma parte aí que eu não entendi: no começo você diz que não compensa, já que o I5 é bom, mas depois diz que i5 quarta geração é 3 a 4 vezes mais rápido? Não entendi, se for comparar i5 segunda geração com terceiro, acho que não dá essa diferença toda:

forum10.jpg

@Cg 213 Dessa forma, eu acho que pode valer muito a pena um SSD.

• Curtir 1
Postado

@Cg 213

Vou para outra vertente que o pessoal não citou: qual uso que você faz do PC? Roda alguns jogos? Roda quais tipos de programas? É para casa ou para o trabalho o computador? Tem muitos arquivos no PC? Qual o tamanho do seu HD? 

Muita gente pensa que melhorar o desempenho geral do computador dependa apenas do processador,  mas um disco rígido mais rápido melhora, e  muito, a sensação de um pc mais rápido. Nesse caso, vale a pena investir num SSD.

Você já tem um SSD aí? Se não sabe o que é um ssd ainda ou sabe pouco, recomendo ver este artigo aqui do fórum Clube do Hardware

Há situações que vale muito mais ter um SSD espaço do que pagar mais de R$ 1.000,00 num processador novo. Então, conte-nos mais sobre o uso que você faz do PC para uma melhor avaliação, se compensa ou não trocar de processador. Tenho um I3 segunda geração e em algumas situações percebo que não é necessário outro processador, um SSD (que nem é top)  já me deu uma folga para alguns anos, caso eu precise.

@fefebm

Teve uma parte aí que eu não entendi: no começo você diz que não compensa, já que o I5 é bom, mas depois diz que i5 quarta geração é 3 a 4 vezes mais rápido? Não entendi, se for comparar i5 segunda geração com terceiro, acho que não dá essa diferença toda:

forum10.jpg

a diferença é um pouco grande sim mas se ele for utilizar para games acho que ele pode comprar uma nova placa de video porque de resto ta de boa já que os games agora estão vindo otimizados para usar 100% da placa de video vai da pra economiza bastante e nem vai precisar fazer upgrade.

Postado

@Cg 213

@fefebm

forum10.jpg

Então além e uso pessoal quero usar o pc para rodar jogos também, no meu HD está ocupado 600gb/1T de jogos.

Eu estou pensando em trocar por possuir meu 2310 desde 2012 e achar que ele já está meio velho, apesar de eu não ter problema de funcionamento nenhum com ele. 

Postado

Então além e uso pessoal quero usar o pc para rodar jogos também, no meu HD está ocupado 600gb/1T de jogos.

Eu estou pensando em trocar por possuir meu 2310 desde 2012 e achar que ele já está meio velho, apesar de eu não ter problema de funcionamento nenhum com ele. 

Também quero montar um PC para uso pessoal e que eu possa jogar casualmente. Estudo/trabalho com programação e desenvolvimento, então tenho que utilizar um processador que não gargale em executar várias tarefas, e que eu possa ter um desempenho na medida do possível com jogos. Minha dúvida é: FX-6300 ou I3 4150? Pesquisei bastante e vi que o i3 tem um desempenho melhor em jogos por ter um desempenho melhor por núcleo do que o FX-6300. Mas em geral no desempenho do computador, qual se sai melhor? Qual deles também tem um melhor desempenho sem uso de GPU? Pois vou montar o PC para trabalhar, e posteriormente, investir em uma GPU. Desde já agredeço qualquer ajuda o/.

Postado

Eu também gostaria de trocar o processador para ter um maior desempenho ao utilizar vários programas simultaneamente. 

• 3 semanas depois...
Postado

Também quero montar um PC para uso pessoal e que eu possa jogar casualmente. Estudo/trabalho com programação e desenvolvimento, então tenho que utilizar um processador que não gargale em executar várias tarefas, e que eu possa ter um desempenho na medida do possível com jogos. Minha dúvida é: FX-6300 ou I3 4150? Pesquisei bastante e vi que o i3 tem um desempenho melhor em jogos por ter um desempenho melhor por núcleo do que o FX-6300. Mas em geral no desempenho do computador, qual se sai melhor? Qual deles também tem um melhor desempenho sem uso de GPU? Pois vou montar o PC para trabalhar, e posteriormente, investir em uma GPU. Desde já agredeço qualquer ajuda o/.

se você vai usar o computador para trabalho recomendo o F6300 porque ele tem 6 núcleos reais para render de video entre outras coisas  é ganha por quantidade de núcleos programas assim tiram o maximo de desempenho da cpu o que não acontece com os games. no seu caso como vai usar para trabalho recomendo o fx6300

Eu também gostaria de trocar o processador para ter um maior desempenho ao utilizar vários programas simultaneamente. 

estive olhando essa sua placa ai e não achei nada informando sobre atualização de bios ta ai o motivo para não comprar placa mãe de outras fabricantes desconhecidas pois você fica sem suporte se fosse a mesma placa mas da fabricante Gigabyte você teria com certeza a atualização disponivel para ela já que as grandes empresas oferece um belo suporte.   

o que você pode fazer para economizar e comprar uma placa de 4ª geração usada no mercado livre mas conservada eu fiz isso comprei varias peças assim e montei 3 pcs caros por uma pechincha caso queira economizar se não o jeito comprar placa nova .

Postado

@Cg 213,justamente o que voce não quer fazer é que é a mais econômica e melhor:trocar a placa mãe.

A sua placa é bem mixuruca! A marca é ruim,sem qualidade.É só a conta do chá,e olhe lá!!Ela não permite que seu processador tenha folga de energia para trabalhar sossegado e mais frio,que é ideal pra jogos,como voce quer.

Pegue uma Z77,qualquer uma e vai ficar seguro e bem aparelahado para esmerilhar seu I5,que ainda dá muito caldo.

Depois,ponha um SSD de 120GB,como o colega disse lá em cima e pronto.Vai ficar muito bom.

Mudar de processador ś se for para outro Intel,e aí o papo é outro,pois gastar em plataforma velha(1155),tem que ser com inteligência.Se o valor for igual à nova plataforma,não vale a pena,melhor mudar tudo e ir para a 1150 atual.Aí sim,o gasto se explica.

Por isso,gaste pouco numa placa mãe Z77 ou uma B75,que já permite um SSD(sata 3),mas a Z77 é mais jogo,penso eu.

Boa sorte!

Postado

Não precisa trocar de placa-mãe, @Cg 213. Essas H61 existem há mais de cinco anos sem histórico de problemas com i3/i5/i7, salvo exceções / modelos específicos, mas eu não me lembro de nenhum. Mande bala se quiser e dê uma monitorada nos TMPINs e na tensão da CPU.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!