Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente carborizado - Diodo Supressor


Posts recomendados

Boa noite a todos, eu tenho uma máquina de solda inversora fimer T1700 1 PH 230V que foi danificada devido a uma passagem de corrente que entrou pelos eletrodos, ao soldar um poste de luz. Um diodo foi carbonizado, e o máximo que consegui ler foi ST 1.5KE. Já procurei em vários lugares mas ninguem conserta essa máquina, procurei o diagrama de circuito e não é fornecido para usuários secundários. Alguém pode me dizer como eu posso fazer para identificar esse diodo? 

 

 

post-764542-0-56275600-1430273120_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre   é  bom ter umas "sucatinha "  pois  na  hora da manutenção   pode ser que  consiga  o que  procura   dentro de  fontes  nobreik e ate mesmo televisão  antiga agente acaba  achando o que  quer porém acredito que  deva saber  a posição  que o diodo  velho estava  ate mas  boa  sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia _xyko_ Tenho sim, mas la nao fala sobre os componetes, apenas o diagrama de circuito possui as especificações dos componentes. Eu sei que após o ST 1.5KE tem mais uma numeração, eu comprei o ST 1.5KE 200A mas nao funcionou, verifiquei a polaridade com multímetro. Eu desconfio que seja 180A ou 18A ou outro do genero, mas nao consigo ter certeza sem o diagrama de circuito, eu quetia saber se ha uma forma por engenharia reversa de determinar qual o diodo é o correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos, eu tenho uma máquina de solda inversora fimer T1700 1 PH 230V que foi danificada devido a uma passagem de corrente que entrou pelos eletrodos, ao soldar um poste de luz. Um diodo foi carbonizado, e o máximo que consegui ler foi ST 1.5KE. Já procurei em vários lugares mas ninguem conserta essa máquina, procurei o diagrama de circuito e não é fornecido para usuários secundários. Alguém pode me dizer como eu posso fazer para identificar esse diodo? 

 

 

attachicon.gifdiodo.png

 

 

Nos diga de que estágio você retirou este diodo supressor:

Se tirou dos gates dos mosfets, se tirou de cima de um diodo de potência etc...

http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00000663.pdf

 

Estas máquinas são todas chinesas. Nem mesmo o fabricante sabe fazer reparos nelas  :D

O que fazem é só substituição de placas. 

Bom dia _xyko_ Tenho sim, mas la nao fala sobre os componetes, apenas o diagrama de circuito possui as especificações dos componentes. Eu sei que após o ST 1.5KE tem mais uma numeração, eu comprei o ST 1.5KE 200A mas nao funcionou, verifiquei a polaridade com multímetro. Eu desconfio que seja 180A ou 18A ou outro do genero, mas nao consigo ter certeza sem o diagrama de circuito, eu quetia saber se ha uma forma por engenharia reversa de determinar qual o diodo é o correto.

 

O diodo supressor é na verdade um zener. Porém eles são mais parrudos, pois suportam picos rápidos de alta corrente e potência. 

O nome já diz: Supressor. 

 

Este aí é de 200A, pico.

Ele suporta um pico não repetitivo de 200A por 0,01 segundos. 

O que você precisa saber é a tensão dele. 

 

Mas não é só isso que precisa verificar.

Veja este video:

https://www.youtube.com/watch?v=41GEPjwbRbw

Parece ter o esquema:

http://www.fimer.com/it/saldatura/prodotto.asp?Internal=5T1.109.002%2300&Sito=5t1.109.002&Cat=mma&Scat=

 

Ao que parece, pede um número de cliente ou coisa assim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema com uma máquina de solda, e é praticamente impossível consertá-la sem esquema elétrico devido a um diodo carbonizado, fui no site da fimer mas eles não disponibilizam o esquema pra não vendedores. E ninguem aqui em brasília, onde eu moro, consegue consertá-la, ou se dispões a fazer. Preciso muito de ajuda, porque a máquina é do meu pai, e estou tentando ajudá-lo. Muito Obrigado pela atenção.

 

post-764542-0-58014100-1430518635_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema com uma máquina de solda, e é praticamente impossível consertá-la sem esquema elétrico devido a um diodo carbonizado, fui no site da fimer mas eles não disponibilizam o esquema pra não vendedores. E ninguem aqui em brasília, onde eu moro, consegue consertá-la, ou se dispões a fazer. Preciso muito de ajuda, porque a máquina é do meu pai, e estou tentando ajudá-lo. Muito Obrigado pela atenção.

 

attachicon.giffimer.png

Nos diga de onde tirou o tal diodo.

Do gate de um msoeft ou IGBT? 

 

Primário de um trafo?

 

em paralelo com algum diodo de potência? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu substitui o diodo por esse que encontrei numa tv velha, que provavelmente não é o correto, mas não rompeu como os ouros, o diodo correto era preto como está na primeira foto que mandei no post, aparentemente sem polaridade da marca ST 1.5KE alguma coisa ou 18A ou 180A, eu substitui por um de 200A com a mesmo aparência e espessura mas rompeu ao meio. Esse da TV fez a máquina funcionar mas sei que não é o certo, a tensão que passa por ele é de 50V. A tensão final de saida nos polos negativo e positivo onde se encaixa o terra está em torno de 60V. A tensão normal é de saida para os eletrodos deveria ser 78V numa máquina perfeita.

 

post-764542-0-07648300-1430523580_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me diz uma coisa:

Estes aí são os diodos retificadores de saída, certo? 

 

Se forem, este diodo supressor aí serve apenas para proteger os diodos de potência contra transientes de tensão muito elevada no sentido da polarização inversa. 

 

Basta usar um modelo com tensão de supressão um pouco menor do que a dos diodos de potência.

 

Dê uma olada no código dos diodos de potência. Tem que ver qual tensão máxima eles suportam. Daí é só escolher um diodo supressor com tensão de uns 10V menor hehehe.


Com relação a tensão de saída, varia muito:

Pode dar de 55 a 80V.

 

Na verdade pode até dar uns 50V, pois a saída não é estabilizada, e dependendo da tensão de entrada.

Pode haver estas variações. 

 

A começar que a tensão da máquina é de 230V, não 220 hehehe. 

Quando você alimenta em 220V, a tensão já sai menor do que deveria sair. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Eu não localizei esses diodos retificadores de saida, os dois azuis a esquerda são capacitores de poliéster assim como o que está a esquerda do resistor. 

  :eek:  :( Poxa! Você não percebeu eles "pregados" no dissipador de alumínio?  :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois capacitores de 400V 680uF estão meio estufados, não sei se isso pode ser a causa.


Os dois capacitores de 400V 680uF estão meio estufados, não sei se isso pode ser a causa. O vídeo que você mandou da máquina de solda não se aplicou ao caso da máquina, porque não está dando curto. A máquina está soldando mas com uma intensidade bem fraquinha. como se tivesse reduzido ao máximo a corrente no potenciometro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois capacitores de 400V 680uF estão meio estufados, não sei se isso pode ser a causa. O vídeo que você mandou da máquina de solda não se aplicou ao caso da máquina, porque não está dando curto. A máquina está soldando mas com uma intensidade bem fraquinha. como se tivesse reduzido ao máximo a corrente no potenciometro. você imagina o que pode ter queimado, com uma passagem de corrente pelos eletrodos? Meu pai tava soldando um poste, daí o fio derreteu e a corrente entrou pelos eletrodos, com isso o diodo preto que eu não consegui identificar se rompeu, e a máquina parou de funcionar.


Os dois capacitores de 400V 680uF estão meio estufados, não sei se isso pode ser a causa. O vídeo que você mandou da máquina de solda não se aplicou ao caso da máquina, porque não está dando curto. A máquina está soldando mas com uma intensidade bem fraquinha. como se tivesse reduzido ao máximo a corrente no potenciometro. você imagina o que pode ter queimado, com uma passagem de corrente pelos eletrodos? Meu pai tava soldando um poste, daí o fio derreteu e a corrente entrou pelos eletrodos, com isso o diodo preto que eu não consegui identificar se rompeu, e a máquina parou de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, muito obrigado pelo esclarecinento neste ponto. Eu testei-os, todos estavam ok. mas pra mim eram transístores. Pra mim diodos retificadores eram aqueles que se coloca em paralelo pra transformar VAC em VDC. Agora eu n entendi como eu posso usa-los para identificar a tensão do diodo supressor

Desculpe estar te incomodando amigo, estou desde manha tentando arrumar, e nao consegui nada. Nem parei pra almoçar, queria ajudar meu pai, mas acho que nao tenho qualificação suficiente pra encontrar o problema. Se puder me passar algum conteúdo que eu possa estudar, ja me ajudaria bastante. Sei muito pouco, no maximo testar alguns componentes, fazer umas gambiarras pra chegar ao valor do componente,etc. Eu queria aprender como um circuito funciona, como os componentes interagem entre si. No caso de um inversor por exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!